O IMPACTO PERCEBIDO PELOS EMPREENDIMENTOS QUE ADERIRAM A UM APLICATIVO DE MARKETING DIGITAL NA REGIÃO DO BREJO PARAIBANO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Organizações |
Texto Completo: | https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4497 |
Resumo: | A consolidação da internet como uma eficiente ferramenta de marketing fez com que muitas empresas buscassem plataformas digitais para a divulgação e ampliação de suas marcas. A partir dessa constatação, a presente pesquisa teve como seu objetivo principal conhecer o impacto percebido pelos empreendimentos que aderiram a um aplicativo de marketing digital na região do brejo paraibano, identificando as expectativas das empresas que aderiram a essa forma de comunicação na região e os benefícios observados por essas empresas. Para tanto, foram aplicados questionários aos 38 empreendimentos aderentes ao aplicativo. Quanto às expectativas criadas, destacou-se o benefício de facilitar e ampliar o relacionamento com os clientes. Quando comparadas as expectativas e os benefícios percebidos, foi observada convergência nesse sentido, ou seja, os empreendimentos perceberam que seu principal objetivo foi alcançado com a adesão ao aplicativo. Dessa forma, entende-se que os resultados desse trabalho contribuem para auxiliar desenvolvedores e profissionais de marketing digital no entendimento dos anseios dos empreendimentos que aderem a esse tipo de comunicação, assim como contribuem na tomada de decisão em empresas que pretendem aderir ao marketing digital trazendo uma visão de como esses recursos podem atingir suas expectativas. |
id |
IFPB-1_e1e3fde666e68bab2b5ea63c3b24dee2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ifpb.edu.br:article/4497 |
network_acronym_str |
IFPB-1 |
network_name_str |
Revista Gestão e Organizações |
repository_id_str |
|
spelling |
O IMPACTO PERCEBIDO PELOS EMPREENDIMENTOS QUE ADERIRAM A UM APLICATIVO DE MARKETING DIGITAL NA REGIÃO DO BREJO PARAIBANOA consolidação da internet como uma eficiente ferramenta de marketing fez com que muitas empresas buscassem plataformas digitais para a divulgação e ampliação de suas marcas. A partir dessa constatação, a presente pesquisa teve como seu objetivo principal conhecer o impacto percebido pelos empreendimentos que aderiram a um aplicativo de marketing digital na região do brejo paraibano, identificando as expectativas das empresas que aderiram a essa forma de comunicação na região e os benefícios observados por essas empresas. Para tanto, foram aplicados questionários aos 38 empreendimentos aderentes ao aplicativo. Quanto às expectativas criadas, destacou-se o benefício de facilitar e ampliar o relacionamento com os clientes. Quando comparadas as expectativas e os benefícios percebidos, foi observada convergência nesse sentido, ou seja, os empreendimentos perceberam que seu principal objetivo foi alcançado com a adesão ao aplicativo. Dessa forma, entende-se que os resultados desse trabalho contribuem para auxiliar desenvolvedores e profissionais de marketing digital no entendimento dos anseios dos empreendimentos que aderem a esse tipo de comunicação, assim como contribuem na tomada de decisão em empresas que pretendem aderir ao marketing digital trazendo uma visão de como esses recursos podem atingir suas expectativas.Instituto Federal da Paraíba - IFPBGama Filho, Hélio Alves; IFPBViana, José Augusto Lopes; IFPB2021-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/449710.18265/2526-2289v5n4p60-79Revista Gestão e Organizações; v. 5, n. 4 (2020); 60-792526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4497/1558https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4497/1635https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4497/1864https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4497/1865Direitos autorais 2021 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-22T15:33:04Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/4497Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2021-02-22T15:33:04Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O IMPACTO PERCEBIDO PELOS EMPREENDIMENTOS QUE ADERIRAM A UM APLICATIVO DE MARKETING DIGITAL NA REGIÃO DO BREJO PARAIBANO |
