PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3478 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato da experi?ncia vivenciada, a partir de uma interven??o pedag?gica desenvolvida com os alunos do Curso T?cnico em Eletroeletr?nica, com a finalidade de explorar abordagens inovadoras e tecnol?gicas para aprimorar o ensino de partida de motores el?tricos trif?sicos, incluindo o uso de simula??es, laborat?rios virtuais e recursos educacionais digitais. Para a constru??o da interven??o pedag?gica, recorremos ?s contribui??es te?ricas de Guedes (1994), Bulgarelli (2006), Taques (2016), entre outros que abordam a tem?tica em estudo. A partir do embasamento te?rico desses referenciais foi constru?da uma proposta de interven??o pedag?gica, em uma sequ?ncia de aulas, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma compreens?o aprofundada do desenvolvimento e aplica??o de sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos, por meio de momentos te?ricos em sala de aula, em laborat?rios com computadores para simula??o de software e laborat?rio de eletricidade para montagem de circuitos el?tricos. Desta forma, a finalidade foi integrar teoria e pr?tica, capacitando os alunos para enfrentar desafios reais na ind?stria. Os colaboradores da pesquisa foram 13 alunos, do Curso T?cnico em Eletroeletr?nica, da Escola SENAI, localizada no municipio de Campina Grande/PB. Os resultados da pesquisa demonstraram um aumento significativo no entendimento dos participantes sobre os sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos. A aplica??o pr?tica dos conhecimentos adquiridos foi evidenciada atrav?s de projetos bem-sucedidos de sistemas de partida, destacando a efic?cia das pr?ticas pedag?gicas adotadas. A pesquisa destaca a import?ncia das pr?ticas pedag?gicas inovadoras no ensino de sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos. Por fim, a proposta de interven??o desenvolvida mostrou-se eficaz na forma??o de profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios complexos relacionados a essa ?rea. |
id |
IFPB_12b874d560947ab39c365406069705bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3478 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SAMPAIO, TARLISON ARTUR LEITE2024-01-15T16:59:57Z2024-01-15T16:59:57Z2023-11-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3478Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato da experi?ncia vivenciada, a partir de uma interven??o pedag?gica desenvolvida com os alunos do Curso T?cnico em Eletroeletr?nica, com a finalidade de explorar abordagens inovadoras e tecnol?gicas para aprimorar o ensino de partida de motores el?tricos trif?sicos, incluindo o uso de simula??es, laborat?rios virtuais e recursos educacionais digitais. Para a constru??o da interven??o pedag?gica, recorremos ?s contribui??es te?ricas de Guedes (1994), Bulgarelli (2006), Taques (2016), entre outros que abordam a tem?tica em estudo. A partir do embasamento te?rico desses referenciais foi constru?da uma proposta de interven??o pedag?gica, em uma sequ?ncia de aulas, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma compreens?o aprofundada do desenvolvimento e aplica??o de sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos, por meio de momentos te?ricos em sala de aula, em laborat?rios com computadores para simula??o de software e laborat?rio de eletricidade para montagem de circuitos el?tricos. Desta forma, a finalidade foi integrar teoria e pr?tica, capacitando os alunos para enfrentar desafios reais na ind?stria. Os colaboradores da pesquisa foram 13 alunos, do Curso T?cnico em Eletroeletr?nica, da Escola SENAI, localizada no municipio de Campina Grande/PB. Os resultados da pesquisa demonstraram um aumento significativo no entendimento dos participantes sobre os sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos. A aplica??o pr?tica dos conhecimentos adquiridos foi evidenciada atrav?s de projetos bem-sucedidos de sistemas de partida, destacando a efic?cia das pr?ticas pedag?gicas adotadas. A pesquisa destaca a import?ncia das pr?ticas pedag?gicas inovadoras no ensino de sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos. Por fim, a proposta de interven??o desenvolvida mostrou-se eficaz na forma??o de profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios complexos relacionados a essa ?rea.