ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
DOI: | 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p344-359.id622 |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/622 |
Resumo: | Resumo: Atualmente, existe considerável aumento de pesquisas do cunho metodológico “estado do conhecimento” ou “estado da arte”, a fim de pesquisar e divulgar como tem se dado os estudos recentes. Assim, diversos são os trabalhos que permeiam as estratégias para o aprimoramento do ensino e aprendizagem de Ciências (física, química, matemática e biologia). O presente artigo visou averiguar e descrever como tem se dado a utilização do método investigativo, no ensino de física e os temas já abordados, haja vista que se trata de um método primordial para a promoção da alfabetização científica. Mediado pela busca com três descritores, selecionando trabalhos publicados completos, dispondo de filtros na base de dados da Google Acadêmico e do SciELO, com recorte temporal dos últimos cinco anos (2013-1018). Desta forma, foram analisados 10 artigos, 02 dissertações e 01 tese que retrata o ensino investigativo. Logo, evidenciando baixo quantitativo de pesquisas que permeiam esta área do conhecimento.Palavras-chave: Estado da Arte; Ensino de Física; Investigação no Ensino de Física; EnCI. Abstract: Currently, there is a considerable increase in research of the methodological nature "state of knowledge" or "state of the art", in order to research and disseminate how recent studies have been doing. Thus, there are several works that permeate the strategies for improving the teaching and learning of Sciences (physics, chemistry, mathematics and biology). This article aimed to investigate and describe how the investigative method has been used in teaching physics and the topics already addressed, given that it is a primary method for the promotion of scientific literacy. Mediated by searching with three descriptors, selecting complete published works using filters in the Google Scholar and SciELO database, with a time frame of the last five years (2013-1018). Thus, 10 articles, 02 dissertations and 01 thesis that permeates investigative teaching were analyzed. Therefore, showing a low amount of research that permeates this area of knowledge.Keywords: State of the Art; Physics teaching; Physics teaching research; EnCI. |
id |
IFMT_e86c711dfc620b68be14869526cae790 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/622 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
spelling |
ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018Estado da ArteEnsino de FísicaInvestigação no Ensino de FísicaEnCI.Resumo: Atualmente, existe considerável aumento de pesquisas do cunho metodológico “estado do conhecimento” ou “estado da arte”, a fim de pesquisar e divulgar como tem se dado os estudos recentes. Assim, diversos são os trabalhos que permeiam as estratégias para o aprimoramento do ensino e aprendizagem de Ciências (física, química, matemática e biologia). O presente artigo visou averiguar e descrever como tem se dado a utilização do método investigativo, no ensino de física e os temas já abordados, haja vista que se trata de um método primordial para a promoção da alfabetização científica. Mediado pela busca com três descritores, selecionando trabalhos publicados completos, dispondo de filtros na base de dados da Google Acadêmico e do SciELO, com recorte temporal dos últimos cinco anos (2013-1018). Desta forma, foram analisados 10 artigos, 02 dissertações e 01 tese que retrata o ensino investigativo. Logo, evidenciando baixo quantitativo de pesquisas que permeiam esta área do conhecimento.Palavras-chave: Estado da Arte; Ensino de Física; Investigação no Ensino de Física; EnCI. Abstract: Currently, there is a considerable increase in research of the methodological nature "state of knowledge" or "state of the art", in order to research and disseminate how recent studies have been doing. Thus, there are several works that permeate the strategies for improving the teaching and learning of Sciences (physics, chemistry, mathematics and biology). This article aimed to investigate and describe how the investigative method has been used in teaching physics and the topics already addressed, given that it is a primary method for the promotion of scientific literacy. Mediated by searching with three descriptors, selecting complete published works using filters in the Google Scholar and SciELO database, with a time frame of the last five years (2013-1018). Thus, 10 articles, 02 dissertations and 01 thesis that permeates investigative teaching were analyzed. Therefore, showing a low amount of research that permeates this area of knowledge.Keywords: State of the Art; Physics teaching; Physics teaching research; EnCI.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/62210.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p344-359.id622Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 344-359Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 344-359Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 344-3592526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/622/274Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jéferson Pereira daToledo, Thiago Andrade deCarbo, Leandro2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/622Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018 |
title |
ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018 |
spellingShingle |
ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018 ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018 Silva, Jéferson Pereira da Estado da Arte Ensino de Física Investigação no Ensino de Física EnCI. Silva, Jéferson Pereira da Estado da Arte Ensino de Física Investigação no Ensino de Física EnCI. |
title_short |
ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018 |
title_full |
ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018 |
title_fullStr |
ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018 ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018 |
title_full_unstemmed |
ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018 ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018 |
title_sort |
ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018 |
author |
Silva, Jéferson Pereira da |
author_facet |
Silva, Jéferson Pereira da Silva, Jéferson Pereira da Toledo, Thiago Andrade de Carbo, Leandro Toledo, Thiago Andrade de Carbo, Leandro |
author_role |
author |
author2 |
Toledo, Thiago Andrade de Carbo, Leandro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jéferson Pereira da Toledo, Thiago Andrade de Carbo, Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado da Arte Ensino de Física Investigação no Ensino de Física EnCI. |
topic |
Estado da Arte Ensino de Física Investigação no Ensino de Física EnCI. |
description |
Resumo: Atualmente, existe considerável aumento de pesquisas do cunho metodológico “estado do conhecimento” ou “estado da arte”, a fim de pesquisar e divulgar como tem se dado os estudos recentes. Assim, diversos são os trabalhos que permeiam as estratégias para o aprimoramento do ensino e aprendizagem de Ciências (física, química, matemática e biologia). O presente artigo visou averiguar e descrever como tem se dado a utilização do método investigativo, no ensino de física e os temas já abordados, haja vista que se trata de um método primordial para a promoção da alfabetização científica. Mediado pela busca com três descritores, selecionando trabalhos publicados completos, dispondo de filtros na base de dados da Google Acadêmico e do SciELO, com recorte temporal dos últimos cinco anos (2013-1018). Desta forma, foram analisados 10 artigos, 02 dissertações e 01 tese que retrata o ensino investigativo. Logo, evidenciando baixo quantitativo de pesquisas que permeiam esta área do conhecimento.Palavras-chave: Estado da Arte; Ensino de Física; Investigação no Ensino de Física; EnCI. Abstract: Currently, there is a considerable increase in research of the methodological nature "state of knowledge" or "state of the art", in order to research and disseminate how recent studies have been doing. Thus, there are several works that permeate the strategies for improving the teaching and learning of Sciences (physics, chemistry, mathematics and biology). This article aimed to investigate and describe how the investigative method has been used in teaching physics and the topics already addressed, given that it is a primary method for the promotion of scientific literacy. Mediated by searching with three descriptors, selecting complete published works using filters in the Google Scholar and SciELO database, with a time frame of the last five years (2013-1018). Thus, 10 articles, 02 dissertations and 01 thesis that permeates investigative teaching were analyzed. Therefore, showing a low amount of research that permeates this area of knowledge.Keywords: State of the Art; Physics teaching; Physics teaching research; EnCI. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ciências Ciências Ciências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/622 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p344-359.id622 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/622 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p344-359.id622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/622/274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 344-359 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 344-359 Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 344-359 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1822179453409689600 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p344-359.id622 |