ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Sandonato Silva, Lucas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dondoni Colombo, Wesley, De Conte Carvalho de Alencar, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/36
Resumo: Ensinar Ciências implica estabelecer pontes entre o conhecimento que os cientistas expressam e o conhecimento que os alunos deverão construir. A Classe Arachnida foi escolhida por ser representada, principalmente, pelas aranhas e escorpiões, animais estes, de grande interesse médico. Raros são os trabalhos que buscam evidenciar e abordar as múltiplas visões que abarcam os ditos "animais peçonhentos", neste caso, os aracnídeos, com enfoque aos entendimentos funcionalistas, imediatistas e utilitaristas preponderantes, afim de discutir como estas diferentes abordagens podem ser trabalhadas em sala de aula como uma proposta de ensino que venha romper com os conceitos equivocados e (pré) conceitos reproduzidos em livros didáticos, enciclopédias, na mídia, etc. Foi identificado, um artigo que trata da relação de aracnídeos e o Ensino de Ciências , mostrando que não existe uma linha cronológica de estudos sobre esse tema, indicando que são precários.
id IFES-1_f4c05f037bfa0566c0a2fbaf2b72aa88
oai_identifier_str oai::article/36
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOSAracnologiaEducação em ciênciasEnsino de biologiaEtnobiologiaEnsinar Ciências implica estabelecer pontes entre o conhecimento que os cientistas expressam e o conhecimento que os alunos deverão construir. A Classe Arachnida foi escolhida por ser representada, principalmente, pelas aranhas e escorpiões, animais estes, de grande interesse médico. Raros são os trabalhos que buscam evidenciar e abordar as múltiplas visões que abarcam os ditos "animais peçonhentos", neste caso, os aracnídeos, com enfoque aos entendimentos funcionalistas, imediatistas e utilitaristas preponderantes, afim de discutir como estas diferentes abordagens podem ser trabalhadas em sala de aula como uma proposta de ensino que venha romper com os conceitos equivocados e (pré) conceitos reproduzidos em livros didáticos, enciclopédias, na mídia, etc. Foi identificado, um artigo que trata da relação de aracnídeos e o Ensino de Ciências , mostrando que não existe uma linha cronológica de estudos sobre esse tema, indicando que são precários.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/3610.36524/dect.v2i02.36Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 52-582236-215010.36524/dect.v2i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/36/30Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Sandonato Silva, LucasDondoni Colombo, Wesley De Conte Carvalho de Alencar, Isabel2019-10-17T21:39:11Zoai::article/36Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:58.811801Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS
title ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS
spellingShingle ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS
Carvalho Sandonato Silva, Lucas
Aracnologia
Educação em ciências
Ensino de biologia
Etnobiologia
title_short ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS
title_full ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS
title_fullStr ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS
title_full_unstemmed ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS
title_sort ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS
author Carvalho Sandonato Silva, Lucas
author_facet Carvalho Sandonato Silva, Lucas
Dondoni Colombo, Wesley
De Conte Carvalho de Alencar, Isabel
author_role author
author2 Dondoni Colombo, Wesley
De Conte Carvalho de Alencar, Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Sandonato Silva, Lucas
Dondoni Colombo, Wesley
De Conte Carvalho de Alencar, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Aracnologia
Educação em ciências
Ensino de biologia
Etnobiologia
topic Aracnologia
Educação em ciências
Ensino de biologia
Etnobiologia
description Ensinar Ciências implica estabelecer pontes entre o conhecimento que os cientistas expressam e o conhecimento que os alunos deverão construir. A Classe Arachnida foi escolhida por ser representada, principalmente, pelas aranhas e escorpiões, animais estes, de grande interesse médico. Raros são os trabalhos que buscam evidenciar e abordar as múltiplas visões que abarcam os ditos "animais peçonhentos", neste caso, os aracnídeos, com enfoque aos entendimentos funcionalistas, imediatistas e utilitaristas preponderantes, afim de discutir como estas diferentes abordagens podem ser trabalhadas em sala de aula como uma proposta de ensino que venha romper com os conceitos equivocados e (pré) conceitos reproduzidos em livros didáticos, enciclopédias, na mídia, etc. Foi identificado, um artigo que trata da relação de aracnídeos e o Ensino de Ciências , mostrando que não existe uma linha cronológica de estudos sobre esse tema, indicando que são precários.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/36
10.36524/dect.v2i02.36
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/36
identifier_str_mv 10.36524/dect.v2i02.36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/36/30
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 52-58
2236-2150
10.36524/dect.v2i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027467038720