A CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lúcia de Souza, Márcia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maria Rassi Cerce, Lívia, de Oliveira Brito, Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1461
Resumo: To face the challenges of the 21st century, there is a need for professionals who master new technologies and who have socioemotional skills. This work, with a qualitative approach, analyzes the perception of the contribution of the development of socioemotional skills in the construction of the life project in Professional Technological Education. For data collection a questionnaire was applied via Google Forms to 34 students and semi-structured interviews were conducted with 2 professors and an human resources manager from a multinational. Through the results obtained, it was observed that around 75% of students have an established short, medium and long term life project; Among the essential competences for the future, only 29.4% of students chose the competence “autonomy” and only 64.7% “self-knowledge and self-care”, however, the 3 interviewees emphasized these three competences mentioned as fundamental for the individual. can build a successful life project.
id IFES-1_fd6ba4b397ca2f0f19ccc135c1b20266
oai_identifier_str oai::article/1461
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICACompetências Socioemocionais. Projeto de Vida. Educação Profissional e Tecnológica.Socioemotional Skills. Life Project. Professional and Technological Education.To face the challenges of the 21st century, there is a need for professionals who master new technologies and who have socioemotional skills. This work, with a qualitative approach, analyzes the perception of the contribution of the development of socioemotional skills in the construction of the life project in Professional Technological Education. For data collection a questionnaire was applied via Google Forms to 34 students and semi-structured interviews were conducted with 2 professors and an human resources manager from a multinational. Through the results obtained, it was observed that around 75% of students have an established short, medium and long term life project; Among the essential competences for the future, only 29.4% of students chose the competence “autonomy” and only 64.7% “self-knowledge and self-care”, however, the 3 interviewees emphasized these three competences mentioned as fundamental for the individual. can build a successful life project.Para enfrentar os desafios do século XXI, requer-se a necessidade de profissionais que dominem as novas tecnologias e que tenham competências socioemocionais. Este trabalho, de abordagem qualitativa, analisa a percepção sobre a contribuição do desenvolvimento das competências socioemocionais na construção do projeto de vida na Educação Profissional Tecnológica. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário via Google Forms para 34 discentes e realizadas entrevistas semiestruturadas com dois professores e uma gestora de Recursos Humanos de uma multinacional. Por meio dos resultados obtidos, foi possível observar que 75% dos estudantes têm um projeto de vida estabelecido, seja de curto, médio ou de longo prazo. Dentre as competências essenciais para o futuro, apenas 29,4% dos estudantes escolheram a competência “autonomia”, e 64,7%, “autoconhecimento e autocuidado”; entretanto, de acordo com os três profissionais entrevistados, essas três competências são fundamentais para que o indivíduo possa construir um projeto de vida exitoso.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2022-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/146110.36524/dect.v11i01.1461Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 11 n. 01 (2021): 2021 - 01 2236-215010.36524/dect.v11i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1461/870Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLúcia de Souza, MárciaMaria Rassi Cerce, Líviade Oliveira Brito, Renato 2022-08-25T18:05:08Zoai::article/1461Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:11.758246Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title A CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
spellingShingle A CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Lúcia de Souza, Márcia
Competências Socioemocionais. Projeto de Vida. Educação Profissional e Tecnológica.
Socioemotional Skills. Life Project. Professional and Technological Education.
title_short A CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title_full A CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title_fullStr A CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title_full_unstemmed A CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title_sort A CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
author Lúcia de Souza, Márcia
author_facet Lúcia de Souza, Márcia
Maria Rassi Cerce, Lívia
de Oliveira Brito, Renato
author_role author
author2 Maria Rassi Cerce, Lívia
de Oliveira Brito, Renato
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lúcia de Souza, Márcia
Maria Rassi Cerce, Lívia
de Oliveira Brito, Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Competências Socioemocionais. Projeto de Vida. Educação Profissional e Tecnológica.
Socioemotional Skills. Life Project. Professional and Technological Education.
topic Competências Socioemocionais. Projeto de Vida. Educação Profissional e Tecnológica.
Socioemotional Skills. Life Project. Professional and Technological Education.
description To face the challenges of the 21st century, there is a need for professionals who master new technologies and who have socioemotional skills. This work, with a qualitative approach, analyzes the perception of the contribution of the development of socioemotional skills in the construction of the life project in Professional Technological Education. For data collection a questionnaire was applied via Google Forms to 34 students and semi-structured interviews were conducted with 2 professors and an human resources manager from a multinational. Through the results obtained, it was observed that around 75% of students have an established short, medium and long term life project; Among the essential competences for the future, only 29.4% of students chose the competence “autonomy” and only 64.7% “self-knowledge and self-care”, however, the 3 interviewees emphasized these three competences mentioned as fundamental for the individual. can build a successful life project.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1461
10.36524/dect.v11i01.1461
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1461
identifier_str_mv 10.36524/dect.v11i01.1461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1461/870
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 11 n. 01 (2021): 2021 - 01
2236-2150
10.36524/dect.v11i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028942385152