ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jéferson Pereira da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Toledo, Thiago Andrade de, Carbo, Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/622
Resumo: Resumo: Atualmente, existe considerável aumento de pesquisas do cunho metodológico “estado do conhecimento” ou “estado da arte”, a fim de pesquisar e divulgar como tem se dado os estudos recentes. Assim, diversos são os trabalhos que permeiam as estratégias para o aprimoramento do ensino e aprendizagem de Ciências (física, química, matemática e biologia). O presente artigo visou averiguar e descrever como tem se dado a utilização do método investigativo, no ensino de física e os temas já abordados, haja vista que se trata de um método primordial para a promoção da alfabetização científica. Mediado pela busca com três descritores, selecionando trabalhos publicados completos, dispondo de filtros na base de dados da Google Acadêmico e do SciELO, com recorte temporal dos últimos cinco anos (2013-1018). Desta forma, foram analisados 10 artigos, 02 dissertações e 01 tese que retrata o ensino investigativo. Logo, evidenciando baixo quantitativo de pesquisas que permeiam esta área do conhecimento.Palavras-chave: Estado da Arte; Ensino de Física; Investigação no Ensino de Física; EnCI. Abstract: Currently, there is a considerable increase in research of the methodological nature "state of knowledge" or "state of the art", in order to research and disseminate how recent studies have been doing. Thus, there are several works that permeate the strategies for improving the teaching and learning of Sciences (physics, chemistry, mathematics and biology). This article aimed to investigate and describe how the investigative method has been used in teaching physics and the topics already addressed, given that it is a primary method for the promotion of scientific literacy. Mediated by searching with three descriptors, selecting complete published works using filters in the Google Scholar and SciELO database, with a time frame of the last five years (2013-1018). Thus, 10 articles, 02 dissertations and 01 thesis that permeates investigative teaching were analyzed. Therefore, showing a low amount of research that permeates this area of knowledge.Keywords: State of the Art; Physics teaching; Physics teaching research; EnCI.
id IFMT_e86c711dfc620b68be14869526cae790
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/622
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018Estado da ArteEnsino de FísicaInvestigação no Ensino de FísicaEnCI.Resumo: Atualmente, existe considerável aumento de pesquisas do cunho metodológico “estado do conhecimento” ou “estado da arte”, a fim de pesquisar e divulgar como tem se dado os estudos recentes. Assim, diversos são os trabalhos que permeiam as estratégias para o aprimoramento do ensino e aprendizagem de Ciências (física, química, matemática e biologia). O presente artigo visou averiguar e descrever como tem se dado a utilização do método investigativo, no ensino de física e os temas já abordados, haja vista que se trata de um método primordial para a promoção da alfabetização científica. Mediado pela busca com três descritores, selecionando trabalhos publicados completos, dispondo de filtros na base de dados da Google Acadêmico e do SciELO, com recorte temporal dos últimos cinco anos (2013-1018). Desta forma, foram analisados 10 artigos, 02 dissertações e 01 tese que retrata o ensino investigativo. Logo, evidenciando baixo quantitativo de pesquisas que permeiam esta área do conhecimento.Palavras-chave: Estado da Arte; Ensino de Física; Investigação no Ensino de Física; EnCI. Abstract: Currently, there is a considerable increase in research of the methodological nature "state of knowledge" or "state of the art", in order to research and disseminate how recent studies have been doing. Thus, there are several works that permeate the strategies for improving the teaching and learning of Sciences (physics, chemistry, mathematics and biology). This article aimed to investigate and describe how the investigative method has been used in teaching physics and the topics already addressed, given that it is a primary method for the promotion of scientific literacy. Mediated by searching with three descriptors, selecting complete published works using filters in the Google Scholar and SciELO database, with a time frame of the last five years (2013-1018). Thus, 10 articles, 02 dissertations and 01 thesis that permeates investigative teaching were analyzed. Therefore, showing a low amount of research that permeates this area of knowledge.Keywords: State of the Art; Physics teaching; Physics teaching research; EnCI.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/62210.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p344-359.id622Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 344-359Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 344-359Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 344-3592526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/622/274Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jéferson Pereira daToledo, Thiago Andrade deCarbo, Leandro2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/622Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018
title ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018
spellingShingle ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018
Silva, Jéferson Pereira da
Estado da Arte
Ensino de Física
Investigação no Ensino de Física
EnCI.
title_short ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018
title_full ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018
title_fullStr ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018
title_full_unstemmed ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018
title_sort ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018
author Silva, Jéferson Pereira da
author_facet Silva, Jéferson Pereira da
Toledo, Thiago Andrade de
Carbo, Leandro
author_role author
author2 Toledo, Thiago Andrade de
Carbo, Leandro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jéferson Pereira da
Toledo, Thiago Andrade de
Carbo, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Estado da Arte
Ensino de Física
Investigação no Ensino de Física
EnCI.
topic Estado da Arte
Ensino de Física
Investigação no Ensino de Física
EnCI.
description Resumo: Atualmente, existe considerável aumento de pesquisas do cunho metodológico “estado do conhecimento” ou “estado da arte”, a fim de pesquisar e divulgar como tem se dado os estudos recentes. Assim, diversos são os trabalhos que permeiam as estratégias para o aprimoramento do ensino e aprendizagem de Ciências (física, química, matemática e biologia). O presente artigo visou averiguar e descrever como tem se dado a utilização do método investigativo, no ensino de física e os temas já abordados, haja vista que se trata de um método primordial para a promoção da alfabetização científica. Mediado pela busca com três descritores, selecionando trabalhos publicados completos, dispondo de filtros na base de dados da Google Acadêmico e do SciELO, com recorte temporal dos últimos cinco anos (2013-1018). Desta forma, foram analisados 10 artigos, 02 dissertações e 01 tese que retrata o ensino investigativo. Logo, evidenciando baixo quantitativo de pesquisas que permeiam esta área do conhecimento.Palavras-chave: Estado da Arte; Ensino de Física; Investigação no Ensino de Física; EnCI. Abstract: Currently, there is a considerable increase in research of the methodological nature "state of knowledge" or "state of the art", in order to research and disseminate how recent studies have been doing. Thus, there are several works that permeate the strategies for improving the teaching and learning of Sciences (physics, chemistry, mathematics and biology). This article aimed to investigate and describe how the investigative method has been used in teaching physics and the topics already addressed, given that it is a primary method for the promotion of scientific literacy. Mediated by searching with three descriptors, selecting complete published works using filters in the Google Scholar and SciELO database, with a time frame of the last five years (2013-1018). Thus, 10 articles, 02 dissertations and 01 thesis that permeates investigative teaching were analyzed. Therefore, showing a low amount of research that permeates this area of knowledge.Keywords: State of the Art; Physics teaching; Physics teaching research; EnCI.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/622
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p344-359.id622
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/622
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p344-359.id622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/622/274
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 344-359
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 344-359
Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 344-359
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724123660288