INTEGRANDO EDUCOMUNICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR SUSTENTABILIDADE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaminski, Márcia Regina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Denis Antônio, Boscarioli, Clodis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/259
Resumo: Resumo: Considerando a relevância que representam, Sustentabilidade e Alimentação Saudável são temas frequentemente discutidos no ambiente escolar. Todavia, mais que apenas abordar esses assuntos, é preciso auxiliar os estudantes a atribuir-lhes significado, de modo que o aprendizado passe a ser observado em atitudes cotidianas compatíveis. Assim, buscando uma abordagem significativa desses conteúdos curriculares, este artigo descreve uma experiência realizada em uma escola pública municipal com 53 alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, com os quais foram abordados os temas Sustentabilidade e Alimentação Saudável em um projeto que incluiu dez aulas sequenciais desenvolvidas no Laboratório de Informática e no pátio da escola. As atividades compreenderam o trabalho com Educomunicação por meio da discussão de reportagens televisivas, gamificação por meio de um caça QR Code e de uma atividade com Kahoot e do protagonismo dos estudantes, que após as atividades iniciais desenvolveram uma campanha de conscientização na escola. A motivação e o engajamento dos estudantes em desempenhar as atividades estão entre os principais resultados alcançados e, em consequência disso, ocorreu a melhor compreensão dos conteúdos, que refletiu em mudanças de atitudes em relação aos cuidados com o meio ambiente e com a alimentação saudável, que puderam ser observadas no cotidiano escolar e familiar.Palavras-chave: Educomunicação. Gamificação. Protagonismo estudantil. Educação básica. Tecnologias digitais. Abstract: Sustainability and Healthy Eating are important topics that are often discussed in the school environment. However, rather than just addressing these issues, it is necessary to help students attribute meaning to them, so that learning can be observed in compatible attitudes daily. This article describes a practice carried out in a municipal public school with 53 students in the 5th year of elementary school, with which the topics Sustainability and Healthy Eating were approached in a project that comprised ten sequential classes developed in the Computer Laboratory and in the school yard. The activities included the work with educommunication through the discussion of television reports, gamification through a QR Code hunting and an activity with Kahoot and the protagonism of the students, who after the initial activities developed an awareness campaign on the topic in the school. The students' motivation and commitment to perform the activities are among the main results achieved and, consequently, a better understanding of the contents occurred, reflecting changes in attitudes towards the care of the environment and healthy eating that could be observed in school and family life.Keywords: Educommunication. Gamification. Student protagonism. Basic education. Digital technologies.
id IFMT_844eb29e5587bb6165a7e2722d7d145b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/259
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling INTEGRANDO EDUCOMUNICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR SUSTENTABILIDADE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALEducomunicaçãoGamificaçãoProtagonismo estudantilEducação básicaTecnologias digitais.Resumo: Considerando a relevância que representam, Sustentabilidade e Alimentação Saudável são temas frequentemente discutidos no ambiente escolar. Todavia, mais que apenas abordar esses assuntos, é preciso auxiliar os estudantes a atribuir-lhes significado, de modo que o aprendizado passe a ser observado em atitudes cotidianas compatíveis. Assim, buscando uma abordagem significativa desses conteúdos curriculares, este artigo descreve uma experiência realizada em uma escola pública municipal com 53 alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, com os quais foram abordados os temas Sustentabilidade e Alimentação Saudável em um projeto que incluiu dez aulas sequenciais desenvolvidas no Laboratório de Informática e no pátio da escola. As atividades compreenderam o trabalho com Educomunicação por meio da discussão de reportagens televisivas, gamificação por meio de um caça QR Code e de uma atividade com Kahoot e do protagonismo dos estudantes, que após as atividades iniciais desenvolveram uma campanha de conscientização na escola. A motivação e o engajamento dos estudantes em desempenhar as atividades estão entre os principais resultados alcançados e, em consequência disso, ocorreu a melhor compreensão dos conteúdos, que refletiu em mudanças de atitudes em relação aos cuidados com o meio ambiente e com a alimentação saudável, que puderam ser observadas no cotidiano escolar e familiar.Palavras-chave: Educomunicação. Gamificação. Protagonismo estudantil. Educação básica. Tecnologias digitais. Abstract: Sustainability and Healthy Eating are important topics that are often discussed in the school environment. However, rather than just addressing these issues, it is necessary to help students attribute meaning to them, so that learning can be observed in compatible attitudes daily. This article describes a practice carried out in a municipal public school with 53 students in the 5th year of elementary school, with which the topics Sustainability and Healthy Eating were approached in a project that comprised ten sequential classes developed in the Computer Laboratory and in the school yard. The activities included the work with educommunication through the discussion of television reports, gamification through a QR Code hunting and an activity with Kahoot and the protagonism of the students, who after the initial activities developed an awareness campaign on the topic in the school. The students' motivation and commitment to perform the activities are among the main results achieved and, consequently, a better understanding of the contents occurred, reflecting changes in attitudes towards the care of the environment and healthy eating that could be observed in school and family life.Keywords: Educommunication. Gamification. Student protagonism. Basic education. Digital technologies.Revista Prática Docente2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/25910.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p595-609.id259Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 595-609Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 595-609Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 595-6092526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/259/98Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKaminski, Márcia ReginaSilva, Denis AntônioBoscarioli, Clodis2018-12-26T18:15:57Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/259Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T18:15:57Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv INTEGRANDO EDUCOMUNICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR SUSTENTABILIDADE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title INTEGRANDO EDUCOMUNICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR SUSTENTABILIDADE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle INTEGRANDO EDUCOMUNICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR SUSTENTABILIDADE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Kaminski, Márcia Regina
Educomunicação
Gamificação
Protagonismo estudantil
Educação básica
Tecnologias digitais.
