Educa??o ambiental em projetos: protagonismo discente na coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAIVA, FERNANDA MARIA DE LIMA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2865
Resumo: O conhecimento da futura vida profissional do aluno poder? ser estimulado a partir de t?cnicas implantadas dentro de empresas como o exerc?cio pr?tico da utiliza??o de ferramentas e novos recursos tecnol?gicos, utilizando informa??es que transformam atividades e seus procedimentos, com isso, tornando eficaz o percurso formativo de t?cnicos em um ambiente de educa??o profissional. A Proposta de Interven??o Pedag?gica (PIP) Educa??o ambiental em projetos: protagonismo discente na coletiva seletiva objetiva que cada grupo de aluno apresente uma interven??o dentro de uma empresa aliment?cia na ?rea de Meio Ambiente. O projeto tem como objetivo implantar a coleta seletiva no processo de fabrica??o de produtos aliment?cios utilizando o uso de tecnologias para melhorar a rotina da empresa e, portanto, melhorar o descarte de res?duos dentro do processo produtivo. A PIP usa metodologias ativas como a colaboratividade, realizada pelos alunos do campus Cabedelo-Pb. A pesquisa ? fundamentada em um projeto de educa??o ambiental. Cada grupo de 5 alunos do IFPB ir? apresentar de forma presencial na empresa como deve ser feita esta separa??o do material e, com isso, tamb?m aumentando a produtividade da empresa e ajudando ao meio ambiente, o professor ir? supervisionar e avaliar a ministra??o do profissional e as interven??es positivas e/ou negativas no ramo aliment?cio Os resultados esperados s?o: transformar o aluno em um profissional habilitado para instalar um projeto de educa??o ambiental dentro de uma empresa, responsabilidade em conjunto com o professor na constru??o de cont?ineres devidamente identificados para ser a coleta seletiva, ao longo do processo de produ??o da coleta dos res?duos de cada etapa da produ??o. Quando cada aluno interage de forma a ser o respons?vel dentro do meio empresarial ele assume a responsabilidade futura que exercer? como t?cnico e experimenta a viv?ncia e a pr?tica, itens essenciais para a educa??o profissional
id IFPB_21b822e3db12d1d0be6cd53ebe2b72ac
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2865
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling PAIVA, FERNANDA MARIA DE LIMA2023-03-23T22:21:42Z2023-03-23T22:21:42Z2022-09-26http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2865O conhecimento da futura vida profissional do aluno poder? ser estimulado a partir de t?cnicas implantadas dentro de empresas como o exerc?cio pr?tico da utiliza??o de ferramentas e novos recursos tecnol?gicos, utilizando informa??es que transformam atividades e seus procedimentos, com isso, tornando eficaz o percurso formativo de t?cnicos em um ambiente de educa??o profissional. A Proposta de Interven??o Pedag?gica (PIP) Educa??o ambiental em projetos: protagonismo discente na coletiva seletiva objetiva que cada grupo de aluno apresente uma interven??o dentro de uma empresa aliment?cia na ?rea de Meio Ambiente. O projeto tem como objetivo implantar a coleta seletiva no processo de fabrica??o de produtos aliment?cios utilizando o uso de tecnologias para melhorar a rotina da empresa e, portanto, melhorar o descarte de res?duos dentro do processo produtivo. A PIP usa metodologias ativas como a colaboratividade, realizada pelos alunos do campus Cabedelo-Pb. A pesquisa ? fundamentada em um projeto de educa??o ambiental. Cada grupo de 5 alunos do IFPB ir? apresentar de forma presencial na empresa como deve ser feita esta separa??o do material e, com isso, tamb?m aumentando a produtividade da empresa e ajudando ao meio ambiente, o professor ir? supervisionar e avaliar a ministra??o do profissional e as interven??es positivas e/ou negativas no ramo aliment?cio Os resultados esperados s?o: transformar o aluno em um profissional habilitado para instalar um projeto de educa??o ambiental dentro de uma empresa, responsabilidade em conjunto com o professor na constru??o de cont?ineres devidamente identificados para ser a coleta seletiva, ao longo do processo de produ??o da coleta dos res?duos de cada etapa da produ??o. Quando cada aluno interage de forma a ser o respons?vel dentro do meio empresarial ele assume a responsabilidade futura que exercer? como t?cnico e experimenta a viv?ncia e a pr?tica, itens essenciais para a educa??o profissionalSubmitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-03-22T17:53:12Z No. of bitstreams: 2 RI Fernanda.pdf: 381561 bytes, checksum: 486a2f3f1dd14be4c76d9a59ef37cf95 (MD5) TCC Fernanda ok.pdf: 946654 bytes, checksum: bafa59165b8354a2e07ded4aad8b4cd3 (MD5)Rejected by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br), reason: Boa noite! Pe?o que sejam feitas as seguintes altera??es: 1 - Que o TCC, e n?o o termo de autoriza??o, seja colocado na parte superior. O arquivo que fica em cima ? o documento que aparece para o p?blico. 2- Que na data do documento seja colocada a data de defesa, indicada no interior do trabalho, n?o a data de upload. 