O uso da rede social TikToK como suporte no ensino e aprendizagem de qu?mica para alunos do 9? ano do Ensino Fundamental II: Uma Proposta de Interven??o Pedag?gica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHAVES, ALEXSANDRA CRISTINA
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3466
Resumo: Com o passar dos anos, a evolu??o da tecnologia colaborou para sua integra??o ao ?mbito educacional, caracterizando-a como um suporte fundamental no processo de ensino e aprendizagem ao transformar a educa??o, outrora enveredada pelo caminho do tradicionalismo, em uma educa??o mais acess?vel, din?mica e eficaz. Nesse sentindo, a presente pesquisa buscou apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica que visa a abordagem qu?mica de forma contextualizada utilizando Tecnologias de Informa??o ? TIC?S ?s turmas do 9? ano do Ensino Fundamental da Escola Cidad? Integral Coelho Lisboa, localizada na cidade de Santa Luzia ? PB, atrav?s do desenvolvimento de um projeto de extens?o. Nessa perspectiva, o projeto de extens?o dever? ser desenvolvido mediante a colabora??o de estudantes do curso T?cnico em Inform?tica, ofertado pelo IFPB ? Campus Santa Luzia, utilizando a rede social TikTok como suporte educacional no processo de ensino e aprendizagem em qu?mica. Para isso, o projeto consistir? na produ??o e disponibiliza??o de v?deos que abordem os conte?dos identificados como aqueles em que os estudantes da escola l?cus da pesquisa apresentam maiores dificuldades de aprendizagem. Como resultados, espera-se que as atividades de interven??o possam contribuir desenvolvimento de novas pr?ticas pedag?gicas de ensino, com melhorias de aprendizagem em qu?mica e capacita??o desses estudantes como sujeitos ativos na constru??o do seu conhecimento. Por fim, espera-se que a participa??o dos estudantes da institui??o possa contribuir de forma positiva para seu processo de forma??o educacional, social e cidad?, objetivos das atividades de extens?o.
id IFPB_22672bf497b2a2262f5b187eb404d180
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3466
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling CHAVES, ALEXSANDRA CRISTINA2024-01-15T15:01:00Z2024-01-15T15:01:00Z2023-11-24http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3466Com o passar dos anos, a evolu??o da tecnologia colaborou para sua integra??o ao ?mbito educacional, caracterizando-a como um suporte fundamental no processo de ensino e aprendizagem ao transformar a educa??o, outrora enveredada pelo caminho do tradicionalismo, em uma educa??o mais acess?vel, din?mica e eficaz. Nesse sentindo, a presente pesquisa buscou apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica que visa a abordagem qu?mica de forma contextualizada utilizando Tecnologias de Informa??o ? TIC?S ?s turmas do 9? ano do Ensino Fundamental da Escola Cidad? Integral Coelho Lisboa, localizada na cidade de Santa Luzia ? PB, atrav?s do desenvolvimento de um projeto de extens?o. Nessa perspectiva, o projeto de extens?o dever? ser desenvolvido mediante a colabora??o de estudantes do curso T?cnico em Inform?tica, ofertado pelo IFPB ? Campus Santa Luzia, utilizando a rede social TikTok como suporte educacional no processo de ensino e aprendizagem em qu?mica. Para isso, o projeto consistir? na produ??o e disponibiliza??o de v?deos que abordem os conte?dos identificados como aqueles em que os estudantes da escola l?cus da pesquisa apresentam maiores dificuldades de aprendizagem. Como resultados, espera-se que as atividades de interven??o possam contribuir desenvolvimento de novas pr?ticas pedag?gicas de ensino, com melhorias de aprendizagem em qu?mica e capacita??o desses estudantes como sujeitos ativos na constru??o do seu conhecimento. Por fim, espera-se que a participa??o dos estudantes da institui??o possa contribuir de forma positiva para seu processo de forma??o educacional, social e cidad?, objetivos das atividades de extens?o.