INTERVEN??O PEDAG?GICA APLICADA ? APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ORIENTADOS NO CURSO T?CNICO DE SISTEMAS DE ENERGIAS RENOV?VEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, RENATA GARCIA DUTRA DE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2866
Resumo: O ensino de disciplinas de cunho pr?tico com abordagem baseada em projetos ? uma tarefa complexa, especialmente quando se trata de um grupo diverso de alunos, com diferentes compet?ncias, cargas de trabalho e disponibilidade de tempo para desenvolver atividades. Esta tarefa torna-se desafiadora quando visa-se n?o apenas fornecer o conhecimento te?rico necess?rio, mas tamb?m melhorar a empregabilidade dos alunos. Para tanto, ? crucial transmitir aos alunos a experi?ncia real do mercado de trabalho e, uma das formas de se fazer isso, ? por meio do ensino baseado em projetos, tornando os projetos realmente orientados para solu??o de problemas reais do setor energ?tico. Neste artigo, o objetivo ? apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica a ser adotada na disciplina Projeto de Instala??o de Energias Renov?veis para enfrentar os desafios acima. A disciplina ? oferecida para alunos do curso t?cnico de Sistemas de Energias Renov?veis do IFPB, campus Santa Luzia, em seu ?ltimo ano de estudo, portanto, como resultados, espera-se preparar os alunos para o mercado de trabalho e oferecer oportunidades de networking com empresas locais, bem como outras pessoas da pr?pria academia.
id IFPB_16da2f4a1d3ad396773aa47b37bdfeb1
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2866
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling OLIVEIRA, RENATA GARCIA DUTRA DE2023-03-23T22:22:59Z2023-03-23T22:22:59Z2022-06-28http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2866O ensino de disciplinas de cunho pr?tico com abordagem baseada em projetos ? uma tarefa complexa, especialmente quando se trata de um grupo diverso de alunos, com diferentes compet?ncias, cargas de trabalho e disponibilidade de tempo para desenvolver atividades. Esta tarefa torna-se desafiadora quando visa-se n?o apenas fornecer o conhecimento te?rico necess?rio, mas tamb?m melhorar a empregabilidade dos alunos. Para tanto, ? crucial transmitir aos alunos a experi?ncia real do mercado de trabalho e, uma das formas de se fazer isso, ? por meio do ensino baseado em projetos, tornando os projetos realmente orientados para solu??o de problemas reais do setor energ?tico. Neste artigo, o objetivo ? apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica a ser adotada na disciplina Projeto de Instala??o de Energias Renov?veis para enfrentar os desafios acima. A disciplina ? oferecida para alunos do curso t?cnico de Sistemas de Energias Renov?veis do IFPB, campus Santa Luzia, em seu ?ltimo ano de estudo, portanto, como resultados, espera-se preparar os alunos para o mercado de trabalho e oferecer oportunidades de networking com empresas locais, bem como outras pessoas da pr?pria academia.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-03-22T18:20:23Z No. of bitstreams: 2 RI Renata.pdf: 150096 bytes, checksum: c64aee1c41af69a9bd2ebd0854b97739 (MD5) TCC Renata.pdf: 379432 bytes, checksum: d43edef27f045a6ae8e28ebf3f66336a (MD5)Rejected by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br), reason: Boa noite! Pe?o que sejam feitas as seguintes altera??es: 1 - Que o TCC, e n?o o termo de autoriza??o, seja colocado na parte superior. O arquivo que fica em cima ? o documento que aparece para o p?blico. 2- Que na data do documento seja colocada igual ? data de defesa, indicada no interior do trabalho, n?o a data de upload. 3 - Que a Categoria seja igual ? categoria registrada no termo de autoriza??o: Monografia de Especializa??o . Obrigada! on 2023-03-22T22:35:14Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-03-23T21:07:32Z No. of bitstreams: 2 TCC Renata.pdf: 379432 bytes, checksum: d43edef27f045a6ae8e28ebf3f66336a (MD5) Renata Garcia Dutra de Oliveira.pdf: 150096 bytes, checksum: c64aee1c41af69a9bd2ebd0854b97739 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-03-23T22:22:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC Renata.pdf: 379432 bytes, checksum: d43edef27f045a6ae8e28ebf3f66336a (MD5) Renata Garcia Dutra de Oliveira.pdf: 150096 bytes, checksum: c64aee1c41af69a9bd2ebd0854b97739 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-23T22:22:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC Renata.pdf: 379432 bytes, checksum: d43edef27f045a6ae8e28ebf3f66336a (MD5) Renata Garcia Dutra de Oliveira.pdf: 150096 