USO DE PLANTAS DO DOMÍNIO CERRADO COM FINS MEDICINAIS EM URUTAÍ, GO, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo, Vanessa Gonzaga
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Paixão, Caroliny Fatima Chaves, Ramos, Marcus Vinícius Vieitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/958
Resumo: Estudos Etnobotânicos contribuem com informações que auxiliam na definição de práticas de uso e manejo sustentável das espécies vegetais. O objetivo deste trabalho foi levantar o conhecimento e o uso de plantas medicinais nativas do domínio Cerrado pela população de Urutaí, GO. Foram selecionados 100 informantes por meio de amostragens aleatórias, sendo efetuadas entrevistas estruturadas em suas residências. Além de informações sócio-econômicas, os participantes foram questionados sobre o conhecimento e utilização de espécies nativas do domínio Cerrado para cura ou prevenção de doenças. Foi determinada a diversidade do uso pelo índice de Shannon-Wiener e a concordância de uso popular corrigida (CUPc), sendo a última calculada para as plantas medicinais citadas por três ou mais informantes e com valor de concordância quanto ao uso popular (CUP) maior que 20%. Não houve relação do conhecimento de plantas medicinais nativas do cerrado com sexo, idade, escolaridade e procedência (rural ou urbana), de acordo com os testes estatísticos aplicados. Os entrevistados citaram 37 espécies do domínio Cerrado com uso medicinal, sendo estas espécies distribuídas em 26 famílias botânicas. A diversidade do uso das espécies nativas foi baixa (H’= 3,21) quando comparada com outros trabalhos.  A maioria das espécies nativas citadas é de hábito arbóreo e são predominantemente encontradas em formações florestais e savânicas variantes do domínio Cerrado. Entre as espécies estudadas, sucupira e cana-de-macaco se destacaram por apresentarem maiores valores de concordância quanto ao uso fitoterapêutico popular corrigida (CUPc).
id IFGO-1_d3b4be71b400a1b3c482f4a45665d2a9
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/958
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling USO DE PLANTAS DO DOMÍNIO CERRADO COM FINS MEDICINAIS EM URUTAÍ, GO, BRASILetnobotânicaespécies nativasplantas medicinaisEstudos Etnobotânicos contribuem com informações que auxiliam na definição de práticas de uso e manejo sustentável das espécies vegetais. O objetivo deste trabalho foi levantar o conhecimento e o uso de plantas medicinais nativas do domínio Cerrado pela população de Urutaí, GO. Foram selecionados 100 informantes por meio de amostragens aleatórias, sendo efetuadas entrevistas estruturadas em suas residências. Além de informações sócio-econômicas, os participantes foram questionados sobre o conhecimento e utilização de espécies nativas do domínio Cerrado para cura ou prevenção de doenças. Foi determinada a diversidade do uso pelo índice de Shannon-Wiener e a concordância de uso popular corrigida (CUPc), sendo a última calculada para as plantas medicinais citadas por três ou mais informantes e com valor de concordância quanto ao uso popular (CUP) maior que 20%. Não houve relação do conhecimento de plantas medicinais nativas do cerrado com sexo, idade, escolaridade e procedência (rural ou urbana), de acordo com os testes estatísticos aplicados. Os entrevistados citaram 37 espécies do domínio Cerrado com uso medicinal, sendo estas espécies distribuídas em 26 famílias botânicas. A diversidade do uso das espécies nativas foi baixa (H’= 3,21) quando comparada com outros trabalhos.  A maioria das espécies nativas citadas é de hábito arbóreo e são predominantemente encontradas em formações florestais e savânicas variantes do domínio Cerrado. Entre as espécies estudadas, sucupira e cana-de-macaco se destacaram por apresentarem maiores valores de concordância quanto ao uso fitoterapêutico popular corrigida (CUPc).Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/95810.33837/msj.v2i1.958Multi-Science Journal; Vol. 2 No. 1 (2019); 61-64Multi-Science Journal; v. 2 n. 1 (2019); 61-642359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/958/777Copyright (c) 2019 Vanessa Gonzaga Marcelo, Caroliny Fatima Chaves Paixão, Marcus Vinícius Vieitas Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcelo, Vanessa GonzagaPaixão, Caroliny Fatima ChavesRamos, Marcus Vinícius Vieitas2019-08-08T19:35:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/958Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2019-08-08T19:35:04Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE PLANTAS DO DOMÍNIO CERRADO COM FINS MEDICINAIS EM URUTAÍ, GO, BRASIL
title USO DE PLANTAS DO DOMÍNIO CERRADO COM FINS MEDICINAIS EM URUTAÍ, GO, BRASIL
spellingShingle USO DE PLANTAS DO DOMÍNIO CERRADO COM FINS MEDICINAIS EM URUTAÍ, GO, BRASIL
Marcelo, Vanessa Gonzaga
etnobotânica
espécies nativas
plantas medicinais
title_short USO DE PLANTAS DO DOMÍNIO CERRADO COM FINS MEDICINAIS EM URUTAÍ, GO, BRASIL
title_full USO DE PLANTAS DO DOMÍNIO CERRADO COM FINS MEDICINAIS EM URUTAÍ, GO, BRASIL
title_fullStr USO DE PLANTAS DO DOMÍNIO CERRADO COM FINS MEDICINAIS EM URUTAÍ, GO, BRASIL
title_full_unstemmed USO DE PLANTAS DO DOMÍNIO CERRADO COM FINS MEDICINAIS EM URUTAÍ, GO, BRASIL
title_sort USO DE PLANTAS DO DOMÍNIO CERRADO COM FINS MEDICINAIS EM URUTAÍ, GO, BRASIL
author Marcelo, Vanessa Gonzaga
author_facet Marcelo, Vanessa Gonzaga
Paixão, Caroliny Fatima Chaves
Ramos, Marcus Vinícius Vieitas
author_role author
author2 Paixão, Caroliny Fatima Chaves
Ramos, Marcus Vinícius Vieitas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo, Vanessa Gonzaga
Paixão, Caroliny Fatima Chaves
Ramos, Marcus Vinícius Vieitas
dc.subject.por.fl_str_mv etnobotânica
espécies nativas
plantas medicinais
topic etnobotânica
espécies nativas
plantas medicinais
description Estudos Etnobotânicos contribuem com informações que auxiliam na definição de práticas de uso e manejo sustentável das espécies vegetais. O objetivo deste trabalho foi levantar o conhecimento e o uso de plantas medicinais nativas do domínio Cerrado pela população de Urutaí, GO. Foram selecionados 100 informantes por meio de amostragens aleatórias, sendo efetuadas entrevistas estruturadas em suas residências. Além de informações sócio-econômicas, os participantes foram questionados sobre o conhecimento e utilização de espécies nativas do domínio Cerrado para cura ou prevenção de doenças. Foi determinada a diversidade do uso pelo índice de Shannon-Wiener e a concordância de uso popular corrigida (CUPc), sendo a última calculada para as plantas medicinais citadas por três ou mais informantes e com valor de concordância quanto ao uso popular (CUP) maior que 20%. Não houve relação do conhecimento de plantas medicinais nativas do cerrado com sexo, idade, escolaridade e procedência (rural ou urbana), de acordo com os testes estatísticos aplicados. Os entrevistados citaram 37 espécies do domínio Cerrado com uso medicinal, sendo estas espécies distribuídas em 26 famílias botânicas. A diversidade do uso das espécies nativas foi baixa (H’= 3,21) quando comparada com outros trabalhos.  A maioria das espécies nativas citadas é de hábito arbóreo e são predominantemente encontradas em formações florestais e savânicas variantes do domínio Cerrado. Entre as espécies estudadas, sucupira e cana-de-macaco se destacaram por apresentarem maiores valores de concordância quanto ao uso fitoterapêutico popular corrigida (CUPc).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/958
10.33837/msj.v2i1.958
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/958
identifier_str_mv 10.33837/msj.v2i1.958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/958/777
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 2 No. 1 (2019); 61-64
Multi-Science Journal; v. 2 n. 1 (2019); 61-64
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325176211865600