Desenvolvimento de metodologia experimental para avaliação de atenuação de ruído estrutural através de absorção sonora em automóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rogério Gondim; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PucMinas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vimieiro, Claysson Bruno Santos; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, Ferreira, Tiago Simão; Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG - Campus Santa Luzia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ForScience: revista científica do IFMG
Texto Completo: http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/444
Resumo: Este trabalho aborda o desenvolvimento de uma metodologia para avaliar a atenuação do ruído transmitido por via estrutural ao habitáculo de um automóvel através da aplicação de material para absorção sonora. As soluções para os ruídos transmitidos por via estrutural são, geralmente, mais complexas para implementação e demandam maior tempo e custo, uma vez que possuem diversos vínculos com outros quesitos de desempenho do veículo, pois estão relacionadas às modificações que podem contemplar a estrutura, suportes ou coxins. Os materiais para absorção sonora são utilizados em automóveis com o objetivo de atenuar ruídos de alta frequência, devido às suas características. Este estudo propõe a utilização desse tipo de material para atenuar ruídos de baixas e médias frequências, predominantes em ruído estrutural, complementando os existentes, de modo a refinar o comportamento vibroacústico do veículo. Para o desenvolvimento da metodologia foi construído um protótipo de habitáculo de um automóvel em aço e realizados testes de Função de Resposta em Frequência vibroacústica. Para validação da metodologia foram realizados testes com e sem mantas de absorção sonora. Observou-se nos testes realizados que a aplicação de material de absorção sonora atenua de forma significativa o ruído estrutural na faixa de médias frequências e que a metodologia desenvolvida pode auxiliar no desenvolvimento de novas propostas, testes comparativos de materiais, posicionamentos e região de aplicação das mantas. Isso contribui na redução de tempo de desenvolvimento de soluções de propostas para refinamento do conforto acústico em veículos.Palavras-chave: Ruído estrutural. Conforto acústico. Absorção sonora. FRF.Development of experimental methodology for evaluation of structure-borne noise atenuation through sound absorption in automobilesAbstractThis work deals with the development of a methodology to evaluate the attenuation of the noise transmitted by the structural route to the passenger compartment of a car through the application of material for sound absorption. The solutions for structure-borne noise attenuation are generally more complex to implement and require more time and cost as they have different links to other vehicle performance requirements as they are related to modifications that may include the structure, supports or mounts. Sound absorbing materials are used in automobiles with the aim of attenuating high frequency noise due to their characteristics. This study proposes the use of this type of material to attenuate noise of low and medium frequencies, predominant in structural noise, complementing the existing ones, in order to refine the vibroacoustic behavior of the vehicle. For the development of the methodology a steel prototype of a passenger compartment car was built and tests of Vibroacoustics Frequency Response Function. For validation of the methodology, tests were performed with and without sound absorbing blankets. It was observed in the tests performed that the application of sound absorption material significantly attenuates the structure-borne noise in the range of medium frequencies and that the developed methodology can help in the development of new proposals, comparative tests of materials, positioning and region of application of the blankets, contributing in the reduction of the time of development of solutions of proposals for refinement of the acoustic comfort in vehicles.Keywords: Structure borne noise. Acoustic comfort. Sound absorption. FRF.
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Este estudo propõe a utilização desse tipo de material para atenuar ruídos de baixas e médias frequências, predominantes em ruído estrutural, complementando os existentes, de modo a refinar o comportamento vibroacústico do veículo. Para o desenvolvimento da metodologia foi construído um protótipo de habitáculo de um automóvel em aço e realizados testes de Função de Resposta em Frequência vibroacústica. Para validação da metodologia foram realizados testes com e sem mantas de absorção sonora. Observou-se nos testes realizados que a aplicação de material de absorção sonora atenua de forma significativa o ruído estrutural na faixa de médias frequências e que a metodologia desenvolvida pode auxiliar no desenvolvimento de novas propostas, testes comparativos de materiais, posicionamentos e região de aplicação das mantas. Isso contribui na redução de tempo de desenvolvimento de soluções de propostas para refinamento do conforto acústico em veículos.Palavras-chave: Ruído estrutural. Conforto acústico. Absorção sonora. FRF.Development of experimental methodology for evaluation of structure-borne noise atenuation through sound absorption in automobilesAbstractThis work deals with the development of a methodology to evaluate the attenuation of the noise transmitted by the structural route to the passenger compartment of a car through the application of material for sound absorption. The solutions for structure-borne noise attenuation are generally more complex to implement and require more time and cost as they have different links to other vehicle performance requirements as they are related to modifications that may include the structure, supports or mounts. Sound absorbing materials are used in automobiles with the aim of attenuating high frequency noise due to their characteristics. This study proposes the use of this type of material to attenuate noise of low and medium frequencies, predominant in structural noise, complementing the existing ones, in order to refine the vibroacoustic behavior of the vehicle. For the development of the methodology a steel prototype of a passenger compartment car was built and tests of Vibroacoustics Frequency Response Function. For validation of the methodology, tests were performed with and without sound absorbing blankets. It was observed in the tests performed that the application of sound absorption material significantly attenuates the structure-borne noise in the range of medium frequencies and that the developed methodology can help in the development of new proposals, comparative tests of materials, positioning and region of application of the blankets, contributing in the reduction of the time of development of solutions of proposals for refinement of the acoustic comfort in vehicles.Keywords: Structure borne noise. Acoustic comfort. Sound absorption. FRF.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisCAPESPUC MinasAdler PTIFiat Chrysler AutomobilesCosta, Rogério Gondim; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PucMinasVimieiro, Claysson Bruno Santos; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MinasFerreira, Tiago Simão; Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG - Campus Santa Luzia2018-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/44410.29069/forscience.2018v6n3.e444ForScience; v. 6, n. 3 (2018): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 6, n. 3 (2018): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2018v6n3reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/444/236Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:35Zmail@mail.com -
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Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
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Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
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