Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2583 |
Resumo: | O resgate e a valoriza??o dos saberes populares nas aulas de Biologia, diante das tem?ticas que envolvem a fitoterapia, podem tornar-se fator contribuinte para o desenvolvimento de pr?ticas educativas mais pr?ximas dos alunos e da comunidade escolar. A problem?tica deste estudo baseia- se na necessidade de que os docentes da disciplina priorizem metodologias que despertem o interesse dos educandos em relacionar o que est? sendo aprendido, com os conhecimentos que eles j? trazem para a sala de aula por meio de suas viv?ncias, com o intuito de formar integralmente alunos atuantes e cr?ticos quanto ao que ? mediado. O presente estudo, por meio da revis?o de literatura, tem como objetivo principal refletir a respeito dos usos, pr?ticas e da import?ncia da fitoterapia e sua inser??o no ensino de Biologia nas turmas do Ensino M?dio das escolas p?blicas. Tratando-se dos objetivos espec?ficos busca- se: realizar um resgate hist?rico quanto aos conhecimentos relacionados ? fitoterapia pelas civiliza??es; compreender como ocorre o processo de resgate dos saberes tradicionais sobre as caracter?sticas fitoter?picas das plantas na vida dos sujeitos e, por fim, entender a import?ncia da inser??o nas aulas de Biologia no Ensino M?dio da abordagem fitoter?pica das plantas. Este estudo partiu de uma pesquisa bibliogr?fica, com enfoque na an?lise de documentos e bibliografias correlatas ? tem?tica pesquisada, para posterior an?lise das informa??es obtidas. Pode- se perceber que ? imprescind?vel que o ensino de Bot?nica no Ensino M?dio utilize metodologias inovadoras e pr?ticas, na busca por estrat?gias que estimulem o interesse e a supera??o dos desafios encontrados no contexto escolar. |
id |
IFPB_04ea146441c87df1dfcc7a6501f4e440 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2583 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SANTOS, Maria J?ssica Soares2022-11-11T11:18:13Z2022-11-11T11:18:13Z2022-09-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2583O resgate e a valoriza??o dos saberes populares nas aulas de Biologia, diante das tem?ticas que envolvem a fitoterapia, podem tornar-se fator contribuinte para o desenvolvimento de pr?ticas educativas mais pr?ximas dos alunos e da comunidade escolar. A problem?tica deste estudo baseia- se na necessidade de que os docentes da disciplina priorizem metodologias que despertem o interesse dos educandos em relacionar o que est? sendo aprendido, com os conhecimentos que eles j? trazem para a sala de aula por meio de suas viv?ncias, com o intuito de formar integralmente alunos atuantes e cr?ticos quanto ao que ? mediado. O presente estudo, por meio da revis?o de literatura, tem como objetivo principal refletir a respeito dos usos, pr?ticas e da import?ncia da fitoterapia e sua inser??o no ensino de Biologia nas turmas do Ensino M?dio das escolas p?blicas. Tratando-se dos objetivos espec?ficos busca- se: realizar um resgate hist?rico quanto aos conhecimentos relacionados ? fitoterapia pelas civiliza??es; compreender como ocorre o processo de resgate dos saberes tradicionais sobre as caracter?sticas fitoter?picas das plantas na vida dos sujeitos e, por fim, entender a import?ncia da inser??o nas aulas de Biologia no Ensino M?dio da abordagem fitoter?pica das plantas. Este estudo partiu de uma pesquisa bibliogr?fica, com enfoque na an?lise de documentos e bibliografias correlatas ? tem?tica pesquisada, para posterior an?lise das informa??es obtidas. Pode- se perceber que ? imprescind?vel que o ensino de Bot?nica no Ensino M?dio utilize metodologias inovadoras e pr?ticas, na busca por estrat?gias que estimulem o interesse e a supera??o dos desafios encontrados no contexto escolar.Submitted by Hannah Lacerda (hannah.lacerda@ifpb.edu.br) on 2022-11-10T16:44:22Z No. of bitstreams: 4 Maria J?ssica Soares Santos TCC.pdf: 350188 bytes, checksum: 3eb28840dd2c3f2975f619f44198768d (MD5) Maria J?ssica Soares Santos ATA.pdf: 152201 bytes, checksum: b4e82b19cd9877cf2ebfd5b80ec2f6ff (MD5) Maria J?ssica Soares Santos Revis?o Lingu?stica.pdf: 164819 bytes, checksum: 8f13027f6eae6c54eeb961e2c1b9d8e6 (MD5) Maria J?ssica Soares Santos Reposit?rio.pdf: 170402 bytes, checksum: 491388ece7b1550885674f3fa79c8d3d (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-11-11T11:18:13Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Maria J?ssica Soares Santos TCC.pdf: 350188 bytes, checksum: 3eb28840dd2c3f2975f619f44198768d (MD5) Maria J?ssica Soares Santos ATA.pdf: 152201 bytes, checksum: b4e82b19cd9877cf2ebfd5b80ec2f6ff (MD5) Maria J?ssica Soares Santos Revis?o Lingu?stica.pdf: 164819 bytes, checksum: 8f13027f6eae6c54eeb961e2c1b9d8e6 (MD5) Maria J?ssica Soares Santos Reposit?rio.pdf: 170402 bytes, checksum: 491388ece7b1550885674f3fa79c8d3d (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-11T11:18:13Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Maria J?ssica Soares Santos TCC.pdf: 350188 bytes, checksum: 3eb28840dd2c3f2975f619f44198768d (MD5) Maria J?ssica Soares Santos ATA.pdf: 152201 bytes, checksum: b4e82b19cd9877cf2ebfd5b80ec2f6ff (MD5) Maria J?ssica Soares Santos Revis?o Lingu?stica.pdf: 164819 bytes, checksum: 8f13027f6eae6c54eeb961e2c1b9d8e6 (MD5) Maria J?ssica Soares Santos Reposit?rio.pdf: 170402 bytes, checksum: 491388ece7b1550885674f3fa79c8d3d (MD5) Previous issue date: 2022-09-30Ensino de biologiaFitoterapiaPlantas MedicinaisSaberes Tradicionais - biologiaAbordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?ficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPB/PatosORIGINALMaria J?ssica Soares Santos TCC.pdfMaria J?ssica Soares Santos TCC.pdfTCCapplication/pdf350188http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2583/1/Maria+J%C3%A9ssica+Soares+Santos+TCC.pdf3eb28840dd2c3f2975f619f44198768dMD51Maria J?ssica Soares Santos ATA.pdfMaria J?ssica Soares Santos ATA.pdfAta de defesaapplication/pdf152201http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2583/2/Maria+J%C3%A9ssica+Soares+Santos+ATA.pdfb4e82b19cd9877cf2ebfd5b80ec2f6ffMD52Maria J?ssica Soares Santos Revis?o Lingu?stica.pdfMaria J?ssica Soares Santos Revis?o Lingu?stica.pdfRevis?o lingu?sticaapplication/pdf164819http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2583/3/Maria+J%C3%A9ssica+Soares+Santos+Revis%C3%A3o+Lingu%C3%ADstica.pdf8f13027f6eae6c54eeb961e2c1b9d8e6MD53Maria J?ssica Soares Santos Reposit?rio.pdfMaria J?ssica Soares Santos Reposit?rio.pdfAutoriza??o Reposit?rioapplication/pdf170402http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2583/4/Maria+J%C3%A9ssica+Soares+Santos+Reposit%C3%B3rio.pdf491388ece7b1550885674f3fa79c8d3dMD54177683/25832022-12-14 15:17:02.226oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2583Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-14T18:17:02Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica |
title |
Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica |
spellingShingle |
Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica SANTOS, Maria J?ssica Soares Ensino de biologia Fitoterapia Plantas Medicinais Saberes Tradicionais - biologia |
title_short |
Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica |
title_full |
Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica |
title_fullStr |
Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica |
title_full_unstemmed |
Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica |
title_sort |
Abordagem fitoter?pica nas aulas de bot?nica do ensino m?dio e resgate de saberes: uma revis?o bibliogr?fica |
author |
SANTOS, Maria J?ssica Soares |
author_facet |
SANTOS, Maria J?ssica Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Maria J?ssica Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de biologia Fitoterapia Plantas Medicinais Saberes Tradicionais - biologia |
topic |
Ensino de biologia Fitoterapia Plantas Medicinais Saberes Tradicionais - biologia |
description |
O resgate e a valoriza??o dos saberes populares nas aulas de Biologia, diante das tem?ticas que envolvem a fitoterapia, podem tornar-se fator contribuinte para o desenvolvimento de pr?ticas educativas mais pr?ximas dos alunos e da comunidade escolar. A problem?tica deste estudo baseia- se na necessidade de que os docentes da disciplina priorizem metodologias que despertem o interesse dos educandos em relacionar o que est? sendo aprendido, com os conhecimentos que eles j? trazem para a sala de aula por meio de suas viv?ncias, com o intuito de formar integralmente alunos atuantes e cr?ticos quanto ao que ? mediado. O presente estudo, por meio da revis?o de literatura, tem como objetivo principal refletir a respeito dos usos, pr?ticas e da import?ncia da fitoterapia e sua inser??o no ensino de Biologia nas turmas do Ensino M?dio das escolas p?blicas. Tratando-se dos objetivos espec?ficos busca- se: realizar um resgate hist?rico quanto aos conhecimentos relacionados ? fitoterapia pelas civiliza??es; compreender como ocorre o processo de resgate dos saberes tradicionais sobre as caracter?sticas fitoter?picas das plantas na vida dos sujeitos e, por fim, entender a import?ncia da inser??o nas aulas de Biologia no Ensino M?dio da abordagem fitoter?pica das plantas. Este estudo partiu de uma pesquisa bibliogr?fica, com enfoque na an?lise de documentos e bibliografias correlatas ? tem?tica pesquisada, para posterior an?lise das informa??es obtidas. Pode- se perceber que ? imprescind?vel que o ensino de Bot?nica no Ensino M?dio utilize metodologias inovadoras e pr?ticas, na busca por estrat?gias que estimulem o interesse e a supera??o dos desafios encontrados no contexto escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-11T11:18:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-11T11:18:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2583 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2583/1/Maria+J%C3%A9ssica+Soares+Santos+TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2583/2/Maria+J%C3%A9ssica+Soares+Santos+ATA.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2583/3/Maria+J%C3%A9ssica+Soares+Santos+Revis%C3%A3o+Lingu%C3%ADstica.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2583/4/Maria+J%C3%A9ssica+Soares+Santos+Reposit%C3%B3rio.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3eb28840dd2c3f2975f619f44198768d b4e82b19cd9877cf2ebfd5b80ec2f6ff 8f13027f6eae6c54eeb961e2c1b9d8e6 491388ece7b1550885674f3fa79c8d3d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660446306992128 |