ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA ESCÓRIA DE ACIARIA TIPO LD EM BASE DE PAVIMENTOS URBANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boldrini, Bruna
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Feu Rosa Pacheco, Ronaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/906
Resumo: Uma das principais dificuldades encontradas pelas indústrias atualmente refere-se à destinação dos resíduos. As indústrias siderúrgicas fomentam e demonstram grande esforço para encontrar alternativas de reutilização. A escória de aciaria tipo LD (Linz Donawitz), subproduto proveniente da produção do aço, possui características mecânicas semelhantes aos materiais naturais utilizados na indústria de pavimentação, porém alguns estudos apresentam como fator limitante ao seu uso, seu alto teor de expansão. As escórias de aciaria possuem grande potencial de aplicação, por exemplo, como corretivo do solo, em lastro de ferrovias, no tratamento de águas ácidas e na indústria cimenteira. Com esta pesquisa, pretende-se dar ênfase a uma destinação de resíduos industriais na execução de obras de engenharia de terraplanagem, para substituição de materiais naturais. A escória de aciaria tipo LD utilizada neste trabalho é um coproduto denominado REVSOL, desenvolvido pela empresa ArcelorMittal, que será caracterizado física e quimicamente. Este trabalho procura analisar o desempenho físico-mecânico de misturas de solo-escória de aciaria. A primeira etapa compreendeu a caracterização física do REVSOL, do solo e da mistura solo-REVSOL, e análise química do REVSOL. Na segunda etapa, realizaram-se ensaios de Índice de Suporte Califórnia (ISC) do solo e da mistura solo-REVSOL, e expansão da mistura pelo método PTM 130/78 (Pennsylvania Testing Method, USA), objetivando comparar os resultados obtidos com as exigências das normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de execução de bases granulares para pavimentos flexíveis. Os resultados obtidos demonstram que as misturas solo-REVSOL têm viabilidade de uso na execução de base para pavimentos.
id IFES-1_fbcf340fdce5f216cb801761f2a1c51d
oai_identifier_str oai::article/906
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA ESCÓRIA DE ACIARIA TIPO LD EM BASE DE PAVIMENTOS URBANOS Escória de aciariaMistura solo-REVSOLresíduosUma das principais dificuldades encontradas pelas indústrias atualmente refere-se à destinação dos resíduos. As indústrias siderúrgicas fomentam e demonstram grande esforço para encontrar alternativas de reutilização. A escória de aciaria tipo LD (Linz Donawitz), subproduto proveniente da produção do aço, possui características mecânicas semelhantes aos materiais naturais utilizados na indústria de pavimentação, porém alguns estudos apresentam como fator limitante ao seu uso, seu alto teor de expansão. As escórias de aciaria possuem grande potencial de aplicação, por exemplo, como corretivo do solo, em lastro de ferrovias, no tratamento de águas ácidas e na indústria cimenteira. Com esta pesquisa, pretende-se dar ênfase a uma destinação de resíduos industriais na execução de obras de engenharia de terraplanagem, para substituição de materiais naturais. A escória de aciaria tipo LD utilizada neste trabalho é um coproduto denominado REVSOL, desenvolvido pela empresa ArcelorMittal, que será caracterizado física e quimicamente. Este trabalho procura analisar o desempenho físico-mecânico de misturas de solo-escória de aciaria. A primeira etapa compreendeu a caracterização física do REVSOL, do solo e da mistura solo-REVSOL, e análise química do REVSOL. Na segunda etapa, realizaram-se ensaios de Índice de Suporte Califórnia (ISC) do solo e da mistura solo-REVSOL, e expansão da mistura pelo método PTM 130/78 (Pennsylvania Testing Method, USA), objetivando comparar os resultados obtidos com as exigências das normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de execução de bases granulares para pavimentos flexíveis. Os resultados obtidos demonstram que as misturas solo-REVSOL têm viabilidade de uso na execução de base para pavimentos.Instituto Federal do Espírito Santo2022-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/90610.36524/ric.v8i1.906Revista Ifes Ciência ; v. 8 n. 1 (2022): Revista Ifes Ciência; 1-102359-479910.36524/ric.v8i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/906/918Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBoldrini, BrunaFeu Rosa Pacheco, Ronaldo2023-03-02T19:19:35Zoai::article/906Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:44.521293Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA ESCÓRIA DE ACIARIA TIPO LD EM BASE DE PAVIMENTOS URBANOS
title ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA ESCÓRIA DE ACIARIA TIPO LD EM BASE DE PAVIMENTOS URBANOS
spellingShingle ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA ESCÓRIA DE ACIARIA TIPO LD EM BASE DE PAVIMENTOS URBANOS
Boldrini, Bruna
Escória de aciaria
Mistura solo-REVSOL
resíduos
title_short ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA ESCÓRIA DE ACIARIA TIPO LD EM BASE DE PAVIMENTOS URBANOS
title_full ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA ESCÓRIA DE ACIARIA TIPO LD EM BASE DE PAVIMENTOS URBANOS
title_fullStr ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA ESCÓRIA DE ACIARIA TIPO LD EM BASE DE PAVIMENTOS URBANOS
title_full_unstemmed ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA ESCÓRIA DE ACIARIA TIPO LD EM BASE DE PAVIMENTOS URBANOS
title_sort ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA ESCÓRIA DE ACIARIA TIPO LD EM BASE DE PAVIMENTOS URBANOS
author Boldrini, Bruna
author_facet Boldrini, Bruna
Feu Rosa Pacheco, Ronaldo
author_role author
author2 Feu Rosa Pacheco, Ronaldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boldrini, Bruna
Feu Rosa Pacheco, Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Escória de aciaria
Mistura solo-REVSOL
resíduos
topic Escória de aciaria
Mistura solo-REVSOL
resíduos
description Uma das principais dificuldades encontradas pelas indústrias atualmente refere-se à destinação dos resíduos. As indústrias siderúrgicas fomentam e demonstram grande esforço para encontrar alternativas de reutilização. A escória de aciaria tipo LD (Linz Donawitz), subproduto proveniente da produção do aço, possui características mecânicas semelhantes aos materiais naturais utilizados na indústria de pavimentação, porém alguns estudos apresentam como fator limitante ao seu uso, seu alto teor de expansão. As escórias de aciaria possuem grande potencial de aplicação, por exemplo, como corretivo do solo, em lastro de ferrovias, no tratamento de águas ácidas e na indústria cimenteira. Com esta pesquisa, pretende-se dar ênfase a uma destinação de resíduos industriais na execução de obras de engenharia de terraplanagem, para substituição de materiais naturais. A escória de aciaria tipo LD utilizada neste trabalho é um coproduto denominado REVSOL, desenvolvido pela empresa ArcelorMittal, que será caracterizado física e quimicamente. Este trabalho procura analisar o desempenho físico-mecânico de misturas de solo-escória de aciaria. A primeira etapa compreendeu a caracterização física do REVSOL, do solo e da mistura solo-REVSOL, e análise química do REVSOL. Na segunda etapa, realizaram-se ensaios de Índice de Suporte Califórnia (ISC) do solo e da mistura solo-REVSOL, e expansão da mistura pelo método PTM 130/78 (Pennsylvania Testing Method, USA), objetivando comparar os resultados obtidos com as exigências das normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de execução de bases granulares para pavimentos flexíveis. Os resultados obtidos demonstram que as misturas solo-REVSOL têm viabilidade de uso na execução de base para pavimentos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/906
10.36524/ric.v8i1.906
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/906
identifier_str_mv 10.36524/ric.v8i1.906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/906/918
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 8 n. 1 (2022): Revista Ifes Ciência; 1-10
2359-4799
10.36524/ric.v8i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948025394003968