O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Ana Maria Louren?o de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3729
Resumo: A l?ngua inglesa (LI) atingiu seu ?pice entre as demais l?nguas faladas no mundo devido ? globaliza??o, este processo a fez ser considerada como l?ngua franca, a l?ngua das rela??es pol?ticas, diplom?ticas, econ?micas e etc. Com isso, algumas implica??es surgem no campo do ensino de LI, aqui buscamos analisar a interculturalidade no ensino de LI e seu papel na forma??o identit?ria dos alunos(as). Nessa perspectiva, esta pesquisa analisa documentos regimentais da educa??o nacional, com ?nfase nos textos sobre o ensino da LI, discutindo a quest?o intercultural, abordamos ainda obras de autores que colaboram para o di?logo entre os temas, a exemplo: Corbett (2003), Rajagopalan (2003), Fleuri (2007), entre outros que tratam sobre a identidade do aprendiz e a interculturalidade no ensino. As conclus?es advindas deste estudo revelam a fluidez da identidade do estudante no processo de aprendizagem diante do cen?rio globalizado em que as culturas se relacionam constantemente, e apontam a necessidade da cont?nua busca por informa??es que possam agregar ?s pr?ticas did?tico-pedag?gicas do professor de LI frente ? inclus?o da interculturalidade em suas aulas uma vez que isto tende a contribuir na aprendizagem do aluno e no desenvolvimento da sua criticidade. Com essa pesquisa, buscamos explorar esta vis?o sobre a quest?o intercultural ligada ao ensino de LI ainda pouco estudada, proporcionando um di?logo entre a forma??o escolar e identit?ria dos alunos, contribuindo cientificamente para o p?blico que se interessa por esta ?rea, dando visibilidade para os temas em quest?o afim de que mais pesquisadores se engajem em estudos com esta tem?tica.
id IFPB_0a5202b8cad7a4dd5e5d40c23c125df3
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3729
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling ANDRADE, Ana Maria Louren?o de2024-07-01T18:30:53Z2024-07-01T18:30:53Z2023-11-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3729A l?ngua inglesa (LI) atingiu seu ?pice entre as demais l?nguas faladas no mundo devido ? globaliza??o, este processo a fez ser considerada como l?ngua franca, a l?ngua das rela??es pol?ticas, diplom?ticas, econ?micas e etc. Com isso, algumas implica??es surgem no campo do ensino de LI, aqui buscamos analisar a interculturalidade no ensino de LI e seu papel na forma??o identit?ria dos alunos(as). Nessa perspectiva, esta pesquisa analisa documentos regimentais da educa??o nacional, com ?nfase nos textos sobre o ensino da LI, discutindo a quest?o intercultural, abordamos ainda obras de autores que colaboram para o di?logo entre os temas, a exemplo: Corbett (2003), Rajagopalan (2003), Fleuri (2007), entre outros que tratam sobre a identidade do aprendiz e a interculturalidade no ensino. As conclus?es advindas deste estudo revelam a fluidez da identidade do estudante no processo de aprendizagem diante do cen?rio globalizado em que as culturas se relacionam constantemente, e apontam a necessidade da cont?nua busca por informa??es que possam agregar ?s pr?ticas did?tico-pedag?gicas do professor de LI frente ? inclus?o da interculturalidade em suas aulas uma vez que isto tende a contribuir na aprendizagem do aluno e no desenvolvimento da sua criticidade. Com essa pesquisa, buscamos explorar esta vis?o sobre a quest?o intercultural ligada ao ensino de LI ainda pouco estudada, proporcionando um di?logo entre a forma??o escolar e identit?ria dos alunos, contribuindo cientificamente para o p?blico que se interessa por esta ?rea, dando visibilidade para os temas em quest?o afim de que mais pesquisadores se engajem em estudos com esta tem?tica.Submitted by castedo tatiana (tatiana.castedo@ifpb.edu.br) on 2024-04-11T02:33:09Z No. of bitstreams: 1 TCC - ANA MARIA LOUREN?O ANDRADE.pdf: 524904 bytes, checksum: 960c2f69b1b441981edfa4307b2c8d98 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-07-01T18:30:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - ANA MARIA LOUREN?O ANDRADE.pdf: 524904 bytes, checksum: 960c2f69b1b441981edfa4307b2c8d98 (MD5)Made available in DSpace on 2024-07-01T18:30:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - ANA MARIA LOUREN?O ANDRADE.pdf: 524904 bytes, checksum: 960c2f69b1b441981edfa4307b2c8d98 (MD5) Previous issue date: 2023-11-27ensino de l?ngua inglesa;interculturalidade;globaliza??o.O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografia de Especializa??oIFPBORIGINALTCC - ANA MARIA LOUREN?O ANDRADE.pdfTCC - ANA MARIA LOUREN?O ANDRADE.pdfapplication/pdf524904http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3729/1/TCC+-+ANA+MARIA+LOUREN%C3%87O+ANDRADE.pdf960c2f69b1b441981edfa4307b2c8d98MD51177683/37292024-07-01 15:30:53.701oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3729Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-07-01T18:30:53Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos.
title O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos.
spellingShingle O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos.
ANDRADE, Ana Maria Louren?o de
ensino de l?ngua inglesa;
interculturalidade;
globaliza??o.
title_short O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos.
title_full O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos.
title_fullStr O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos.
title_full_unstemmed O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos.
title_sort O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos.
author ANDRADE, Ana Maria Louren?o de
author_facet ANDRADE, Ana Maria Louren?o de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Ana Maria Louren?o de
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de l?ngua inglesa;
interculturalidade;
globaliza??o.
topic ensino de l?ngua inglesa;
interculturalidade;
globaliza??o.
description A l?ngua inglesa (LI) atingiu seu ?pice entre as demais l?nguas faladas no mundo devido ? globaliza??o, este processo a fez ser considerada como l?ngua franca, a l?ngua das rela??es pol?ticas, diplom?ticas, econ?micas e etc. Com isso, algumas implica??es surgem no campo do ensino de LI, aqui buscamos analisar a interculturalidade no ensino de LI e seu papel na forma??o identit?ria dos alunos(as). Nessa perspectiva, esta pesquisa analisa documentos regimentais da educa??o nacional, com ?nfase nos textos sobre o ensino da LI, discutindo a quest?o intercultural, abordamos ainda obras de autores que colaboram para o di?logo entre os temas, a exemplo: Corbett (2003), Rajagopalan (2003), Fleuri (2007), entre outros que tratam sobre a identidade do aprendiz e a interculturalidade no ensino. As conclus?es advindas deste estudo revelam a fluidez da identidade do estudante no processo de aprendizagem diante do cen?rio globalizado em que as culturas se relacionam constantemente, e apontam a necessidade da cont?nua busca por informa??es que possam agregar ?s pr?ticas did?tico-pedag?gicas do professor de LI frente ? inclus?o da interculturalidade em suas aulas uma vez que isto tende a contribuir na aprendizagem do aluno e no desenvolvimento da sua criticidade. Com essa pesquisa, buscamos explorar esta vis?o sobre a quest?o intercultural ligada ao ensino de LI ainda pouco estudada, proporcionando um di?logo entre a forma??o escolar e identit?ria dos alunos, contribuindo cientificamente para o p?blico que se interessa por esta ?rea, dando visibilidade para os temas em quest?o afim de que mais pesquisadores se engajem em estudos com esta tem?tica.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-01T18:30:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-07-01T18:30:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3729
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3729/1/TCC+-+ANA+MARIA+LOUREN%C3%87O+ANDRADE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 960c2f69b1b441981edfa4307b2c8d98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1810022430496784384