Determinação de doses letais de efluente de curtume em camundongos C57Bl/6J

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa e Silva, Bianca
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cristina Socorro de Lemos, Dalilla, Francisca Sá, Bruna, Moreira de Souza, Joyce, Pessoa Pinto de Menezes, Ivandilson, Alves Mizael da Silva, Wellington, Tiago Batista Guimarães, Abraão, Malafaia, Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/83
Resumo: A determinação de doses letais de substâncias é um importante parâmetro em estudos toxicológicos. Até então, não há na literatura conhecimento de estudos que tenham definido as doses letais de efluentes de curtume em modelos experimentais mamíferos. Assim, objetivou-se com este estudo determinar doses letais de efluentes de curtume em camundongos C57Bl/6J, considerando completa ausência de estudos dessa natureza em modelos experimentais mamíferos. Para isso, camundongos receberam, intraperitonealmente, por 5 dias consecutivos, injeções de concentrações de 100%, 75%, 50% e 25% de efluentes de curtume, diluídas em água (para as fêmeas); e 44%, 38%, 32% e 26% de efluentes de curtume (para os machos). Verificou-se que a concentração de 25% de efluentes de curtume administradas intraperitonealmente mostra-se inócuas a fêmeas de camundongos C57Bl/6J e que doses de até 44% de efluentes de curtume, não evidenciam sinais de toxicidade aguda em camundongos machos da mesma linhagem. Este estudo tem caráter incipiente e, portanto, sugere-se a realização de novas investigações, envolvendo diferentes vias de administração do resíduo, diferentes tipos de efluentes de curtume (brutos ou tratados) e variadas espécies de animais, considerando que xenobióticos podem ter diferentes mecanismos de ação em diferentes espécies e linhagens de roedores avaliadas.
id IFGO-1_6168843326e1782565446126063434cf
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/83
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling Determinação de doses letais de efluente de curtume em camundongos C57Bl/6JA determinação de doses letais de substâncias é um importante parâmetro em estudos toxicológicos. Até então, não há na literatura conhecimento de estudos que tenham definido as doses letais de efluentes de curtume em modelos experimentais mamíferos. Assim, objetivou-se com este estudo determinar doses letais de efluentes de curtume em camundongos C57Bl/6J, considerando completa ausência de estudos dessa natureza em modelos experimentais mamíferos. Para isso, camundongos receberam, intraperitonealmente, por 5 dias consecutivos, injeções de concentrações de 100%, 75%, 50% e 25% de efluentes de curtume, diluídas em água (para as fêmeas); e 44%, 38%, 32% e 26% de efluentes de curtume (para os machos). Verificou-se que a concentração de 25% de efluentes de curtume administradas intraperitonealmente mostra-se inócuas a fêmeas de camundongos C57Bl/6J e que doses de até 44% de efluentes de curtume, não evidenciam sinais de toxicidade aguda em camundongos machos da mesma linhagem. Este estudo tem caráter incipiente e, portanto, sugere-se a realização de novas investigações, envolvendo diferentes vias de administração do resíduo, diferentes tipos de efluentes de curtume (brutos ou tratados) e variadas espécies de animais, considerando que xenobióticos podem ter diferentes mecanismos de ação em diferentes espécies e linhagens de roedores avaliadas.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/8310.33837/msj.v1i2.83Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 2 (2015); 45-49Multi-Science Journal; v. 1 n. 2 (2015); 45-492359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/83/45Copyright (c) 2017 Bianca Costa e Silva, Dalilla Cristina Socorro de Lemos, Bruna Francisca Sá, Joyce Moreira de Souza, Ivandilson Pessoa Pinto de Menezes, Wellington Alves Mizael da Silva, Abraão Tiago Batista Guimarães, Guilherme Malafaiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta e Silva, BiancaCristina Socorro de Lemos, DalillaFrancisca Sá, BrunaMoreira de Souza, JoycePessoa Pinto de Menezes, IvandilsonAlves Mizael da Silva, WellingtonTiago Batista Guimarães, AbraãoMalafaia, Guilherme2018-03-18T10:06:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/83Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-03-18T10:06:22Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação de doses letais de efluente de curtume em camundongos C57Bl/6J
title Determinação de doses letais de efluente de curtume em camundongos C57Bl/6J
spellingShingle Determinação de doses letais de efluente de curtume em camundongos C57Bl/6J
Costa e Silva, Bianca
title_short Determinação de doses letais de efluente de curtume em camundongos C57Bl/6J
title_full Determinação de doses letais de efluente de curtume em camundongos C57Bl/6J
title_fullStr Determinação de doses letais de efluente de curtume em camundongos C57Bl/6J
title_full_unstemmed Determinação de doses letais de efluente de curtume em camundongos C57Bl/6J
title_sort Determinação de doses letais de efluente de curtume em camundongos C57Bl/6J
author Costa e Silva, Bianca
author_facet Costa e Silva, Bianca
Cristina Socorro de Lemos, Dalilla
Francisca Sá, Bruna
Moreira de Souza, Joyce
Pessoa Pinto de Menezes, Ivandilson
Alves Mizael da Silva, Wellington
Tiago Batista Guimarães, Abraão
Malafaia, Guilherme
author_role author
author2 Cristina Socorro de Lemos, Dalilla
Francisca Sá, Bruna
Moreira de Souza, Joyce
Pessoa Pinto de Menezes, Ivandilson
Alves Mizael da Silva, Wellington
Tiago Batista Guimarães, Abraão
Malafaia, Guilherme
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa e Silva, Bianca
Cristina Socorro de Lemos, Dalilla
Francisca Sá, Bruna
Moreira de Souza, Joyce
Pessoa Pinto de Menezes, Ivandilson
Alves Mizael da Silva, Wellington
Tiago Batista Guimarães, Abraão
Malafaia, Guilherme
description A determinação de doses letais de substâncias é um importante parâmetro em estudos toxicológicos. Até então, não há na literatura conhecimento de estudos que tenham definido as doses letais de efluentes de curtume em modelos experimentais mamíferos. Assim, objetivou-se com este estudo determinar doses letais de efluentes de curtume em camundongos C57Bl/6J, considerando completa ausência de estudos dessa natureza em modelos experimentais mamíferos. Para isso, camundongos receberam, intraperitonealmente, por 5 dias consecutivos, injeções de concentrações de 100%, 75%, 50% e 25% de efluentes de curtume, diluídas em água (para as fêmeas); e 44%, 38%, 32% e 26% de efluentes de curtume (para os machos). Verificou-se que a concentração de 25% de efluentes de curtume administradas intraperitonealmente mostra-se inócuas a fêmeas de camundongos C57Bl/6J e que doses de até 44% de efluentes de curtume, não evidenciam sinais de toxicidade aguda em camundongos machos da mesma linhagem. Este estudo tem caráter incipiente e, portanto, sugere-se a realização de novas investigações, envolvendo diferentes vias de administração do resíduo, diferentes tipos de efluentes de curtume (brutos ou tratados) e variadas espécies de animais, considerando que xenobióticos podem ter diferentes mecanismos de ação em diferentes espécies e linhagens de roedores avaliadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/83
10.33837/msj.v1i2.83
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/83
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i2.83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/83/45
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 2 (2015); 45-49
Multi-Science Journal; v. 1 n. 2 (2015); 45-49
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325175258710016