Seasonal variations in the seminal plasma composition of male goats

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Julio Cesar Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Veloso, Cristina Mattos, Santos, Madriano Christilis da Rocha Santos, de Oliveira, Carlos Thiago Santos Alvim Mendes, Silveira, Camila Oliveira, Iglesias, Erick, Furtado, Pedro Henrique, Donzele, Rita Flávia Miranda de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/339
Resumo: Este estudo avaliou as variações mensais proteicas e bioquímicas no plasma seminal de bodes da raça Alpina criados em clima tropical. A avaliação da motilidade progressiva de espermatozóides foi realizada no sêmen fresco e descongelado, e a avaliação da funcionalidade da membrana após a descongelação. Após 12 meses, o plasma seminal foi submetido a eletroforese em gel de SDS-poliacrilamida a 10 e 14%, em paralelo com as análises dos seus parâmetros bioquímicos. No gel de poliacrilamida a 10% foram identificadas 22 bandas proteicas  (25-181 kDa), enquanto que no gel de 14%, foram identificadas 16 bandas proteicas (5,7-165 kDa). As frações de proteínas de 5,7 e 34,3-34,5 kDa mostraram um perfil que variou de acordo com a sazonalidade reprodutiva dos bodes, com o aumento da produção ocorrendo durante a estação reprodutiva. Na análise dos parâmetros bioquímicos, as concentrações de cálcio, fósforo, e colesterol também mostraram variação sazonal. No entanto, a análise da motilidade progressiva, bem como a funcionalidade de membrana não alteraram. Estes resultados indicam que alterações nos perfis proteico e bioquímico do plasma seminal durante o ano, não alterou a qualidade do sêmen fresco e descongelado de bodes Alpinos em clima tropical.
id IFGO-1_09cdb130338f5f572272b55a2650040a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/339
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling Seasonal variations in the seminal plasma composition of male goatseletroforesemineraisproteínasespermatozoideEste estudo avaliou as variações mensais proteicas e bioquímicas no plasma seminal de bodes da raça Alpina criados em clima tropical. A avaliação da motilidade progressiva de espermatozóides foi realizada no sêmen fresco e descongelado, e a avaliação da funcionalidade da membrana após a descongelação. Após 12 meses, o plasma seminal foi submetido a eletroforese em gel de SDS-poliacrilamida a 10 e 14%, em paralelo com as análises dos seus parâmetros bioquímicos. No gel de poliacrilamida a 10% foram identificadas 22 bandas proteicas  (25-181 kDa), enquanto que no gel de 14%, foram identificadas 16 bandas proteicas (5,7-165 kDa). As frações de proteínas de 5,7 e 34,3-34,5 kDa mostraram um perfil que variou de acordo com a sazonalidade reprodutiva dos bodes, com o aumento da produção ocorrendo durante a estação reprodutiva. Na análise dos parâmetros bioquímicos, as concentrações de cálcio, fósforo, e colesterol também mostraram variação sazonal. No entanto, a análise da motilidade progressiva, bem como a funcionalidade de membrana não alteraram. Estes resultados indicam que alterações nos perfis proteico e bioquímico do plasma seminal durante o ano, não alterou a qualidade do sêmen fresco e descongelado de bodes Alpinos em clima tropical.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/33910.33837/msj.v1i7.339Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 7 (2017); 34-40Multi-Science Journal; v. 1 n. 7 (2017); 34-402359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOenghttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/339/272Copyright (c) 2017 Julio Cesar Oliveira Dias, Cristina Mattos Veloso, Madriano Christilis da Rocha Santos Santos, Carlos Thiago Santos Alvim Mendes de Oliveira, Camila Oliveira Silveira, Erick Iglesias, Pedro Henrique Furtado, Rita Flávia Miranda de Oliveira Donzeleinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Julio Cesar OliveiraVeloso, Cristina MattosSantos, Madriano Christilis da Rocha Santosde Oliveira, Carlos Thiago Santos Alvim MendesSilveira, Camila OliveiraIglesias, ErickFurtado, Pedro HenriqueDonzele, Rita Flávia Miranda de Oliveira2018-03-18T10:48:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/339Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-03-18T10:48:33Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv Seasonal variations in the seminal plasma composition of male goats
title Seasonal variations in the seminal plasma composition of male goats
spellingShingle Seasonal variations in the seminal plasma composition of male goats
Dias, Julio Cesar Oliveira
eletroforese
minerais
proteínas
espermatozoide
title_short Seasonal variations in the seminal plasma composition of male goats
title_full Seasonal variations in the seminal plasma composition of male goats
title_fullStr Seasonal variations in the seminal plasma composition of male goats
title_full_unstemmed Seasonal variations in the seminal plasma composition of male goats
title_sort Seasonal variations in the seminal plasma composition of male goats
author Dias, Julio Cesar Oliveira
author_facet Dias, Julio Cesar Oliveira
Veloso, Cristina Mattos
Santos, Madriano Christilis da Rocha Santos
de Oliveira, Carlos Thiago Santos Alvim Mendes
Silveira, Camila Oliveira
Iglesias, Erick
Furtado, Pedro Henrique
Donzele, Rita Flávia Miranda de Oliveira
author_role author
author2 Veloso, Cristina Mattos
Santos, Madriano Christilis da Rocha Santos
de Oliveira, Carlos Thiago Santos Alvim Mendes
Silveira, Camila Oliveira
Iglesias, Erick
Furtado, Pedro Henrique
Donzele, Rita Flávia Miranda de Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Julio Cesar Oliveira
Veloso, Cristina Mattos
Santos, Madriano Christilis da Rocha Santos
de Oliveira, Carlos Thiago Santos Alvim Mendes
Silveira, Camila Oliveira
Iglesias, Erick
Furtado, Pedro Henrique
Donzele, Rita Flávia Miranda de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv eletroforese
minerais
proteínas
espermatozoide
topic eletroforese
minerais
proteínas
espermatozoide
description Este estudo avaliou as variações mensais proteicas e bioquímicas no plasma seminal de bodes da raça Alpina criados em clima tropical. A avaliação da motilidade progressiva de espermatozóides foi realizada no sêmen fresco e descongelado, e a avaliação da funcionalidade da membrana após a descongelação. Após 12 meses, o plasma seminal foi submetido a eletroforese em gel de SDS-poliacrilamida a 10 e 14%, em paralelo com as análises dos seus parâmetros bioquímicos. No gel de poliacrilamida a 10% foram identificadas 22 bandas proteicas  (25-181 kDa), enquanto que no gel de 14%, foram identificadas 16 bandas proteicas (5,7-165 kDa). As frações de proteínas de 5,7 e 34,3-34,5 kDa mostraram um perfil que variou de acordo com a sazonalidade reprodutiva dos bodes, com o aumento da produção ocorrendo durante a estação reprodutiva. Na análise dos parâmetros bioquímicos, as concentrações de cálcio, fósforo, e colesterol também mostraram variação sazonal. No entanto, a análise da motilidade progressiva, bem como a funcionalidade de membrana não alteraram. Estes resultados indicam que alterações nos perfis proteico e bioquímico do plasma seminal durante o ano, não alterou a qualidade do sêmen fresco e descongelado de bodes Alpinos em clima tropical.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/339
10.33837/msj.v1i7.339
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/339
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i7.339
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/339/272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 7 (2017); 34-40
Multi-Science Journal; v. 1 n. 7 (2017); 34-40
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325175346790400