Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ForScience: revista científica do IFMG |
Texto Completo: | http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/308 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma experiência metodológica vivenciada com os alunos do 1º ano Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Formiga. Foi ministrado um minicurso com o objetivo de introduzir o uso do software Geogebra possibilitando um novo pensar matemático através de recursos tecnológicos, mediante aplicação pedagógica na execução de algumas construções geométricas no Laboratório de Informática. Optou-se por trabalhar atividades de natureza exploratório-investigativa, onde os alunos tiveram a oportunidade de testar os conhecimentos teóricos na prática através das manipulações, observações e discussões. Como já esperado, nem todos os alunos possuíam os conhecimentos prévios que deveriam ser vistos no Ensino Fundamental, caracterizando a principal hipótese de que o ensino da geometria ainda se encontra degradado, porém com o uso de recursos tecnológicos as atividades se mostraram satisfatórias alcançando o principal objetivo no ensino da geometria plana.Palavras-chave: Geometria plana; Construções de triângulos; Geogebra.AbstractMini-course: building triangles through geogebra softwareThis work presents a methodological experience lived with students of the 1st year Integrated Technician of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - Campus Formiga. A mini-course was taught with the purpose of introducing the use of Geogebra software allowing a new mathematical thinking through technological resources, through pedagogical application in the execution of some geometric constructions in the Computer Laboratory. It was decided to work exploratory-investigative activities, where students had the opportunity to test theoretical knowledge in practice through manipulations, observations and discussions. As expected, not all students had the prior knowledge that should be seen in elementary school, characterizing the main hypothesis that geometry teaching is still degraded, but with the use of technological resources the activities were satisfactory reaching the main objective in the teaching of flat geometry. Keywords: Flat geometry; Constructions of triangles; Geogebra. |
id |
IFMG-1_2c56d3bacc8fc029a6a6c8c569d1ee09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.formiga.ifmg.edu.br:article/308 |
network_acronym_str |
IFMG-1 |
network_name_str |
ForScience: revista científica do IFMG |
spelling |
Minicurso: construções de triângulos através do software geogebraMatemática; Ensino de Matemática.Geometria Plana. Construções de triângulos. Geogebra.Este trabalho apresenta uma experiência metodológica vivenciada com os alunos do 1º ano Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Formiga. Foi ministrado um minicurso com o objetivo de introduzir o uso do software Geogebra possibilitando um novo pensar matemático através de recursos tecnológicos, mediante aplicação pedagógica na execução de algumas construções geométricas no Laboratório de Informática. Optou-se por trabalhar atividades de natureza exploratório-investigativa, onde os alunos tiveram a oportunidade de testar os conhecimentos teóricos na prática através das manipulações, observações e discussões. Como já esperado, nem todos os alunos possuíam os conhecimentos prévios que deveriam ser vistos no Ensino Fundamental, caracterizando a principal hipótese de que o ensino da geometria ainda se encontra degradado, porém com o uso de recursos tecnológicos as atividades se mostraram satisfatórias alcançando o principal objetivo no ensino da geometria plana.Palavras-chave: Geometria plana; Construções de triângulos; Geogebra.AbstractMini-course: building triangles through geogebra softwareThis work presents a methodological experience lived with students of the 1st year Integrated Technician of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - Campus Formiga. A mini-course was taught with the purpose of introducing the use of Geogebra software allowing a new mathematical thinking through technological resources, through pedagogical application in the execution of some geometric constructions in the Computer Laboratory. It was decided to work exploratory-investigative activities, where students had the opportunity to test theoretical knowledge in practice through manipulations, observations and discussions. As expected, not all students had the prior knowledge that should be seen in elementary school, characterizing the main hypothesis that geometry teaching is still degraded, but with the use of technological resources the activities were satisfactory reaching the main objective in the teaching of flat geometry. Keywords: Flat geometry; Constructions of triangles; Geogebra.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga.Nascimento, Dandara Lorrayne do; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus FormigaSá, Daiana Luíza de; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus FormigaVieira, Thayná Pereira; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus FormigaBraz, Lúcia Helena Costa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga2018-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/30810.29069/forscience.2017v5n3.e308ForScience; v. 5, n. 3 (2017): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 5, n. 3 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2017v5n3reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/308/184Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:35Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra |
title |
Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra |
spellingShingle |
Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra Nascimento, Dandara Lorrayne do; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga Matemática; Ensino de Matemática. Geometria Plana. Construções de triângulos. Geogebra. |
title_short |
Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra |
title_full |
Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra |
title_fullStr |
Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra |
title_full_unstemmed |
Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra |
title_sort |
Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra |
author |
