Determina??o do ?ndice de qualidade de cal?adas na Regi?o de Cajazeiras-PB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1329 |
Resumo: | Apesar da legisla??o vigente tratando sobre mobilidade urbana, a inefic?cia da fiscaliza??o dos ?rg?os governamentais torna dif?cil a padroniza??o das cal?adas, entretanto o p?blico atingido pelas melhorias relacionadas a qualidade de cal?adas ? expressivo, uma vez que toda a popula??o de uma regi?o ser? pedestre ao decorrer da vida, at? mesmo aqueles que preferem percorrer longas dist?ncias com ve?culos motorizados. Considerando o exposto, o estudo de caso apresentado neste trabalho objetiva diagnosticar a acessibilidade de cal?adas sob a ?tica do usu?rio e avaliar o ambiente na zona central do munic?pio de Cajazeiras ? PB a partir da aplica??o da metodologia de Ferreira e Sanches (2001) que desenvolve-se em tr?s etapas divididas entre avalia??o t?cnica de cal?ada baseada em cinco par?metros sendo eles Atratividade visual, Seguran?a, Seguridade, Manuten??o e largura efetiva; a aplica??o de question?rios para pondera??o dos ?ndices a partir da opini?o do usu?rio; e c?lculo final do ?ndice de Qualidades de Cal?adas (IQC). Os principais resultados obtidos na avalia??o t?cnica foram a disposi??o irregular de cal?adas, o mobili?rio urbano com configura??o inadequada e a manuten??o incipiente das cal?adas, referente ? pondera??o obtida pela opini?o dos pedestres, o par?metro mais importante apontado fora a seguridade e o de menor relev?ncia a manuten??o, que ao serem aplicados na equa??o do IQC apontou que as cal?adas estudadas na presente monografia possuem n?veis de servi?o entre C e D numa escala de A a F e condi??es entre regular e ?timo. A partir dos resultados apresentados a pesquisa concluiu que a falta de planejamento urbano da cidade provocou um crescimento irregular resultando em um desenho urbano que adapta o tr?fego a configura??o do local ao inv?s de adaptar-se as necessidades da popula??o local |
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Guedes, Ellen Kelvya Torres de S?2021-06-04T12:40:33Z2021-06-04T12:40:33Z2019-09-16http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1329Apesar da legisla??o vigente tratando sobre mobilidade urbana, a inefic?cia da fiscaliza??o dos ?rg?os governamentais torna dif?cil a padroniza??o das cal?adas, entretanto o p?blico atingido pelas melhorias relacionadas a qualidade de cal?adas ? expressivo, uma vez que toda a popula??o de uma regi?o ser? pedestre ao decorrer da vida, at? mesmo aqueles que preferem percorrer longas dist?ncias com ve?culos motorizados. Considerando o exposto, o estudo de caso apresentado neste trabalho objetiva diagnosticar a acessibilidade de cal?adas sob a ?tica do usu?rio e avaliar o ambiente na zona central do munic?pio de Cajazeiras ? PB a partir da aplica??o da metodologia de Ferreira e Sanches (2001) que desenvolve-se em tr?s etapas divididas entre avalia??o t?cnica de cal?ada baseada em cinco par?metros sendo eles Atratividade visual, Seguran?a, Seguridade, Manuten??o e largura efetiva; a aplica??o de question?rios para pondera??o dos ?ndices a partir da opini?o do usu?rio; e c?lculo final do ?ndice de Qualidades de Cal?adas (IQC). Os principais resultados obtidos na avalia??o t?cnica foram a disposi??o irregular de cal?adas, o mobili?rio urbano com configura??o inadequada e a manuten??o incipiente das cal?adas, referente ? pondera??o obtida pela opini?o dos pedestres, o par?metro mais importante apontado fora a seguridade e o de menor relev?ncia a manuten??o, que ao serem aplicados na equa??o do IQC apontou que as cal?adas estudadas na presente monografia possuem n?veis de servi?o entre C e D numa escala de A a F e condi??es entre regular e ?timo. A partir dos resultados apresentados a pesquisa concluiu que a falta de planejamento urbano da cidade provocou um crescimento irregular resultando em um desenho urbano que adapta o tr?fego a configura??o do local ao inv?s de adaptar-se as necessidades da popula??o localSubmitted by Aquino Filho Gastao (gastao.aquino@ifpb.edu.br) on 2021-04-25T15:42:45Z No. of bitstreams: 1 TCC - Ellen Kelvya Torres de S? Guedes.pdf: 3303254 bytes, checksum: e359535f2eed81e42351c3facbbbb5a7 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-06-04T12:40:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Ellen Kelvya Torres de S? Guedes.pdf: 3303254 bytes, checksum: e359535f2eed81e42351c3facbbbb5a7 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-04T12:40:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Ellen Kelvya Torres de S? Guedes.pdf: 3303254 bytes, checksum: e359535f2eed81e42351c3facbbbb5a7 (MD5) Previous issue date: 2019-09-16AcessibilidadeCaminhabilidadeMobilidade urbanaDetermina??o do ?ndice de qualidade de cal?adas na Regi?o de Cajazeiras-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de Conclus?o de CursoIFPBORIGINALTCC - Ellen Kelvya Torres de S? Guedes.pdfTCC - Ellen Kelvya Torres de S? Guedes.pdfapplication/pdf3303254http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1329/1/TCC+-+Ellen+Kelvya+Torres+de+S%C3%A1+Guedes.pdfe359535f2eed81e42351c3facbbbb5a7MD51177683/13292021-06-04 09:40:33.946oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1329Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-06-04T12:40:33Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
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