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2024-01-04T03:06:56Z No. of bitstreams: 1 Alexsandra Cristina Chaves.pdf: 455731 bytes, checksum: c19240c2173b3f552971e9ede6ddea6a (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-01-15T15:01:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Alexsandra Cristina Chaves.pdf: 455731 bytes, checksum: c19240c2173b3f552971e9ede6ddea6a (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-15T15:01:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alexsandra Cristina Chaves.pdf: 455731 bytes, checksum: c19240c2173b3f552971e9ede6ddea6a (MD5) Previous issue date: 2023-11-24n?o h?ensino e aprendizagem;qu?mica;interven??o pedag?gicaO uso da rede social TikToK como suporte no ensino e aprendizagem de qu?mica para alunos do 9? ano do Ensino Fundamental II: Uma Proposta de Interven??o Pedag?gicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA DE ESPECIALIZA??OIFPBORIGINALAlexsandra Cristina Chaves.pdfAlexsandra Cristina Chaves.pdfapplication/pdf455731http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3466/1/Alexsandra+Cristina+Chaves.pdfc19240c2173b3f552971e9ede6ddea6aMD51177683/34662024-01-15 12:01:00.622oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3466Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-15T15:01Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da rede social TikToK como suporte no ensino e aprendizagem de qu?mica para alunos do 9? ano do Ensino Fundamental II: Uma Proposta de Interven??o Pedag?gica
title O uso da rede social TikToK como suporte no ensino e aprendizagem de qu?mica para alunos do 9? ano do Ensino Fundamental II: Uma Proposta de Interven??o Pedag?gica
spellingShingle O uso da rede social TikToK como suporte no ensino e aprendizagem de qu?mica para alunos do 9? ano do Ensino Fundamental II: Uma Proposta de Interven??o Pedag?gica
CHAVES, ALEXSANDRA CRISTINA
ensino e aprendizagem;qu?mica;interven??o pedag?gica
title_short O uso da rede social TikToK como suporte no ensino e aprendizagem de qu?mica para alunos do 9? ano do Ensino Fundamental II: Uma Proposta de Interven??o Pedag?gica
title_full O uso da rede social TikToK como suporte no ensino e aprendizagem de qu?mica para alunos do 9? ano do Ensino Fundamental II: Uma Proposta de Interven??o Pedag?gica
title_fullStr O uso da rede social TikToK como suporte no ensino e aprendizagem de qu?mica para alunos do 9? ano do Ensino Fundamental II: Uma Proposta de Interven??o Pedag?gica
title_full_unstemmed O uso da rede social TikToK como suporte no ensino e aprendizagem de qu?mica para alunos do 9? ano do Ensino Fundamental II: Uma Proposta de Interven??o Pedag?gica
title_sort O uso da rede social TikToK como suporte no ensino e aprendizagem de qu?mica para alunos do 9? ano do Ensino Fundamental II: Uma Proposta de Interven??o Pedag?gica
author CHAVES, ALEXSANDRA CRISTINA
author_facet CHAVES, ALEXSANDRA CRISTINA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CHAVES, ALEXSANDRA CRISTINA
dc.subject.por.fl_str_mv ensino e aprendizagem;qu?mica;interven??o pedag?gica
topic ensino e aprendizagem;qu?mica;interven??o pedag?gica
description Com o passar dos anos, a evolu??o da tecnologia colaborou para sua integra??o ao ?mbito educacional, caracterizando-a como um suporte fundamental no processo de ensino e aprendizagem ao transformar a educa??o, outrora enveredada pelo caminho do tradicionalismo, em uma educa??o mais acess?vel, din?mica e eficaz. Nesse sentindo, a presente pesquisa buscou apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica que visa a abordagem qu?mica de forma contextualizada utilizando Tecnologias de Informa??o ? TIC?S ?s turmas do 9? ano do Ensino Fundamental da Escola Cidad? Integral Coelho Lisboa, localizada na cidade de Santa Luzia ? PB, atrav?s do desenvolvimento de um projeto de extens?o. Nessa perspectiva, o projeto de extens?o dever? ser desenvolvido mediante a colabora??o de estudantes do curso T?cnico em Inform?tica, ofertado pelo IFPB ? Campus Santa Luzia, utilizando a rede social TikTok como suporte educacional no processo de ensino e aprendizagem em qu?mica. Para isso, o projeto consistir? na produ??o e disponibiliza??o de v?deos que abordem os conte?dos identificados como aqueles em que os estudantes da escola l?cus da pesquisa apresentam maiores dificuldades de aprendizagem. Como resultados, espera-se que as atividades de interven??o possam contribuir desenvolvimento de novas pr?ticas pedag?gicas de ensino, com melhorias de aprendizagem em qu?mica e capacita??o desses estudantes como sujeitos ativos na constru??o do seu conhecimento. Por fim, espera-se que a participa??o dos estudantes da institui??o possa contribuir de forma positiva para seu processo de forma??o educacional, social e cidad?, objetivos das atividades de extens?o.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-15T15:01:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-15T15:01:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3466
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3466/1/Alexsandra+Cristina+Chaves.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c19240c2173b3f552971e9ede6ddea6a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660452904632320