3 - Que a Categoria seja igual ? categoria registrada no termo de autoriza??o: Monografia de Especializa??o . Obrigada! on 2023-03-22T22:31:50Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-03-23T21:04:05Z No. of bitstreams: 2 TCC Fernanda ok.pdf: 946654 bytes, checksum: bafa59165b8354a2e07ded4aad8b4cd3 (MD5) FERNANDA MARIA DE LIMA PAIVA.pdf: 381561 bytes, checksum: 486a2f3f1dd14be4c76d9a59ef37cf95 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-03-23T22:21:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC Fernanda ok.pdf: 946654 bytes, checksum: bafa59165b8354a2e07ded4aad8b4cd3 (MD5) FERNANDA MARIA DE LIMA PAIVA.pdf: 381561 bytes, checksum: 486a2f3f1dd14be4c76d9a59ef37cf95 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-23T22:21:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC Fernanda ok.pdf: 946654 bytes, checksum: bafa59165b8354a2e07ded4aad8b4cd3 (MD5) FERNANDA MARIA DE LIMA PAIVA.pdf: 381561 bytes, checksum: 486a2f3f1dd14be4c76d9a59ef37cf95 (MD5) Previous issue date: 2022-09-26n?o h?educa??o ambiental; educa??o profissional; coleta seletivaEduca??o ambiental em projetos: protagonismo discente na coletivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA DE ESPECIALIZA??OIFPBORIGINALTCC Fernanda ok.pdfTCC Fernanda ok.pdfapplication/pdf946654http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2865/2/TCC+Fernanda+ok.pdfbafa59165b8354a2e07ded4aad8b4cd3MD52FERNANDA MARIA DE LIMA PAIVA.pdfFERNANDA MARIA DE LIMA PAIVA.pdfapplication/pdf381561http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2865/3/FERNANDA+MARIA+DE+LIMA+PAIVA.pdf486a2f3f1dd14be4c76d9a59ef37cf95MD53177683/28652023-03-23 19:21:42.325oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2865Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-03-23T22:21:42Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educa??o ambiental em projetos: protagonismo discente na coletiva
title Educa??o ambiental em projetos: protagonismo discente na coletiva
spellingShingle Educa??o ambiental em projetos: protagonismo discente na coletiva
PAIVA, FERNANDA MARIA DE LIMA
educa??o ambiental; educa??o profissional; coleta seletiva
title_short Educa??o ambiental em projetos: protagonismo discente na coletiva
title_full Educa??o ambiental em projetos: protagonismo discente na coletiva
title_fullStr Educa??o ambiental em projetos: protagonismo discente na coletiva
title_full_unstemmed Educa??o ambiental em projetos: protagonismo discente na coletiva
title_sort Educa??o ambiental em projetos: protagonismo discente na coletiva
author PAIVA, FERNANDA MARIA DE LIMA
author_facet PAIVA, FERNANDA MARIA DE LIMA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAIVA, FERNANDA MARIA DE LIMA
dc.subject.por.fl_str_mv educa??o ambiental; educa??o profissional; coleta seletiva
topic educa??o ambiental; educa??o profissional; coleta seletiva
description O conhecimento da futura vida profissional do aluno poder? ser estimulado a partir de t?cnicas implantadas dentro de empresas como o exerc?cio pr?tico da utiliza??o de ferramentas e novos recursos tecnol?gicos, utilizando informa??es que transformam atividades e seus procedimentos, com isso, tornando eficaz o percurso formativo de t?cnicos em um ambiente de educa??o profissional. A Proposta de Interven??o Pedag?gica (PIP) Educa??o ambiental em projetos: protagonismo discente na coletiva seletiva objetiva que cada grupo de aluno apresente uma interven??o dentro de uma empresa aliment?cia na ?rea de Meio Ambiente. O projeto tem como objetivo implantar a coleta seletiva no processo de fabrica??o de produtos aliment?cios utilizando o uso de tecnologias para melhorar a rotina da empresa e, portanto, melhorar o descarte de res?duos dentro do processo produtivo. A PIP usa metodologias ativas como a colaboratividade, realizada pelos alunos do campus Cabedelo-Pb. A pesquisa ? fundamentada em um projeto de educa??o ambiental. Cada grupo de 5 alunos do IFPB ir? apresentar de forma presencial na empresa como deve ser feita esta separa??o do material e, com isso, tamb?m aumentando a produtividade da empresa e ajudando ao meio ambiente, o professor ir? supervisionar e avaliar a ministra??o do profissional e as interven??es positivas e/ou negativas no ramo aliment?cio Os resultados esperados s?o: transformar o aluno em um profissional habilitado para instalar um projeto de educa??o ambiental dentro de uma empresa, responsabilidade em conjunto com o professor na constru??o de cont?ineres devidamente identificados para ser a coleta seletiva, ao longo do processo de produ??o da coleta dos res?duos de cada etapa da produ??o. Quando cada aluno interage de forma a ser o respons?vel dentro do meio empresarial ele assume a responsabilidade futura que exercer? como t?cnico e experimenta a viv?ncia e a pr?tica, itens essenciais para a educa??o profissional
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-23T22:21:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-23T22:21:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2865
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2865/2/TCC+Fernanda+ok.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2865/3/FERNANDA+MARIA+DE+LIMA+PAIVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bafa59165b8354a2e07ded4aad8b4cd3
486a2f3f1dd14be4c76d9a59ef37cf95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660447823233024