FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O QUE DIZEM AS ESTATÍSTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Araujo, Renato
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Oliveira Santos, Gicélia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/137
Resumo: O presente artigo tem como foco discutir as estatísticas sobre formação de professores de física. A discussão é iniciada a partir dos problemas da educação básica e da carência de professores nas escolas e segue para uma revisão bibliográfica sobre a temática da evasão no ensino superior, com dados estatísticos sobre todos os cursos de graduação e com alguns recortes para as licenciaturas. Metodologicamente o trabalho faz uso da pesquisa documental dentro de uma abordagem quantitativa. Tem como fonte de dados as Sinopses Estatísticas do Ensino Superior do INEP/MEC, as quais foram analisadas por meio de estatística descritiva. Conclui-se que a situação do país poderá piorar nas próximas décadas se empenho e investimentos não forem empregados, pois os dados mostram percentuais de vagas ociosas e de evasão alarmantes, o que leva à necessidade de políticas públicas concretas no sentido de melhorar a qualidade da formação de professores.
id IFES-1_efc9aa9d75f3a083a88c7152c31b96d8
oai_identifier_str oai::article/137
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O QUE DIZEM AS ESTATÍSTICASFormação de professoresEnsino de ciênciasFísicaO presente artigo tem como foco discutir as estatísticas sobre formação de professores de física. A discussão é iniciada a partir dos problemas da educação básica e da carência de professores nas escolas e segue para uma revisão bibliográfica sobre a temática da evasão no ensino superior, com dados estatísticos sobre todos os cursos de graduação e com alguns recortes para as licenciaturas. Metodologicamente o trabalho faz uso da pesquisa documental dentro de uma abordagem quantitativa. Tem como fonte de dados as Sinopses Estatísticas do Ensino Superior do INEP/MEC, as quais foram analisadas por meio de estatística descritiva. Conclui-se que a situação do país poderá piorar nas próximas décadas se empenho e investimentos não forem empregados, pois os dados mostram percentuais de vagas ociosas e de evasão alarmantes, o que leva à necessidade de políticas públicas concretas no sentido de melhorar a qualidade da formação de professores.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13710.36524/dect.v5i04.137Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 04 (2015): 2015 - 03; 142-1672236-215010.36524/dect.v5i04reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/137/132Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Araujo, Renatode Oliveira Santos, Gicélia Maria2019-12-06T16:17:19Zoai::article/137Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:03.998771Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O QUE DIZEM AS ESTATÍSTICAS
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O QUE DIZEM AS ESTATÍSTICAS
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O QUE DIZEM AS ESTATÍSTICAS
Santos Araujo, Renato
Formação de professores
Ensino de ciências
Física
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O QUE DIZEM AS ESTATÍSTICAS
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O QUE DIZEM AS ESTATÍSTICAS
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O QUE DIZEM AS ESTATÍSTICAS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O QUE DIZEM AS ESTATÍSTICAS
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O QUE DIZEM AS ESTATÍSTICAS
author Santos Araujo, Renato
author_facet Santos Araujo, Renato
de Oliveira Santos, Gicélia Maria
author_role author
author2 de Oliveira Santos, Gicélia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Araujo, Renato
de Oliveira Santos, Gicélia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de ciências
Física
topic Formação de professores
Ensino de ciências
Física
description O presente artigo tem como foco discutir as estatísticas sobre formação de professores de física. A discussão é iniciada a partir dos problemas da educação básica e da carência de professores nas escolas e segue para uma revisão bibliográfica sobre a temática da evasão no ensino superior, com dados estatísticos sobre todos os cursos de graduação e com alguns recortes para as licenciaturas. Metodologicamente o trabalho faz uso da pesquisa documental dentro de uma abordagem quantitativa. Tem como fonte de dados as Sinopses Estatísticas do Ensino Superior do INEP/MEC, as quais foram analisadas por meio de estatística descritiva. Conclui-se que a situação do país poderá piorar nas próximas décadas se empenho e investimentos não forem empregados, pois os dados mostram percentuais de vagas ociosas e de evasão alarmantes, o que leva à necessidade de políticas públicas concretas no sentido de melhorar a qualidade da formação de professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/137
10.36524/dect.v5i04.137
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/137
identifier_str_mv 10.36524/dect.v5i04.137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/137/132
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 04 (2015): 2015 - 03; 142-167
2236-2150
10.36524/dect.v5i04
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028091990016