PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1624 |
Resumo: | No presente trabalho evidenciamos uma investiga??o realizada com alunos de uma turma do 9? ano do Ensino Fundamental de uma escola p?blica de S?o Bento ? PB, cujo eixo central ? a an?lise da aprendizagem mediada pela metodologia de ensino com uso da Resolu??o de Problemas com quest?es que envolvem conte?dos geom?tricos. Tomamos como base os estudos de George Polya (1976), a BNCC (BRASIL, 2017) e Onuchic (2013) no que se refere ?s ideias de resolu??o de problemas e o ensino de geometria na sala de aula de Matem?tica, priorizando a terceira concep??o sobre Resolu??o de Problemas formulada por Schroeder e Lester (1989), ensinar matem?tica atrav?s da Resolu??o de Problemas, no qual, ajuda os alunos a desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, habituandoos a determinar por si pr?prios respostas ?s quest?es que os inquietam, sejam elas quest?es escolares ou da vida cotidiana, ao inv?s de esperar uma resposta j? pronta dada pelo professor ou pelo livro did?tico. Para tanto, o estudo tem como etapa central o desenvolvimento de aulas em salas virtuais na modalidade remota, identificando aspectos de aprendizagem, em meio ao processo da pr?tica de resolu??o de problemas geom?tricos, bem como avaliar as dificuldades encontradas pelos mesmos em rela??o ao estudo. Sendo que a metodologia de pesquisa usada neste trabalho se constitui de maneira qualitativa, em que o resultado dela depende diretamente dos seus participantes. Verificou-se que com a metodologia de ensino de Resolu??o de Problemas, embora n?o tenha englobado a totalidade dos alunos presentes quanto a aprendizagem esperada, foi bastante eficaz quanto a constru??o dela na forma??o de um indiv?duo cr?tico e investigativo que possa olhar para o seu meio e participar na melhoria dele. |
id |
IFPB_0a00a8693f9ac6fc40619fa33a680a63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1624 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, MarceloBrandao, JeffersonSilva, LedevandeFreitas, Ti?go2021-07-28T22:28:30Z2021-07-28T22:28:30Z2020-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1624No presente trabalho evidenciamos uma investiga??o realizada com alunos de uma turma do 9? ano do Ensino Fundamental de uma escola p?blica de S?o Bento ? PB, cujo eixo central ? a an?lise da aprendizagem mediada pela metodologia de ensino com uso da Resolu??o de Problemas com quest?es que envolvem conte?dos geom?tricos. Tomamos como base os estudos de George Polya (1976), a BNCC (BRASIL, 2017) e Onuchic (2013) no que se refere ?s ideias de resolu??o de problemas e o ensino de geometria na sala de aula de Matem?tica, priorizando a terceira concep??o sobre Resolu??o de Problemas formulada por Schroeder e Lester (1989), ensinar matem?tica atrav?s da Resolu??o de Problemas, no qual, ajuda os alunos a desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, habituandoos a determinar por si pr?prios respostas ?s quest?es que os inquietam, sejam elas quest?es escolares ou da vida cotidiana, ao inv?s de esperar uma resposta j? pronta dada pelo professor ou pelo livro did?tico. Para tanto, o estudo tem como etapa central o desenvolvimento de aulas em salas virtuais na modalidade remota, identificando aspectos de aprendizagem, em meio ao processo da pr?tica de resolu??o de problemas geom?tricos, bem como avaliar as dificuldades encontradas pelos mesmos em rela??o ao estudo. Sendo que a metodologia de pesquisa usada neste trabalho se constitui de maneira qualitativa, em que o resultado dela depende diretamente dos seus participantes. Verificou-se que com a metodologia de ensino de Resolu??o de Problemas, embora n?o tenha englobado a totalidade dos alunos presentes quanto a aprendizagem esperada, foi bastante eficaz quanto a constru??o dela na forma??o de um indiv?duo cr?tico e investigativo que possa olhar para o seu meio e participar na melhoria dele.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-25T23:23:07Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Marcelo Bruno Bezerra Pereira.pdf: 213172 bytes, checksum: affe58e6496000ca71004c368ecc10d2 (MD5) PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS_Marcelo Bezerra Pereira.pdf: 307449 bytes, checksum: d04ba1107eb84f120cb78a9e842838e9 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-28T22:28:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Marcelo Bruno Bezerra Pereira.pdf: 213172 bytes, checksum: affe58e6496000ca71004c368ecc10d2 (MD5) PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS_Marcelo Bezerra Pereira.pdf: 307449 bytes, checksum: d04ba1107eb84f120cb78a9e842838e9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-28T22:28:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Marcelo