A utilização de jogos no ensino de matemática: uma experiência com alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Suélem Costa; Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) - Campus Itajubá.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Miranda, Thamara Kristina; Escola Estadual Monsenhor Alfredo Dohr, Lagoa da Prata, MG., Barbosa, Cirléia Pereira; Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Formiga, MG
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ForScience: revista científica do IFMG
Texto Completo: http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/365
Resumo: O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre a utilização do Jogo dos Sólidos Geométricos como recurso metodológico para o ensino de Matemática na Educação Básica. A proposta teve como objetivo principal fixar conceitos relacionados à temática - como reconhecer os sólidos geométricos e suas propriedades, e calcular o volume e a área total - de forma lúdica e atrativa. O jogo foi aplicado para uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Formiga (MG). Os resultados mostraram que o uso de jogos e situações desafiadoras, como recursos didáticos, possibilitaram um trabalho lúdico da Matemática na sala de aula. Além de ter a finalidade de fazer com que os alunos aprendam a matéria, os jogos também podem ser encarados como situações oportunas para trabalhar outras questões com os alunos, como socialização, cooperação, respeito, dentre outras.Palavras-chave: Relato de experiência. Jogos. Matemática. The use of games in mathematics teaching: an experience with middle school studentsAbstractThe current work presents the report of an experiment on the use of the Game of Geometric Solids as a methodological resource for the teaching of Mathematics in Basic Education. The main purpose of the proposal was to establish concepts related to the theme - how to recognize geometric solids and their properties, and to calculate volume and total area - in a playful and attractive way. The game was applied to a class of the 3rd year of High School of a school of the state network of the city of Formiga (MG). The results showed that the use of games and challenging situations, such as didactic resources, allow a playful work of Mathematics in the classroom. In addition to having the purpose of getting students to learn the subject, games can also be seen as appropriate situations to work on other issues with students, such as socialization, cooperation, respect, among others.Keywords: Experience report. Games. Mathematics.
id IFMG-1_ca7899d4999bd1892e28d9fd228d6a2e
oai_identifier_str oai:ojs.www.formiga.ifmg.edu.br:article/365
network_acronym_str IFMG-1
network_name_str ForScience: revista científica do IFMG
spelling A utilização de jogos no ensino de matemática: uma experiência com alunos do ensino médioMatemáticaRelato de experiência. Jogos. MatemáticaO presente trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre a utilização do Jogo dos Sólidos Geométricos como recurso metodológico para o ensino de Matemática na Educação Básica. A proposta teve como objetivo principal fixar conceitos relacionados à temática - como reconhecer os sólidos geométricos e suas propriedades, e calcular o volume e a área total - de forma lúdica e atrativa. O jogo foi aplicado para uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Formiga (MG). Os resultados mostraram que o uso de jogos e situações desafiadoras, como recursos didáticos, possibilitaram um trabalho lúdico da Matemática na sala de aula. Além de ter a finalidade de fazer com que os alunos aprendam a matéria, os jogos também podem ser encarados como situações oportunas para trabalhar outras questões com os alunos, como socialização, cooperação, respeito, dentre outras.Palavras-chave: Relato de experiência. Jogos. Matemática. The use of games in mathematics teaching: an experience with middle school studentsAbstractThe current work presents the report of an experiment on the use of the Game of Geometric Solids as a methodological resource for the teaching of Mathematics in Basic Education. The main purpose of the proposal was to establish concepts related to the theme - how to recognize geometric solids and their properties, and to calculate volume and total area - in a playful and attractive way. The game was applied to a class of the 3rd year of High School of a school of the state network of the city of Formiga (MG). The results showed that the use of games and challenging situations, such as didactic resources, allow a playful work of Mathematics in the classroom. In addition to having the purpose of getting students to learn the subject, games can also be seen as appropriate situations to work on other issues with students, such as socialization, cooperation, respect, among others.Keywords: Experience report. Games. Mathematics.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisBraz, Suélem Costa; Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) - Campus Itajubá.Miranda, Thamara Kristina; Escola Estadual Monsenhor Alfredo Dohr, Lagoa da Prata, MG.Barbosa, Cirléia Pereira; Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Formiga, MG2018-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/36510.29069/forscience.2018v6n1.e365ForScience; v. 6, n. 1 (2018): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 6, n. 1 (2018): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2018v6n1reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/365/213Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:35Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de jogos no ensino de matemática: uma experiência com alunos do ensino médio
title A utilização de jogos no ensino de matemática: uma experiência com alunos do ensino médio
spellingShingle A utilização de jogos no ensino de matemática: uma experiência com alunos do ensino médio
Braz, Suélem Costa; Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) - Campus Itajubá.
