PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SAMPAIO, TARLISON ARTUR LEITE
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3478
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato da experi?ncia vivenciada, a partir de uma interven??o pedag?gica desenvolvida com os alunos do Curso T?cnico em Eletroeletr?nica, com a finalidade de explorar abordagens inovadoras e tecnol?gicas para aprimorar o ensino de partida de motores el?tricos trif?sicos, incluindo o uso de simula??es, laborat?rios virtuais e recursos educacionais digitais. Para a constru??o da interven??o pedag?gica, recorremos ?s contribui??es te?ricas de Guedes (1994), Bulgarelli (2006), Taques (2016), entre outros que abordam a tem?tica em estudo. A partir do embasamento te?rico desses referenciais foi constru?da uma proposta de interven??o pedag?gica, em uma sequ?ncia de aulas, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma compreens?o aprofundada do desenvolvimento e aplica??o de sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos, por meio de momentos te?ricos em sala de aula, em laborat?rios com computadores para simula??o de software e laborat?rio de eletricidade para montagem de circuitos el?tricos. Desta forma, a finalidade foi integrar teoria e pr?tica, capacitando os alunos para enfrentar desafios reais na ind?stria. Os colaboradores da pesquisa foram 13 alunos, do Curso T?cnico em Eletroeletr?nica, da Escola SENAI, localizada no municipio de Campina Grande/PB. Os resultados da pesquisa demonstraram um aumento significativo no entendimento dos participantes sobre os sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos. A aplica??o pr?tica dos conhecimentos adquiridos foi evidenciada atrav?s de projetos bem-sucedidos de sistemas de partida, destacando a efic?cia das pr?ticas pedag?gicas adotadas. A pesquisa destaca a import?ncia das pr?ticas pedag?gicas inovadoras no ensino de sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos. Por fim, a proposta de interven??o desenvolvida mostrou-se eficaz na forma??o de profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios complexos relacionados a essa ?rea.
id IFPB_12b874d560947ab39c365406069705bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3478
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SAMPAIO, TARLISON ARTUR LEITE2024-01-15T16:59:57Z2024-01-15T16:59:57Z2023-11-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3478Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato da experi?ncia vivenciada, a partir de uma interven??o pedag?gica desenvolvida com os alunos do Curso T?cnico em Eletroeletr?nica, com a finalidade de explorar abordagens inovadoras e tecnol?gicas para aprimorar o ensino de partida de motores el?tricos trif?sicos, incluindo o uso de simula??es, laborat?rios virtuais e recursos educacionais digitais. Para a constru??o da interven??o pedag?gica, recorremos ?s contribui??es te?ricas de Guedes (1994), Bulgarelli (2006), Taques (2016), entre outros que abordam a tem?tica em estudo. A partir do embasamento te?rico desses referenciais foi constru?da uma proposta de interven??o pedag?gica, em uma sequ?ncia de aulas, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma compreens?o aprofundada do desenvolvimento e aplica??o de sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos, por meio de momentos te?ricos em sala de aula, em laborat?rios com computadores para simula??o de software e laborat?rio de eletricidade para montagem de circuitos el?tricos. Desta forma, a finalidade foi integrar teoria e pr?tica, capacitando os alunos para enfrentar desafios reais na ind?stria. Os colaboradores da pesquisa foram 13 alunos, do Curso T?cnico em Eletroeletr?nica, da Escola SENAI, localizada no municipio de Campina Grande/PB. Os resultados da pesquisa demonstraram um aumento significativo no entendimento dos participantes sobre os sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos. A aplica??o pr?tica dos conhecimentos adquiridos foi evidenciada atrav?s de projetos bem-sucedidos de sistemas de partida, destacando a efic?cia das pr?ticas pedag?gicas adotadas. A pesquisa destaca a import?ncia das pr?ticas pedag?gicas inovadoras no ensino de sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos. Por fim, a proposta de interven??o desenvolvida mostrou-se eficaz na forma??o de profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios complexos relacionados a essa ?rea.