O uso de dobraduras no ensino de geometria: uma experiência no estudo dos sólidos de Platão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Lúcia Helena Costa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Morais, Álida Rinara Souza; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga., Alves, Clara Coimbra de Freitas; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga., Vieira, Thayná Pereira; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ForScience: revista científica do IFMG
Texto Completo: http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/614
Resumo: O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre a utilização de dobraduras como recurso didático para o ensino de geometria na Educação Básica, vivenciada em um minicurso. A atividade teve como objetivo principal construir os Sólidos de Platão por meio de dobraduras, buscando, ao longo das construções, relembrar conceitos vistos em geometria plana e que são importantes no estudo da geometria espacial, além de estudar  elementos básicos dos Sólidos, como número e tipo de faces, número de arestas e vértices e a Relação de Euler. A atividade foi desenvolvida com alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio de uma escola pública da rede federal da cidade de Formiga (MG). Os resultados mostraram que o uso de dobraduras em sala de aula com uma abordagem investigativa possibilitou um trabalho lúdico da geometria, a motivação dos alunos para a aprendizagem, a participação ativa durante o desenvolvimento da atividade, a socialização entre os colegas e a mudança na postura do docente que, de detentor do conhecimento passou a mediador da aprendizagem dos alunos (experiência vivenciada pelas pesquisadoras envolvidas na atividade).Palavras-chave: Geometria. Sólidos de Platão. Origami. Investigação matemática.AbstractThe use of folding in geometry education: an experience in the study of plato solidsThe current work presents the report of an experiment on the use of folds as didactic resource for the teaching of geometry in Basic Education lived in a mini course. The main objective of the proposal was to construct Plato's Solids by means of folds, looking for, throughout the constructions, to remember concepts seen in flat geometry and that are important in the study of the spatial geometry, besides studying basic elements of the Solids, such as number and type of faces, number of edges and vertices, and Euler's Relation. The activity was developed with students of the 3rd year of High School in a public school of the federal network of the city of Formiga (MG). The results showed that the use of folding in the classroom with an in investigative approach enabled a playful work of geometry, students' motivation for learning, active participation during the development of the activity, socialization among colleagues and change in posture of the teacher who, from knowledge holder became the mediator of student learning (experience experienced by the researchers involved in the activity).Keywords: Geometry. Plato's solids. Origami. Mathematical research. 
id IFMG-1_3c18ed3d19d16644ddc1cf8619c46b39
oai_identifier_str oai:ojs.www.formiga.ifmg.edu.br:article/614
network_acronym_str IFMG-1
network_name_str ForScience: revista científica do IFMG
spelling O uso de dobraduras no ensino de geometria: uma experiência no estudo dos sólidos de PlatãoMatemática/EnsinoGeometria. Origami. Investigação matemática.O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre a utilização de dobraduras como recurso didático para o ensino de geometria na Educação Básica, vivenciada em um minicurso. A atividade teve como objetivo principal construir os Sólidos de Platão por meio de dobraduras, buscando, ao longo das construções, relembrar conceitos vistos em geometria plana e que são importantes no estudo da geometria espacial, além de estudar  elementos básicos dos Sólidos, como número e tipo de faces, número de arestas e vértices e a Relação de Euler. A atividade foi desenvolvida com alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio de uma escola pública da rede federal da cidade de Formiga (MG). Os resultados mostraram que o uso de dobraduras em sala de aula com uma abordagem investigativa possibilitou um trabalho lúdico da geometria, a motivação dos alunos para a aprendizagem, a participação ativa durante o desenvolvimento da atividade, a socialização entre os colegas e a mudança na postura do docente que, de detentor do conhecimento passou a mediador da aprendizagem dos alunos (experiência vivenciada pelas pesquisadoras envolvidas na atividade).Palavras-chave: Geometria. Sólidos de Platão. Origami. Investigação matemática.AbstractThe use of folding in geometry education: an experience in the study of plato solidsThe current work presents the report of an experiment on the use of folds as didactic resource for the teaching of geometry in Basic Education lived in a mini course. The main objective of the proposal was to construct Plato's Solids by means of folds, looking for, throughout the constructions, to remember concepts seen in flat geometry and that are important in the study of the spatial geometry, besides studying basic elements of the Solids, such as number and type of faces, number of edges and vertices, and Euler's Relation. The activity was developed with students of the 3rd year of High School in a public school of the federal network of the city of Formiga (MG). The results showed that the use of folding in the classroom with an in investigative approach enabled a playful work of geometry, students' motivation for learning, active participation during the development of the activity, socialization among colleagues and change in posture of the teacher who, from knowledge holder became the mediator of student learning (experience experienced by the researchers involved in the activity).Keywords: Geometry. Plato's solids. Origami. Mathematical research. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisBraz, Lúcia Helena Costa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.Morais, Álida Rinara Souza; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.Alves, Clara Coimbra de Freitas; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.Vieira, Thayná Pereira; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/61410.29069/forscience.2019v7n2.e614ForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2019v7n2reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/614/259Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:42Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O uso de dobraduras no ensino de geometria: uma experiência no estudo dos sólidos de Platão
title O uso de dobraduras no ensino de geometria: uma experiência no estudo dos sólidos de Platão
spellingShingle O uso de dobraduras no ensino de geometria: uma experiência no estudo dos sólidos de Platão
Braz, Lúcia Helena Costa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.
