PRÁTICA DOCENTE E BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR PROMISSOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/151 |
Resumo: | Este artigo propõe examinar a prática docente mediante a teoria dos burocratas de nível de rua. Logo, o presente estudo é um esforço para dialogar pressupostos da área de educação com a área de políticas públicas visando contribuir com a agenda de pesquisa que trata da prática docente. Metodologicamente, se perfaz em uma pesquisa descritiva norteada pela revisão da literatura que coloca em um mesmo plano epistemológico a prática docente e a burocracia de nível de rua. Esta pesquisa resultou em uma proposta de abordagem para análise dos fenômenos da educação atinentes à prática docente conectando-a com seu viés de política pública; para tal desiderato, foca-se nos funcionários que trabalham diariamente nesse contexto em seu nível operacional. |
id |
IFMT_8d9d7a7435a0447fa0132ba9a21d9e73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/151 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA DOCENTE E BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR PROMISSORPrática docenteburocracia de nível de ruaeducaçãopolíticas públicas.Este artigo propõe examinar a prática docente mediante a teoria dos burocratas de nível de rua. Logo, o presente estudo é um esforço para dialogar pressupostos da área de educação com a área de políticas públicas visando contribuir com a agenda de pesquisa que trata da prática docente. Metodologicamente, se perfaz em uma pesquisa descritiva norteada pela revisão da literatura que coloca em um mesmo plano epistemológico a prática docente e a burocracia de nível de rua. Esta pesquisa resultou em uma proposta de abordagem para análise dos fenômenos da educação atinentes à prática docente conectando-a com seu viés de política pública; para tal desiderato, foca-se nos funcionários que trabalham diariamente nesse contexto em seu nível operacional.Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/15110.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p316-333.id151Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 316-333Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 316-333Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 316-3332526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/151/73Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Filho, José Vinicius daGonçalves-Costa, LyssaCosta, José Vinicius da2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/151Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA DOCENTE E BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR PROMISSOR |
title |
PRÁTICA DOCENTE E BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR PROMISSOR |
spellingShingle |
PRÁTICA DOCENTE E BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR PROMISSOR Costa Filho, José Vinicius da Prática docente burocracia de nível de rua educação políticas públicas. |
title_short |
PRÁTICA DOCENTE E BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR PROMISSOR |
title_full |
PRÁTICA DOCENTE E BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR PROMISSOR |
title_fullStr |
PRÁTICA DOCENTE E BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR PROMISSOR |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA DOCENTE E BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR PROMISSOR |
title_sort |
PRÁTICA DOCENTE E BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR PROMISSOR |
author |
Costa Filho, José Vinicius da |
author_facet |
Costa Filho, José Vinicius da Gonçalves-Costa, Lyssa Costa, José Vinicius da |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves-Costa, Lyssa Costa, José Vinicius da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Filho, José Vinicius da Gonçalves-Costa, Lyssa Costa, José Vinicius da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente burocracia de nível de rua educação políticas públicas. |
topic |
Prática docente burocracia de nível de rua educação políticas públicas. |
description |
Este artigo propõe examinar a prática docente mediante a teoria dos burocratas de nível de rua. Logo, o presente estudo é um esforço para dialogar pressupostos da área de educação com a área de políticas públicas visando contribuir com a agenda de pesquisa que trata da prática docente. Metodologicamente, se perfaz em uma pesquisa descritiva norteada pela revisão da literatura que coloca em um mesmo plano epistemológico a prática docente e a burocracia de nível de rua. Esta pesquisa resultou em uma proposta de abordagem para análise dos fenômenos da educação atinentes à prática docente conectando-a com seu viés de política pública; para tal desiderato, foca-se nos funcionários que trabalham diariamente nesse contexto em seu nível operacional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/151 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p316-333.id151 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/151 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p316-333.id151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/151/73 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 316-333 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 316-333 Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 316-333 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723489271808 |