M?TODO DE AVALIA??O ERGON?MICA E VISITA T?CNICA COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE ERGONOMIA NOS CURSOS DE T?CNICOS EM SEGURAN?A DO TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVARES, DANIELA PASSOS SIM?ES DE ALMEIDA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2538
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica que consiste na utiliza??o de um m?todo de avalia??o ergon?mica como uma ferramenta simples e pr?tica no processo de ensino e aprendizagem em disciplinas de Ergonomia para cursos de T?cnicos em Seguran?a do Trabalho. O m?todo de avalia??o ergon?mica definido como M?todo Ovako Working Posture Analysing System (OWAS) pode ajudar os estudantes a desenvolverem um senso cr?tico e habilidades de investiga??o de posturas inadequadas e movimentos repetitivos em ambientes de trabalho com intuito de servir de embasamento para solucionar problemas ergon?micos nestes ambientes. A proposta de interven??o ? indicada para desenvolver a atividade de ensino em etapas: visita t?cnica, escolha da fun??o e descri??o da tarefa desenvolvida, levantamento e an?lise dos dados, e desenvolvimento de relat?rio final da pr?tica. Os alunos devem observar uma atividade ocupacional durante uma visita t?cnica e, utilizando o M?todo OWAS, dever?o avaliar as posturas e movimentos de um trabalhador para realizar uma avalia??o conclusiva e propor solu??es ergon?micas para aquela tarefa. Os resultados esperados sugerem que os alunos encarem a atividade como uma demanda ou situa??o problem?tica que ele poder? resolver, ou seja, em uma perspectiva profissional, estes alunos ter?o desenvolvido compet?ncias pr?prias da atividade do T?cnico em Seguran?a do Trabalho.
id IFPB_05398ff9a89b0e87ce8d51edca8003c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2538
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling TAVARES, DANIELA PASSOS SIM?ES DE ALMEIDA2022-10-26T21:48:22Z2022-10-26T21:48:22Z2022-05-06http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2538Este artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica que consiste na utiliza??o de um m?todo de avalia??o ergon?mica como uma ferramenta simples e pr?tica no processo de ensino e aprendizagem em disciplinas de Ergonomia para cursos de T?cnicos em Seguran?a do Trabalho. O m?todo de avalia??o ergon?mica definido como M?todo Ovako Working Posture Analysing System (OWAS) pode ajudar os estudantes a desenvolverem um senso cr?tico e habilidades de investiga??o de posturas inadequadas e movimentos repetitivos em ambientes de trabalho com intuito de servir de embasamento para solucionar problemas ergon?micos nestes ambientes. A proposta de interven??o ? indicada para desenvolver a atividade de ensino em etapas: visita t?cnica, escolha da fun??o e descri??o da tarefa desenvolvida, levantamento e an?lise dos dados, e desenvolvimento de relat?rio final da pr?tica. Os alunos devem observar uma atividade ocupacional durante uma visita t?cnica e, utilizando o M?todo OWAS, dever?o avaliar as posturas e movimentos de um trabalhador para realizar uma avalia??o conclusiva e propor solu??es ergon?micas para aquela tarefa. Os resultados esperados sugerem que os alunos encarem a atividade como uma demanda ou situa??o problem?tica que ele poder? resolver, ou seja, em uma perspectiva profissional, estes alunos ter?o desenvolvido compet?ncias pr?prias da atividade do T?cnico em Seguran?a do Trabalho.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-03T14:19:31Z No. of bitstreams: 2 DANIELA PASSOS SIM?ES DE ALMEIDA TAVARES.pdf: 180832 bytes, checksum: 7ad808db9767a101ee3ced8988406ab6 (MD5) DANIELA PASSOS SIM?ES DE ALMEIDA TAVARES.pdf: 696907 bytes, checksum: 19e63a79c2468a888df42a2fd27ffe5f (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-26T21:48:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DANIELA PASSOS SIM?ES DE ALMEIDA TAVARES.pdf: 180832 bytes, checksum: 7ad808db9767a101ee3ced8988406ab6 (MD5) DANIELA PASSOS SIM?ES DE ALMEIDA TAVARES.pdf: 696907 bytes, checksum: 19e63a79c2468a888df42a2fd27ffe5f (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-26T21:48:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DANIELA PASSOS SIM?ES DE ALMEIDA TAVARES.pdf: 180832 bytes, checksum: 7ad808db9767a101ee3ced8988406ab6 (MD5) DANIELA PASSOS SIM?ES DE ALMEIDA TAVARES.pdf: 696907 bytes, checksum: 19e63a79c2468a888df42a2fd27ffe5f (MD5) Previous issue date: 2022-05-06n?o h?ensino-aprendizagem; interven??o pedag?gica; an?lise ergon?mica; visita t?cnicaM?TODO DE AVALIA??O ERGON?MICA E VISITA T?CNICA COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE ERGONOMIA NOS CURSOS DE T?CNICOS EM SEGURAN?A DO TRABALHOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALDANIELA PASSOS SIM?ES DE ALMEIDA TAVARES.pdfDANIELA PASSOS SIM?ES DE ALMEIDA TAVARES.pdfapplication/pdf696907http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2538/2/DANIELA+PASSOS+SIM%C3%95ES+DE+ALMEIDA+TAVARES.pdf19e63a79c2468a888df42a2fd27ffe5fMD52DANIELA PASSOS SIM?ES DE ALMEIDA TAVARES.pdfDANIELA PASSOS SIM?ES DE ALMEIDA TAVARES.pdfapplication/pdf180832http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2538/1/DANIELA+PASSOS+SIM%C3%95ES+DE+ALMEIDA+TAVARES.pdf7ad808db9767a101ee3ced8988406ab6MD51177683/25382023-04-18 13:48:08.237oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2538Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T16:48:08Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv M?TODO DE AVALIA??O ERGON?MICA E VISITA T?CNICA COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE ERGONOMIA NOS CURSOS DE T?CNICOS EM SEGURAN?A DO TRABALHO
title M?TODO DE AVALIA??O ERGON?MICA E VISITA T?CNICA COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE ERGONOMIA NOS CURSOS DE T?CNICOS EM SEGURAN?A DO TRABALHO
spellingShingle M?TODO DE AVALIA??O ERGON?MICA E VISITA T?CNICA COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE ERGONOMIA NOS CURSOS DE T?CNICOS EM SEGURAN?A DO TRABALHO
TAVARES, DANIELA PASSOS SIM?ES DE ALMEIDA
ensino-aprendizagem; interven??o pedag?gica; an?lise ergon?mica; visita t?cnica
title_short M?TODO DE AVALIA??O ERGON?MICA E VISITA T?CNICA COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE ERGONOMIA NOS CURSOS DE T?CNICOS EM SEGURAN?A DO TRABALHO
title_full M?TODO DE AVALIA??O ERGON?MICA E VISITA T?CNICA COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE ERGONOMIA NOS CURSOS DE T?CNICOS EM SEGURAN?A DO TRABALHO
title_fullStr M?TODO DE AVALIA??O ERGON?MICA E VISITA T?CNICA COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE ERGONOMIA NOS CURSOS DE T?CNICOS EM SEGURAN?A DO TRABALHO
title_full_unstemmed M?TODO DE AVALIA??O ERGON?MICA E VISITA T?CNICA COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE ERGONOMIA NOS CURSOS DE T?CNICOS EM SEGURAN?A DO TRABALHO
title_sort M?TODO DE AVALIA??O ERGON?MICA E VISITA T?CNICA COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE ERGONOMIA NOS CURSOS DE T?CNICOS EM SEGURAN?A DO TRABALHO
author TAVARES, DANIELA PASSOS SIM?ES DE ALMEIDA
author_facet TAVARES, DANIELA PASSOS SIM?ES DE ALMEIDA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TAVARES, DANIELA PASSOS SIM?ES DE ALMEIDA
dc.subject.por.fl_str_mv ensino-aprendizagem; interven??o pedag?gica; an?lise ergon?mica; visita t?cnica
topic ensino-aprendizagem; interven??o pedag?gica; an?lise ergon?mica; visita t?cnica
description Este artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica que consiste na utiliza??o de um m?todo de avalia??o ergon?mica como uma ferramenta simples e pr?tica no processo de ensino e aprendizagem em disciplinas de Ergonomia para cursos de T?cnicos em Seguran?a do Trabalho. O m?todo de avalia??o ergon?mica definido como M?todo Ovako Working Posture Analysing System (OWAS) pode ajudar os estudantes a desenvolverem um senso cr?tico e habilidades de investiga??o de posturas inadequadas e movimentos repetitivos em ambientes de trabalho com intuito de servir de embasamento para solucionar problemas ergon?micos nestes ambientes. A proposta de interven??o ? indicada para desenvolver a atividade de ensino em etapas: visita t?cnica, escolha da fun??o e descri??o da tarefa desenvolvida, levantamento e an?lise dos dados, e desenvolvimento de relat?rio final da pr?tica. Os alunos devem observar uma atividade ocupacional durante uma visita t?cnica e, utilizando o M?todo OWAS, dever?o avaliar as posturas e movimentos de um trabalhador para realizar uma avalia??o conclusiva e propor solu??es ergon?micas para aquela tarefa. Os resultados esperados sugerem que os alunos encarem a atividade como uma demanda ou situa??o problem?tica que ele poder? resolver, ou seja, em uma perspectiva profissional, estes alunos ter?o desenvolvido compet?ncias pr?prias da atividade do T?cnico em Seguran?a do Trabalho.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-26T21:48:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-26T21:48:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2538
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2538/2/DANIELA+PASSOS+SIM%C3%95ES+DE+ALMEIDA+TAVARES.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2538/1/DANIELA+PASSOS+SIM%C3%95ES+DE+ALMEIDA+TAVARES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 19e63a79c2468a888df42a2fd27ffe5f
7ad808db9767a101ee3ced8988406ab6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660445669457920