O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3729 |
Resumo: | A l?ngua inglesa (LI) atingiu seu ?pice entre as demais l?nguas faladas no mundo devido ? globaliza??o, este processo a fez ser considerada como l?ngua franca, a l?ngua das rela??es pol?ticas, diplom?ticas, econ?micas e etc. Com isso, algumas implica??es surgem no campo do ensino de LI, aqui buscamos analisar a interculturalidade no ensino de LI e seu papel na forma??o identit?ria dos alunos(as). Nessa perspectiva, esta pesquisa analisa documentos regimentais da educa??o nacional, com ?nfase nos textos sobre o ensino da LI, discutindo a quest?o intercultural, abordamos ainda obras de autores que colaboram para o di?logo entre os temas, a exemplo: Corbett (2003), Rajagopalan (2003), Fleuri (2007), entre outros que tratam sobre a identidade do aprendiz e a interculturalidade no ensino. As conclus?es advindas deste estudo revelam a fluidez da identidade do estudante no processo de aprendizagem diante do cen?rio globalizado em que as culturas se relacionam constantemente, e apontam a necessidade da cont?nua busca por informa??es que possam agregar ?s pr?ticas did?tico-pedag?gicas do professor de LI frente ? inclus?o da interculturalidade em suas aulas uma vez que isto tende a contribuir na aprendizagem do aluno e no desenvolvimento da sua criticidade. Com essa pesquisa, buscamos explorar esta vis?o sobre a quest?o intercultural ligada ao ensino de LI ainda pouco estudada, proporcionando um di?logo entre a forma??o escolar e identit?ria dos alunos, contribuindo cientificamente para o p?blico que se interessa por esta ?rea, dando visibilidade para os temas em quest?o afim de que mais pesquisadores se engajem em estudos com esta tem?tica. |
id |
IFPB_0a5202b8cad7a4dd5e5d40c23c125df3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3729 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
ANDRADE, Ana Maria Louren?o de2024-07-01T18:30:53Z2024-07-01T18:30:53Z2023-11-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3729A l?ngua inglesa (LI) atingiu seu ?pice entre as demais l?nguas faladas no mundo devido ? globaliza??o, este processo a fez ser considerada como l?ngua franca, a l?ngua das rela??es pol?ticas, diplom?ticas, econ?micas e etc. Com isso, algumas implica??es surgem no campo do ensino de LI, aqui buscamos analisar a interculturalidade no ensino de LI e seu papel na forma??o identit?ria dos alunos(as). Nessa perspectiva, esta pesquisa analisa documentos regimentais da educa??o nacional, com ?nfase nos textos sobre o ensino da LI, discutindo a quest?o intercultural, abordamos ainda obras de autores que colaboram para o di?logo entre os temas, a exemplo: Corbett (2003), Rajagopalan (2003), Fleuri (2007), entre outros que tratam sobre a identidade do aprendiz e a interculturalidade no ensino. As conclus?es advindas deste estudo revelam a fluidez da identidade do estudante no processo de aprendizagem diante do cen?rio globalizado em que as culturas se relacionam constantemente, e apontam a necessidade da cont?nua busca por informa??es que possam agregar ?s pr?ticas did?tico-pedag?gicas do professor de LI frente ? inclus?o da interculturalidade em suas aulas uma vez que isto tende a contribuir na aprendizagem do aluno e no desenvolvimento da sua criticidade. Com essa pesquisa, buscamos explorar esta vis?o sobre a quest?o intercultural ligada ao ensino de LI ainda pouco estudada, proporcionando um di?logo entre a forma??o escolar e identit?ria dos alunos, contribuindo cientificamente para o p?blico que se interessa por esta ?rea, dando visibilidade para os temas em quest?o afim de que mais pesquisadores se engajem em estudos com esta tem?tica.Submitted by castedo tatiana (tatiana.castedo@ifpb.edu.br) on 2024-04-11T02:33:09Z No. of bitstreams: 1 TCC - ANA MARIA LOUREN?O ANDRADE.pdf: 524904 bytes, checksum: 960c2f69b1b441981edfa4307b2c8d98 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-07-01T18:30:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - ANA MARIA LOUREN?O ANDRADE.pdf: 