TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/68 |
Resumo: | Preocupações a respeito da incorporação e das transformações que as Tecnologias Digitais podem causar nas instituições de ensino de todos os graus e níveis foram molas propulsoras de um estudo maior que tem como um de seus objetivos: apresentar uma "fotografia" que retrate o “panorama” dos diferentes usos e contribuições das tecnologias digitais na formação de professores de Matemática e na Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Assim, metaforicamente a pesquisa que deu origem a esse artigo pode ser considerada um "zoom" entre outros tantos que irão compor tal "fotografia". E, metodologicamente ela situa-se dentro do paradigma qualitativo caracterizando-se como um estudo de caso. Pois, objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou investigar quais e como as tecnologias digitais são utilizadas por professores na Formação Inicial de um curso de licenciatura em Matemática em uma Universidade pública. Procuramos compreender que contribuições essas tecnologias trazem para o processo formativo dos futuros professores. Os dados foram produzidos por meio de questionário, de relatos dos professores durante na semana pedagógica realizada em 2015 e de nossa observação participante nos anos de 2014, 2015 e 2016. Os resultados indicaram que as principais tecnologias utilizadas pelos professores são: computador, data-show, calculadora, internet, celulares, vídeos, softwares e ambientes virtuais de aprendizagem. Verificou-se, ainda, que o modo como essas estão sendo usadas podem contribuir para formação inicial dos futuros professores, “rompendo” com ideias historicamente construídas de que a matemática é única, absoluta e símbolo de certeza. |
id |
IFMT_318653a61cfa15258d3e18d224489721 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/68 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOMEnsino de MatemáticaTecnologias DigitaisFormação Inicial de ProfessoresPreocupações a respeito da incorporação e das transformações que as Tecnologias Digitais podem causar nas instituições de ensino de todos os graus e níveis foram molas propulsoras de um estudo maior que tem como um de seus objetivos: apresentar uma "fotografia" que retrate o “panorama” dos diferentes usos e contribuições das tecnologias digitais na formação de professores de Matemática e na Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Assim, metaforicamente a pesquisa que deu origem a esse artigo pode ser considerada um "zoom" entre outros tantos que irão compor tal "fotografia". E, metodologicamente ela situa-se dentro do paradigma qualitativo caracterizando-se como um estudo de caso. Pois, objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou investigar quais e como as tecnologias digitais são utilizadas por professores na Formação Inicial de um curso de licenciatura em Matemática em uma Universidade pública. Procuramos compreender que contribuições essas tecnologias trazem para o processo formativo dos futuros professores. Os dados foram produzidos por meio de questionário, de relatos dos professores durante na semana pedagógica realizada em 2015 e de nossa observação participante nos anos de 2014, 2015 e 2016. Os resultados indicaram que as principais tecnologias utilizadas pelos professores são: computador, data-show, calculadora, internet, celulares, vídeos, softwares e ambientes virtuais de aprendizagem. Verificou-se, ainda, que o modo como essas estão sendo usadas podem contribuir para formação inicial dos futuros professores, “rompendo” com ideias historicamente construídas de que a matemática é única, absoluta e símbolo de certeza.Revista Prática Docente2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/6810.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p138-157.id68Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 138-157Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 138-157Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 138-1572526-214910.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/68/29Copyright (c) 2017 Revista Prática Docentehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Vanessa Suligo AraujoSouto, Daise Lago PereiraKochhann, Maria Elizabete Rambo2018-12-26T17:49:53Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/68Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:53Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM |
title |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM Lima, Vanessa Suligo Araujo Ensino de Matemática Tecnologias Digitais Formação Inicial de Professores |
title_short |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM |
title_full |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM |
title_sort |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM |
author |
Lima, Vanessa Suligo Araujo |
author_facet |
Lima, Vanessa Suligo Araujo Souto, Daise Lago Pereira Kochhann, Maria Elizabete Rambo |
author_role |
author |
author2 |
Souto, Daise Lago Pereira Kochhann, Maria Elizabete Rambo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Vanessa Suligo Araujo Souto, Daise Lago Pereira Kochhann, Maria Elizabete Rambo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Tecnologias Digitais Formação Inicial de Professores |
topic |
Ensino de Matemática Tecnologias Digitais Formação Inicial de Professores |
description |
Preocupações a respeito da incorporação e das transformações que as Tecnologias Digitais podem causar nas instituições de ensino de todos os graus e níveis foram molas propulsoras de um estudo maior que tem como um de seus objetivos: apresentar uma "fotografia" que retrate o “panorama” dos diferentes usos e contribuições das tecnologias digitais na formação de professores de Matemática e na Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Assim, metaforicamente a pesquisa que deu origem a esse artigo pode ser considerada um "zoom" entre outros tantos que irão compor tal "fotografia". E, metodologicamente ela situa-se dentro do paradigma qualitativo caracterizando-se como um estudo de caso. Pois, objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou investigar quais e como as tecnologias digitais são utilizadas por professores na Formação Inicial de um curso de licenciatura em Matemática em uma Universidade pública. Procuramos compreender que contribuições essas tecnologias trazem para o processo formativo dos futuros professores. Os dados foram produzidos por meio de questionário, de relatos dos professores durante na semana pedagógica realizada em 2015 e de nossa observação participante nos anos de 2014, 2015 e 2016. Os resultados indicaram que as principais tecnologias utilizadas pelos professores são: computador, data-show, calculadora, internet, celulares, vídeos, softwares e ambientes virtuais de aprendizagem. Verificou-se, ainda, que o modo como essas estão sendo usadas podem contribuir para formação inicial dos futuros professores, “rompendo” com ideias historicamente construídas de que a matemática é única, absoluta e símbolo de certeza. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Matemática Matemática Matemática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/68 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p138-157.id68 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/68 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p138-157.id68 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/68/29 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 138-157 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 138-157 Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 138-157 2526-2149 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723445231616 |