Determina??o do ?ndice de qualidade de cal?adas na Regi?o de Cajazeiras-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Ellen Kelvya Torres de S?
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1329
Resumo: Apesar da legisla??o vigente tratando sobre mobilidade urbana, a inefic?cia da fiscaliza??o dos ?rg?os governamentais torna dif?cil a padroniza??o das cal?adas, entretanto o p?blico atingido pelas melhorias relacionadas a qualidade de cal?adas ? expressivo, uma vez que toda a popula??o de uma regi?o ser? pedestre ao decorrer da vida, at? mesmo aqueles que preferem percorrer longas dist?ncias com ve?culos motorizados. Considerando o exposto, o estudo de caso apresentado neste trabalho objetiva diagnosticar a acessibilidade de cal?adas sob a ?tica do usu?rio e avaliar o ambiente na zona central do munic?pio de Cajazeiras ? PB a partir da aplica??o da metodologia de Ferreira e Sanches (2001) que desenvolve-se em tr?s etapas divididas entre avalia??o t?cnica de cal?ada baseada em cinco par?metros sendo eles Atratividade visual, Seguran?a, Seguridade, Manuten??o e largura efetiva; a aplica??o de question?rios para pondera??o dos ?ndices a partir da opini?o do usu?rio; e c?lculo final do ?ndice de Qualidades de Cal?adas (IQC). Os principais resultados obtidos na avalia??o t?cnica foram a disposi??o irregular de cal?adas, o mobili?rio urbano com configura??o inadequada e a manuten??o incipiente das cal?adas, referente ? pondera??o obtida pela opini?o dos pedestres, o par?metro mais importante apontado fora a seguridade e o de menor relev?ncia a manuten??o, que ao serem aplicados na equa??o do IQC apontou que as cal?adas estudadas na presente monografia possuem n?veis de servi?o entre C e D numa escala de A a F e condi??es entre regular e ?timo. A partir dos resultados apresentados a pesquisa concluiu que a falta de planejamento urbano da cidade provocou um crescimento irregular resultando em um desenho urbano que adapta o tr?fego a configura??o do local ao inv?s de adaptar-se as necessidades da popula??o local
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