GERENCIAMENTO DE RES?DUOS PERFUROCORTANTES ATRAV?S DA REALIDADE VIRTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O CURSO T?CNICO EM QU?MICA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, JOS? JONATHAN SOARES DOS
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2374
Resumo: Esse trabalho apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica com o intuito de avaliar o gerenciamento de res?duos perfurocortantes originados das atividades de ensino, pesquisa e extens?o do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) propor atrav?s da realidade virtual para o melhoramento na gest?o destes tipos de res?duos na institui??o. Os dados da pesquisa ser?o obtidos atrav?s de informa??es por meio de question?rio respondido por cada representante legal dos laborat?rios geradores de Res?duos de Servi?os de Sa?de - RSS do grupo E, que de acordo com a Resolu??o da Diretoria Colegiada - RDC n? 306/2004, da Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (ANVISA) s?o classificados como perfurocortantes ou escarificantes, tais como: agulhas, ampolas de vidro, l?minas de bisturi, utens?lios de vidro quebrados no laborat?rio e outros similares. Assim, ser? poss?vel saber qual o tipo de res?duos mais utilizado nos laborat?rios e sua quantifica??o para que se possa ter uma melhor efici?ncia na ?rea da gest?o de res?duos s?lidos dentro da institui??o. A realidade virtual tem se tornado um meio que usu?rios podem realizar uma visita em determinado lugar, permitindo assim uma experi?ncia mais real?stica e mais natural, como tamb?m possibilita a viv?ncia cotidiana do conhecimento te?rico e pr?tico dentro do ambiente de ensino aos estudantes e professores do IFPE.
id IFPB_0738ab4a7c3b8a6c1f0d1204c1ab7c44
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2374
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SANTOS, JOS? JONATHAN SOARES DOS2022-09-08T22:16:57Z2022-09-08T22:16:57Z2022-04-19http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2374Esse trabalho apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica com o intuito de avaliar o gerenciamento de res?duos perfurocortantes originados das atividades de ensino, pesquisa e extens?o do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) propor atrav?s da realidade virtual para o melhoramento na gest?o destes tipos de res?duos na institui??o. Os dados da pesquisa ser?o obtidos atrav?s de informa??es por meio de question?rio respondido por cada representante legal dos laborat?rios geradores de Res?duos de Servi?os de Sa?de - RSS do grupo E, que de acordo com a Resolu??o da Diretoria Colegiada - RDC n? 306/2004, da Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (ANVISA) s?o classificados como perfurocortantes ou escarificantes, tais como: agulhas, ampolas de vidro, l?minas de bisturi, utens?lios de vidro quebrados no laborat?rio e outros similares. Assim, ser? poss?vel saber qual o tipo de res?duos mais utilizado nos laborat?rios e sua quantifica??o para que se possa ter uma melhor efici?ncia na ?rea da gest?o de res?duos s?lidos dentro da institui??o. A realidade virtual tem se tornado um meio que usu?rios podem realizar uma visita em determinado lugar, permitindo assim uma experi?ncia mais real?stica e mais natural, como tamb?m possibilita a viv?ncia cotidiana do conhecimento te?rico e pr?tico dentro do ambiente de ensino aos estudantes e professores do IFPE.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-02T15:25:36Z No. of bitstreams: 2 JOS? JONATHAN SOARES DOS SANTOS.pdf: 387512 bytes, checksum: ea087e1550c14d61a3bb59c999a22a68 (MD5) JOS? JONATHAN SOARES DOS SANTOS.pdf: 190234 bytes, checksum: fd7ce56d10650a36ed703ee2a5ad92e4 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-08T22:16:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 JOS? JONATHAN SOARES DOS SANTOS.pdf: 387512 bytes, checksum: ea087e1550c14d61a3bb59c999a22a68 (MD5) JOS? JONATHAN SOARES DOS SANTOS.pdf: 190234 bytes, checksum: fd7ce56d10650a36ed703ee2a5ad92e4 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-08T22:16:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 JOS? JONATHAN SOARES DOS SANTOS.pdf: 387512 bytes, checksum: ea087e1550c14d61a3bb59c999a22a68 (MD5) JOS? JONATHAN SOARES DOS SANTOS.pdf: 190234 bytes, checksum: fd7ce56d10650a36ed703ee2a5ad92e4 (MD5) Previous issue date: 2022-04-19N?O H?.res?duos perfurocortantes.realidade virtual.laborat?rios.GERENCIAMENTO DE RES?DUOS PERFUROCORTANTES ATRAV?S DA REALIDADE VIRTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O CURSO T?CNICO EM QU?MICA.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALJOS? JONATHAN SOARES DOS SANTOS.pdfJOS? JONATHAN SOARES DOS SANTOS.pdfapplication/pdf387512http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2374/1/JOS%C3%89+JONATHAN+SOARES+DOS+SANTOS.pdfea087e1550c14d61a3bb59c999a22a68MD51JOS? JONATHAN SOARES DOS SANTOS.pdfJOS? JONATHAN SOARES DOS SANTOS.pdfapplication/pdf190234http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2374/2/JOS%C3%89+JONATHAN+SOARES+DOS+SANTOS.pdffd7ce56d10650a36ed703ee2a5ad92e4MD52177683/23742022-09-08 19:16:57.783oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2374Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-08T22:16:57Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv GERENCIAMENTO DE RES?DUOS PERFUROCORTANTES ATRAV?S DA REALIDADE VIRTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O CURSO T?CNICO EM QU?MICA.
