UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/493 |
Resumo: | A Alfabetização Científica (AC) vem sendo apontada na literatura como condição fundamental para que os indivíduos desenvolvam competências e habilidades necessárias para agir de forma crítica, consciente e autônoma na sociedade contemporânea. Partindo disso, este trabalho, do tipo bibliométrico, objetivou traçar um panorama sobre a temática da AC por meio do levantamento bibliográfico da produção acadêmica disponibilizada gratuitamente no Google Acadêmico, destacando a evolução cronológica, as principais fontes de publicação, os autores que mais produziram e as palavras-chave mais citadas. A pesquisa possibilitou gerar evidências generalizáveis sobre a Alfabetização Científica, conhecer o perfil da produção acadêmica sobre a temática e fornecer subsídios para trabalhos futuros sobre o assunto. Identificou-se que houve um salto na publicação de trabalhos sobre a temática a partir dos anos 2000. É expressiva a multiplicidade de fontes onde os trabalhos vêm sendo publicados. Há um pequeno grupo de autores com tradição de publicação na área, considerando a significativa quantidade de autores associados a apenas um único artigo. O conjunto de palavras-chave extraídas apresentou alta variedade e os três autores com maior número de publicação, na amostra analisada, foram: Sasseron, Lorenzetti, Fachín-Terán. |
id |
IFMT_787a0f6a82c5a9b2f891396aa09da72a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/493 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICOEnsino de CiênciasBase de dadosBibliometriaGoogle Scholar.A Alfabetização Científica (AC) vem sendo apontada na literatura como condição fundamental para que os indivíduos desenvolvam competências e habilidades necessárias para agir de forma crítica, consciente e autônoma na sociedade contemporânea. Partindo disso, este trabalho, do tipo bibliométrico, objetivou traçar um panorama sobre a temática da AC por meio do levantamento bibliográfico da produção acadêmica disponibilizada gratuitamente no Google Acadêmico, destacando a evolução cronológica, as principais fontes de publicação, os autores que mais produziram e as palavras-chave mais citadas. A pesquisa possibilitou gerar evidências generalizáveis sobre a Alfabetização Científica, conhecer o perfil da produção acadêmica sobre a temática e fornecer subsídios para trabalhos futuros sobre o assunto. Identificou-se que houve um salto na publicação de trabalhos sobre a temática a partir dos anos 2000. É expressiva a multiplicidade de fontes onde os trabalhos vêm sendo publicados. Há um pequeno grupo de autores com tradição de publicação na área, considerando a significativa quantidade de autores associados a apenas um único artigo. O conjunto de palavras-chave extraídas apresentou alta variedade e os três autores com maior número de publicação, na amostra analisada, foram: Sasseron, Lorenzetti, Fachín-Terán.Revista Prática Docente2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/49310.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p641-652.id493Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 641-652Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 641-652Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 641-6522526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/493/241Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sara Barbosa dosSousa, Elson Silva deCordeiro, Rogério SoaresMartins, Jesuíno da Silva Costa2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/493Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO |
title |
UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO |
spellingShingle |
UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO Santos, Sara Barbosa dos Ensino de Ciências Base de dados Bibliometria Google Scholar. |
title_short |
UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO |
title_full |
UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO |
title_fullStr |
UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO |
title_full_unstemmed |
UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO |
title_sort |
UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO |
author |
Santos, Sara Barbosa dos |
author_facet |
Santos, Sara Barbosa dos Sousa, Elson Silva de Cordeiro, Rogério Soares Martins, Jesuíno da Silva Costa |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Elson Silva de Cordeiro, Rogério Soares Martins, Jesuíno da Silva Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sara Barbosa dos Sousa, Elson Silva de Cordeiro, Rogério Soares Martins, Jesuíno da Silva Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Base de dados Bibliometria Google Scholar. |
topic |
Ensino de Ciências Base de dados Bibliometria Google Scholar. |
description |
A Alfabetização Científica (AC) vem sendo apontada na literatura como condição fundamental para que os indivíduos desenvolvam competências e habilidades necessárias para agir de forma crítica, consciente e autônoma na sociedade contemporânea. Partindo disso, este trabalho, do tipo bibliométrico, objetivou traçar um panorama sobre a temática da AC por meio do levantamento bibliográfico da produção acadêmica disponibilizada gratuitamente no Google Acadêmico, destacando a evolução cronológica, as principais fontes de publicação, os autores que mais produziram e as palavras-chave mais citadas. A pesquisa possibilitou gerar evidências generalizáveis sobre a Alfabetização Científica, conhecer o perfil da produção acadêmica sobre a temática e fornecer subsídios para trabalhos futuros sobre o assunto. Identificou-se que houve um salto na publicação de trabalhos sobre a temática a partir dos anos 2000. É expressiva a multiplicidade de fontes onde os trabalhos vêm sendo publicados. Há um pequeno grupo de autores com tradição de publicação na área, considerando a significativa quantidade de autores associados a apenas um único artigo. O conjunto de palavras-chave extraídas apresentou alta variedade e os três autores com maior número de publicação, na amostra analisada, foram: Sasseron, Lorenzetti, Fachín-Terán. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ciências Ciências Ciências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/493 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p641-652.id493 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/493 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p641-652.id493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/493/241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 641-652 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 641-652 Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 641-652 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724048162816 |