TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Vanessa Suligo Araujo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souto, Daise Lago Pereira, Kochhann, Maria Elizabete Rambo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/68
Resumo: Preocupações a respeito da incorporação e das transformações que as Tecnologias Digitais podem causar nas instituições de ensino de todos os graus e níveis foram molas propulsoras de um estudo maior que tem como um de seus objetivos: apresentar uma "fotografia" que retrate o “panorama” dos diferentes usos e contribuições das tecnologias digitais na formação de professores de Matemática e na Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Assim, metaforicamente a pesquisa que deu origem a esse artigo pode ser considerada um "zoom" entre outros tantos que irão compor tal "fotografia". E, metodologicamente ela situa-se dentro do paradigma qualitativo caracterizando-se como um estudo de caso. Pois, objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou investigar quais e como as tecnologias digitais são utilizadas por professores na Formação Inicial de um curso de licenciatura em Matemática em uma Universidade pública. Procuramos compreender que contribuições essas tecnologias trazem para o processo formativo dos futuros professores. Os dados foram produzidos por meio de questionário, de relatos dos professores durante na semana pedagógica realizada em 2015 e de nossa observação participante nos anos de 2014, 2015 e 2016. Os resultados indicaram que as principais tecnologias utilizadas pelos professores são: computador, data-show, calculadora, internet, celulares, vídeos, softwares e ambientes virtuais de aprendizagem. Verificou-se, ainda, que o modo como essas estão sendo usadas podem contribuir para formação inicial dos futuros professores, “rompendo” com ideias historicamente construídas de que a matemática é única, absoluta e símbolo de certeza.
id IFMT_318653a61cfa15258d3e18d224489721
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/68
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOMEnsino de MatemáticaTecnologias DigitaisFormação Inicial de ProfessoresPreocupações a respeito da incorporação e das transformações que as Tecnologias Digitais podem causar nas instituições de ensino de todos os graus e níveis foram molas propulsoras de um estudo maior que tem como um de seus objetivos: apresentar uma "fotografia" que retrate o “panorama” dos diferentes usos e contribuições das tecnologias digitais na formação de professores de Matemática e na Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Assim, metaforicamente a pesquisa que deu origem a esse artigo pode ser considerada um "zoom" entre outros tantos que irão compor tal "fotografia". E, metodologicamente ela situa-se dentro do paradigma qualitativo caracterizando-se como um estudo de caso. Pois, objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou investigar quais e como as tecnologias digitais são utilizadas por professores na Formação Inicial de um curso de licenciatura em Matemática em uma Universidade pública. Procuramos compreender que contribuições essas tecnologias trazem para o processo formativo dos futuros professores. Os dados foram produzidos por meio de questionário, de relatos dos professores durante na semana pedagógica realizada em 2015 e de nossa observação participante nos anos de 2014, 2015 e 2016. Os resultados indicaram que as principais tecnologias utilizadas pelos professores são: computador, data-show, calculadora, internet, celulares, vídeos, softwares e ambientes virtuais de aprendizagem. Verificou-se, ainda, que o modo como essas estão sendo usadas podem contribuir para formação inicial dos futuros professores, “rompendo” com ideias historicamente construídas de que a matemática é única, absoluta e símbolo de certeza.Revista Prática Docente2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/6810.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p138-157.id68Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 138-157Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 138-157Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 138-1572526-214910.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/68/29Copyright (c) 2017 Revista Prática Docentehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Vanessa Suligo AraujoSouto, Daise Lago PereiraKochhann, Maria Elizabete Rambo2018-12-26T17:49:53Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/68Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:53Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM
title TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM
spellingShingle TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM
Lima, Vanessa Suligo Araujo
Ensino de Matemática
Tecnologias Digitais
Formação Inicial de Professores
title_short TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM
title_full TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM
title_fullStr TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM
title_sort TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM
author Lima, Vanessa Suligo Araujo
author_facet Lima, Vanessa Suligo Araujo
Souto, Daise Lago Pereira
Kochhann, Maria Elizabete Rambo
author_role author
author2 Souto, Daise Lago Pereira
Kochhann, Maria Elizabete Rambo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Vanessa Suligo Araujo
Souto, Daise Lago Pereira
Kochhann, Maria Elizabete Rambo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Tecnologias Digitais
Formação Inicial de Professores
topic Ensino de Matemática
Tecnologias Digitais
Formação Inicial de Professores
description Preocupações a respeito da incorporação e das transformações que as Tecnologias Digitais podem causar nas instituições de ensino de todos os graus e níveis foram molas propulsoras de um estudo maior que tem como um de seus objetivos: apresentar uma "fotografia" que retrate o “panorama” dos diferentes usos e contribuições das tecnologias digitais na formação de professores de Matemática e na Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Assim, metaforicamente a pesquisa que deu origem a esse artigo pode ser considerada um "zoom" entre outros tantos que irão compor tal "fotografia". E, metodologicamente ela situa-se dentro do paradigma qualitativo caracterizando-se como um estudo de caso. Pois, objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou investigar quais e como as tecnologias digitais são utilizadas por professores na Formação Inicial de um curso de licenciatura em Matemática em uma Universidade pública. Procuramos compreender que contribuições essas tecnologias trazem para o processo formativo dos futuros professores. Os dados foram produzidos por meio de questionário, de relatos dos professores durante na semana pedagógica realizada em 2015 e de nossa observação participante nos anos de 2014, 2015 e 2016. Os resultados indicaram que as principais tecnologias utilizadas pelos professores são: computador, data-show, calculadora, internet, celulares, vídeos, softwares e ambientes virtuais de aprendizagem. Verificou-se, ainda, que o modo como essas estão sendo usadas podem contribuir para formação inicial dos futuros professores, “rompendo” com ideias historicamente construídas de que a matemática é única, absoluta e símbolo de certeza.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Matemática
Matemática
Matemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/68
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p138-157.id68
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/68
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p138-157.id68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/68/29
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 138-157
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 138-157
Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 138-157
2526-2149
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723445231616