Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Dandara Lorrayne do; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sá, Daiana Luíza de; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga, Vieira, Thayná Pereira; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga, Braz, Lúcia Helena Costa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ForScience: revista científica do IFMG
Texto Completo: http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/308
Resumo: Este trabalho apresenta uma experiência metodológica vivenciada com os alunos do 1º ano Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Formiga. Foi ministrado um minicurso com o objetivo de introduzir o uso do software Geogebra possibilitando um novo pensar matemático através de recursos tecnológicos, mediante aplicação pedagógica na execução de algumas construções geométricas no Laboratório de Informática. Optou-se por trabalhar atividades de natureza exploratório-investigativa, onde os alunos tiveram a oportunidade de testar os conhecimentos teóricos na prática através das manipulações, observações e discussões. Como já esperado, nem todos os alunos possuíam os conhecimentos prévios que deveriam ser vistos no Ensino Fundamental, caracterizando a principal hipótese de que o ensino da geometria ainda se encontra degradado, porém com o uso de recursos tecnológicos as atividades se mostraram satisfatórias alcançando o principal objetivo no ensino da geometria plana.Palavras-chave: Geometria plana; Construções de triângulos; Geogebra.AbstractMini-course: building triangles through geogebra softwareThis work presents a methodological experience lived with students of the 1st year Integrated Technician of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - Campus Formiga. A mini-course was taught with the purpose of introducing the use of Geogebra software allowing a new mathematical thinking through technological resources, through pedagogical application in the execution of some geometric constructions in the Computer Laboratory. It was decided to work exploratory-investigative activities, where students had the opportunity to test theoretical knowledge in practice through manipulations, observations and discussions. As expected, not all students had the prior knowledge that should be seen in elementary school, characterizing the main hypothesis that geometry teaching is still degraded, but with the use of technological resources the activities were satisfactory reaching the main objective in the teaching of flat geometry. Keywords: Flat geometry; Constructions of triangles; Geogebra.
id IFMG-1_2c56d3bacc8fc029a6a6c8c569d1ee09
oai_identifier_str oai:ojs.www.formiga.ifmg.edu.br:article/308
network_acronym_str IFMG-1
network_name_str ForScience: revista científica do IFMG
spelling Minicurso: construções de triângulos através do software geogebraMatemática; Ensino de Matemática.Geometria Plana. Construções de triângulos. Geogebra.Este trabalho apresenta uma experiência metodológica vivenciada com os alunos do 1º ano Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Formiga. Foi ministrado um minicurso com o objetivo de introduzir o uso do software Geogebra possibilitando um novo pensar matemático através de recursos tecnológicos, mediante aplicação pedagógica na execução de algumas construções geométricas no Laboratório de Informática. Optou-se por trabalhar atividades de natureza exploratório-investigativa, onde os alunos tiveram a oportunidade de testar os conhecimentos teóricos na prática através das manipulações, observações e discussões. Como já esperado, nem todos os alunos possuíam os conhecimentos prévios que deveriam ser vistos no Ensino Fundamental, caracterizando a principal hipótese de que o ensino da geometria ainda se encontra degradado, porém com o uso de recursos tecnológicos as atividades se mostraram satisfatórias alcançando o principal objetivo no ensino da geometria plana.Palavras-chave: Geometria plana; Construções de triângulos; Geogebra.AbstractMini-course: building triangles through geogebra softwareThis work presents a methodological experience lived with students of the 1st year Integrated Technician of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - Campus Formiga. A mini-course was taught with the purpose of introducing the use of Geogebra software allowing a new mathematical thinking through technological resources, through pedagogical application in the execution of some geometric constructions in the Computer Laboratory. It was decided to work exploratory-investigative activities, where students had the opportunity to test theoretical knowledge in practice through manipulations, observations and discussions. As expected, not all students had the prior knowledge that should be seen in elementary school, characterizing the main hypothesis that geometry teaching is still degraded, but with the use of technological resources the activities were satisfactory reaching the main objective in the teaching of flat geometry. Keywords: Flat geometry; Constructions of triangles; Geogebra.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga.Nascimento, Dandara Lorrayne do; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus FormigaSá, Daiana Luíza de; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus FormigaVieira, Thayná Pereira; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus FormigaBraz, Lúcia Helena Costa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga2018-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/30810.29069/forscience.2017v5n3.e308ForScience; v. 5, n. 3 (2017): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 5, n. 3 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2017v5n3reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/308/184Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:35Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra
title Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra
spellingShingle Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra
Nascimento, Dandara Lorrayne do; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
Matemática; Ensino de Matemática.
