ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/36 |
Resumo: | Ensinar Ciências implica estabelecer pontes entre o conhecimento que os cientistas expressam e o conhecimento que os alunos deverão construir. A Classe Arachnida foi escolhida por ser representada, principalmente, pelas aranhas e escorpiões, animais estes, de grande interesse médico. Raros são os trabalhos que buscam evidenciar e abordar as múltiplas visões que abarcam os ditos "animais peçonhentos", neste caso, os aracnídeos, com enfoque aos entendimentos funcionalistas, imediatistas e utilitaristas preponderantes, afim de discutir como estas diferentes abordagens podem ser trabalhadas em sala de aula como uma proposta de ensino que venha romper com os conceitos equivocados e (pré) conceitos reproduzidos em livros didáticos, enciclopédias, na mídia, etc. Foi identificado, um artigo que trata da relação de aracnídeos e o Ensino de Ciências , mostrando que não existe uma linha cronológica de estudos sobre esse tema, indicando que são precários. |
id |
IFES-1_f4c05f037bfa0566c0a2fbaf2b72aa88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/36 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOSAracnologiaEducação em ciênciasEnsino de biologiaEtnobiologiaEnsinar Ciências implica estabelecer pontes entre o conhecimento que os cientistas expressam e o conhecimento que os alunos deverão construir. A Classe Arachnida foi escolhida por ser representada, principalmente, pelas aranhas e escorpiões, animais estes, de grande interesse médico. Raros são os trabalhos que buscam evidenciar e abordar as múltiplas visões que abarcam os ditos "animais peçonhentos", neste caso, os aracnídeos, com enfoque aos entendimentos funcionalistas, imediatistas e utilitaristas preponderantes, afim de discutir como estas diferentes abordagens podem ser trabalhadas em sala de aula como uma proposta de ensino que venha romper com os conceitos equivocados e (pré) conceitos reproduzidos em livros didáticos, enciclopédias, na mídia, etc. Foi identificado, um artigo que trata da relação de aracnídeos e o Ensino de Ciências , mostrando que não existe uma linha cronológica de estudos sobre esse tema, indicando que são precários.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/3610.36524/dect.v2i02.36Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 52-582236-215010.36524/dect.v2i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/36/30Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Sandonato Silva, LucasDondoni Colombo, Wesley De Conte Carvalho de Alencar, Isabel2019-10-17T21:39:11Zoai::article/36Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:58.811801Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS |
title |
ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS |
spellingShingle |
ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS Carvalho Sandonato Silva, Lucas Aracnologia Educação em ciências Ensino de biologia Etnobiologia |
title_short |
ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS |
title_full |
ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS |
title_fullStr |
ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS |
title_full_unstemmed |
ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS |
title_sort |
ARACNÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS |
author |
Carvalho Sandonato Silva, Lucas |
author_facet |
Carvalho Sandonato Silva, Lucas Dondoni Colombo, Wesley De Conte Carvalho de Alencar, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Dondoni Colombo, Wesley De Conte Carvalho de Alencar, Isabel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho Sandonato Silva, Lucas Dondoni Colombo, Wesley De Conte Carvalho de Alencar, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aracnologia Educação em ciências Ensino de biologia Etnobiologia |
topic |
Aracnologia Educação em ciências Ensino de biologia Etnobiologia |
description |
Ensinar Ciências implica estabelecer pontes entre o conhecimento que os cientistas expressam e o conhecimento que os alunos deverão construir. A Classe Arachnida foi escolhida por ser representada, principalmente, pelas aranhas e escorpiões, animais estes, de grande interesse médico. Raros são os trabalhos que buscam evidenciar e abordar as múltiplas visões que abarcam os ditos "animais peçonhentos", neste caso, os aracnídeos, com enfoque aos entendimentos funcionalistas, imediatistas e utilitaristas preponderantes, afim de discutir como estas diferentes abordagens podem ser trabalhadas em sala de aula como uma proposta de ensino que venha romper com os conceitos equivocados e (pré) conceitos reproduzidos em livros didáticos, enciclopédias, na mídia, etc. Foi identificado, um artigo que trata da relação de aracnídeos e o Ensino de Ciências , mostrando que não existe uma linha cronológica de estudos sobre esse tema, indicando que são precários. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/36 10.36524/dect.v2i02.36 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/36 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v2i02.36 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/36/30 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 52-58 2236-2150 10.36524/dect.v2i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027467038720 |