UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sara Barbosa dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Elson Silva de, Cordeiro, Rogério Soares, Martins, Jesuíno da Silva Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/493
Resumo: A Alfabetização Científica (AC) vem sendo apontada na literatura como condição fundamental para que os indivíduos desenvolvam competências e habilidades necessárias para agir de forma crítica, consciente e autônoma na sociedade contemporânea. Partindo disso, este trabalho, do tipo bibliométrico, objetivou traçar um panorama sobre a temática da AC por meio do levantamento bibliográfico da produção acadêmica disponibilizada gratuitamente no Google Acadêmico, destacando a evolução cronológica, as principais fontes de publicação, os autores que mais produziram e as palavras-chave mais citadas. A pesquisa possibilitou gerar evidências generalizáveis sobre a Alfabetização Científica, conhecer o perfil da produção acadêmica sobre a temática e fornecer subsídios para trabalhos futuros sobre o assunto. Identificou-se que houve um salto na publicação de trabalhos sobre a temática a partir dos anos 2000. É expressiva a multiplicidade de fontes onde os trabalhos vêm sendo publicados.  Há um pequeno grupo de autores com tradição de publicação na área, considerando a significativa quantidade de autores associados a apenas um único artigo. O conjunto de palavras-chave extraídas apresentou alta variedade e os três autores com maior número de publicação, na amostra analisada, foram: Sasseron, Lorenzetti, Fachín-Terán.
id IFMT_787a0f6a82c5a9b2f891396aa09da72a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/493
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICOEnsino de CiênciasBase de dadosBibliometriaGoogle Scholar.A Alfabetização Científica (AC) vem sendo apontada na literatura como condição fundamental para que os indivíduos desenvolvam competências e habilidades necessárias para agir de forma crítica, consciente e autônoma na sociedade contemporânea. Partindo disso, este trabalho, do tipo bibliométrico, objetivou traçar um panorama sobre a temática da AC por meio do levantamento bibliográfico da produção acadêmica disponibilizada gratuitamente no Google Acadêmico, destacando a evolução cronológica, as principais fontes de publicação, os autores que mais produziram e as palavras-chave mais citadas. A pesquisa possibilitou gerar evidências generalizáveis sobre a Alfabetização Científica, conhecer o perfil da produção acadêmica sobre a temática e fornecer subsídios para trabalhos futuros sobre o assunto. Identificou-se que houve um salto na publicação de trabalhos sobre a temática a partir dos anos 2000. É expressiva a multiplicidade de fontes onde os trabalhos vêm sendo publicados.  Há um pequeno grupo de autores com tradição de publicação na área, considerando a significativa quantidade de autores associados a apenas um único artigo. O conjunto de palavras-chave extraídas apresentou alta variedade e os três autores com maior número de publicação, na amostra analisada, foram: Sasseron, Lorenzetti, Fachín-Terán.Revista Prática Docente2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/49310.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p641-652.id493Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 641-652Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 641-652Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 641-6522526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/493/241Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sara Barbosa dosSousa, Elson Silva deCordeiro, Rogério SoaresMartins, Jesuíno da Silva Costa2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/493Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO
title UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO
spellingShingle UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO
Santos, Sara Barbosa dos
Ensino de Ciências
Base de dados
Bibliometria
Google Scholar.
title_short UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO
title_full UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO
title_fullStr UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO
title_full_unstemmed UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO
title_sort UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO
author Santos, Sara Barbosa dos
author_facet Santos, Sara Barbosa dos
Sousa, Elson Silva de
Cordeiro, Rogério Soares
Martins, Jesuíno da Silva Costa
author_role author
author2 Sousa, Elson Silva de
Cordeiro, Rogério Soares
Martins, Jesuíno da Silva Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sara Barbosa dos
Sousa, Elson Silva de
Cordeiro, Rogério Soares
Martins, Jesuíno da Silva Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Base de dados
Bibliometria
Google Scholar.
topic Ensino de Ciências
Base de dados
Bibliometria
Google Scholar.
description A Alfabetização Científica (AC) vem sendo apontada na literatura como condição fundamental para que os indivíduos desenvolvam competências e habilidades necessárias para agir de forma crítica, consciente e autônoma na sociedade contemporânea. Partindo disso, este trabalho, do tipo bibliométrico, objetivou traçar um panorama sobre a temática da AC por meio do levantamento bibliográfico da produção acadêmica disponibilizada gratuitamente no Google Acadêmico, destacando a evolução cronológica, as principais fontes de publicação, os autores que mais produziram e as palavras-chave mais citadas. A pesquisa possibilitou gerar evidências generalizáveis sobre a Alfabetização Científica, conhecer o perfil da produção acadêmica sobre a temática e fornecer subsídios para trabalhos futuros sobre o assunto. Identificou-se que houve um salto na publicação de trabalhos sobre a temática a partir dos anos 2000. É expressiva a multiplicidade de fontes onde os trabalhos vêm sendo publicados.  Há um pequeno grupo de autores com tradição de publicação na área, considerando a significativa quantidade de autores associados a apenas um único artigo. O conjunto de palavras-chave extraídas apresentou alta variedade e os três autores com maior número de publicação, na amostra analisada, foram: Sasseron, Lorenzetti, Fachín-Terán.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/493
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p641-652.id493
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/493
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p641-652.id493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/493/241
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 641-652
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 641-652
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 641-652
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724048162816