PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/599 |
Resumo: | Nas últimas décadas o governo federal tem incentivado milhares de estudantes do ensino superior por meio da concessão de bolsas de estudo. Dentre os programas de bolsa, destacam-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Educação Tutorial (PET). O presente estudo objetivou analisar as contribuições que as atividades vivenciadas nestes programas proporcionaram à formação inicial de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí e avaliar se os objetivos desses programas têm sido atingidos, na ótica de seus bolsistas. Além disso, buscou identificar o perfil desses estudantes e as principais dificuldades vivenciadas nos programas. 30 estudantes do referido curso participaram da pesquisa, respondendo a um questionário autoaplicado. Observou-se que os programa de bolsa investigados, apesar de suas limitações, tem contribuído para a formação inicial dos estudantes, seja no âmbito acadêmico, social e profissional. Porém, nota-se a necessidade de uma maior alinhamento entre o tripé ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos programas investigados, assim como uma maior aproximação destes aos objetivos e metas do curso de graduação alvo deste estudo. Atenção especial é sugerida em relação ao PIBIC, uma vez que seus objetivos não tem sido alcançados, ao menos para os estudantes entrevistados e à infraestrutura de pesquisa e materiais (propiciando melhores condições de trabalho com a pesquisa científica) e ao trabalho em grupo, as duas dificuldades mais apontadas pelos participantes. |
id |
IFGO-1_449e9f7ab15887b98c37c93d59474ad1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/599 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTESNas últimas décadas o governo federal tem incentivado milhares de estudantes do ensino superior por meio da concessão de bolsas de estudo. Dentre os programas de bolsa, destacam-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Educação Tutorial (PET). O presente estudo objetivou analisar as contribuições que as atividades vivenciadas nestes programas proporcionaram à formação inicial de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí e avaliar se os objetivos desses programas têm sido atingidos, na ótica de seus bolsistas. Além disso, buscou identificar o perfil desses estudantes e as principais dificuldades vivenciadas nos programas. 30 estudantes do referido curso participaram da pesquisa, respondendo a um questionário autoaplicado. Observou-se que os programa de bolsa investigados, apesar de suas limitações, tem contribuído para a formação inicial dos estudantes, seja no âmbito acadêmico, social e profissional. Porém, nota-se a necessidade de uma maior alinhamento entre o tripé ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos programas investigados, assim como uma maior aproximação destes aos objetivos e metas do curso de graduação alvo deste estudo. Atenção especial é sugerida em relação ao PIBIC, uma vez que seus objetivos não tem sido alcançados, ao menos para os estudantes entrevistados e à infraestrutura de pesquisa e materiais (propiciando melhores condições de trabalho com a pesquisa científica) e ao trabalho em grupo, as duas dificuldades mais apontadas pelos participantes.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/59910.33837/msj.v1i3.599Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 3 (2015); 74-87Multi-Science Journal; v. 1 n. 3 (2015); 74-872359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/599/440Copyright (c) 2018 Monique Andrade Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Monique Andrade2018-03-18T10:17:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/599Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-03-18T10:17:38Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES |
title |
PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES |
spellingShingle |
PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES Dias, Monique Andrade |
title_short |
PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES |
title_full |
PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES |
title_fullStr |
PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES |
title_full_unstemmed |
PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES |
title_sort |
PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES |
author |
Dias, Monique Andrade |
author_facet |
Dias, Monique Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Monique Andrade |
description |
Nas últimas décadas o governo federal tem incentivado milhares de estudantes do ensino superior por meio da concessão de bolsas de estudo. Dentre os programas de bolsa, destacam-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Educação Tutorial (PET). O presente estudo objetivou analisar as contribuições que as atividades vivenciadas nestes programas proporcionaram à formação inicial de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí e avaliar se os objetivos desses programas têm sido atingidos, na ótica de seus bolsistas. Além disso, buscou identificar o perfil desses estudantes e as principais dificuldades vivenciadas nos programas. 30 estudantes do referido curso participaram da pesquisa, respondendo a um questionário autoaplicado. Observou-se que os programa de bolsa investigados, apesar de suas limitações, tem contribuído para a formação inicial dos estudantes, seja no âmbito acadêmico, social e profissional. Porém, nota-se a necessidade de uma maior alinhamento entre o tripé ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos programas investigados, assim como uma maior aproximação destes aos objetivos e metas do curso de graduação alvo deste estudo. Atenção especial é sugerida em relação ao PIBIC, uma vez que seus objetivos não tem sido alcançados, ao menos para os estudantes entrevistados e à infraestrutura de pesquisa e materiais (propiciando melhores condições de trabalho com a pesquisa científica) e ao trabalho em grupo, as duas dificuldades mais apontadas pelos participantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/599 10.33837/msj.v1i3.599 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/599 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v1i3.599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/599/440 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Monique Andrade Dias info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Monique Andrade Dias |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 3 (2015); 74-87 Multi-Science Journal; v. 1 n. 3 (2015); 74-87 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1798325176138465280 |