CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Organizações |
Texto Completo: | https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6538 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo geral analisar a relação entre as características do professor ideal e o desempenho acadêmico dos discentes de contabilidade e administração de uma IES de Fortaleza/CE. A pesquisa, quantitativa, analisou dados coletados por meio de levantamento aplicado a 271 discentes através de suas redes sociais. Para a análise dos dados utilizaram-se estatísticas descritivas, teste de diferenças entre médias, Análise Fatorial Exploratória (AFE), correlação e regressão linear múltipla. Os resultados indicaram que, a partir dos construtos formados pelas características do professor ideal, as habilidades mais evidenciadas foram: ter conhecimento da teoria do assunto que está lecionando, domínio do conteúdo a ser ensinado, preparação adequada do material, ser amigável, atencioso e desafiador com os alunos, dentre outros. Assim, verificou-se que tais características impactam o desempenho acadêmico dos discentes. |
id |
IFPB-1_47aab2d3bffd20ff4bb6a781ff4b5cc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ifpb.edu.br:article/6538 |
network_acronym_str |
IFPB-1 |
network_name_str |
Revista Gestão e Organizações |
repository_id_str |
|
spelling |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CEO estudo teve como objetivo geral analisar a relação entre as características do professor ideal e o desempenho acadêmico dos discentes de contabilidade e administração de uma IES de Fortaleza/CE. A pesquisa, quantitativa, analisou dados coletados por meio de levantamento aplicado a 271 discentes através de suas redes sociais. Para a análise dos dados utilizaram-se estatísticas descritivas, teste de diferenças entre médias, Análise Fatorial Exploratória (AFE), correlação e regressão linear múltipla. Os resultados indicaram que, a partir dos construtos formados pelas características do professor ideal, as habilidades mais evidenciadas foram: ter conhecimento da teoria do assunto que está lecionando, domínio do conteúdo a ser ensinado, preparação adequada do material, ser amigável, atencioso e desafiador com os alunos, dentre outros. Assim, verificou-se que tais características impactam o desempenho acadêmico dos discentes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)Programa Pesquisa Produtividade da ESTÁCIO FICFilho, Antonio Rodrigues Albuquerque; Centro Universitário Estácio do Ceará - FICMaia, Lucas De Assis; Centro Universitário Estácio do CearáSantos, Ivani de Oliveira; Centro Universitário Estácio do CearáMagalhães Filho, José Airton Bandeira; Centro Universitário Estácio do CearáAlves Pessoa, Alisson Lima; Centro Universitário Estácio do CearáAlbuquerque, Lucileila Galdino; Centro Universitário Estácio do Ceará2023-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/653810.18265/2526-2289v8n1p64-89Revista Gestão e Organizações; v. 8, n. 1 (2023); 64-892526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6538/2229https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6538/3627Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-26T18:24:10Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/6538Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2023-04-26T18:24:10Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE |
title |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE |
spellingShingle |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE Filho, Antonio Rodrigues Albuquerque; Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC |
title_short |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE |
title_full |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE |
title_fullStr |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE |
title_full_unstemmed |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE |
title_sort |
CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE |
author |
Filho, Antonio Rodrigues Albuquerque; Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC |
author_facet |
Filho, Antonio Rodrigues Albuquerque; Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC Maia, Lucas De Assis; Centro Universitário Estácio do Ceará Santos, Ivani de Oliveira; Centro Universitário Estácio do Ceará Magalhães Filho, José Airton Bandeira; Centro Universitário Estácio do Ceará Alves Pessoa, Alisson Lima; Centro Universitário Estácio do Ceará Albuquerque, Lucileila Galdino; Centro Universitário Estácio do Ceará |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Lucas De Assis; Centro Universitário Estácio do Ceará Santos, Ivani de Oliveira; Centro Universitário Estácio do Ceará Magalhães Filho, José Airton Bandeira; Centro Universitário Estácio do Ceará Alves Pessoa, Alisson Lima; Centro Universitário Estácio do Ceará Albuquerque, Lucileila Galdino; Centro Universitário Estácio do Ceará |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Programa Pesquisa Produtividade da ESTÁCIO FIC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filho, Antonio Rodrigues Albuquerque; Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC Maia, Lucas De Assis; Centro Universitário Estácio do Ceará Santos, Ivani de Oliveira; Centro Universitário Estácio do Ceará Magalhães Filho, José Airton Bandeira; Centro Universitário Estácio do Ceará Alves Pessoa, Alisson Lima; Centro Universitário Estácio do Ceará Albuquerque, Lucileila Galdino; Centro Universitário Estácio do Ceará |
description |
O estudo teve como objetivo geral analisar a relação entre as características do professor ideal e o desempenho acadêmico dos discentes de contabilidade e administração de uma IES de Fortaleza/CE. A pesquisa, quantitativa, analisou dados coletados por meio de levantamento aplicado a 271 discentes através de suas redes sociais. Para a análise dos dados utilizaram-se estatísticas descritivas, teste de diferenças entre médias, Análise Fatorial Exploratória (AFE), correlação e regressão linear múltipla. Os resultados indicaram que, a partir dos construtos formados pelas características do professor ideal, as habilidades mais evidenciadas foram: ter conhecimento da teoria do assunto que está lecionando, domínio do conteúdo a ser ensinado, preparação adequada do material, ser amigável, atencioso e desafiador com os alunos, dentre outros. Assim, verificou-se que tais características impactam o desempenho acadêmico dos discentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6538 10.18265/2526-2289v8n1p64-89 |
url |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6538 |
identifier_str_mv |
10.18265/2526-2289v8n1p64-89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6538/2229 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6538/3627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações; v. 8, n. 1 (2023); 64-89 2526-2289 reponame:Revista Gestão e Organizações instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Revista Gestão e Organizações |
collection |
Revista Gestão e Organizações |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaregor@gmail.com |
_version_ |
1797053892335239168 |