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2024-01-15T12:04:56Z No. of bitstreams: 1 TARLISON ARTUR LEITE SAMPAIO.pdf: 531785 bytes, checksum: 4a83f77159e34245f5a00755c16d982e (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-01-15T16:59:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TARLISON ARTUR LEITE SAMPAIO.pdf: 531785 bytes, checksum: 4a83f77159e34245f5a00755c16d982e (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-15T16:59:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TARLISON ARTUR LEITE SAMPAIO.pdf: 531785 bytes, checksum: 4a83f77159e34245f5a00755c16d982e (MD5) Previous issue date: 2023-11-28n?o h?motores el?tricos trif?sicossistemas de partidainterven??o pedag?gicaPR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA CIENT?FICAIFPBORIGINALTARLISON ARTUR LEITE SAMPAIO.pdfTARLISON ARTUR LEITE SAMPAIO.pdfapplication/pdf531785http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3478/1/TARLISON+ARTUR+LEITE+SAMPAIO.pdf4a83f77159e34245f5a00755c16d982eMD51177683/34782024-01-15 13:59:57.376oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3478Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-15T16:59:57Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA |
title |
PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA |
spellingShingle |
PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA SAMPAIO, TARLISON ARTUR LEITE motores el?tricos trif?sicos sistemas de partida interven??o pedag?gica |
title_short |
PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA |
title_full |
PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA |
title_fullStr |
PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA |
title_full_unstemmed |
PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA |
title_sort |
PR?TICAS PEDAG?GICAS NO DESENVOLVIMENTO E APLICA??O DE SISTEMAS DE PARTIDA EM MOTORES EL?TRICOS TRIF?SICOS: RELATO DE EXPERI?NCIA |
author |
SAMPAIO, TARLISON ARTUR LEITE |
author_facet |
SAMPAIO, TARLISON ARTUR LEITE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SAMPAIO, TARLISON ARTUR LEITE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
motores el?tricos trif?sicos sistemas de partida interven??o pedag?gica |
topic |
motores el?tricos trif?sicos sistemas de partida interven??o pedag?gica |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato da experi?ncia vivenciada, a partir de uma interven??o pedag?gica desenvolvida com os alunos do Curso T?cnico em Eletroeletr?nica, com a finalidade de explorar abordagens inovadoras e tecnol?gicas para aprimorar o ensino de partida de motores el?tricos trif?sicos, incluindo o uso de simula??es, laborat?rios virtuais e recursos educacionais digitais. Para a constru??o da interven??o pedag?gica, recorremos ?s contribui??es te?ricas de Guedes (1994), Bulgarelli (2006), Taques (2016), entre outros que abordam a tem?tica em estudo. A partir do embasamento te?rico desses referenciais foi constru?da uma proposta de interven??o pedag?gica, em uma sequ?ncia de aulas, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma compreens?o aprofundada do desenvolvimento e aplica??o de sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos, por meio de momentos te?ricos em sala de aula, em laborat?rios com computadores para simula??o de software e laborat?rio de eletricidade para montagem de circuitos el?tricos. Desta forma, a finalidade foi integrar teoria e pr?tica, capacitando os alunos para enfrentar desafios reais na ind?stria. Os colaboradores da pesquisa foram 13 alunos, do Curso T?cnico em Eletroeletr?nica, da Escola SENAI, localizada no municipio de Campina Grande/PB. Os resultados da pesquisa demonstraram um aumento significativo no entendimento dos participantes sobre os sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos. A aplica??o pr?tica dos conhecimentos adquiridos foi evidenciada atrav?s de projetos bem-sucedidos de sistemas de partida, destacando a efic?cia das pr?ticas pedag?gicas adotadas. A pesquisa destaca a import?ncia das pr?ticas pedag?gicas inovadoras no ensino de sistemas de partida em motores el?tricos trif?sicos. Por fim, a proposta de interven??o desenvolvida mostrou-se eficaz na forma??o de profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios complexos relacionados a essa ?rea. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-15T16:59:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-15T16:59:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3478 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3478/1/TARLISON+ARTUR+LEITE+SAMPAIO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a83f77159e34245f5a00755c16d982e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660452949721088 |