O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alcineide Pereira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2190
Resumo: Objetivo: Conhecer o curr?culo da disciplina educa??o f?sica no ensino m?dio em escolas Particulares, Estaduais e Federais. M?todos: Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um question?rio com perguntas subjetivas e objetivas a respeito do curr?culo da disciplina Educa??o F?sica, baseado no livro Educa??o f?sica escolar: Quest?es e reflex?es de Darido (2003). A pesquisa teve car?ter descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa. Fez-se a an?lise pela planilha Excel e an?lise de discurso. A popula??o de professores foi de duas institui??es Privadas, duas Estaduais e duas Federais que ministram aula no ensino m?dio. O estudo foi realizado com todos os professores de educa??o f?sica das institui??es pesquisadas, as quais foram definidas por sorteio. Resultados: Os resultados da pesquisa identificaram que h? uma variedade de conte?dos ministrados nas tr?s inst?ncias educacionais, sendo citados de forma geral: dan?a, lutas, sa?de, corpo, temas transversais, gin?stica, jogos populares e esporte. Por?m, viu-se uma discrep?ncia com os conte?dos dan?a e lutas que pouco foi citado e o esporte, como esperado, sendo o conte?do unanime de apresenta??o, por?m, n?o foi percebido significativa diferen?a entre os conte?dos ministrados entre as inst?ncias. Conclus?o: O esporte ainda ? o conte?do mais trabalhado nas aulas, mas n?o o ?nico, o que mostra um avan?o na quest?o curricular da Educa??o f?sica nas tr?s inst?ncias, mas que ? preciso ainda um melhor planejamento das aulas para aproveitar a explora??o de mais conte?dos, dando oportunidade de maior participa??o dos alunos e uma aprendizagem mais ampla de conhecimentos.
id IFPB_32bcaf1faffe9ef70d41b6cfe961fb24
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2190
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Costa, Alcineide Pereira da2022-07-14T13:49:55Z2022-07-14T13:49:55Z2018-03-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2190Objetivo: Conhecer o curr?culo da disciplina educa??o f?sica no ensino m?dio em escolas Particulares, Estaduais e Federais. M?todos: Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um question?rio com perguntas subjetivas e objetivas a respeito do curr?culo da disciplina Educa??o F?sica, baseado no livro Educa??o f?sica escolar: Quest?es e reflex?es de Darido (2003). A pesquisa teve car?ter descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa. Fez-se a an?lise pela planilha Excel e an?lise de discurso. A popula??o de professores foi de duas institui??es Privadas, duas Estaduais e duas Federais que ministram aula no ensino m?dio. O estudo foi realizado com todos os professores de educa??o f?sica das institui??es pesquisadas, as quais foram definidas por sorteio. Resultados: Os resultados da pesquisa identificaram que h? uma variedade de conte?dos ministrados nas tr?s inst?ncias educacionais, sendo citados de forma geral: dan?a, lutas, sa?de, corpo, temas transversais, gin?stica, jogos populares e esporte. Por?m, viu-se uma discrep?ncia com os conte?dos dan?a e lutas que pouco foi citado e o esporte, como esperado, sendo o conte?do unanime de apresenta??o, por?m, n?o foi percebido significativa diferen?a entre os conte?dos ministrados entre as inst?ncias. Conclus?o: O esporte ainda ? o conte?do mais trabalhado nas aulas, mas n?o o ?nico, o que mostra um avan?o na quest?o curricular da Educa??o f?sica nas tr?s inst?ncias, mas que ? preciso ainda um melhor planejamento das aulas para aproveitar a explora??o de mais conte?dos, dando oportunidade de maior participa??o dos alunos e uma aprendizagem mais ampla de conhecimentos.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-14T13:49:04Z No. of bitstreams: 1 TCC - ALCINEIDE PEREIRA DA COSTA.pdf: 474592 bytes, checksum: b110dabcfb1ea7262ba86ed5768b8117 (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-14T13:49:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - ALCINEIDE PEREIRA DA COSTA.pdf: 474592 bytes, checksum: b110dabcfb1ea7262ba86ed5768b8117 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-14T13:49:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - ALCINEIDE PEREIRA DA COSTA.pdf: 474592 bytes, checksum: b110dabcfb1ea7262ba86ed5768b8117 (MD5) Previous issue date: 2018-03-27Educa??o F?sica- curr?culoEnsino M?dioO curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - ALCINEIDE PEREIRA DA COSTA.pdfTCC - ALCINEIDE PEREIRA DA COSTA.pdfapplication/pdf474592http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2190/1/TCC+-+ALCINEIDE+PEREIRA+DA+COSTA.pdfb110dabcfb1ea7262ba86ed5768b8117MD51177683/21902022-07-14 10:49:55.697oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2190Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-14T13:49:55Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB
title O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB
spellingShingle O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB
Costa, Alcineide Pereira da
Educa??o F?sica- curr?culo
Ensino M?dio
title_short O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB
title_full O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB
title_fullStr O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB
title_full_unstemmed O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB
title_sort O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB
author Costa, Alcineide Pereira da
author_facet Costa, Alcineide Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alcineide Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o F?sica- curr?culo
Ensino M?dio
topic Educa??o F?sica- curr?culo
Ensino M?dio
description Objetivo: Conhecer o curr?culo da disciplina educa??o f?sica no ensino m?dio em escolas Particulares, Estaduais e Federais. M?todos: Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um question?rio com perguntas subjetivas e objetivas a respeito do curr?culo da disciplina Educa??o F?sica, baseado no livro Educa??o f?sica escolar: Quest?es e reflex?es de Darido (2003). A pesquisa teve car?ter descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa. Fez-se a an?lise pela planilha Excel e an?lise de discurso. A popula??o de professores foi de duas institui??es Privadas, duas Estaduais e duas Federais que ministram aula no ensino m?dio. O estudo foi realizado com todos os professores de educa??o f?sica das institui??es pesquisadas, as quais foram definidas por sorteio. Resultados: Os resultados da pesquisa identificaram que h? uma variedade de conte?dos ministrados nas tr?s inst?ncias educacionais, sendo citados de forma geral: dan?a, lutas, sa?de, corpo, temas transversais, gin?stica, jogos populares e esporte. Por?m, viu-se uma discrep?ncia com os conte?dos dan?a e lutas que pouco foi citado e o esporte, como esperado, sendo o conte?do unanime de apresenta??o, por?m, n?o foi percebido significativa diferen?a entre os conte?dos ministrados entre as inst?ncias. Conclus?o: O esporte ainda ? o conte?do mais trabalhado nas aulas, mas n?o o ?nico, o que mostra um avan?o na quest?o curricular da Educa??o f?sica nas tr?s inst?ncias, mas que ? preciso ainda um melhor planejamento das aulas para aproveitar a explora??o de mais conte?dos, dando oportunidade de maior participa??o dos alunos e uma aprendizagem mais ampla de conhecimentos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-14T13:49:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-14T13:49:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2190
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2190/1/TCC+-+ALCINEIDE+PEREIRA+DA+COSTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b110dabcfb1ea7262ba86ed5768b8117
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660443308064768