LITERATURA, SALA DE AULA E AS PALAVRAS PONTIAGUDAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/71 |
Resumo: | Neste artigo estão presentes apontamentos inerentes a fragmentos literários, como ferramentas para abordagens dialogadas e suas possibilidades críticas de aprendizado. Privilegiamos o contexto do Ensino Médio, por apresentar-se como momento importante da vida estudantil, ao proporcionar aberturas mais amplas para o conhecimento e questionamento de mundo. O texto literário aqui é encarado como provocador de perspectivas histórico-sociais, para além das especificidades estruturadoras da linguagem. Para isso, recorremos a autores e obras cujas propostas escriturais não pertencem a um mesmo espaço-tempo, nem ao mesmo gênero em dois dos casos, haja vista que nosso objetivo é, antes de tudo, discorrer sobre alternativas de leitura. Os trechos analisados, portanto, pertencem a Glossário, poema de Narlan Matos; Memórias póstumas de Brás Cubas, romance de Machado de Assis; Tenda dos milagres, romance de Jorge Amado; Quarto de despejo, diário de Carolina Maria de Jesus; Cidade de Deus, romance de Paulo Lins. A partir dessas composições da arte literária, construímos uma via de discussão sobre os meandros inconclusivos da sala de aula. |
id |
IFMT_43d89e396bfa2a7dd057c829086580c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/71 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERATURA, SALA DE AULA E AS PALAVRAS PONTIAGUDASLiteratura brasileiraPerspectivaEnsino MédioNeste artigo estão presentes apontamentos inerentes a fragmentos literários, como ferramentas para abordagens dialogadas e suas possibilidades críticas de aprendizado. Privilegiamos o contexto do Ensino Médio, por apresentar-se como momento importante da vida estudantil, ao proporcionar aberturas mais amplas para o conhecimento e questionamento de mundo. O texto literário aqui é encarado como provocador de perspectivas histórico-sociais, para além das especificidades estruturadoras da linguagem. Para isso, recorremos a autores e obras cujas propostas escriturais não pertencem a um mesmo espaço-tempo, nem ao mesmo gênero em dois dos casos, haja vista que nosso objetivo é, antes de tudo, discorrer sobre alternativas de leitura. Os trechos analisados, portanto, pertencem a Glossário, poema de Narlan Matos; Memórias póstumas de Brás Cubas, romance de Machado de Assis; Tenda dos milagres, romance de Jorge Amado; Quarto de despejo, diário de Carolina Maria de Jesus; Cidade de Deus, romance de Paulo Lins. A partir dessas composições da arte literária, construímos uma via de discussão sobre os meandros inconclusivos da sala de aula.Revista Prática Docente2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguagensLinguagensLinguagensapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/7110.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p216-228.id71Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 216-228Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 216-228Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 216-2282526-214910.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/71/33Copyright (c) 2017 Revista Prática Docenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Adenilson de Barros de2018-12-26T17:49:53Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/71Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:53Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA, SALA DE AULA E AS PALAVRAS PONTIAGUDAS |
title |
LITERATURA, SALA DE AULA E AS PALAVRAS PONTIAGUDAS |
spellingShingle |
LITERATURA, SALA DE AULA E AS PALAVRAS PONTIAGUDAS Albuquerque, Adenilson de Barros de Literatura brasileira Perspectiva Ensino Médio |
title_short |
LITERATURA, SALA DE AULA E AS PALAVRAS PONTIAGUDAS |
title_full |
LITERATURA, SALA DE AULA E AS PALAVRAS PONTIAGUDAS |
title_fullStr |
LITERATURA, SALA DE AULA E AS PALAVRAS PONTIAGUDAS |
title_full_unstemmed |
LITERATURA, SALA DE AULA E AS PALAVRAS PONTIAGUDAS |
title_sort |
LITERATURA, SALA DE AULA E AS PALAVRAS PONTIAGUDAS |
author |
Albuquerque, Adenilson de Barros de |
author_facet |
Albuquerque, Adenilson de Barros de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Adenilson de Barros de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura brasileira Perspectiva Ensino Médio |
topic |
Literatura brasileira Perspectiva Ensino Médio |
description |
Neste artigo estão presentes apontamentos inerentes a fragmentos literários, como ferramentas para abordagens dialogadas e suas possibilidades críticas de aprendizado. Privilegiamos o contexto do Ensino Médio, por apresentar-se como momento importante da vida estudantil, ao proporcionar aberturas mais amplas para o conhecimento e questionamento de mundo. O texto literário aqui é encarado como provocador de perspectivas histórico-sociais, para além das especificidades estruturadoras da linguagem. Para isso, recorremos a autores e obras cujas propostas escriturais não pertencem a um mesmo espaço-tempo, nem ao mesmo gênero em dois dos casos, haja vista que nosso objetivo é, antes de tudo, discorrer sobre alternativas de leitura. Os trechos analisados, portanto, pertencem a Glossário, poema de Narlan Matos; Memórias póstumas de Brás Cubas, romance de Machado de Assis; Tenda dos milagres, romance de Jorge Amado; Quarto de despejo, diário de Carolina Maria de Jesus; Cidade de Deus, romance de Paulo Lins. A partir dessas composições da arte literária, construímos uma via de discussão sobre os meandros inconclusivos da sala de aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Linguagens Linguagens Linguagens |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/71 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p216-228.id71 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/71 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p216-228.id71 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/71/33 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 216-228 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 216-228 Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 216-228 2526-2149 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723447328768 |