CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Antonio Rodrigues Albuquerque; Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maia, Lucas De Assis; Centro Universitário Estácio do Ceará, Santos, Ivani de Oliveira; Centro Universitário Estácio do Ceará, Magalhães Filho, José Airton Bandeira; Centro Universitário Estácio do Ceará, Alves Pessoa, Alisson Lima; Centro Universitário Estácio do Ceará, Albuquerque, Lucileila Galdino; Centro Universitário Estácio do Ceará
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Organizações
Texto Completo: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6538
Resumo: O estudo teve como objetivo geral analisar a relação entre as características do professor ideal e o desempenho acadêmico dos discentes de contabilidade e administração de uma IES de Fortaleza/CE. A pesquisa, quantitativa, analisou dados coletados por meio de levantamento aplicado a 271 discentes através de suas redes sociais. Para a análise dos dados utilizaram-se estatísticas descritivas, teste de diferenças entre médias, Análise Fatorial Exploratória (AFE), correlação e regressão linear múltipla. Os resultados indicaram que, a partir dos construtos formados pelas características do professor ideal, as habilidades mais evidenciadas foram: ter conhecimento da teoria do assunto que está lecionando, domínio do conteúdo a ser ensinado, preparação adequada do material, ser amigável, atencioso e desafiador com os alunos, dentre outros. Assim, verificou-se que tais características impactam o desempenho acadêmico dos discentes.
id IFPB-1_47aab2d3bffd20ff4bb6a781ff4b5cc6
oai_identifier_str oai:ojs.ifpb.edu.br:article/6538
network_acronym_str IFPB-1
network_name_str Revista Gestão e Organizações
repository_id_str
spelling CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CEO estudo teve como objetivo geral analisar a relação entre as características do professor ideal e o desempenho acadêmico dos discentes de contabilidade e administração de uma IES de Fortaleza/CE. A pesquisa, quantitativa, analisou dados coletados por meio de levantamento aplicado a 271 discentes através de suas redes sociais. Para a análise dos dados utilizaram-se estatísticas descritivas, teste de diferenças entre médias, Análise Fatorial Exploratória (AFE), correlação e regressão linear múltipla. Os resultados indicaram que, a partir dos construtos formados pelas características do professor ideal, as habilidades mais evidenciadas foram: ter conhecimento da teoria do assunto que está lecionando, domínio do conteúdo a ser ensinado, preparação adequada do material, ser amigável, atencioso e desafiador com os alunos, dentre outros. Assim, verificou-se que tais características impactam o desempenho acadêmico dos discentes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)Programa Pesquisa Produtividade da ESTÁCIO FICFilho, Antonio Rodrigues Albuquerque; Centro Universitário Estácio do Ceará - FICMaia, Lucas De Assis; Centro Universitário Estácio do CearáSantos, Ivani de Oliveira; Centro Universitário Estácio do CearáMagalhães Filho, José Airton Bandeira; Centro Universitário Estácio do CearáAlves Pessoa, Alisson Lima; Centro Universitário Estácio do CearáAlbuquerque, Lucileila Galdino; Centro Universitário Estácio do Ceará2023-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/653810.18265/2526-2289v8n1p64-89Revista Gestão e Organizações; v. 8, n. 1 (2023); 64-892526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6538/2229https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6538/3627Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-26T18:24:10Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/6538Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2023-04-26T18:24:10Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE
title CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE
spellingShingle CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE
Filho, Antonio Rodrigues Albuquerque; Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC
title_short CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE
title_full CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE
title_fullStr CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE
title_full_unstemmed CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE
title_sort CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE
author Filho, Antonio Rodrigues Albuquerque; Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC
author_facet Filho, Antonio Rodrigues Albuquerque; Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC
Maia, Lucas De Assis; Centro Universitário Estácio do Ceará
Santos, Ivani de Oliveira; Centro Universitário Estácio do Ceará
Magalhães Filho, José Airton Bandeira; Centro Universitário Estácio do Ceará
Alves Pessoa, Alisson Lima; Centro Universitário Estácio do Ceará
Albuquerque, Lucileila Galdino; Centro Universitário Estácio do Ceará
author_role author
author2 Maia, Lucas De Assis; Centro Universitário Estácio do Ceará
Santos, Ivani de Oliveira; Centro Universitário Estácio do Ceará
Magalhães Filho, José Airton Bandeira; Centro Universitário Estácio do Ceará
Alves Pessoa, Alisson Lima; Centro Universitário Estácio do Ceará
Albuquerque, Lucileila Galdino; Centro Universitário Estácio do Ceará
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Programa Pesquisa Produtividade da ESTÁCIO FIC
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Antonio Rodrigues Albuquerque; Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC
Maia, Lucas De Assis; Centro Universitário Estácio do Ceará
Santos, Ivani de Oliveira; Centro Universitário Estácio do Ceará
Magalhães Filho, José Airton Bandeira; Centro Universitário Estácio do Ceará
Alves Pessoa, Alisson Lima; Centro Universitário Estácio do Ceará
Albuquerque, Lucileila Galdino; Centro Universitário Estácio do Ceará
description O estudo teve como objetivo geral analisar a relação entre as características do professor ideal e o desempenho acadêmico dos discentes de contabilidade e administração de uma IES de Fortaleza/CE. A pesquisa, quantitativa, analisou dados coletados por meio de levantamento aplicado a 271 discentes através de suas redes sociais. Para a análise dos dados utilizaram-se estatísticas descritivas, teste de diferenças entre médias, Análise Fatorial Exploratória (AFE), correlação e regressão linear múltipla. Os resultados indicaram que, a partir dos construtos formados pelas características do professor ideal, as habilidades mais evidenciadas foram: ter conhecimento da teoria do assunto que está lecionando, domínio do conteúdo a ser ensinado, preparação adequada do material, ser amigável, atencioso e desafiador com os alunos, dentre outros. Assim, verificou-se que tais características impactam o desempenho acadêmico dos discentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6538
10.18265/2526-2289v8n1p64-89
url https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6538
identifier_str_mv 10.18265/2526-2289v8n1p64-89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6538/2229
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6538/3627
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações; v. 8, n. 1 (2023); 64-89
2526-2289
reponame:Revista Gestão e Organizações
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Revista Gestão e Organizações
collection Revista Gestão e Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv revistaregor@gmail.com
_version_ 1797053892335239168