ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/368 |
Resumo: | O presente editorial decorre de pequeno trecho revisto e sistematizado acerca de discussão/reflexão desenvolvida [sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)] no âmbito de um dos capítulos de nossa tese de doutoramento (Fernandes-Sobrinho, 2016). Discorreremos brevemente sobre a temática da avaliação, dando ênfase ao Enem, tido como exame de alta relevância, e perpassando pelo histórico de mudanças de teorias e procedimentos utilizados para auferir resultados de estudantes que dele participam. Por oportuno, incongruências sinalizadas por pesquisadores da área de educação em [para as] Ciências se juntam a outras que levantamos para, então, sugerirmos a necessidade do estabelecimento de uma agenda de discussão com propósitos reformuladores que acenem para possíveis soluções. |
id |
IFGO-1_f47020348bca771c40d8305d3a1ff5c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/368 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICAAvaliação em larga escala. Exames de alta relevância. TCT e TRI. Desconexão Enem-ranking.O presente editorial decorre de pequeno trecho revisto e sistematizado acerca de discussão/reflexão desenvolvida [sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)] no âmbito de um dos capítulos de nossa tese de doutoramento (Fernandes-Sobrinho, 2016). Discorreremos brevemente sobre a temática da avaliação, dando ênfase ao Enem, tido como exame de alta relevância, e perpassando pelo histórico de mudanças de teorias e procedimentos utilizados para auferir resultados de estudantes que dele participam. Por oportuno, incongruências sinalizadas por pesquisadores da área de educação em [para as] Ciências se juntam a outras que levantamos para, então, sugerirmos a necessidade do estabelecimento de uma agenda de discussão com propósitos reformuladores que acenem para possíveis soluções.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/36810.33837/msj.v1i7.368Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 7 (2017); 01-04Multi-Science Journal; v. 1 n. 7 (2017); 01-042359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/368/281Copyright (c) 2017 Marcos Fernandes Sobrinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSobrinho, Marcos Fernandes2018-03-18T10:48:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/368Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-03-18T10:48:33Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA |
title |
ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA |
spellingShingle |
ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA Sobrinho, Marcos Fernandes Avaliação em larga escala. Exames de alta relevância. TCT e TRI. Desconexão Enem-ranking. |
title_short |
ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA |
title_full |
ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA |
title_fullStr |
ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA |
title_full_unstemmed |
ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA |
title_sort |
ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA |
author |
Sobrinho, Marcos Fernandes |
author_facet |
Sobrinho, Marcos Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobrinho, Marcos Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação em larga escala. Exames de alta relevância. TCT e TRI. Desconexão Enem-ranking. |
topic |
Avaliação em larga escala. Exames de alta relevância. TCT e TRI. Desconexão Enem-ranking. |
description |
O presente editorial decorre de pequeno trecho revisto e sistematizado acerca de discussão/reflexão desenvolvida [sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)] no âmbito de um dos capítulos de nossa tese de doutoramento (Fernandes-Sobrinho, 2016). Discorreremos brevemente sobre a temática da avaliação, dando ênfase ao Enem, tido como exame de alta relevância, e perpassando pelo histórico de mudanças de teorias e procedimentos utilizados para auferir resultados de estudantes que dele participam. Por oportuno, incongruências sinalizadas por pesquisadores da área de educação em [para as] Ciências se juntam a outras que levantamos para, então, sugerirmos a necessidade do estabelecimento de uma agenda de discussão com propósitos reformuladores que acenem para possíveis soluções. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/368 10.33837/msj.v1i7.368 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/368 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v1i7.368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/368/281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Marcos Fernandes Sobrinho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Marcos Fernandes Sobrinho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 7 (2017); 01-04 Multi-Science Journal; v. 1 n. 7 (2017); 01-04 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1798325175660314624 |