524904 bytes, checksum: 960c2f69b1b441981edfa4307b2c8d98 (MD5)Made available in DSpace on 2024-07-01T18:30:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - ANA MARIA LOUREN?O ANDRADE.pdf: 524904 bytes, checksum: 960c2f69b1b441981edfa4307b2c8d98 (MD5) Previous issue date: 2023-11-27ensino de l?ngua inglesa;interculturalidade;globaliza??o.O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografia de Especializa??oIFPBORIGINALTCC - ANA MARIA LOUREN?O ANDRADE.pdfTCC - ANA MARIA LOUREN?O ANDRADE.pdfapplication/pdf524904http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3729/1/TCC+-+ANA+MARIA+LOUREN%C3%87O+ANDRADE.pdf960c2f69b1b441981edfa4307b2c8d98MD51177683/37292024-07-01 15:30:53.701oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3729Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-07-01T18:30:53Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos. |
title |
O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos. |
spellingShingle |
O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos. ANDRADE, Ana Maria Louren?o de ensino de l?ngua inglesa; interculturalidade; globaliza??o. |
title_short |
O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos. |
title_full |
O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos. |
title_fullStr |
O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos. |
title_full_unstemmed |
O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos. |
title_sort |
O car?ter S?cio cultural da l?ngua inglesa: a interculturalidade e suas implica??es na forma??o identit?ria dos alunos. |
author |
ANDRADE, Ana Maria Louren?o de |
author_facet |
ANDRADE, Ana Maria Louren?o de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, Ana Maria Louren?o de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de l?ngua inglesa; interculturalidade; globaliza??o. |
topic |
ensino de l?ngua inglesa; interculturalidade; globaliza??o. |
description |
A l?ngua inglesa (LI) atingiu seu ?pice entre as demais l?nguas faladas no mundo devido ? globaliza??o, este processo a fez ser considerada como l?ngua franca, a l?ngua das rela??es pol?ticas, diplom?ticas, econ?micas e etc. Com isso, algumas implica??es surgem no campo do ensino de LI, aqui buscamos analisar a interculturalidade no ensino de LI e seu papel na forma??o identit?ria dos alunos(as). Nessa perspectiva, esta pesquisa analisa documentos regimentais da educa??o nacional, com ?nfase nos textos sobre o ensino da LI, discutindo a quest?o intercultural, abordamos ainda obras de autores que colaboram para o di?logo entre os temas, a exemplo: Corbett (2003), Rajagopalan (2003), Fleuri (2007), entre outros que tratam sobre a identidade do aprendiz e a interculturalidade no ensino. As conclus?es advindas deste estudo revelam a fluidez da identidade do estudante no processo de aprendizagem diante do cen?rio globalizado em que as culturas se relacionam constantemente, e apontam a necessidade da cont?nua busca por informa??es que possam agregar ?s pr?ticas did?tico-pedag?gicas do professor de LI frente ? inclus?o da interculturalidade em suas aulas uma vez que isto tende a contribuir na aprendizagem do aluno e no desenvolvimento da sua criticidade. Com essa pesquisa, buscamos explorar esta vis?o sobre a quest?o intercultural ligada ao ensino de LI ainda pouco estudada, proporcionando um di?logo entre a forma??o escolar e identit?ria dos alunos, contribuindo cientificamente para o p?blico que se interessa por esta ?rea, dando visibilidade para os temas em quest?o afim de que mais pesquisadores se engajem em estudos com esta tem?tica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-01T18:30:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-07-01T18:30:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3729 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3729/1/TCC+-+ANA+MARIA+LOUREN%C3%87O+ANDRADE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
960c2f69b1b441981edfa4307b2c8d98 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1810022430496784384 |