O DOCENTE E SUA CONSTANTE RECONSTRUÇÃO DE SABERES: O JOGO COMO FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DE SUA PRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diogo da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lorencini Junior, Alvaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/608
Resumo: Resumo: Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de atividade interativa envolvendo um jogo didático sobre alimentos com os alunos do Ensino Médio nas aulas de Biologia de uma escola do município de Rolândia/PR em que se aplicou primeiramente um questionário investigando os modos alimentares e a frequência de atividades físicas. Os resultados obtidos foram discutidos à luz do envolvimento dos alunos neste jogo interativo e dos referenciais de formação de professores que indicaram que a participação expressiva dos alunos fez com que o professor refletisse sobre a sua prática numa relação em que o aperfeiçoamento do ensino do professor dependeu da efetiva aprendizagem dos alunos.Palavras-chave: Formação Docente, Saberes Docentes, Jogo Didático.. Abstract: This article aims to report an interactive activity experience involving a didactic game about food with high school students in the Biology classes of a school at city Rolândia / PR in which a questionnaire was first applied to investigate dietary modes and frequency physical activities. The results obtained were discussed in the light of the students' involvement in this interactive game and the teacher training references that indicated that the expressive participation of the students made the teacher reflect on his practice in a relationship in which the improvement of the teacher's teaching depended effective student learning.Keywords: Teacher Education, Teaching Knowledge, Didactic Game.
id IFMT_69727a518c3e1df118487a39aebeb715
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/608
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling O DOCENTE E SUA CONSTANTE RECONSTRUÇÃO DE SABERES: O JOGO COMO FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DE SUA PRÁTICASaberes docentesRessignificação do currículoJogo.Resumo: Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de atividade interativa envolvendo um jogo didático sobre alimentos com os alunos do Ensino Médio nas aulas de Biologia de uma escola do município de Rolândia/PR em que se aplicou primeiramente um questionário investigando os modos alimentares e a frequência de atividades físicas. Os resultados obtidos foram discutidos à luz do envolvimento dos alunos neste jogo interativo e dos referenciais de formação de professores que indicaram que a participação expressiva dos alunos fez com que o professor refletisse sobre a sua prática numa relação em que o aperfeiçoamento do ensino do professor dependeu da efetiva aprendizagem dos alunos.Palavras-chave: Formação Docente, Saberes Docentes, Jogo Didático.. Abstract: This article aims to report an interactive activity experience involving a didactic game about food with high school students in the Biology classes of a school at city Rolândia / PR in which a questionnaire was first applied to investigate dietary modes and frequency physical activities. The results obtained were discussed in the light of the students' involvement in this interactive game and the teacher training references that indicated that the expressive participation of the students made the teacher reflect on his practice in a relationship in which the improvement of the teacher's teaching depended effective student learning.Keywords: Teacher Education, Teaching Knowledge, Didactic Game.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/60810.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p289-305.id608Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 289-305Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 289-305Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 289-3052526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/608/271Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Diogo daLorencini Junior, Alvaro2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/608Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O DOCENTE E SUA CONSTANTE RECONSTRUÇÃO DE SABERES: O JOGO COMO FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DE SUA PRÁTICA
title O DOCENTE E SUA CONSTANTE RECONSTRUÇÃO DE SABERES: O JOGO COMO FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DE SUA PRÁTICA
spellingShingle O DOCENTE E SUA CONSTANTE RECONSTRUÇÃO DE SABERES: O JOGO COMO FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DE SUA PRÁTICA
Silva, Diogo da
Saberes docentes
Ressignificação do currículo
Jogo.
title_short O DOCENTE E SUA CONSTANTE RECONSTRUÇÃO DE SABERES: O JOGO COMO FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DE SUA PRÁTICA
title_full O DOCENTE E SUA CONSTANTE RECONSTRUÇÃO DE SABERES: O JOGO COMO FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DE SUA PRÁTICA
title_fullStr O DOCENTE E SUA CONSTANTE RECONSTRUÇÃO DE SABERES: O JOGO COMO FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DE SUA PRÁTICA
title_full_unstemmed O DOCENTE E SUA CONSTANTE RECONSTRUÇÃO DE SABERES: O JOGO COMO FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DE SUA PRÁTICA
title_sort O DOCENTE E SUA CONSTANTE RECONSTRUÇÃO DE SABERES: O JOGO COMO FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DE SUA PRÁTICA
author Silva, Diogo da
author_facet Silva, Diogo da
Lorencini Junior, Alvaro
author_role author
author2 Lorencini Junior, Alvaro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diogo da
Lorencini Junior, Alvaro
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes
Ressignificação do currículo
Jogo.
topic Saberes docentes
Ressignificação do currículo
Jogo.
description Resumo: Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de atividade interativa envolvendo um jogo didático sobre alimentos com os alunos do Ensino Médio nas aulas de Biologia de uma escola do município de Rolândia/PR em que se aplicou primeiramente um questionário investigando os modos alimentares e a frequência de atividades físicas. Os resultados obtidos foram discutidos à luz do envolvimento dos alunos neste jogo interativo e dos referenciais de formação de professores que indicaram que a participação expressiva dos alunos fez com que o professor refletisse sobre a sua prática numa relação em que o aperfeiçoamento do ensino do professor dependeu da efetiva aprendizagem dos alunos.Palavras-chave: Formação Docente, Saberes Docentes, Jogo Didático.. Abstract: This article aims to report an interactive activity experience involving a didactic game about food with high school students in the Biology classes of a school at city Rolândia / PR in which a questionnaire was first applied to investigate dietary modes and frequency physical activities. The results obtained were discussed in the light of the students' involvement in this interactive game and the teacher training references that indicated that the expressive participation of the students made the teacher reflect on his practice in a relationship in which the improvement of the teacher's teaching depended effective student learning.Keywords: Teacher Education, Teaching Knowledge, Didactic Game.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/608
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p289-305.id608
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/608
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p289-305.id608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/608/271
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 289-305
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 289-305
Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 289-305
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724110028800