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2024-01-15T12:04:56Z No. of bitstreams: 1 TARLISON ARTUR LEITE SAMPAIO.pdf: 531785 bytes, checksum: 4a83f77159e34245f5a00755c16d982e (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-01-15T16:59:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TARLISON ARTUR LEITE SAMPAIO.pdf: 531785 bytes, checksum: 4a83f77159e34245f5a00755c16d982e (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-15T16:59:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TARLISON ARTUR LEITE SAMPAIO.pdf: 531785 bytes, checksum: 4a83f77159e34245f5a00755c16d982e (MD5) Previous issue date: 2023-11-28n?o h?motores el?tricos trif?sicossistemas de partidainterven??o pedag?gicaPR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA CIENT?FICAIFPBORIGINALTARLISON ARTUR LEITE SAMPAIO.pdfTARLISON ARTUR LEITE SAMPAIO.pdfapplication/pdf531785http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3478/1/TARLISON+ARTUR+LEITE+SAMPAIO.pdf4a83f77159e34245f5a00755c16d982eMD51177683/34782024-01-15 13:59:57.376oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3478Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-15T16:59:57Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA
title PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA
spellingShingle PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA
SAMPAIO, TARLISON ARTUR LEITE
motores el?tricos trif?sicos
sistemas de partida
interven??o pedag?gica
title_short PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA
title_full PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA
title_fullStr PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA
title_full_unstemmed PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA
title_sort PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA
author SAMPAIO, TARLISON ARTUR LEITE
author_facet SAMPAIO, TARLISON ARTUR LEITE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SAMPAIO, TARLISON ARTUR LEITE
dc.subject.por.fl_str_mv motores el?tricos trif?sicos
sistemas de partida
interven??o pedag?gica
topic motores el?tricos trif?sicos
sistemas de partida
interven??o pedag?gica
description Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato da experi?ncia vivenciada, a partir de uma interven??o pedag?gica desenvolvida com os alunos do Curso T?cnico em Eletroeletr?nica, com a finalidade de explorar abordagens inovadoras e tecnol?gicas para aprimorar o ensino de partida de motores el?tricos trif?sicos, incluindo o uso de simula??es, laborat?rios virtuais e recursos educacionais digitais. Para a constru??o da interven??o pedag?gica, recorremos ?s contribui??es te?ricas de Guedes (1994), Bulgarelli (2006), Taques (2016), entre outros que abordam a tem?tica em estudo. A partir do embasamento te?rico desses referenciais foi constru?da uma proposta de interven??o pedag?gica, em uma sequ?ncia de aulas, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma compreens?o aprofundada do desenvolvimento e aplica??o de sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos, por meio de momentos te?ricos em sala de aula, em laborat?rios com computadores para simula??o de software e laborat?rio de eletricidade para montagem de circuitos el?tricos. Desta forma, a finalidade foi integrar teoria e pr?tica, capacitando os alunos para enfrentar desafios reais na ind?stria. Os colaboradores da pesquisa foram 13 alunos, do Curso T?cnico em Eletroeletr?nica, da Escola SENAI, localizada no municipio de Campina Grande/PB. Os resultados da pesquisa demonstraram um aumento significativo no entendimento dos participantes sobre os sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos. A aplica??o pr?tica dos conhecimentos adquiridos foi evidenciada atrav?s de projetos bem-sucedidos de sistemas de partida, destacando a efic?cia das pr?ticas pedag?gicas adotadas. A pesquisa destaca a import?ncia das pr?ticas pedag?gicas inovadoras no ensino de sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos. Por fim, a proposta de interven??o desenvolvida mostrou-se eficaz na forma??o de profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios complexos relacionados a essa ?rea.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-15T16:59:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-15T16:59:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3478
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3478/1/TARLISON+ARTUR+LEITE+SAMPAIO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a83f77159e34245f5a00755c16d982e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660452949721088