OBMEP NA PERSPECTIVA DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO NO PERÍODO DE 2005 A 2017
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/193 |
Resumo: | Neste artigo objetivamos investigar as inter-relações entre as questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no período de 2005 a 2017 com os Ambientes de Aprendizagem propostos por Skovsmose (2000). Realizamos uma pesquisa qualitativa na modalidade documental. O corpus da pesquisa foi constituído pelas 260 questões da OBMEP do nível II (8º e 9º anos) do Ensino Fundamental no período de 2005 a 2017. Os dados foram analisados por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977). Em nossa análise, procuramos mapear, classificar e analisar cada uma das 260 questões da OBMEP à luz dos aportes teóricos dos Ambientes de Aprendizagem e da Educação Matemática Crítica. Os resultados da pesquisa indicaram que existe uma predominância das questões da OBMEP em relação aos Ambientes 1 e 3 – Paradigma do Exercício com referência à matemática pura e à semi realidade. Concluímos que a OBMEP não deveria servir como parâmetro ou aporte para orientar a prática pedagógica dos professores de Matemática em serviço nas escolas da Educação Básica, porque não possibilita o movimentar-se entre os diferentes Ambientes de Aprendizagem. Concluímos que os professores de Matemática em serviço não devem desenvolver suas práticas pedagógicas em sala de aula simplesmente nos Ambiente1 e 3, relacionados ao Paradigma do Exercício, como constatado na análise das questões da OBMEP no período de 2005 a 2017, mas sim movimentar-se entre os diferentes Ambientes de Aprendizagem. |
id |
IFMT_e8635c4735045a4419921999b9d0b7a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/193 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
OBMEP NA PERSPECTIVA DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO NO PERÍODO DE 2005 A 2017OBMEPAmbientes de AprendizagemParadigma do ExercícioCenários para Investigação.Neste artigo objetivamos investigar as inter-relações entre as questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no período de 2005 a 2017 com os Ambientes de Aprendizagem propostos por Skovsmose (2000). Realizamos uma pesquisa qualitativa na modalidade documental. O corpus da pesquisa foi constituído pelas 260 questões da OBMEP do nível II (8º e 9º anos) do Ensino Fundamental no período de 2005 a 2017. Os dados foram analisados por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977). Em nossa análise, procuramos mapear, classificar e analisar cada uma das 260 questões da OBMEP à luz dos aportes teóricos dos Ambientes de Aprendizagem e da Educação Matemática Crítica. Os resultados da pesquisa indicaram que existe uma predominância das questões da OBMEP em relação aos Ambientes 1 e 3 – Paradigma do Exercício com referência à matemática pura e à semi realidade. Concluímos que a OBMEP não deveria servir como parâmetro ou aporte para orientar a prática pedagógica dos professores de Matemática em serviço nas escolas da Educação Básica, porque não possibilita o movimentar-se entre os diferentes Ambientes de Aprendizagem. Concluímos que os professores de Matemática em serviço não devem desenvolver suas práticas pedagógicas em sala de aula simplesmente nos Ambiente1 e 3, relacionados ao Paradigma do Exercício, como constatado na análise das questões da OBMEP no período de 2005 a 2017, mas sim movimentar-se entre os diferentes Ambientes de Aprendizagem.Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheethttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/19310.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p54-74.id193Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 54-74Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 54-74Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 54-742526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/193/53http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/193/290Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Márcio UrelGonçalves, William VieiraBrito, Acelmo JesusSilva, Alan Kardec Messias2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/193Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OBMEP NA PERSPECTIVA DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO NO PERÍODO DE 2005 A 2017 |
title |
OBMEP NA PERSPECTIVA DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO NO PERÍODO DE 2005 A 2017 |
spellingShingle |
OBMEP NA PERSPECTIVA DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO NO PERÍODO DE 2005 A 2017 Rodrigues, Márcio Urel OBMEP Ambientes de Aprendizagem Paradigma do Exercício Cenários para Investigação. |
title_short |
OBMEP NA PERSPECTIVA DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO NO PERÍODO DE 2005 A 2017 |
title_full |
OBMEP NA PERSPECTIVA DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO NO PERÍODO DE 2005 A 2017 |
title_fullStr |
OBMEP NA PERSPECTIVA DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO NO PERÍODO DE 2005 A 2017 |
title_full_unstemmed |
OBMEP NA PERSPECTIVA DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO NO PERÍODO DE 2005 A 2017 |
title_sort |
OBMEP NA PERSPECTIVA DOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO NO PERÍODO DE 2005 A 2017 |
author |
Rodrigues, Márcio Urel |
author_facet |
Rodrigues, Márcio Urel Gonçalves, William Vieira Brito, Acelmo Jesus Silva, Alan Kardec Messias |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, William Vieira Brito, Acelmo Jesus Silva, Alan Kardec Messias |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Márcio Urel Gonçalves, William Vieira Brito, Acelmo Jesus Silva, Alan Kardec Messias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
OBMEP Ambientes de Aprendizagem Paradigma do Exercício Cenários para Investigação. |
topic |
OBMEP Ambientes de Aprendizagem Paradigma do Exercício Cenários para Investigação. |
description |
Neste artigo objetivamos investigar as inter-relações entre as questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no período de 2005 a 2017 com os Ambientes de Aprendizagem propostos por Skovsmose (2000). Realizamos uma pesquisa qualitativa na modalidade documental. O corpus da pesquisa foi constituído pelas 260 questões da OBMEP do nível II (8º e 9º anos) do Ensino Fundamental no período de 2005 a 2017. Os dados foram analisados por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977). Em nossa análise, procuramos mapear, classificar e analisar cada uma das 260 questões da OBMEP à luz dos aportes teóricos dos Ambientes de Aprendizagem e da Educação Matemática Crítica. Os resultados da pesquisa indicaram que existe uma predominância das questões da OBMEP em relação aos Ambientes 1 e 3 – Paradigma do Exercício com referência à matemática pura e à semi realidade. Concluímos que a OBMEP não deveria servir como parâmetro ou aporte para orientar a prática pedagógica dos professores de Matemática em serviço nas escolas da Educação Básica, porque não possibilita o movimentar-se entre os diferentes Ambientes de Aprendizagem. Concluímos que os professores de Matemática em serviço não devem desenvolver suas práticas pedagógicas em sala de aula simplesmente nos Ambiente1 e 3, relacionados ao Paradigma do Exercício, como constatado na análise das questões da OBMEP no período de 2005 a 2017, mas sim movimentar-se entre os diferentes Ambientes de Aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Matemática Matemática Matemática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/193 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p54-74.id193 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/193 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p54-74.id193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/193/53 http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/193/290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 54-74 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 54-74 Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 54-74 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723515486208 |