Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Maria J?ssica Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2583
Resumo: O resgate e a valoriza??o dos saberes populares nas aulas de Biologia, diante das tem?ticas que envolvem a fitoterapia, podem tornar-se fator contribuinte para o desenvolvimento de pr?ticas educativas mais pr?ximas dos alunos e da comunidade escolar. A problem?tica deste estudo baseia- se na necessidade de que os docentes da disciplina priorizem metodologias que despertem o interesse dos educandos em relacionar o que est? sendo aprendido, com os conhecimentos que eles j? trazem para a sala de aula por meio de suas viv?ncias, com o intuito de formar integralmente alunos atuantes e cr?ticos quanto ao que ? mediado. O presente estudo, por meio da revis?o de literatura, tem como objetivo principal refletir a respeito dos usos, pr?ticas e da import?ncia da fitoterapia e sua inser??o no ensino de Biologia nas turmas do Ensino M?dio das escolas p?blicas. Tratando-se dos objetivos espec?ficos busca- se: realizar um resgate hist?rico quanto aos conhecimentos relacionados ? fitoterapia pelas civiliza??es; compreender como ocorre o processo de resgate dos saberes tradicionais sobre as caracter?sticas fitoter?picas das plantas na vida dos sujeitos e, por fim, entender a import?ncia da inser??o nas aulas de Biologia no Ensino M?dio da abordagem fitoter?pica das plantas. Este estudo partiu de uma pesquisa bibliogr?fica, com enfoque na an?lise de documentos e bibliografias correlatas ? tem?tica pesquisada, para posterior an?lise das informa??es obtidas. Pode- se perceber que ? imprescind?vel que o ensino de Bot?nica no Ensino M?dio utilize metodologias inovadoras e pr?ticas, na busca por estrat?gias que estimulem o interesse e a supera??o dos desafios encontrados no contexto escolar.
id IFPB_04ea146441c87df1dfcc7a6501f4e440
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2583
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SANTOS, Maria J?ssica Soares2022-11-11T11:18:13Z2022-11-11T11:18:13Z2022-09-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2583O resgate e a valoriza??o dos saberes populares nas aulas de Biologia, diante das tem?ticas que envolvem a fitoterapia, podem tornar-se fator contribuinte para o desenvolvimento de pr?ticas educativas mais pr?ximas dos alunos e da comunidade escolar. A problem?tica deste estudo baseia- se na necessidade de que os docentes da disciplina priorizem metodologias que despertem o interesse dos educandos em relacionar o que est? sendo aprendido, com os conhecimentos que eles j? trazem para a sala de aula por meio de suas viv?ncias, com o intuito de formar integralmente alunos atuantes e cr?ticos quanto ao que ? mediado. O presente estudo, por meio da revis?o de literatura, tem como objetivo principal refletir a respeito dos usos, pr?ticas e da import?ncia da fitoterapia e sua inser??o no ensino de Biologia nas turmas do Ensino M?dio das escolas p?blicas. Tratando-se dos objetivos espec?ficos busca- se: realizar um resgate hist?rico quanto aos conhecimentos relacionados ? fitoterapia pelas civiliza??es; compreender como ocorre o processo de resgate dos saberes tradicionais sobre as caracter?sticas fitoter?picas das plantas na vida dos sujeitos e, por fim, entender a import?ncia da inser??o nas aulas de Biologia no Ensino M?dio da abordagem fitoter?pica das plantas. Este estudo partiu de uma pesquisa bibliogr?fica, com enfoque na an?lise de documentos e bibliografias correlatas ? tem?tica pesquisada, para posterior an?lise das informa??es obtidas. Pode- se perceber que ? imprescind?vel que o ensino de Bot?nica no Ensino M?dio utilize metodologias inovadoras e pr?ticas, na busca por estrat?gias que estimulem o interesse e a supera??o dos desafios encontrados no contexto escolar.Submitted by Hannah Lacerda (hannah.lacerda@ifpb.edu.br) on 2022-11-10T16:44:22Z No. of bitstreams: 4 Maria J?ssica Soares Santos TCC.pdf: 350188 bytes, checksum: 3eb28840dd2c3f2975f619f44198768d (MD5) Maria J?ssica Soares Santos ATA.pdf: 152201 bytes, checksum: b4e82b19cd9877cf2ebfd5b80ec2f6ff (MD5) Maria J?ssica Soares Santos Revis?o Lingu?stica.pdf: 164819 bytes, checksum: 8f13027f6eae6c54eeb961e2c1b9d8e6 (MD5) Maria J?ssica Soares Santos Reposit?rio.pdf: 170402 bytes, checksum: 491388ece7b1550885674f3fa79c8d3d (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-11-11T11:18:13Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Maria J?ssica Soares Santos TCC.pdf: 350188 bytes, checksum: 3eb28840dd2c3f2975f619f44198768d (MD5) Maria J?ssica Soares Santos ATA.pdf: 152201 bytes, checksum: b4e82b19cd9877cf2ebfd5b80ec2f6ff (MD5) Maria J?ssica Soares Santos Revis?o Lingu?stica.pdf: 164819 bytes, checksum: 8f13027f6eae6c54eeb961e2c1b9d8e6 (MD5) Maria J?ssica Soares Santos Reposit?rio.pdf: 170402 bytes, checksum: 491388ece7b1550885674f3fa79c8d3d (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-11T11:18:13Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Maria J?ssica Soares Santos TCC.pdf: 350188 bytes, checksum: 3eb28840dd2c3f2975f619f44198768d (MD5) Maria J?ssica Soares Santos ATA.pdf: 152201 bytes, checksum: b4e82b19cd9877cf2ebfd5b80ec2f6ff (MD5) Maria J?ssica Soares Santos