Utiliza??o da c?mara de raios ultravioleta constru?da com material de baixo custo: um m?todo experimental para o estudo do modelo at?mico de Bohr no ensino m?dio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2947 |
Resumo: | Muitos alunos apresentam falta de interesse nas aulas, tendo como causa v?rios motivos que entre eles destaca-se a forma tradicional do docente ensinar. Esse aspecto ? ainda mais preocupante quando abordamos as disciplinas da natureza, principalmente a mat?ria de Qu?mica que apresenta conceitos e teorias abstratas. Dessa forma, esse trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia da Para?ba e consistiu na constru??o de uma c?mara de raios ultravioleta com material de baixo custo, como instrumento facilitador de aprendizagem para os alunos do primeiro ano do ensino m?dio, visando uma abordagem do conte?do Modelo at?mico de Bohr, na qual foi explorada a experimenta??o do fen?meno da Fluoresc?ncia. Os resultados foram interpretados por meio de m?todos qualitativos, bem como por uma an?lise quantitativa, validando a progress?o da aprendizagem de forma sistem?tica. Frente aos resultados avaliados, pode-se afirmar que o instrumento empregado na pesquisa possibilitou a edifica??o de um conhecimento qu?mico significativo, de forma que cada aluno participou dinamicamente durante o processo de ensino-aprendizagem, compreendendo a ci?ncia inserida no seu cotidiano. |
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