Desenvolvimento de algoritmo para acionamento inteligente de faróis automotivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Andrey Gustavo; Universidade Federal de Lavras - UFLA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Campos, Gustavo Lobato; Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ForScience: revista científica do IFMG
Texto Completo: http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/224
Resumo: A Lei 13.290/2016 tornou obrigatório o uso do farol baixo do veículo em rodovias durante o dia com o objetivo de reduzir o número de acidentes, principalmente considerando a colisão frontal em estradas de mão dupla e acidentes envolvendo pedestres e ciclistas. Diversos países europeus, além do Canadá e alguns estados norte-americanos já adotam medida semelhante. Diante de tal cenário, surge uma nova demanda na indústria automotiva, um sistema que acione o farol se o veículo estiver trafegando em rodovias e o desligue em caso deste trafegar em vias urbanas, de forma automática e inteligente. Assim, a proposta deste trabalho é a implantação de um sistema inteligente, em escala reduzida, para o acionamento dos faróis do veículo quando o mesmo trafegar em rodovias. Destaca-se que o sistema proposto utiliza informações já presentes no veículo, ou seja, sem necessidade de maiores investimentos por parte das montadoras. Um estudo das características peculiares a cada meio (rodovias e vias urbanas) será realizado, bem como o levantamento de quais variáveis são utilizadas com o objetivo de determinar se o veículo trafega por uma rodovia ou não, por meio de análises estatísticas.Palavras-chave: Sistemas automotivos. Eletrônica automotiva. Sistemas embarcadosAlgorithm of intelligent activation of automotive headlightAbstractThe Law 13.290/2016 made it compulsory for vehicles to use low headlights on highways during the day, in order to reduce the number of accidents, especially considering the frontal collision on two-way roads and accidents involving pedestrians and cyclists. Several European countries, Canada and some states of The U.S have adopted similar measures. Before such a scenario, a new demand arises in the automotive industry. A system that will trigger the headlight if the vehicle travels on highways and also will turn it off, if it traffics on urban roads, in an automatic and intelligent way. Therefore, the purpose of this paper is, through information already available in the vehicle, i.e., without the need for major investments by carmakers, propose an automatic activation algorithm of the headlights when the vehicle traffics on highways, i.e., an intelligent system. A study of the peculiar characteristics to each kind of road (highways and urban roads) will be conducted, as well an evaluation of which variables will be used in order to determine if the vehicle traffics on a highway or not, by means of statistical analysis.Keywords: Automotive systems. Automotive electronics. Embedded systems.
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Destaca-se que o sistema proposto utiliza informações já presentes no veículo, ou seja, sem necessidade de maiores investimentos por parte das montadoras. Um estudo das características peculiares a cada meio (rodovias e vias urbanas) será realizado, bem como o levantamento de quais variáveis são utilizadas com o objetivo de determinar se o veículo trafega por uma rodovia ou não, por meio de análises estatísticas.Palavras-chave: Sistemas automotivos. Eletrônica automotiva. Sistemas embarcadosAlgorithm of intelligent activation of automotive headlightAbstractThe Law 13.290/2016 made it compulsory for vehicles to use low headlights on highways during the day, in order to reduce the number of accidents, especially considering the frontal collision on two-way roads and accidents involving pedestrians and cyclists. Several European countries, Canada and some states of The U.S have adopted similar measures. Before such a scenario, a new demand arises in the automotive industry. A system that will trigger the headlight if the vehicle travels on highways and also will turn it off, if it traffics on urban roads, in an automatic and intelligent way. Therefore, the purpose of this paper is, through information already available in the vehicle, i.e., without the need for major investments by carmakers, propose an automatic activation algorithm of the headlights when the vehicle traffics on highways, i.e., an intelligent system. A study of the peculiar characteristics to each kind of road (highways and urban roads) will be conducted, as well an evaluation of which variables will be used in order to determine if the vehicle traffics on a highway or not, by means of statistical analysis.Keywords: Automotive systems. Automotive electronics. Embedded systems.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Geraisde Souza, Andrey Gustavo; Universidade Federal de Lavras - UFLACampos, Gustavo Lobato; Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga2018-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/22410.29069/forscience.2018v6n1.e224ForScience; v. 6, n. 1 (2018): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 6, n. 1 (2018): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2018v6n1reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/224/211Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:35Zmail@mail.com -
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Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
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Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
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