AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/57 |
Resumo: | O presente artigo descreve a elaboração de recurso didático sobre as relações CTSA voltada ao curso de licenciatura em química ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O referido material compõe uma unidade didática estruturada em 12 h/a e direcionada a disciplina instrumentação para o ensino da química. Aqui relatamos a elaboração do recurso didático que deu suporte à referida unidade. O mesmo encontra-se estruturado em três unidades, nas quais foram abordados respectivamente: aspectos epistemológicos das ciências naturais; O movimento CTSA e o ensino de ciências e, por fim, apresentado um tema local para o ensino de química dentro de uma perspectiva CTSA: O Rio Apodi - Mossoró. |
id |
IFES-1_efb3b5988b00e2eece4eba65da4fdc10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/57 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINOCTSAEducação químicaFormação inicial de professoresO presente artigo descreve a elaboração de recurso didático sobre as relações CTSA voltada ao curso de licenciatura em química ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O referido material compõe uma unidade didática estruturada em 12 h/a e direcionada a disciplina instrumentação para o ensino da química. Aqui relatamos a elaboração do recurso didático que deu suporte à referida unidade. O mesmo encontra-se estruturado em três unidades, nas quais foram abordados respectivamente: aspectos epistemológicos das ciências naturais; O movimento CTSA e o ensino de ciências e, por fim, apresentado um tema local para o ensino de química dentro de uma perspectiva CTSA: O Rio Apodi - Mossoró.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/5710.36524/dect.v3i02.57Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 02 (2013): 2013 - 02; 33-512236-215010.36524/dect.v3i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/57/51Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Nunes, AlbinoMarisa Dantas, JosivâniaDi Souza, Luiz2019-10-17T21:38:34Zoai::article/57Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:59.945368Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO |
title |
AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO |
spellingShingle |
AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO Oliveira Nunes, Albino CTSA Educação química Formação inicial de professores |
title_short |
AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO |
title_full |
AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO |
title_fullStr |
AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO |
title_full_unstemmed |
AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO |
title_sort |
AS RELAÇÕES CTSA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO VOLTADO AO SERTÃO NORDESTINO |
author |
Oliveira Nunes, Albino |
author_facet |
Oliveira Nunes, Albino Marisa Dantas, Josivânia Di Souza, Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Marisa Dantas, Josivânia Di Souza, Luiz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Nunes, Albino Marisa Dantas, Josivânia Di Souza, Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CTSA Educação química Formação inicial de professores |
topic |
CTSA Educação química Formação inicial de professores |
description |
O presente artigo descreve a elaboração de recurso didático sobre as relações CTSA voltada ao curso de licenciatura em química ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O referido material compõe uma unidade didática estruturada em 12 h/a e direcionada a disciplina instrumentação para o ensino da química. Aqui relatamos a elaboração do recurso didático que deu suporte à referida unidade. O mesmo encontra-se estruturado em três unidades, nas quais foram abordados respectivamente: aspectos epistemológicos das ciências naturais; O movimento CTSA e o ensino de ciências e, por fim, apresentado um tema local para o ensino de química dentro de uma perspectiva CTSA: O Rio Apodi - Mossoró. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/57 10.36524/dect.v3i02.57 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/57 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v3i02.57 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/57/51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 3 n. 02 (2013): 2013 - 02; 33-51 2236-2150 10.36524/dect.v3i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027499544576 |