Matemática/Ensino
Geometria. Origami. Investigação matemática.
title_short O uso de dobraduras no ensino de geometria: uma experiência no estudo dos sólidos de Platão
title_full O uso de dobraduras no ensino de geometria: uma experiência no estudo dos sólidos de Platão
title_fullStr O uso de dobraduras no ensino de geometria: uma experiência no estudo dos sólidos de Platão
title_full_unstemmed O uso de dobraduras no ensino de geometria: uma experiência no estudo dos sólidos de Platão
title_sort O uso de dobraduras no ensino de geometria: uma experiência no estudo dos sólidos de Platão
author Braz, Lúcia Helena Costa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.
author_facet Braz, Lúcia Helena Costa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.
Morais, Álida Rinara Souza; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.
Alves, Clara Coimbra de Freitas; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.
Vieira, Thayná Pereira; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.
author_role author
author2 Morais, Álida Rinara Souza; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.
Alves, Clara Coimbra de Freitas; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.
Vieira, Thayná Pereira; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Lúcia Helena Costa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.
Morais, Álida Rinara Souza; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.
Alves, Clara Coimbra de Freitas; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.
Vieira, Thayná Pereira; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga.
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática/Ensino
Geometria. Origami. Investigação matemática.
topic Matemática/Ensino
Geometria. Origami. Investigação matemática.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre a utilização de dobraduras como recurso didático para o ensino de geometria na Educação Básica, vivenciada em um minicurso. A atividade teve como objetivo principal construir os Sólidos de Platão por meio de dobraduras, buscando, ao longo das construções, relembrar conceitos vistos em geometria plana e que são importantes no estudo da geometria espacial, além de estudar  elementos básicos dos Sólidos, como número e tipo de faces, número de arestas e vértices e a Relação de Euler. A atividade foi desenvolvida com alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio de uma escola pública da rede federal da cidade de Formiga (MG). Os resultados mostraram que o uso de dobraduras em sala de aula com uma abordagem investigativa possibilitou um trabalho lúdico da geometria, a motivação dos alunos para a aprendizagem, a participação ativa durante o desenvolvimento da atividade, a socialização entre os colegas e a mudança na postura do docente que, de detentor do conhecimento passou a mediador da aprendizagem dos alunos (experiência vivenciada pelas pesquisadoras envolvidas na atividade).Palavras-chave: Geometria. Sólidos de Platão. Origami. Investigação matemática.AbstractThe use of folding in geometry education: an experience in the study of plato solidsThe current work presents the report of an experiment on the use of folds as didactic resource for the teaching of geometry in Basic Education lived in a mini course. The main objective of the proposal was to construct Plato's Solids by means of folds, looking for, throughout the constructions, to remember concepts seen in flat geometry and that are important in the study of the spatial geometry, besides studying basic elements of the Solids, such as number and type of faces, number of edges and vertices, and Euler's Relation. The activity was developed with students of the 3rd year of High School in a public school of the federal network of the city of Formiga (MG). The results showed that the use of folding in the classroom with an in investigative approach enabled a playful work of geometry, students' motivation for learning, active participation during the development of the activity, socialization among colleagues and change in posture of the teacher who, from knowledge holder became the mediator of student learning (experience experienced by the researchers involved in the activity).Keywords: Geometry. Plato's solids. Origami. Mathematical research. 
description O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre a utilização de dobraduras como recurso didático para o ensino de geometria na Educação Básica, vivenciada em um minicurso. A atividade teve como objetivo principal construir os Sólidos de Platão por meio de dobraduras, buscando, ao longo das construções, relembrar conceitos vistos em geometria plana e que são importantes no estudo da geometria espacial, além de estudar  elementos básicos dos Sólidos, como número e tipo de faces, número de arestas e vértices e a Relação de Euler. A atividade foi desenvolvida com alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio de uma escola pública da rede federal da cidade de Formiga (MG). Os resultados mostraram que o uso de dobraduras em sala de aula com uma abordagem investigativa possibilitou um trabalho lúdico da geometria, a motivação dos alunos para a aprendizagem, a participação ativa durante o desenvolvimento da atividade, a socialização entre os colegas e a mudança na postura do docente que, de detentor do conhecimento passou a mediador da aprendizagem dos alunos (experiência vivenciada pelas pesquisadoras envolvidas na atividade).Palavras-chave: Geometria. Sólidos de Platão. Origami. Investigação matemática.AbstractThe use of folding in geometry education: an experience in the study of plato solidsThe current work presents the report of an experiment on the use of folds as didactic resource for the teaching of geometry in Basic Education lived in a mini course. The main objective of the proposal was to construct Plato's Solids by means of folds, looking for, throughout the constructions, to remember concepts seen in flat geometry and that are important in the study of the spatial geometry, besides studying basic elements of the Solids, such as number and type of faces, number of edges and vertices, and Euler's Relation. The activity was developed with students of the 3rd year of High School in a public school of the federal network of the city of Formiga (MG). The results showed that the use of folding in the classroom with an in investigative approach enabled a playful work of geometry, students' motivation for learning, active participation during the development of the activity, socialization among colleagues and change in posture of the teacher who, from knowledge holder became the mediator of student learning (experience experienced by the researchers involved in the activity).Keywords: Geometry. Plato's solids. Origami. Mathematical research. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/614
10.29069/forscience.2019v7n2.e614
url http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/614
identifier_str_mv 10.29069/forscience.2019v7n2.e614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/614/259
dc.rights.driver.fl_str_mv Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.
Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.
Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv ForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo Contínuo
ForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo Contínuo
2318-6356
10.29069/forscience.2019v7n2
reponame:ForScience: revista científica do IFMG
instname:IFMG
instacron:IFMG
reponame_str ForScience: revista científica do IFMG
collection ForScience: revista científica do IFMG
instname_str IFMG
instacron_str IFMG
institution IFMG
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1661701897446227968