AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Nunes, Albino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marisa Dantas, Josivânia, Di Souza, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/57
Resumo: O presente artigo descreve a elaboração de recurso didático sobre as relações CTSA voltada ao curso de licenciatura em química ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O referido material compõe uma unidade didática estruturada em 12 h/a e direcionada a disciplina instrumentação para o ensino da química. Aqui relatamos a elaboração do recurso didático que deu suporte à referida unidade. O mesmo encontra-se estruturado em três unidades, nas quais foram abordados respectivamente: aspectos epistemológicos das ciências naturais; O movimento CTSA e o ensino de ciências e, por fim, apresentado um tema local para o ensino de química dentro de uma perspectiva CTSA: O Rio Apodi - Mossoró.
id IFES-1_efb3b5988b00e2eece4eba65da4fdc10
oai_identifier_str oai::article/57
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINOCTSAEducação químicaFormação inicial de professoresO presente artigo descreve a elaboração de recurso didático sobre as relações CTSA voltada ao curso de licenciatura em química ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O referido material compõe uma unidade didática estruturada em 12 h/a e direcionada a disciplina instrumentação para o ensino da química. Aqui relatamos a elaboração do recurso didático que deu suporte à referida unidade. O mesmo encontra-se estruturado em três unidades, nas quais foram abordados respectivamente: aspectos epistemológicos das ciências naturais; O movimento CTSA e o ensino de ciências e, por fim, apresentado um tema local para o ensino de química dentro de uma perspectiva CTSA: O Rio Apodi - Mossoró.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/5710.36524/dect.v3i02.57Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 02 (2013): 2013 - 02; 33-512236-215010.36524/dect.v3i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/57/51Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Nunes, AlbinoMarisa Dantas, JosivâniaDi Souza, Luiz2019-10-17T21:38:34Zoai::article/57Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:59.945368Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO
title AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO
spellingShingle AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO
Oliveira Nunes, Albino
CTSA
Educação química
Formação inicial de professores
title_short AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO
title_full AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO
title_fullStr AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO
title_full_unstemmed AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO
title_sort AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO
author Oliveira Nunes, Albino
author_facet Oliveira Nunes, Albino
Marisa Dantas, Josivânia
Di Souza, Luiz
author_role author
author2 Marisa Dantas, Josivânia
Di Souza, Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Nunes, Albino
Marisa Dantas, Josivânia
Di Souza, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv CTSA
Educação química
Formação inicial de professores
topic CTSA
Educação química
Formação inicial de professores
description O presente artigo descreve a elaboração de recurso didático sobre as relações CTSA voltada ao curso de licenciatura em química ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O referido material compõe uma unidade didática estruturada em 12 h/a e direcionada a disciplina instrumentação para o ensino da química. Aqui relatamos a elaboração do recurso didático que deu suporte à referida unidade. O mesmo encontra-se estruturado em três unidades, nas quais foram abordados respectivamente: aspectos epistemológicos das ciências naturais; O movimento CTSA e o ensino de ciências e, por fim, apresentado um tema local para o ensino de química dentro de uma perspectiva CTSA: O Rio Apodi - Mossoró.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/57
10.36524/dect.v3i02.57
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/57
identifier_str_mv 10.36524/dect.v3i02.57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/57/51
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 02 (2013): 2013 - 02; 33-51
2236-2150
10.36524/dect.v3i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027499544576