title_short INTEGRANDO EDUCOMUNICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR SUSTENTABILIDADE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full INTEGRANDO EDUCOMUNICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR SUSTENTABILIDADE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr INTEGRANDO EDUCOMUNICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR SUSTENTABILIDADE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed INTEGRANDO EDUCOMUNICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR SUSTENTABILIDADE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort INTEGRANDO EDUCOMUNICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR SUSTENTABILIDADE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Kaminski, Márcia Regina
author_facet Kaminski, Márcia Regina
Silva, Denis Antônio
Boscarioli, Clodis
author_role author
author2 Silva, Denis Antônio
Boscarioli, Clodis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaminski, Márcia Regina
Silva, Denis Antônio
Boscarioli, Clodis
dc.subject.por.fl_str_mv Educomunicação
Gamificação
Protagonismo estudantil
Educação básica
Tecnologias digitais.
topic Educomunicação
Gamificação
Protagonismo estudantil
Educação básica
Tecnologias digitais.
description Resumo: Considerando a relevância que representam, Sustentabilidade e Alimentação Saudável são temas frequentemente discutidos no ambiente escolar. Todavia, mais que apenas abordar esses assuntos, é preciso auxiliar os estudantes a atribuir-lhes significado, de modo que o aprendizado passe a ser observado em atitudes cotidianas compatíveis. Assim, buscando uma abordagem significativa desses conteúdos curriculares, este artigo descreve uma experiência realizada em uma escola pública municipal com 53 alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, com os quais foram abordados os temas Sustentabilidade e Alimentação Saudável em um projeto que incluiu dez aulas sequenciais desenvolvidas no Laboratório de Informática e no pátio da escola. As atividades compreenderam o trabalho com Educomunicação por meio da discussão de reportagens televisivas, gamificação por meio de um caça QR Code e de uma atividade com Kahoot e do protagonismo dos estudantes, que após as atividades iniciais desenvolveram uma campanha de conscientização na escola. A motivação e o engajamento dos estudantes em desempenhar as atividades estão entre os principais resultados alcançados e, em consequência disso, ocorreu a melhor compreensão dos conteúdos, que refletiu em mudanças de atitudes em relação aos cuidados com o meio ambiente e com a alimentação saudável, que puderam ser observadas no cotidiano escolar e familiar.Palavras-chave: Educomunicação. Gamificação. Protagonismo estudantil. Educação básica. Tecnologias digitais. Abstract: Sustainability and Healthy Eating are important topics that are often discussed in the school environment. However, rather than just addressing these issues, it is necessary to help students attribute meaning to them, so that learning can be observed in compatible attitudes daily. This article describes a practice carried out in a municipal public school with 53 students in the 5th year of elementary school, with which the topics Sustainability and Healthy Eating were approached in a project that comprised ten sequential classes developed in the Computer Laboratory and in the school yard. The activities included the work with educommunication through the discussion of television reports, gamification through a QR Code hunting and an activity with Kahoot and the protagonism of the students, who after the initial activities developed an awareness campaign on the topic in the school. The students' motivation and commitment to perform the activities are among the main results achieved and, consequently, a better understanding of the contents occurred, reflecting changes in attitudes towards the care of the environment and healthy eating that could be observed in school and family life.Keywords: Educommunication. Gamification. Student protagonism. Basic education. Digital technologies.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/259
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p595-609.id259
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/259
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p595-609.id259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/259/98
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 595-609
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 595-609
Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 595-609
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723959033856