Bruno Bezerra Pereira.pdf: 213172 bytes, checksum: affe58e6496000ca71004c368ecc10d2 (MD5) PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS_Marcelo Bezerra Pereira.pdf: 307449 bytes, checksum: d04ba1107eb84f120cb78a9e842838e9 (MD5) Previous issue date: 2020-12Resolu??o de ProblemasAprendizagemEnsinoPRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMASinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALAta de defesa_Marcelo Bruno Bezerra Pereira.pdfAta de defesa_Marcelo Bruno Bezerra Pereira.pdfapplication/pdf213172http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1624/1/Ata+de+defesa_Marcelo+Bruno+Bezerra+Pereira.pdfaffe58e6496000ca71004c368ecc10d2MD51PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS_Marcelo Bezerra Pereira.pdfPRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS_Marcelo Bezerra Pereira.pdfapplication/pdf307449http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1624/2/PRE%C3%82MBULO+DE+UMA+INVESTIGA%C3%87%C3%83O+COM+A+RESOLU%C3%87%C3%83O+DE+PROBLEMAS_Marcelo+Bezerra+Pereira.pdfd04ba1107eb84f120cb78a9e842838e9MD52177683/16242021-07-28 19:28:30.157oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1624Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-28T22:28:30Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS |
title |
PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS |
spellingShingle |
PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS Pereira, Marcelo Resolu??o de Problemas Aprendizagem Ensino |
title_short |
PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS |
title_full |
PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS |
title_fullStr |
PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS |
title_full_unstemmed |
PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS |
title_sort |
PRE?MBULO DE UMA INVESTIGA??O COM A RESOLU??O DE PROBLEMAS |
author |
Pereira, Marcelo |
author_facet |
Pereira, Marcelo Brandao, Jefferson Silva, Ledevande Freitas, Ti?go |
author_role |
author |
author2 |
Brandao, Jefferson Silva, Ledevande Freitas, Ti?go |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marcelo Brandao, Jefferson Silva, Ledevande Freitas, Ti?go |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolu??o de Problemas Aprendizagem Ensino |
topic |
Resolu??o de Problemas Aprendizagem Ensino |
description |
No presente trabalho evidenciamos uma investiga??o realizada com alunos de uma turma do 9? ano do Ensino Fundamental de uma escola p?blica de S?o Bento ? PB, cujo eixo central ? a an?lise da aprendizagem mediada pela metodologia de ensino com uso da Resolu??o de Problemas com quest?es que envolvem conte?dos geom?tricos. Tomamos como base os estudos de George Polya (1976), a BNCC (BRASIL, 2017) e Onuchic (2013) no que se refere ?s ideias de resolu??o de problemas e o ensino de geometria na sala de aula de Matem?tica, priorizando a terceira concep??o sobre Resolu??o de Problemas formulada por Schroeder e Lester (1989), ensinar matem?tica atrav?s da Resolu??o de Problemas, no qual, ajuda os alunos a desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, habituandoos a determinar por si pr?prios respostas ?s quest?es que os inquietam, sejam elas quest?es escolares ou da vida cotidiana, ao inv?s de esperar uma resposta j? pronta dada pelo professor ou pelo livro did?tico. Para tanto, o estudo tem como etapa central o desenvolvimento de aulas em salas virtuais na modalidade remota, identificando aspectos de aprendizagem, em meio ao processo da pr?tica de resolu??o de problemas geom?tricos, bem como avaliar as dificuldades encontradas pelos mesmos em rela??o ao estudo. Sendo que a metodologia de pesquisa usada neste trabalho se constitui de maneira qualitativa, em que o resultado dela depende diretamente dos seus participantes. Verificou-se que com a metodologia de ensino de Resolu??o de Problemas, embora n?o tenha englobado a totalidade dos alunos presentes quanto a aprendizagem esperada, foi bastante eficaz quanto a constru??o dela na forma??o de um indiv?duo cr?tico e investigativo que possa olhar para o seu meio e participar na melhoria dele. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-28T22:28:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-28T22:28:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1624 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1624/1/Ata+de+defesa_Marcelo+Bruno+Bezerra+Pereira.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1624/2/PRE%C3%82MBULO+DE+UMA+INVESTIGA%C3%87%C3%83O+COM+A+RESOLU%C3%87%C3%83O+DE+PROBLEMAS_Marcelo+Bezerra+Pereira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
affe58e6496000ca71004c368ecc10d2 d04ba1107eb84f120cb78a9e842838e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660439302504448 |