ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobrinho, Marcos Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/368
Resumo: O presente editorial decorre de pequeno trecho revisto e sistematizado acerca de discussão/reflexão desenvolvida [sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)] no âmbito de um dos capítulos de nossa tese de doutoramento (Fernandes-Sobrinho, 2016). Discorreremos brevemente sobre a temática da avaliação, dando ênfase ao Enem, tido como exame de alta relevância, e perpassando pelo histórico de mudanças de teorias e procedimentos utilizados para auferir resultados de estudantes que dele participam. Por oportuno, incongruências sinalizadas por pesquisadores da área de educação em [para as] Ciências se juntam a outras que levantamos para, então, sugerirmos a necessidade do estabelecimento de uma agenda de discussão com propósitos reformuladores que acenem para possíveis soluções.
id IFGO-1_f47020348bca771c40d8305d3a1ff5c8
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/368
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICAAvaliação em larga escala. Exames de alta relevância. TCT e TRI. Desconexão Enem-ranking.O presente editorial decorre de pequeno trecho revisto e sistematizado acerca de discussão/reflexão desenvolvida [sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)] no âmbito de um dos capítulos de nossa tese de doutoramento (Fernandes-Sobrinho, 2016). Discorreremos brevemente sobre a temática da avaliação, dando ênfase ao Enem, tido como exame de alta relevância, e perpassando pelo histórico de mudanças de teorias e procedimentos utilizados para auferir resultados de estudantes que dele participam. Por oportuno, incongruências sinalizadas por pesquisadores da área de educação em [para as] Ciências se juntam a outras que levantamos para, então, sugerirmos a necessidade do estabelecimento de uma agenda de discussão com propósitos reformuladores que acenem para possíveis soluções.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/36810.33837/msj.v1i7.368Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 7 (2017); 01-04Multi-Science Journal; v. 1 n. 7 (2017); 01-042359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/368/281Copyright (c) 2017 Marcos Fernandes Sobrinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSobrinho, Marcos Fernandes2018-03-18T10:48:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/368Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-03-18T10:48:33Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA
title ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA
spellingShingle ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA
Sobrinho, Marcos Fernandes
Avaliação em larga escala. Exames de alta relevância. TCT e TRI. Desconexão Enem-ranking.
title_short ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA
title_full ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA
title_fullStr ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA
title_full_unstemmed ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA
title_sort ENEM E A TÔNICA AVALIATIVA PARA A QUALIDADE EDUCACIONAL: INCONGRUÊNCIAS PARA ALÉM DA VISÃO ROMÂNTICA
author Sobrinho, Marcos Fernandes
author_facet Sobrinho, Marcos Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobrinho, Marcos Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação em larga escala. Exames de alta relevância. TCT e TRI. Desconexão Enem-ranking.
topic Avaliação em larga escala. Exames de alta relevância. TCT e TRI. Desconexão Enem-ranking.
description O presente editorial decorre de pequeno trecho revisto e sistematizado acerca de discussão/reflexão desenvolvida [sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)] no âmbito de um dos capítulos de nossa tese de doutoramento (Fernandes-Sobrinho, 2016). Discorreremos brevemente sobre a temática da avaliação, dando ênfase ao Enem, tido como exame de alta relevância, e perpassando pelo histórico de mudanças de teorias e procedimentos utilizados para auferir resultados de estudantes que dele participam. Por oportuno, incongruências sinalizadas por pesquisadores da área de educação em [para as] Ciências se juntam a outras que levantamos para, então, sugerirmos a necessidade do estabelecimento de uma agenda de discussão com propósitos reformuladores que acenem para possíveis soluções.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/368
10.33837/msj.v1i7.368
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/368
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i7.368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/368/281
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Marcos Fernandes Sobrinho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Marcos Fernandes Sobrinho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 7 (2017); 01-04
Multi-Science Journal; v. 1 n. 7 (2017); 01-04
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325175660314624