Matemática
Relato de experiência. Jogos. Matemática
title_short A utilização de jogos no ensino de matemática: uma experiência com alunos do ensino médio
title_full A utilização de jogos no ensino de matemática: uma experiência com alunos do ensino médio
title_fullStr A utilização de jogos no ensino de matemática: uma experiência com alunos do ensino médio
title_full_unstemmed A utilização de jogos no ensino de matemática: uma experiência com alunos do ensino médio
title_sort A utilização de jogos no ensino de matemática: uma experiência com alunos do ensino médio
author Braz, Suélem Costa; Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) - Campus Itajubá.
author_facet Braz, Suélem Costa; Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) - Campus Itajubá.
Miranda, Thamara Kristina; Escola Estadual Monsenhor Alfredo Dohr, Lagoa da Prata, MG.
Barbosa, Cirléia Pereira; Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Formiga, MG
author_role author
author2 Miranda, Thamara Kristina; Escola Estadual Monsenhor Alfredo Dohr, Lagoa da Prata, MG.
Barbosa, Cirléia Pereira; Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Formiga, MG
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Suélem Costa; Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) - Campus Itajubá.
Miranda, Thamara Kristina; Escola Estadual Monsenhor Alfredo Dohr, Lagoa da Prata, MG.
Barbosa, Cirléia Pereira; Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Formiga, MG
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Relato de experiência. Jogos. Matemática
topic Matemática
Relato de experiência. Jogos. Matemática
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre a utilização do Jogo dos Sólidos Geométricos como recurso metodológico para o ensino de Matemática na Educação Básica. A proposta teve como objetivo principal fixar conceitos relacionados à temática - como reconhecer os sólidos geométricos e suas propriedades, e calcular o volume e a área total - de forma lúdica e atrativa. O jogo foi aplicado para uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Formiga (MG). Os resultados mostraram que o uso de jogos e situações desafiadoras, como recursos didáticos, possibilitaram um trabalho lúdico da Matemática na sala de aula. Além de ter a finalidade de fazer com que os alunos aprendam a matéria, os jogos também podem ser encarados como situações oportunas para trabalhar outras questões com os alunos, como socialização, cooperação, respeito, dentre outras.Palavras-chave: Relato de experiência. Jogos. Matemática. The use of games in mathematics teaching: an experience with middle school studentsAbstractThe current work presents the report of an experiment on the use of the Game of Geometric Solids as a methodological resource for the teaching of Mathematics in Basic Education. The main purpose of the proposal was to establish concepts related to the theme - how to recognize geometric solids and their properties, and to calculate volume and total area - in a playful and attractive way. The game was applied to a class of the 3rd year of High School of a school of the state network of the city of Formiga (MG). The results showed that the use of games and challenging situations, such as didactic resources, allow a playful work of Mathematics in the classroom. In addition to having the purpose of getting students to learn the subject, games can also be seen as appropriate situations to work on other issues with students, such as socialization, cooperation, respect, among others.Keywords: Experience report. Games. Mathematics.
description O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre a utilização do Jogo dos Sólidos Geométricos como recurso metodológico para o ensino de Matemática na Educação Básica. A proposta teve como objetivo principal fixar conceitos relacionados à temática - como reconhecer os sólidos geométricos e suas propriedades, e calcular o volume e a área total - de forma lúdica e atrativa. O jogo foi aplicado para uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Formiga (MG). Os resultados mostraram que o uso de jogos e situações desafiadoras, como recursos didáticos, possibilitaram um trabalho lúdico da Matemática na sala de aula. Além de ter a finalidade de fazer com que os alunos aprendam a matéria, os jogos também podem ser encarados como situações oportunas para trabalhar outras questões com os alunos, como socialização, cooperação, respeito, dentre outras.Palavras-chave: Relato de experiência. Jogos. Matemática. The use of games in mathematics teaching: an experience with middle school studentsAbstractThe current work presents the report of an experiment on the use of the Game of Geometric Solids as a methodological resource for the teaching of Mathematics in Basic Education. The main purpose of the proposal was to establish concepts related to the theme - how to recognize geometric solids and their properties, and to calculate volume and total area - in a playful and attractive way. The game was applied to a class of the 3rd year of High School of a school of the state network of the city of Formiga (MG). The results showed that the use of games and challenging situations, such as didactic resources, allow a playful work of Mathematics in the classroom. In addition to having the purpose of getting students to learn the subject, games can also be seen as appropriate situations to work on other issues with students, such as socialization, cooperation, respect, among others.Keywords: Experience report. Games. Mathematics.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/365
10.29069/forscience.2018v6n1.e365
url http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/365
identifier_str_mv 10.29069/forscience.2018v6n1.e365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/365/213
dc.rights.driver.fl_str_mv Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.
Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.
Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv ForScience; v. 6, n. 1 (2018): Edição Regular em Fluxo Contínuo
ForScience; v. 6, n. 1 (2018): Edição Regular em Fluxo Contínuo
2318-6356
10.29069/forscience.2018v6n1
reponame:ForScience: revista científica do IFMG
instname:IFMG
instacron:IFMG
reponame_str ForScience: revista científica do IFMG
collection ForScience: revista científica do IFMG
instname_str IFMG
instacron_str IFMG
institution IFMG
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1661701897049866240