Propriedades de misturas asf?lticas do tipo camada porosa de atrito (CPA) modificadas pelo res?duo do etileno acetato de vinila (EVA) proveniente da ind?stria cal?adista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3849 |
Resumo: | O crescimento urbano nas ?ltimas d?cadas aumentou as ?reas imperme?veis, causando a forma??o das ilhas de calor, enchentes e at? inunda??es. Para amenizar esses problemas, diversos pa?ses t?m incorporado em seus planos ambientais a utiliza??o de t?cnicas compensat?rias para redu??o dos problemas gerados pelo processo de urbaniza??o, como os pavimentos asf?lticos drenantes. Entretanto, tendo em vista que esse material costuma apresentar um baixo desempenho mec?nico, pesquisadores t?m investigado estrat?gias para aumentar o desempenho das propriedades funcionais desses concretos asf?lticos. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo avaliar as propriedades de misturas asf?lticas drenantes do tipo Camada Porosa de Atrito modificadas pelo res?duo do Etileno Acetato de Vinila proveniente da ind?stria cal?adista. Para tanto, o esquema metodol?gico foi dividido em tr?s etapas, as quais compreenderam o mapeamento bibliom?trico, a coleta dos materiais e a realiza??o dos ensaios nas amostras. A partir dos resultados obtidos, p?de-se observar um aumento na viscosidade do ligante asf?ltico modificado em compara??o com o asfalto puro. Para al?m, as misturas asf?lticas produzidas com o ligante asf?ltico modificado pelo res?duo do EVA apresentaram a diminui??o do volume de vazios de aproximadamente 21% para 18%, sem comprometer as propriedades de permeabilidade. Nos ensaios de resist?ncia ? tra??o por compress?o diametral (RT) e desgaste cantabro, as misturas tamb?m atenderam aos limites t?cnicos de revestimentos asf?lticos tipo CPA solicitados no Brasil. No ensaio de RT, a mistura CPA03, com ligante asf?ltico modificado por 3% do res?duo do EVA, obteve uma RT de 1,28 MPa, com volume de vazios de 18,10%, coeficiente de permeabilidade de 0,18 cm/s e uma diminui??o da perda de massa por abras?o de 0,16% em rela??o a mistura de refer?ncia REF, sem modifica??o do ligante asf?ltico, e se mantendo dentro dos valores exigidos pela normativa do departamento de transportes do Brasil. Dessa forma, a reutiliza??o do res?duo de EVA na pavimenta??o asf?ltica drenante n?o s? se mostrou uma alternativa eficaz para a destina??o desse material, mas tamb?m contribui significativamente para a sustentabilidade, impactando positivamente a economia circular na destina??o final do res?duo, e na melhor |
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