Discussões acerca das formas de atualização de professores de química do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceschini Panighel Benedicto, Erik
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Paulo Ricardo Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/372
Resumo: Diversos autores têm dirigido sua atenção à formação continuada de licenciados, uma vez que a escola tem se mostrado um espaço de mudanças, exigindo um profissional cada vez mais adequado a realidade. Dessa forma, este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que buscou compreender qual a importância, que professores de química do Ensino Médio, conferem a atualização, e de que maneira realizam-na. Para isso, analisaram-se questionários respondidos por dois grupos de professores de química do Ensino Médio, um constituído por formados em cursos de bacharel com um ano de complementação pedagógica e o outro de professores formados em cursos específicos em licenciatura em Química.  As análises indicam que há algumas diferenças entre as visões dos dois grupos, mas ainda sim, todos os professores consideram a atualização importante para aperfeiçoamento da prática profissional, sendo que esta ocorre principalmente por cursos, internet e revistas de divulgação científica. Porém, a falta de tempo, dinheiro e incentivo foram considerados os principais obstáculos nesta busca pela atualização.
id IFGO-1_0829f51d28df41c7b30c4e6a63ebbfe4
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/372
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling Discussões acerca das formas de atualização de professores de química do Ensino MédioDiversos autores têm dirigido sua atenção à formação continuada de licenciados, uma vez que a escola tem se mostrado um espaço de mudanças, exigindo um profissional cada vez mais adequado a realidade. Dessa forma, este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que buscou compreender qual a importância, que professores de química do Ensino Médio, conferem a atualização, e de que maneira realizam-na. Para isso, analisaram-se questionários respondidos por dois grupos de professores de química do Ensino Médio, um constituído por formados em cursos de bacharel com um ano de complementação pedagógica e o outro de professores formados em cursos específicos em licenciatura em Química.  As análises indicam que há algumas diferenças entre as visões dos dois grupos, mas ainda sim, todos os professores consideram a atualização importante para aperfeiçoamento da prática profissional, sendo que esta ocorre principalmente por cursos, internet e revistas de divulgação científica. Porém, a falta de tempo, dinheiro e incentivo foram considerados os principais obstáculos nesta busca pela atualização.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/37210.33837/msj.v1i13.372Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 282-287Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 282-2872359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/372/715Copyright (c) 2018 Erik Ceschini Panighel Benedicto, Paulo Ricardo Lopes Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessCeschini Panighel Benedicto, ErikSilva, Paulo Ricardo Lopes2019-01-29T17:54:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/372Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2019-01-29T17:54:38Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv Discussões acerca das formas de atualização de professores de química do Ensino Médio
title Discussões acerca das formas de atualização de professores de química do Ensino Médio
spellingShingle Discussões acerca das formas de atualização de professores de química do Ensino Médio
Ceschini Panighel Benedicto, Erik
title_short Discussões acerca das formas de atualização de professores de química do Ensino Médio
title_full Discussões acerca das formas de atualização de professores de química do Ensino Médio
title_fullStr Discussões acerca das formas de atualização de professores de química do Ensino Médio
title_full_unstemmed Discussões acerca das formas de atualização de professores de química do Ensino Médio
title_sort Discussões acerca das formas de atualização de professores de química do Ensino Médio
author Ceschini Panighel Benedicto, Erik
author_facet Ceschini Panighel Benedicto, Erik
Silva, Paulo Ricardo Lopes
author_role author
author2 Silva, Paulo Ricardo Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceschini Panighel Benedicto, Erik
Silva, Paulo Ricardo Lopes
description Diversos autores têm dirigido sua atenção à formação continuada de licenciados, uma vez que a escola tem se mostrado um espaço de mudanças, exigindo um profissional cada vez mais adequado a realidade. Dessa forma, este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que buscou compreender qual a importância, que professores de química do Ensino Médio, conferem a atualização, e de que maneira realizam-na. Para isso, analisaram-se questionários respondidos por dois grupos de professores de química do Ensino Médio, um constituído por formados em cursos de bacharel com um ano de complementação pedagógica e o outro de professores formados em cursos específicos em licenciatura em Química.  As análises indicam que há algumas diferenças entre as visões dos dois grupos, mas ainda sim, todos os professores consideram a atualização importante para aperfeiçoamento da prática profissional, sendo que esta ocorre principalmente por cursos, internet e revistas de divulgação científica. Porém, a falta de tempo, dinheiro e incentivo foram considerados os principais obstáculos nesta busca pela atualização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/372
10.33837/msj.v1i13.372
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/372
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i13.372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/372/715
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Erik Ceschini Panighel Benedicto, Paulo Ricardo Lopes Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Erik Ceschini Panighel Benedicto, Paulo Ricardo Lopes Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 282-287
Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 282-287
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325175665557504