An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ibiapina, Kevin Bezerra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2012
Resumo: O atual contexto do mercado da constru??o civil traz consigo desafios para empreendedores do ramo. O cen?rio vivenciado representado pela alta competitividade e a oferta maior que a demanda, requer flexibilidade de empresas de engenharia para que sejam realizadas as mudan?as necess?rias, e o papel do marketing ? vital neste processo. O presente trabalho realizou um estudo de marketing em uma empresa de engenharia civil localizada no Alto Sert?o Paraibano, e apresenta os m?todos utilizados com a finalidade de obter um bom desempenho da empresa, focado em atingir metas organizacionais e agregar valor na imagem da empresa, com a perspectiva de atrair e fidelizar clientes. A tipologia da pesquisa aplicada foi de car?ter explorat?ria visando uma an?lise quali-quantitativa sobre os impactos gerados pela ado??o do marketing, sendo obtido resultados motivadores, alcan?ando melhorias em diversos aspectos, como por exemplo: aumento do alcance ao p?blico alvo, melhorias nas parcerias, melhorias no meio de comunica??o, dentre outros. Todos os dados levantados nesta pesquisa servir?o de base para que as empresas de engenharia da regi?o entendam melhor sobre o mercado regional neste setor, alavancando as poss?veis vantagens e desvantagens ao investir marketing nos seus neg?cios, uma vez que esta pr?tica ? pouco explorada no ?mbito da engenharia civil.
id IFPB_27fe2f2b26ab0ca7cd97912b2114861f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2012
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Ibiapina, Kevin Bezerra2022-05-17T21:34:10Z2022-05-17T21:34:10Z2022-05-11http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2012O atual contexto do mercado da constru??o civil traz consigo desafios para empreendedores do ramo. O cen?rio vivenciado representado pela alta competitividade e a oferta maior que a demanda, requer flexibilidade de empresas de engenharia para que sejam realizadas as mudan?as necess?rias, e o papel do marketing ? vital neste processo. O presente trabalho realizou um estudo de marketing em uma empresa de engenharia civil localizada no Alto Sert?o Paraibano, e apresenta os m?todos utilizados com a finalidade de obter um bom desempenho da empresa, focado em atingir metas organizacionais e agregar valor na imagem da empresa, com a perspectiva de atrair e fidelizar clientes. A tipologia da pesquisa aplicada foi de car?ter explorat?ria visando uma an?lise quali-quantitativa sobre os impactos gerados pela ado??o do marketing, sendo obtido resultados motivadores, alcan?ando melhorias em diversos aspectos, como por exemplo: aumento do alcance ao p?blico alvo, melhorias nas parcerias, melhorias no meio de comunica??o, dentre outros. Todos os dados levantados nesta pesquisa servir?o de base para que as empresas de engenharia da regi?o entendam melhor sobre o mercado regional neste setor, alavancando as poss?veis vantagens e desvantagens ao investir marketing nos seus neg?cios, uma vez que esta pr?tica ? pouco explorada no ?mbito da engenharia civil.Submitted by Aquino Filho Gastao (gastao.aquino@ifpb.edu.br) on 2022-05-13T21:41:06Z No. of bitstreams: 1 TCC Kevin Bezerra Ibiapina.pdf: 3440284 bytes, checksum: b8350df383f9713cdf6d4ffac42b204b (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-05-17T21:34:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Kevin Bezerra Ibiapina.pdf: 3440284 bytes, checksum: b8350df383f9713cdf6d4ffac42b204b (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-17T21:34:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Kevin Bezerra Ibiapina.pdf: 3440284 bytes, checksum: b8350df383f9713cdf6d4ffac42b204b (MD5) Previous issue date: 2022-05-11MarketingEmpresas de engenhariaM?dias sociaisSert?o ParaibanoAn?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de Conclus?o de CursoIFPBORIGINALTCC Kevin Bezerra Ibiapina.pdfTCC Kevin Bezerra Ibiapina.pdfapplication/pdf3440284http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2012/1/TCC+Kevin+Bezerra+Ibiapina.pdfb8350df383f9713cdf6d4ffac42b204bMD51177683/20122022-05-17 18:34:10.033oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2012Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-05-17T21:34:10Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano
title An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano
spellingShingle An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano
Ibiapina, Kevin Bezerra
Marketing
Empresas de engenharia
M?dias sociais
Sert?o Paraibano
title_short An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano
title_full An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano
title_fullStr An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano
title_full_unstemmed An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano
title_sort An?lise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sert?o Paraibano
author Ibiapina, Kevin Bezerra
author_facet Ibiapina, Kevin Bezerra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ibiapina, Kevin Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Empresas de engenharia
M?dias sociais
Sert?o Paraibano
topic Marketing
Empresas de engenharia
M?dias sociais
Sert?o Paraibano
description O atual contexto do mercado da constru??o civil traz consigo desafios para empreendedores do ramo. O cen?rio vivenciado representado pela alta competitividade e a oferta maior que a demanda, requer flexibilidade de empresas de engenharia para que sejam realizadas as mudan?as necess?rias, e o papel do marketing ? vital neste processo. O presente trabalho realizou um estudo de marketing em uma empresa de engenharia civil localizada no Alto Sert?o Paraibano, e apresenta os m?todos utilizados com a finalidade de obter um bom desempenho da empresa, focado em atingir metas organizacionais e agregar valor na imagem da empresa, com a perspectiva de atrair e fidelizar clientes. A tipologia da pesquisa aplicada foi de car?ter explorat?ria visando uma an?lise quali-quantitativa sobre os impactos gerados pela ado??o do marketing, sendo obtido resultados motivadores, alcan?ando melhorias em diversos aspectos, como por exemplo: aumento do alcance ao p?blico alvo, melhorias nas parcerias, melhorias no meio de comunica??o, dentre outros. Todos os dados levantados nesta pesquisa servir?o de base para que as empresas de engenharia da regi?o entendam melhor sobre o mercado regional neste setor, alavancando as poss?veis vantagens e desvantagens ao investir marketing nos seus neg?cios, uma vez que esta pr?tica ? pouco explorada no ?mbito da engenharia civil.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-17T21:34:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-17T21:34:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2012
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2012/1/TCC+Kevin+Bezerra+Ibiapina.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b8350df383f9713cdf6d4ffac42b204b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1823422311397588992