MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/443 |
Resumo: | Este artigo busca a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem em Química, e Formação de Professores, e que compôs parte do texto da pesquisa do trabalho de monografia intitulado: Modelos Didáticos de Professores Formadores do curso de Licenciatura em Química em Mato Grosso desenvolvido no semestre de 2017/1. Neste sentido, visando compreender as concepções explícitas e não explícitas, que configuraram o fazer pedagógico de cada docente, este estudo parte da problematização norteada pelas seguintes questões: qual a diferença entre um Químico pesquisador e um Químico professor de Química? E qual o modelo didático preponderante assumido por esses formadores de professores? Os participantes da pesquisa foram nove professores da área de referência do curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior no estado de Mato Grosso. Para o registro de informações se optou pela aplicação de um instrumento de identificação de provável modelo didático dos professores formadores da área de referência, e um questionário exploratório, e a observação participante. Entre os resultados se demonstra que os professores possuem modelo didático do tipo eclético, revelando, portanto, uma indefinição em suas visões do processo de ensino e aprendizagem em Química. |
id |
IFMT_28afec9fe77eb51790bffdd6a457c44d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/443 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSOFormação de Professores de QuímicaProfessores FormadoresModelos Didáticos.Este artigo busca a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem em Química, e Formação de Professores, e que compôs parte do texto da pesquisa do trabalho de monografia intitulado: Modelos Didáticos de Professores Formadores do curso de Licenciatura em Química em Mato Grosso desenvolvido no semestre de 2017/1. Neste sentido, visando compreender as concepções explícitas e não explícitas, que configuraram o fazer pedagógico de cada docente, este estudo parte da problematização norteada pelas seguintes questões: qual a diferença entre um Químico pesquisador e um Químico professor de Química? E qual o modelo didático preponderante assumido por esses formadores de professores? Os participantes da pesquisa foram nove professores da área de referência do curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior no estado de Mato Grosso. Para o registro de informações se optou pela aplicação de um instrumento de identificação de provável modelo didático dos professores formadores da área de referência, e um questionário exploratório, e a observação participante. Entre os resultados se demonstra que os professores possuem modelo didático do tipo eclético, revelando, portanto, uma indefinição em suas visões do processo de ensino e aprendizagem em Química.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/44310.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p594-609.id443Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 594-609Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 594-609Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 594-6092526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/443/229Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Marcel Thiago DamascenoGonçalves, Andreza Estéfane SilveiraAlves, Handerson RodrigoSoares, Elane Chaveiro2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/443Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO |
title |
MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO |
spellingShingle |
MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno Formação de Professores de Química Professores Formadores Modelos Didáticos. |
title_short |
MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO |
title_full |
MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO |
title_fullStr |
MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO |
title_full_unstemmed |
MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO |
title_sort |
MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO |
author |
Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
author_facet |
Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno Gonçalves, Andreza Estéfane Silveira Alves, Handerson Rodrigo Soares, Elane Chaveiro |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Andreza Estéfane Silveira Alves, Handerson Rodrigo Soares, Elane Chaveiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno Gonçalves, Andreza Estéfane Silveira Alves, Handerson Rodrigo Soares, Elane Chaveiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores de Química Professores Formadores Modelos Didáticos. |
topic |
Formação de Professores de Química Professores Formadores Modelos Didáticos. |
description |
Este artigo busca a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem em Química, e Formação de Professores, e que compôs parte do texto da pesquisa do trabalho de monografia intitulado: Modelos Didáticos de Professores Formadores do curso de Licenciatura em Química em Mato Grosso desenvolvido no semestre de 2017/1. Neste sentido, visando compreender as concepções explícitas e não explícitas, que configuraram o fazer pedagógico de cada docente, este estudo parte da problematização norteada pelas seguintes questões: qual a diferença entre um Químico pesquisador e um Químico professor de Química? E qual o modelo didático preponderante assumido por esses formadores de professores? Os participantes da pesquisa foram nove professores da área de referência do curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior no estado de Mato Grosso. Para o registro de informações se optou pela aplicação de um instrumento de identificação de provável modelo didático dos professores formadores da área de referência, e um questionário exploratório, e a observação participante. Entre os resultados se demonstra que os professores possuem modelo didático do tipo eclético, revelando, portanto, uma indefinição em suas visões do processo de ensino e aprendizagem em Química. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ciências Ciências Ciências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/443 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p594-609.id443 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/443 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p594-609.id443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/443/229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 594-609 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 594-609 Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 594-609 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724028239872 |