Acessibilidade ?s pessoas surdas em ag?ncias banc?rias na cidade de Jo?o Pessoa-PB: um relato de experi?ncia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Thays
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1783
Resumo: Dada a import?ncia de se investigar a fun??o da gest?o de empresas para a inclus?o e acessibilidade das pessoas surdas enquanto consumidores de bens e servi?os, este artigo teve por objetivo analisar a acessibilidade em L?ngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e o acolhimento aos clientes surdos e deficientes auditivos de ag?ncias banc?rias situadas na cidade de Jo?o Pessoa-PB. Para tal, a pesquisa se fundamentou legalmente nas orienta??es contidas na Lei 13.146/2015 ? Lei Brasileira de Inclus?o que versa sobre o uso de tecnologias assistivas no enfrentamento das barreiras que impedem a pessoa surda de ter uma vida justa e igualit?ria. Sendo assim, realizou-se uma visita in loco das principais ag?ncias banc?rias localizadas em uma avenida de grande circula??o da cidade de Jo?o Pessoa-PB, sendo a escolha destas realizada por conveni?ncia. Nesta visita, verificou-se em sua maioria a aus?ncia de recursos que podem promover a inclus?o social das pessoas surdas nas institui??es financeiras. Os resultados encontrados nos fazem visualizar uma proposta para adequa??o do atendimento ao p?blico de forma que respeite as particularidades das pessoas surdas.
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