title GERENCIAMENTO DE RES?DUOS PERFUROCORTANTES ATRAV?S DA REALIDADE VIRTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O CURSO T?CNICO EM QU?MICA.
spellingShingle GERENCIAMENTO DE RES?DUOS PERFUROCORTANTES ATRAV?S DA REALIDADE VIRTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O CURSO T?CNICO EM QU?MICA.
SANTOS, JOS? JONATHAN SOARES DOS
res?duos perfurocortantes.
realidade virtual.
laborat?rios.
title_short GERENCIAMENTO DE RES?DUOS PERFUROCORTANTES ATRAV?S DA REALIDADE VIRTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O CURSO T?CNICO EM QU?MICA.
title_full GERENCIAMENTO DE RES?DUOS PERFUROCORTANTES ATRAV?S DA REALIDADE VIRTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O CURSO T?CNICO EM QU?MICA.
title_fullStr GERENCIAMENTO DE RES?DUOS PERFUROCORTANTES ATRAV?S DA REALIDADE VIRTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O CURSO T?CNICO EM QU?MICA.
title_full_unstemmed GERENCIAMENTO DE RES?DUOS PERFUROCORTANTES ATRAV?S DA REALIDADE VIRTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O CURSO T?CNICO EM QU?MICA.
title_sort GERENCIAMENTO DE RES?DUOS PERFUROCORTANTES ATRAV?S DA REALIDADE VIRTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA O CURSO T?CNICO EM QU?MICA.
author SANTOS, JOS? JONATHAN SOARES DOS
author_facet SANTOS, JOS? JONATHAN SOARES DOS
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, JOS? JONATHAN SOARES DOS
dc.subject.por.fl_str_mv res?duos perfurocortantes.
realidade virtual.
laborat?rios.
topic res?duos perfurocortantes.
realidade virtual.
laborat?rios.
description Esse trabalho apresenta uma proposta de interven??o pedag?gica com o intuito de avaliar o gerenciamento de res?duos perfurocortantes originados das atividades de ensino, pesquisa e extens?o do Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) propor atrav?s da realidade virtual para o melhoramento na gest?o destes tipos de res?duos na institui??o. Os dados da pesquisa ser?o obtidos atrav?s de informa??es por meio de question?rio respondido por cada representante legal dos laborat?rios geradores de Res?duos de Servi?os de Sa?de - RSS do grupo E, que de acordo com a Resolu??o da Diretoria Colegiada - RDC n? 306/2004, da Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (ANVISA) s?o classificados como perfurocortantes ou escarificantes, tais como: agulhas, ampolas de vidro, l?minas de bisturi, utens?lios de vidro quebrados no laborat?rio e outros similares. Assim, ser? poss?vel saber qual o tipo de res?duos mais utilizado nos laborat?rios e sua quantifica??o para que se possa ter uma melhor efici?ncia na ?rea da gest?o de res?duos s?lidos dentro da institui??o. A realidade virtual tem se tornado um meio que usu?rios podem realizar uma visita em determinado lugar, permitindo assim uma experi?ncia mais real?stica e mais natural, como tamb?m possibilita a viv?ncia cotidiana do conhecimento te?rico e pr?tico dentro do ambiente de ensino aos estudantes e professores do IFPE.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-08T22:16:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-08T22:16:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2374
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2374/1/JOS%C3%89+JONATHAN+SOARES+DOS+SANTOS.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2374/2/JOS%C3%89+JONATHAN+SOARES+DOS+SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea087e1550c14d61a3bb59c999a22a68
fd7ce56d10650a36ed703ee2a5ad92e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444878831616