bytes, checksum: c64aee1c41af69a9bd2ebd0854b97739 (MD5) Previous issue date: 2022-06-28n?o h?aprendizagem baseada em projetos; aprendizagem colaborativa; sistemas de energias renov?veisINTERVEN??O PEDAG?GICA APLICADA ? APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ORIENTADOS NO CURSO T?CNICO DE SISTEMAS DE ENERGIAS RENOV?VEISinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA DE ESPECIALIZA??OIFPBORIGINALTCC Renata.pdfTCC Renata.pdfapplication/pdf379432http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2866/2/TCC+Renata.pdfd43edef27f045a6ae8e28ebf3f66336aMD52Renata Garcia Dutra de Oliveira.pdfRenata Garcia Dutra de Oliveira.pdfapplication/pdf150096http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2866/3/Renata+Garcia+Dutra+de+Oliveira.pdfc64aee1c41af69a9bd2ebd0854b97739MD53177683/28662023-03-23 19:22:59.601oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2866Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-03-23T22:22:59Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv INTERVEN??O PEDAG?GICA APLICADA ? APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ORIENTADOS NO CURSO T?CNICO DE SISTEMAS DE ENERGIAS RENOV?VEIS
title INTERVEN??O PEDAG?GICA APLICADA ? APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ORIENTADOS NO CURSO T?CNICO DE SISTEMAS DE ENERGIAS RENOV?VEIS
spellingShingle INTERVEN??O PEDAG?GICA APLICADA ? APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ORIENTADOS NO CURSO T?CNICO DE SISTEMAS DE ENERGIAS RENOV?VEIS
OLIVEIRA, RENATA GARCIA DUTRA DE
aprendizagem baseada em projetos; aprendizagem colaborativa; sistemas de energias renov?veis
title_short INTERVEN??O PEDAG?GICA APLICADA ? APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ORIENTADOS NO CURSO T?CNICO DE SISTEMAS DE ENERGIAS RENOV?VEIS
title_full INTERVEN??O PEDAG?GICA APLICADA ? APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ORIENTADOS NO CURSO T?CNICO DE SISTEMAS DE ENERGIAS RENOV?VEIS
title_fullStr INTERVEN??O PEDAG?GICA APLICADA ? APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ORIENTADOS NO CURSO T?CNICO DE SISTEMAS DE ENERGIAS RENOV?VEIS
title_full_unstemmed INTERVEN??O PEDAG?GICA APLICADA ? APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ORIENTADOS NO CURSO T?CNICO DE SISTEMAS DE ENERGIAS RENOV?VEIS
title_sort INTERVEN??O PEDAG?GICA APLICADA ? APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ORIENTADOS NO CURSO T?CNICO DE SISTEMAS DE ENERGIAS RENOV?VEIS
author OLIVEIRA, RENATA GARCIA DUTRA DE
author_facet OLIVEIRA, RENATA GARCIA DUTRA DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, RENATA GARCIA DUTRA DE
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem baseada em projetos; aprendizagem colaborativa; sistemas de energias renov?veis
topic aprendizagem baseada em projetos; aprendizagem colaborativa; sistemas de energias renov?veis
description O ensino de disciplinas de cunho pr?tico com abordagem baseada em projetos ? uma tarefa complexa, especialmente quando se trata de um grupo diverso de alunos, com diferentes compet?ncias, cargas de trabalho e disponibilidade de tempo para desenvolver atividades. Esta tarefa torna-se desafiadora quando visa-se n?o apenas fornecer o conhecimento te?rico necess?rio, mas tamb?m melhorar a empregabilidade dos alunos. Para tanto, ? crucial transmitir aos alunos a experi?ncia real do mercado de trabalho e, uma das formas de se fazer isso, ? por meio do ensino baseado em projetos, tornando os projetos realmente orientados para solu??o de problemas reais do setor energ?tico. Neste artigo, o objetivo ? apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica a ser adotada na disciplina Projeto de Instala??o de Energias Renov?veis para enfrentar os desafios acima. A disciplina ? oferecida para alunos do curso t?cnico de Sistemas de Energias Renov?veis do IFPB, campus Santa Luzia, em seu ?ltimo ano de estudo, portanto, como resultados, espera-se preparar os alunos para o mercado de trabalho e oferecer oportunidades de networking com empresas locais, bem como outras pessoas da pr?pria academia.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-23T22:22:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-23T22:22:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2866
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2866/2/TCC+Renata.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2866/3/Renata+Garcia+Dutra+de+Oliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d43edef27f045a6ae8e28ebf3f66336a
c64aee1c41af69a9bd2ebd0854b97739
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660447827427328