An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2012 |
Resumo: | O atual contexto do mercado da constru??o civil traz consigo desafios para empreendedores do ramo. O cen?rio vivenciado representado pela alta competitividade e a oferta maior que a demanda, requer flexibilidade de empresas de engenharia para que sejam realizadas as mudan?as necess?rias, e o papel do marketing ? vital neste processo. O presente trabalho realizou um estudo de marketing em uma empresa de engenharia civil localizada no Alto Sert?o Paraibano, e apresenta os m?todos utilizados com a finalidade de obter um bom desempenho da empresa, focado em atingir metas organizacionais e agregar valor na imagem da empresa, com a perspectiva de atrair e fidelizar clientes. A tipologia da pesquisa aplicada foi de car?ter explorat?ria visando uma an?lise quali-quantitativa sobre os impactos gerados pela ado??o do marketing, sendo obtido resultados motivadores, alcan?ando melhorias em diversos aspectos, como por exemplo: aumento do alcance ao p?blico alvo, melhorias nas parcerias, melhorias no meio de comunica??o, dentre outros. Todos os dados levantados nesta pesquisa servir?o de base para que as empresas de engenharia da regi?o entendam melhor sobre o mercado regional neste setor, alavancando as poss?veis vantagens e desvantagens ao investir marketing nos seus neg?cios, uma vez que esta pr?tica ? pouco explorada no ?mbito da engenharia civil. |
id |
IFPB_27fe2f2b26ab0ca7cd97912b2114861f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2012 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ibiapina, Kevin Bezerra2022-05-17T21:34:10Z2022-05-17T21:34:10Z2022-05-11http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2012O atual contexto do mercado da constru??o civil traz consigo desafios para empreendedores do ramo. O cen?rio vivenciado representado pela alta competitividade e a oferta maior que a demanda, requer flexibilidade de empresas de engenharia para que sejam realizadas as mudan?as necess?rias, e o papel do marketing ? vital neste processo. O presente trabalho realizou um estudo de marketing em uma empresa de engenharia civil localizada no Alto Sert?o Paraibano, e apresenta os m?todos utilizados com a finalidade de obter um bom desempenho da empresa, focado em atingir metas organizacionais e agregar valor na imagem da empresa, com a perspectiva de atrair e fidelizar clientes. A tipologia da pesquisa aplicada foi de car?ter explorat?ria visando uma an?lise quali-quantitativa sobre os impactos gerados pela ado??o do marketing, sendo obtido resultados motivadores, alcan?ando melhorias em diversos aspectos, como por exemplo: aumento do alcance ao p?blico alvo, melhorias nas parcerias, melhorias no meio de comunica??o, dentre outros. Todos os dados levantados nesta pesquisa servir?o de base para que as empresas de engenharia da regi?o entendam melhor sobre o mercado regional neste setor, alavancando as poss?veis vantagens e desvantagens ao investir marketing nos seus neg?cios, uma vez que esta pr?tica ? pouco explorada no ?mbito da engenharia civil.Submitted by Aquino Filho Gastao (gastao.aquino@ifpb.edu.br) on 2022-05-13T21:41:06Z No. of bitstreams: 1 TCC Kevin Bezerra Ibiapina.pdf: 3440284 bytes, checksum: b8350df383f9713cdf6d4ffac42b204b (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-05-17T21:34:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Kevin Bezerra Ibiapina.pdf: 3440284 bytes, checksum: b8350df383f9713cdf6d4ffac42b204b (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-17T21:34:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Kevin Bezerra Ibiapina.pdf: 3440284 bytes, checksum: b8350df383f9713cdf6d4ffac42b204b (MD5) Previous issue date: 2022-05-11MarketingEmpresas de engenhariaM?dias sociaisSert?o ParaibanoAn?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de Conclus?o de CursoIFPBORIGINALTCC Kevin Bezerra Ibiapina.pdfTCC Kevin Bezerra Ibiapina.pdfapplication/pdf3440284http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2012/1/TCC+Kevin+Bezerra+Ibiapina.pdfb8350df383f9713cdf6d4ffac42b204bMD51177683/20122022-05-17 18:34:10.033oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2012Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-05-17T21:34:10Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano |
title |
An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano |
spellingShingle |
An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano Ibiapina, Kevin Bezerra Marketing Empresas de engenharia M?dias sociais Sert?o Paraibano |
title_short |
An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano |
title_full |
An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano |
title_fullStr |
An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano |
title_full_unstemmed |
An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano |
title_sort |
An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano |
author |
Ibiapina, Kevin Bezerra |
author_facet |
Ibiapina, Kevin Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ibiapina, Kevin Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Empresas de engenharia M?dias sociais Sert?o Paraibano |
topic |
Marketing Empresas de engenharia M?dias sociais Sert?o Paraibano |
description |
O atual contexto do mercado da constru??o civil traz consigo desafios para empreendedores do ramo. O cen?rio vivenciado representado pela alta competitividade e a oferta maior que a demanda, requer flexibilidade de empresas de engenharia para que sejam realizadas as mudan?as necess?rias, e o papel do marketing ? vital neste processo. O presente trabalho realizou um estudo de marketing em uma empresa de engenharia civil localizada no Alto Sert?o Paraibano, e apresenta os m?todos utilizados com a finalidade de obter um bom desempenho da empresa, focado em atingir metas organizacionais e agregar valor na imagem da empresa, com a perspectiva de atrair e fidelizar clientes. A tipologia da pesquisa aplicada foi de car?ter explorat?ria visando uma an?lise quali-quantitativa sobre os impactos gerados pela ado??o do marketing, sendo obtido resultados motivadores, alcan?ando melhorias em diversos aspectos, como por exemplo: aumento do alcance ao p?blico alvo, melhorias nas parcerias, melhorias no meio de comunica??o, dentre outros. Todos os dados levantados nesta pesquisa servir?o de base para que as empresas de engenharia da regi?o entendam melhor sobre o mercado regional neste setor, alavancando as poss?veis vantagens e desvantagens ao investir marketing nos seus neg?cios, uma vez que esta pr?tica ? pouco explorada no ?mbito da engenharia civil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-17T21:34:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-17T21:34:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2012 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2012/1/TCC+Kevin+Bezerra+Ibiapina.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8350df383f9713cdf6d4ffac42b204b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1823422311397588992 |