Geometria Plana. Construções de triângulos. Geogebra.
title_short Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra
title_full Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra
title_fullStr Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra
title_full_unstemmed Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra
title_sort Minicurso: construções de triângulos através do software geogebra
author Nascimento, Dandara Lorrayne do; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
author_facet Nascimento, Dandara Lorrayne do; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
Sá, Daiana Luíza de; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
Vieira, Thayná Pereira; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
Braz, Lúcia Helena Costa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
author_role author
author2 Sá, Daiana Luíza de; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
Vieira, Thayná Pereira; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
Braz, Lúcia Helena Costa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga.
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Dandara Lorrayne do; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
Sá, Daiana Luíza de; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
Vieira, Thayná Pereira; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
Braz, Lúcia Helena Costa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática; Ensino de Matemática.
Geometria Plana. Construções de triângulos. Geogebra.
topic Matemática; Ensino de Matemática.
Geometria Plana. Construções de triângulos. Geogebra.
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho apresenta uma experiência metodológica vivenciada com os alunos do 1º ano Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Formiga. Foi ministrado um minicurso com o objetivo de introduzir o uso do software Geogebra possibilitando um novo pensar matemático através de recursos tecnológicos, mediante aplicação pedagógica na execução de algumas construções geométricas no Laboratório de Informática. Optou-se por trabalhar atividades de natureza exploratório-investigativa, onde os alunos tiveram a oportunidade de testar os conhecimentos teóricos na prática através das manipulações, observações e discussões. Como já esperado, nem todos os alunos possuíam os conhecimentos prévios que deveriam ser vistos no Ensino Fundamental, caracterizando a principal hipótese de que o ensino da geometria ainda se encontra degradado, porém com o uso de recursos tecnológicos as atividades se mostraram satisfatórias alcançando o principal objetivo no ensino da geometria plana.Palavras-chave: Geometria plana; Construções de triângulos; Geogebra.AbstractMini-course: building triangles through geogebra softwareThis work presents a methodological experience lived with students of the 1st year Integrated Technician of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - Campus Formiga. A mini-course was taught with the purpose of introducing the use of Geogebra software allowing a new mathematical thinking through technological resources, through pedagogical application in the execution of some geometric constructions in the Computer Laboratory. It was decided to work exploratory-investigative activities, where students had the opportunity to test theoretical knowledge in practice through manipulations, observations and discussions. As expected, not all students had the prior knowledge that should be seen in elementary school, characterizing the main hypothesis that geometry teaching is still degraded, but with the use of technological resources the activities were satisfactory reaching the main objective in the teaching of flat geometry. Keywords: Flat geometry; Constructions of triangles; Geogebra.
description Este trabalho apresenta uma experiência metodológica vivenciada com os alunos do 1º ano Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Formiga. Foi ministrado um minicurso com o objetivo de introduzir o uso do software Geogebra possibilitando um novo pensar matemático através de recursos tecnológicos, mediante aplicação pedagógica na execução de algumas construções geométricas no Laboratório de Informática. Optou-se por trabalhar atividades de natureza exploratório-investigativa, onde os alunos tiveram a oportunidade de testar os conhecimentos teóricos na prática através das manipulações, observações e discussões. Como já esperado, nem todos os alunos possuíam os conhecimentos prévios que deveriam ser vistos no Ensino Fundamental, caracterizando a principal hipótese de que o ensino da geometria ainda se encontra degradado, porém com o uso de recursos tecnológicos as atividades se mostraram satisfatórias alcançando o principal objetivo no ensino da geometria plana.Palavras-chave: Geometria plana; Construções de triângulos; Geogebra.AbstractMini-course: building triangles through geogebra softwareThis work presents a methodological experience lived with students of the 1st year Integrated Technician of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - Campus Formiga. A mini-course was taught with the purpose of introducing the use of Geogebra software allowing a new mathematical thinking through technological resources, through pedagogical application in the execution of some geometric constructions in the Computer Laboratory. It was decided to work exploratory-investigative activities, where students had the opportunity to test theoretical knowledge in practice through manipulations, observations and discussions. As expected, not all students had the prior knowledge that should be seen in elementary school, characterizing the main hypothesis that geometry teaching is still degraded, but with the use of technological resources the activities were satisfactory reaching the main objective in the teaching of flat geometry. Keywords: Flat geometry; Constructions of triangles; Geogebra.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/308
10.29069/forscience.2017v5n3.e308
url http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/308
identifier_str_mv 10.29069/forscience.2017v5n3.e308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/308/184
dc.rights.driver.fl_str_mv Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.
Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.
Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv ForScience; v. 5, n. 3 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo
ForScience; v. 5, n. 3 (2017): Edição Regular em Fluxo Contínuo
2318-6356
10.29069/forscience.2017v5n3
reponame:ForScience: revista científica do IFMG
instname:IFMG
instacron:IFMG
reponame_str ForScience: revista científica do IFMG
collection ForScience: revista científica do IFMG
instname_str IFMG
instacron_str IFMG
institution IFMG
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1661701897005826048