title |
O IMPACTO PERCEBIDO PELOS EMPREENDIMENTOS QUE ADERIRAM A UM APLICATIVO DE MARKETING DIGITAL NA REGIÃO DO BREJO PARAIBANO |
spellingShingle |
O IMPACTO PERCEBIDO PELOS EMPREENDIMENTOS QUE ADERIRAM A UM APLICATIVO DE MARKETING DIGITAL NA REGIÃO DO BREJO PARAIBANO Gama Filho, Hélio Alves; IFPB |
title_short |
O IMPACTO PERCEBIDO PELOS EMPREENDIMENTOS QUE ADERIRAM A UM APLICATIVO DE MARKETING DIGITAL NA REGIÃO DO BREJO PARAIBANO |
title_full |
O IMPACTO PERCEBIDO PELOS EMPREENDIMENTOS QUE ADERIRAM A UM APLICATIVO DE MARKETING DIGITAL NA REGIÃO DO BREJO PARAIBANO |
title_fullStr |
O IMPACTO PERCEBIDO PELOS EMPREENDIMENTOS QUE ADERIRAM A UM APLICATIVO DE MARKETING DIGITAL NA REGIÃO DO BREJO PARAIBANO |
title_full_unstemmed |
O IMPACTO PERCEBIDO PELOS EMPREENDIMENTOS QUE ADERIRAM A UM APLICATIVO DE MARKETING DIGITAL NA REGIÃO DO BREJO PARAIBANO |
title_sort |
O IMPACTO PERCEBIDO PELOS EMPREENDIMENTOS QUE ADERIRAM A UM APLICATIVO DE MARKETING DIGITAL NA REGIÃO DO BREJO PARAIBANO |
author |
Gama Filho, Hélio Alves; IFPB |
author_facet |
Gama Filho, Hélio Alves; IFPB Viana, José Augusto Lopes; IFPB |
author_role |
author |
author2 |
Viana, José Augusto Lopes; IFPB |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama Filho, Hélio Alves; IFPB Viana, José Augusto Lopes; IFPB |
description |
A consolidação da internet como uma eficiente ferramenta de marketing fez com que muitas empresas buscassem plataformas digitais para a divulgação e ampliação de suas marcas. A partir dessa constatação, a presente pesquisa teve como seu objetivo principal conhecer o impacto percebido pelos empreendimentos que aderiram a um aplicativo de marketing digital na região do brejo paraibano, identificando as expectativas das empresas que aderiram a essa forma de comunicação na região e os benefícios observados por essas empresas. Para tanto, foram aplicados questionários aos 38 empreendimentos aderentes ao aplicativo. Quanto às expectativas criadas, destacou-se o benefício de facilitar e ampliar o relacionamento com os clientes. Quando comparadas as expectativas e os benefícios percebidos, foi observada convergência nesse sentido, ou seja, os empreendimentos perceberam que seu principal objetivo foi alcançado com a adesão ao aplicativo. Dessa forma, entende-se que os resultados desse trabalho contribuem para auxiliar desenvolvedores e profissionais de marketing digital no entendimento dos anseios dos empreendimentos que aderem a esse tipo de comunicação, assim como contribuem na tomada de decisão em empresas que pretendem aderir ao marketing digital trazendo uma visão de como esses recursos podem atingir suas expectativas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4497 10.18265/2526-2289v5n4p60-79 |
url |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4497 |
identifier_str_mv |
10.18265/2526-2289v5n4p60-79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4497/1558 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4497/1635 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4497/1864 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4497/1865 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal da Paraíba - IFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal da Paraíba - IFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações; v. 5, n. 4 (2020); 60-79 2526-2289 reponame:Revista Gestão e Organizações instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Revista Gestão e Organizações |
collection |
Revista Gestão e Organizações |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaregor@gmail.com |
_version_ |
1797053892870012928 |