INDICADORES: CONTRAPONDO GESTÃO E QUALIDADE ACADÊMICA EM IFES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luisa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Organizações
Texto Completo: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4482
Resumo: Qual a relação entre desempenho da gestão e qualidade acadêmica nas universidades federais do Nordeste brasileiro? Para operacionalizar a análise e responder ao questionamento proposto neste estudo, o desempenho da gestão será medido através de índice de qualidade de gestão de insumos, obtido da redução de um conjunto de indicadores estabelecidos pelo TCU através da técnica da análise fatorial; a qualidade acadêmica também será mensurada utilizando índice obtido por análise fatorial a partir de indicadores de avaliação de graduação e pós-graduação. Em seguida, será utilizada regressão linear para avaliar o efeito da VI (desempenho da gestão) sobre a VD (qualidade acadêmica). O universo da pesquisa foi o das universidades públicas federais nordestinas e seus indicadores de qualidade para os exercícios 2015 a 2017, último triênio de avaliação do INEP para o qual os dados já estão disponíveis. A regressão linear resultou em coeficientes que demonstram peso maior da variável IQCD em relação à qualidade acadêmica, ratificando que os indicadores do TCU são mais voltados para auxiliar a gestão dos órgãos na seara administrativa, não possuindo uma relação direta de causalidade da qualidade acadêmica, contudo, devem orientar a gestão na busca pela eficiência no uso dos recursos. Cada vez mais escassos.
id IFPB-1_a4f87a9884028dcda0e0f4ae125108ba
oai_identifier_str oai:ojs.ifpb.edu.br:article/4482
network_acronym_str IFPB-1
network_name_str Revista Gestão e Organizações
repository_id_str
spelling INDICADORES: CONTRAPONDO GESTÃO E QUALIDADE ACADÊMICA EM IFESQual a relação entre desempenho da gestão e qualidade acadêmica nas universidades federais do Nordeste brasileiro? Para operacionalizar a análise e responder ao questionamento proposto neste estudo, o desempenho da gestão será medido através de índice de qualidade de gestão de insumos, obtido da redução de um conjunto de indicadores estabelecidos pelo TCU através da técnica da análise fatorial; a qualidade acadêmica também será mensurada utilizando índice obtido por análise fatorial a partir de indicadores de avaliação de graduação e pós-graduação. Em seguida, será utilizada regressão linear para avaliar o efeito da VI (desempenho da gestão) sobre a VD (qualidade acadêmica). O universo da pesquisa foi o das universidades públicas federais nordestinas e seus indicadores de qualidade para os exercícios 2015 a 2017, último triênio de avaliação do INEP para o qual os dados já estão disponíveis. A regressão linear resultou em coeficientes que demonstram peso maior da variável IQCD em relação à qualidade acadêmica, ratificando que os indicadores do TCU são mais voltados para auxiliar a gestão dos órgãos na seara administrativa, não possuindo uma relação direta de causalidade da qualidade acadêmica, contudo, devem orientar a gestão na busca pela eficiência no uso dos recursos. Cada vez mais escassos.Instituto Federal da Paraíba - IFPBCosta, Luisa2020-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/448210.18265/2526-2289v5n1p107-122Revista Gestão e Organizações; v. 5, n. 1 (2020); 107-1222526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4482/1358https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4482/1622Direitos autorais 2020 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-06T13:10:40Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/4482Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2020-07-06T13:10:40Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv INDICADORES: CONTRAPONDO GESTÃO E QUALIDADE ACADÊMICA EM IFES
title INDICADORES: CONTRAPONDO GESTÃO E QUALIDADE ACADÊMICA EM IFES
spellingShingle INDICADORES: CONTRAPONDO GESTÃO E QUALIDADE ACADÊMICA EM IFES
Costa, Luisa
title_short INDICADORES: CONTRAPONDO GESTÃO E QUALIDADE ACADÊMICA EM IFES
title_full INDICADORES: CONTRAPONDO GESTÃO E QUALIDADE ACADÊMICA EM IFES
title_fullStr INDICADORES: CONTRAPONDO GESTÃO E QUALIDADE ACADÊMICA EM IFES
title_full_unstemmed INDICADORES: CONTRAPONDO GESTÃO E QUALIDADE ACADÊMICA EM IFES
title_sort INDICADORES: CONTRAPONDO GESTÃO E QUALIDADE ACADÊMICA EM IFES
author Costa, Luisa
author_facet Costa, Luisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luisa
description Qual a relação entre desempenho da gestão e qualidade acadêmica nas universidades federais do Nordeste brasileiro? Para operacionalizar a análise e responder ao questionamento proposto neste estudo, o desempenho da gestão será medido através de índice de qualidade de gestão de insumos, obtido da redução de um conjunto de indicadores estabelecidos pelo TCU através da técnica da análise fatorial; a qualidade acadêmica também será mensurada utilizando índice obtido por análise fatorial a partir de indicadores de avaliação de graduação e pós-graduação. Em seguida, será utilizada regressão linear para avaliar o efeito da VI (desempenho da gestão) sobre a VD (qualidade acadêmica). O universo da pesquisa foi o das universidades públicas federais nordestinas e seus indicadores de qualidade para os exercícios 2015 a 2017, último triênio de avaliação do INEP para o qual os dados já estão disponíveis. A regressão linear resultou em coeficientes que demonstram peso maior da variável IQCD em relação à qualidade acadêmica, ratificando que os indicadores do TCU são mais voltados para auxiliar a gestão dos órgãos na seara administrativa, não possuindo uma relação direta de causalidade da qualidade acadêmica, contudo, devem orientar a gestão na busca pela eficiência no uso dos recursos. Cada vez mais escassos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4482
10.18265/2526-2289v5n1p107-122
url https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4482
identifier_str_mv 10.18265/2526-2289v5n1p107-122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4482/1358
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4482/1622
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações; v. 5, n. 1 (2020); 107-122
2526-2289
reponame:Revista Gestão e Organizações
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Revista Gestão e Organizações
collection Revista Gestão e Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv revistaregor@gmail.com
_version_ 1797053892905664512