IMPACTO DA DENSIDADE DO SOLO SOBRE O CRESCIMENTO DE VARIEDADES DE MILHETO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Tamara Rocha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leandro, Wilson Mozena, de Miranda, Raiane Ferreira, Antunes Júnior, Elson de Jesus, Cardoso, Raysa Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/626
Resumo: Em solos compactados, as raízes encontram impedimento físico que limita o crescimento e sustentação da planta, por reduzir a exploração de camadas úmidas do solo e o acesso a nutrientes que encontram-se distribuídos no perfil.  Com a expansão do plantio direto, cresce a busca por cultivares usada como planta de cobertura e atuem na descompactação do solo. Assim, objetivou-se avaliar o crescimento aéreo e desenvolvimento radicular de três cultivares de milheto sob três níveis de compactação do solo. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado no esquema fatorial 3x3, sendo três cultivares de milheto: comum, ANM-17 e ANM-25, e três níveis de camada compactada do solo: 1,20 ± 0,03; 1,31 ± 0,03 e 1,44 ± 0,03 Mg m-3, com quatro repetições. Foram montados, em tubos PVC, três camadas de solo, onde a superior e inferior apresentavam altura de 0,20 m, enquanto que a camada compactada (média) possuía altura de 0,05 m. Avaliou-se a altura, diâmetro do colmo, área foliar, fitomassa da parte aérea e a do sistema radicular. Os resultados demonstram que o crescimento aéreo e desenvolvimento radicular do milheto não diferem entre as cultivares avaliadas, e que o efeito da compactação limita para as três cultivares a produção de massa seca da parte aérea e do sistema radicular.
id IFGO-1_7282c7d58373af2508cc208246b1102b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/626
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling IMPACTO DA DENSIDADE DO SOLO SOBRE O CRESCIMENTO DE VARIEDADES DE MILHETOcompactaçãodensidade do solosistema radicular.Em solos compactados, as raízes encontram impedimento físico que limita o crescimento e sustentação da planta, por reduzir a exploração de camadas úmidas do solo e o acesso a nutrientes que encontram-se distribuídos no perfil.  Com a expansão do plantio direto, cresce a busca por cultivares usada como planta de cobertura e atuem na descompactação do solo. Assim, objetivou-se avaliar o crescimento aéreo e desenvolvimento radicular de três cultivares de milheto sob três níveis de compactação do solo. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado no esquema fatorial 3x3, sendo três cultivares de milheto: comum, ANM-17 e ANM-25, e três níveis de camada compactada do solo: 1,20 ± 0,03; 1,31 ± 0,03 e 1,44 ± 0,03 Mg m-3, com quatro repetições. Foram montados, em tubos PVC, três camadas de solo, onde a superior e inferior apresentavam altura de 0,20 m, enquanto que a camada compactada (média) possuía altura de 0,05 m. Avaliou-se a altura, diâmetro do colmo, área foliar, fitomassa da parte aérea e a do sistema radicular. Os resultados demonstram que o crescimento aéreo e desenvolvimento radicular do milheto não diferem entre as cultivares avaliadas, e que o efeito da compactação limita para as três cultivares a produção de massa seca da parte aérea e do sistema radicular.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/62610.33837/msj.v1i13.626Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 1-4Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 1-42359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/626/479Copyright (c) 2018 Tamara Rocha dos Santos, Wilson Mozena Leandro, Raiane Ferreira de Miranda, Elson de Jesus Antunes Júnior, Raysa Marques Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Tamara RochaLeandro, Wilson Mozenade Miranda, Raiane FerreiraAntunes Júnior, Elson de JesusCardoso, Raysa Marques2019-01-29T17:54:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/626Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2019-01-29T17:54:37Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTO DA DENSIDADE DO SOLO SOBRE O CRESCIMENTO DE VARIEDADES DE MILHETO
title IMPACTO DA DENSIDADE DO SOLO SOBRE O CRESCIMENTO DE VARIEDADES DE MILHETO
spellingShingle IMPACTO DA DENSIDADE DO SOLO SOBRE O CRESCIMENTO DE VARIEDADES DE MILHETO
dos Santos, Tamara Rocha
compactação
densidade do solo
sistema radicular.
title_short IMPACTO DA DENSIDADE DO SOLO SOBRE O CRESCIMENTO DE VARIEDADES DE MILHETO
title_full IMPACTO DA DENSIDADE DO SOLO SOBRE O CRESCIMENTO DE VARIEDADES DE MILHETO
title_fullStr IMPACTO DA DENSIDADE DO SOLO SOBRE O CRESCIMENTO DE VARIEDADES DE MILHETO
title_full_unstemmed IMPACTO DA DENSIDADE DO SOLO SOBRE O CRESCIMENTO DE VARIEDADES DE MILHETO
title_sort IMPACTO DA DENSIDADE DO SOLO SOBRE O CRESCIMENTO DE VARIEDADES DE MILHETO
author dos Santos, Tamara Rocha
author_facet dos Santos, Tamara Rocha
Leandro, Wilson Mozena
de Miranda, Raiane Ferreira
Antunes Júnior, Elson de Jesus
Cardoso, Raysa Marques
author_role author
author2 Leandro, Wilson Mozena
de Miranda, Raiane Ferreira
Antunes Júnior, Elson de Jesus
Cardoso, Raysa Marques
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Tamara Rocha
Leandro, Wilson Mozena
de Miranda, Raiane Ferreira
Antunes Júnior, Elson de Jesus
Cardoso, Raysa Marques
dc.subject.por.fl_str_mv compactação
densidade do solo
sistema radicular.
topic compactação
densidade do solo
sistema radicular.
description Em solos compactados, as raízes encontram impedimento físico que limita o crescimento e sustentação da planta, por reduzir a exploração de camadas úmidas do solo e o acesso a nutrientes que encontram-se distribuídos no perfil.  Com a expansão do plantio direto, cresce a busca por cultivares usada como planta de cobertura e atuem na descompactação do solo. Assim, objetivou-se avaliar o crescimento aéreo e desenvolvimento radicular de três cultivares de milheto sob três níveis de compactação do solo. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado no esquema fatorial 3x3, sendo três cultivares de milheto: comum, ANM-17 e ANM-25, e três níveis de camada compactada do solo: 1,20 ± 0,03; 1,31 ± 0,03 e 1,44 ± 0,03 Mg m-3, com quatro repetições. Foram montados, em tubos PVC, três camadas de solo, onde a superior e inferior apresentavam altura de 0,20 m, enquanto que a camada compactada (média) possuía altura de 0,05 m. Avaliou-se a altura, diâmetro do colmo, área foliar, fitomassa da parte aérea e a do sistema radicular. Os resultados demonstram que o crescimento aéreo e desenvolvimento radicular do milheto não diferem entre as cultivares avaliadas, e que o efeito da compactação limita para as três cultivares a produção de massa seca da parte aérea e do sistema radicular.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/626
10.33837/msj.v1i13.626
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/626
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i13.626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/626/479
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 1-4
Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 1-4
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325176160485376