PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Monique Andrade
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/599
Resumo: Nas últimas décadas o governo federal tem incentivado milhares de estudantes do ensino superior por meio da concessão de bolsas de estudo. Dentre os programas de bolsa, destacam-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Educação Tutorial (PET). O presente estudo objetivou analisar as contribuições que as atividades vivenciadas nestes programas proporcionaram à formação inicial de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí e avaliar se os objetivos desses programas têm sido atingidos, na ótica de seus bolsistas. Além disso, buscou identificar o perfil desses estudantes e as principais dificuldades vivenciadas nos programas. 30 estudantes do referido curso participaram da pesquisa, respondendo a um questionário autoaplicado. Observou-se que os programa de bolsa investigados, apesar de suas limitações, tem contribuído para a formação inicial dos estudantes, seja no âmbito acadêmico, social e profissional. Porém, nota-se a necessidade de uma maior alinhamento entre o tripé ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos programas investigados, assim como uma maior aproximação destes aos objetivos e metas do curso de graduação alvo deste estudo. Atenção especial é sugerida em relação ao PIBIC, uma vez que seus objetivos não tem sido alcançados, ao menos para os estudantes entrevistados e à infraestrutura de pesquisa e materiais (propiciando melhores condições de trabalho com a pesquisa científica) e ao trabalho em grupo, as duas dificuldades mais apontadas pelos participantes.
id IFGO-1_449e9f7ab15887b98c37c93d59474ad1
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/599
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTESNas últimas décadas o governo federal tem incentivado milhares de estudantes do ensino superior por meio da concessão de bolsas de estudo. Dentre os programas de bolsa, destacam-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Educação Tutorial (PET). O presente estudo objetivou analisar as contribuições que as atividades vivenciadas nestes programas proporcionaram à formação inicial de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí e avaliar se os objetivos desses programas têm sido atingidos, na ótica de seus bolsistas. Além disso, buscou identificar o perfil desses estudantes e as principais dificuldades vivenciadas nos programas. 30 estudantes do referido curso participaram da pesquisa, respondendo a um questionário autoaplicado. Observou-se que os programa de bolsa investigados, apesar de suas limitações, tem contribuído para a formação inicial dos estudantes, seja no âmbito acadêmico, social e profissional. Porém, nota-se a necessidade de uma maior alinhamento entre o tripé ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos programas investigados, assim como uma maior aproximação destes aos objetivos e metas do curso de graduação alvo deste estudo. Atenção especial é sugerida em relação ao PIBIC, uma vez que seus objetivos não tem sido alcançados, ao menos para os estudantes entrevistados e à infraestrutura de pesquisa e materiais (propiciando melhores condições de trabalho com a pesquisa científica) e ao trabalho em grupo, as duas dificuldades mais apontadas pelos participantes.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/59910.33837/msj.v1i3.599Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 3 (2015); 74-87Multi-Science Journal; v. 1 n. 3 (2015); 74-872359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/599/440Copyright (c) 2018 Monique Andrade Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Monique Andrade2018-03-18T10:17:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/599Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-03-18T10:17:38Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
title PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
spellingShingle PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
Dias, Monique Andrade
title_short PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
title_full PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
title_fullStr PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
title_full_unstemmed PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
title_sort PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO NO IF GOIANO- CÂMPUS URUTAÍ: IMPACTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES
author Dias, Monique Andrade
author_facet Dias, Monique Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Monique Andrade
description Nas últimas décadas o governo federal tem incentivado milhares de estudantes do ensino superior por meio da concessão de bolsas de estudo. Dentre os programas de bolsa, destacam-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Educação Tutorial (PET). O presente estudo objetivou analisar as contribuições que as atividades vivenciadas nestes programas proporcionaram à formação inicial de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí e avaliar se os objetivos desses programas têm sido atingidos, na ótica de seus bolsistas. Além disso, buscou identificar o perfil desses estudantes e as principais dificuldades vivenciadas nos programas. 30 estudantes do referido curso participaram da pesquisa, respondendo a um questionário autoaplicado. Observou-se que os programa de bolsa investigados, apesar de suas limitações, tem contribuído para a formação inicial dos estudantes, seja no âmbito acadêmico, social e profissional. Porém, nota-se a necessidade de uma maior alinhamento entre o tripé ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos programas investigados, assim como uma maior aproximação destes aos objetivos e metas do curso de graduação alvo deste estudo. Atenção especial é sugerida em relação ao PIBIC, uma vez que seus objetivos não tem sido alcançados, ao menos para os estudantes entrevistados e à infraestrutura de pesquisa e materiais (propiciando melhores condições de trabalho com a pesquisa científica) e ao trabalho em grupo, as duas dificuldades mais apontadas pelos participantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/599
10.33837/msj.v1i3.599
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/599
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i3.599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/599/440
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Monique Andrade Dias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Monique Andrade Dias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 3 (2015); 74-87
Multi-Science Journal; v. 1 n. 3 (2015); 74-87
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325176138465280