Nascimento, Dandara Lorrayne do; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga |
author_facet |
Nascimento, Dandara Lorrayne do; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga Sá, Daiana Luíza de; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga Vieira, Thayná Pereira; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga Braz, Lúcia Helena Costa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Daiana Luíza de; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga Vieira, Thayná Pereira; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga Braz, Lúcia Helena Costa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Dandara Lorrayne do; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga Sá, Daiana Luíza de; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga Vieira, Thayná Pereira; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga Braz, Lúcia Helena Costa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática; Ensino de Matemática. Geometria Plana. Construções de triângulos. Geogebra. |
topic |
Matemática; Ensino de Matemática. Geometria Plana. Construções de triângulos. Geogebra. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho apresenta uma experiência metodológica vivenciada com os alunos do 1º ano Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Formiga. Foi ministrado um minicurso com o objetivo de introduzir o uso do software Geogebra possibilitando um novo pensar matemático através de recursos tecnológicos, mediante aplicação pedagógica na execução de algumas construções geométricas no Laboratório de Informática. Optou-se por trabalhar atividades de natureza exploratório-investigativa, onde os alunos tiveram a oportunidade de testar os conhecimentos teóricos na prática através das manipulações, observações e discussões. Como já esperado, nem todos os alunos possuíam os conhecimentos prévios que deveriam ser vistos no Ensino Fundamental, caracterizando a principal hipótese de que o ensino da geometria ainda se encontra degradado, porém com o uso de recursos tecnológicos as atividades se mostraram satisfatórias alcançando o principal objetivo no ensino da geometria plana.Palavras-chave: Geometria plana; Construções de triângulos; Geogebra.AbstractMini-course: building triangles through geogebra softwareThis work presents a methodological experience lived with students of the 1st year Integrated Technician of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - Campus Formiga. A mini-course was taught with the purpose of introducing the use of Geogebra software allowing a new mathematical thinking through technological resources, through pedagogical application in the execution of some geometric constructions in the Computer Laboratory. It was decided to work exploratory-investigative activities, where students had the opportunity to test theoretical knowledge in practice through manipulations, observations and discussions. As expected, not all students had the prior knowledge that should be seen in elementary school, characterizing the main hypothesis that geometry teaching is still degraded, but with the use of technological resources the activities were satisfactory reaching the main objective in the teaching of flat geometry. Keywords: Flat geometry; Constructions of triangles; Geogebra. |
description |
Este trabalho apresenta uma experiência metodológica vivenciada com os alunos do 1º ano Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Formiga. Foi ministrado um minicurso com o objetivo de introduzir o uso do software Geogebra possibilitando um novo pensar matemático através de recursos tecnológicos, mediante aplicação pedagógica na execução de algumas construções geométricas no Laboratório de Informática. Optou-se por trabalhar atividades de natureza exploratório-investigativa, onde os alunos tiveram a oportunidade de testar os conhecimentos teóricos na prática através das manipulações, observações e discussões. Como já esperado, nem todos os alunos possuíam os conhecimentos prévios que deveriam ser vistos no Ensino Fundamental, caracterizando a principal hipótese de que o ensino da geometria ainda se encontra degradado, porém com o uso de recursos tecnológicos as atividades se mostraram satisfatórias alcançando o principal objetivo no ensino da geometria plana.Palavras-chave: Geometria plana; Construções de triângulos; Geogebra.AbstractMini-course: building triangles through geogebra softwareThis work presents a methodological experience lived with students of the 1st year Integrated Technician of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - Campus Formiga. A mini-course was taught with the purpose of introducing the use of Geogebra software allowing a new mathematical thinking through technological resources, through pedagogical application in the execution of some geometric constructions in the Computer Laboratory. It was decided to work exploratory-investigative activities, where students had the opportunity to test theoretical knowledge in practice through manipulations, observations and discussions. As expected, not all students had the prior knowledge that should be seen in elementary school, characterizing the main hypothesis that geometry teaching is still degraded, but with the use of technological resources the activities were satisfactory reaching the main objective in the teaching of flat geometry. Keywords: Flat geometry; Constructions of triangles; Geogebra. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/308 10.29069/forscience.2017v5n3.e308 |
url |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/308 |
identifier_str_mv |
10.29069/forscience.2017v5n3.e308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/308/184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process. Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process. Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
ForScience; v. 5, n. 3 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo ForScience; v. 5, n. 3 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo 2318-6356 10.29069/forscience.2017v5n3 reponame:ForScience: revista científica do IFMG instname:IFMG instacron:IFMG |
reponame_str |
ForScience: revista científica do IFMG |
collection |
ForScience: revista científica do IFMG |
instname_str |
IFMG |
instacron_str |
IFMG |
institution |
IFMG |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1661701897005826048 |