Revis?o Lingu?stica.pdf: 164819 bytes, checksum: 8f13027f6eae6c54eeb961e2c1b9d8e6 (MD5) Maria J?ssica Soares Santos Reposit?rio.pdf: 170402 bytes, checksum: 491388ece7b1550885674f3fa79c8d3d (MD5) Previous issue date: 2022-09-30Ensino de biologiaFitoterapiaPlantas MedicinaisSaberes Tradicionais - biologiaAbordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?ficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPB/PatosORIGINALMaria J?ssica Soares Santos TCC.pdfMaria J?ssica Soares Santos TCC.pdfTCCapplication/pdf350188http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2583/1/Maria+J%C3%A9ssica+Soares+Santos+TCC.pdf3eb28840dd2c3f2975f619f44198768dMD51Maria J?ssica Soares Santos ATA.pdfMaria J?ssica Soares Santos ATA.pdfAta de defesaapplication/pdf152201http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2583/2/Maria+J%C3%A9ssica+Soares+Santos+ATA.pdfb4e82b19cd9877cf2ebfd5b80ec2f6ffMD52Maria J?ssica Soares Santos Revis?o Lingu?stica.pdfMaria J?ssica Soares Santos Revis?o Lingu?stica.pdfRevis?o lingu?sticaapplication/pdf164819http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2583/3/Maria+J%C3%A9ssica+Soares+Santos+Revis%C3%A3o+Lingu%C3%ADstica.pdf8f13027f6eae6c54eeb961e2c1b9d8e6MD53Maria J?ssica Soares Santos Reposit?rio.pdfMaria J?ssica Soares Santos Reposit?rio.pdfAutoriza??o Reposit?rioapplication/pdf170402http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2583/4/Maria+J%C3%A9ssica+Soares+Santos+Reposit%C3%B3rio.pdf491388ece7b1550885674f3fa79c8d3dMD54177683/25832022-12-14 15:17:02.226oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2583Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-14T18:17:02Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica
title Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica
spellingShingle Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica
SANTOS, Maria J?ssica Soares
Ensino de biologia
Fitoterapia
Plantas Medicinais
Saberes Tradicionais - biologia
title_short Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica
title_full Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica
title_fullStr Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica
title_full_unstemmed Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica
title_sort Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica
author SANTOS, Maria J?ssica Soares
author_facet SANTOS, Maria J?ssica Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Maria J?ssica Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Fitoterapia
Plantas Medicinais
Saberes Tradicionais - biologia
topic Ensino de biologia
Fitoterapia
Plantas Medicinais
Saberes Tradicionais - biologia
description O resgate e a valoriza??o dos saberes populares nas aulas de Biologia, diante das tem?ticas que envolvem a fitoterapia, podem tornar-se fator contribuinte para o desenvolvimento de pr?ticas educativas mais pr?ximas dos alunos e da comunidade escolar. A problem?tica deste estudo baseia- se na necessidade de que os docentes da disciplina priorizem metodologias que despertem o interesse dos educandos em relacionar o que est? sendo aprendido, com os conhecimentos que eles j? trazem para a sala de aula por meio de suas viv?ncias, com o intuito de formar integralmente alunos atuantes e cr?ticos quanto ao que ? mediado. O presente estudo, por meio da revis?o de literatura, tem como objetivo principal refletir a respeito dos usos, pr?ticas e da import?ncia da fitoterapia e sua inser??o no ensino de Biologia nas turmas do Ensino M?dio das escolas p?blicas. Tratando-se dos objetivos espec?ficos busca- se: realizar um resgate hist?rico quanto aos conhecimentos relacionados ? fitoterapia pelas civiliza??es; compreender como ocorre o processo de resgate dos saberes tradicionais sobre as caracter?sticas fitoter?picas das plantas na vida dos sujeitos e, por fim, entender a import?ncia da inser??o nas aulas de Biologia no Ensino M?dio da abordagem fitoter?pica das plantas. Este estudo partiu de uma pesquisa bibliogr?fica, com enfoque na an?lise de documentos e bibliografias correlatas ? tem?tica pesquisada, para posterior an?lise das informa??es obtidas. Pode- se perceber que ? imprescind?vel que o ensino de Bot?nica no Ensino M?dio utilize metodologias inovadoras e pr?ticas, na busca por estrat?gias que estimulem o interesse e a supera??o dos desafios encontrados no contexto escolar.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-11T11:18:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-11T11:18:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2583
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2583/1/Maria+J%C3%A9ssica+Soares+Santos+TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2583/2/Maria+J%C3%A9ssica+Soares+Santos+ATA.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2583/3/Maria+J%C3%A9ssica+Soares+Santos+Revis%C3%A3o+Lingu%C3%ADstica.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2583/4/Maria+J%C3%A9ssica+Soares+Santos+Reposit%C3%B3rio.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3eb28840dd2c3f2975f619f44198768d
b4e82b19cd9877cf2ebfd5b80ec2f6ff
8f13027f6eae6c54eeb961e2c1b9d8e6
491388ece7b1550885674f3fa79c8d3d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660446306992128