O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2190 |
Resumo: | Objetivo: Conhecer o curr?culo da disciplina educa??o f?sica no ensino m?dio em escolas Particulares, Estaduais e Federais. M?todos: Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um question?rio com perguntas subjetivas e objetivas a respeito do curr?culo da disciplina Educa??o F?sica, baseado no livro Educa??o f?sica escolar: Quest?es e reflex?es de Darido (2003). A pesquisa teve car?ter descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa. Fez-se a an?lise pela planilha Excel e an?lise de discurso. A popula??o de professores foi de duas institui??es Privadas, duas Estaduais e duas Federais que ministram aula no ensino m?dio. O estudo foi realizado com todos os professores de educa??o f?sica das institui??es pesquisadas, as quais foram definidas por sorteio. Resultados: Os resultados da pesquisa identificaram que h? uma variedade de conte?dos ministrados nas tr?s inst?ncias educacionais, sendo citados de forma geral: dan?a, lutas, sa?de, corpo, temas transversais, gin?stica, jogos populares e esporte. Por?m, viu-se uma discrep?ncia com os conte?dos dan?a e lutas que pouco foi citado e o esporte, como esperado, sendo o conte?do unanime de apresenta??o, por?m, n?o foi percebido significativa diferen?a entre os conte?dos ministrados entre as inst?ncias. Conclus?o: O esporte ainda ? o conte?do mais trabalhado nas aulas, mas n?o o ?nico, o que mostra um avan?o na quest?o curricular da Educa??o f?sica nas tr?s inst?ncias, mas que ? preciso ainda um melhor planejamento das aulas para aproveitar a explora??o de mais conte?dos, dando oportunidade de maior participa??o dos alunos e uma aprendizagem mais ampla de conhecimentos. |
id |
IFPB_32bcaf1faffe9ef70d41b6cfe961fb24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2190 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Alcineide Pereira da2022-07-14T13:49:55Z2022-07-14T13:49:55Z2018-03-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2190Objetivo: Conhecer o curr?culo da disciplina educa??o f?sica no ensino m?dio em escolas Particulares, Estaduais e Federais. M?todos: Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um question?rio com perguntas subjetivas e objetivas a respeito do curr?culo da disciplina Educa??o F?sica, baseado no livro Educa??o f?sica escolar: Quest?es e reflex?es de Darido (2003). A pesquisa teve car?ter descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa. Fez-se a an?lise pela planilha Excel e an?lise de discurso. A popula??o de professores foi de duas institui??es Privadas, duas Estaduais e duas Federais que ministram aula no ensino m?dio. O estudo foi realizado com todos os professores de educa??o f?sica das institui??es pesquisadas, as quais foram definidas por sorteio. Resultados: Os resultados da pesquisa identificaram que h? uma variedade de conte?dos ministrados nas tr?s inst?ncias educacionais, sendo citados de forma geral: dan?a, lutas, sa?de, corpo, temas transversais, gin?stica, jogos populares e esporte. Por?m, viu-se uma discrep?ncia com os conte?dos dan?a e lutas que pouco foi citado e o esporte, como esperado, sendo o conte?do unanime de apresenta??o, por?m, n?o foi percebido significativa diferen?a entre os conte?dos ministrados entre as inst?ncias. Conclus?o: O esporte ainda ? o conte?do mais trabalhado nas aulas, mas n?o o ?nico, o que mostra um avan?o na quest?o curricular da Educa??o f?sica nas tr?s inst?ncias, mas que ? preciso ainda um melhor planejamento das aulas para aproveitar a explora??o de mais conte?dos, dando oportunidade de maior participa??o dos alunos e uma aprendizagem mais ampla de conhecimentos.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-14T13:49:04Z No. of bitstreams: 1 TCC - ALCINEIDE PEREIRA DA COSTA.pdf: 474592 bytes, checksum: b110dabcfb1ea7262ba86ed5768b8117 (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-14T13:49:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - ALCINEIDE PEREIRA DA COSTA.pdf: 474592 bytes, checksum: b110dabcfb1ea7262ba86ed5768b8117 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-14T13:49:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - ALCINEIDE PEREIRA DA COSTA.pdf: 474592 bytes, checksum: b110dabcfb1ea7262ba86ed5768b8117 (MD5) Previous issue date: 2018-03-27Educa??o F?sica- curr?culoEnsino M?dioO curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - ALCINEIDE PEREIRA DA COSTA.pdfTCC - ALCINEIDE PEREIRA DA COSTA.pdfapplication/pdf474592http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2190/1/TCC+-+ALCINEIDE+PEREIRA+DA+COSTA.pdfb110dabcfb1ea7262ba86ed5768b8117MD51177683/21902022-07-14 10:49:55.697oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2190Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-14T13:49:55Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB |
title |
O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB |
spellingShingle |
O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB Costa, Alcineide Pereira da Educa??o F?sica- curr?culo Ensino M?dio |
title_short |
O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB |
title_full |
O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB |
title_fullStr |
O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB |
title_full_unstemmed |
O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB |
title_sort |
O curr?culo da disciplina Educa??o F?sica no ensino m?dio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB |
author |
Costa, Alcineide Pereira da |
author_facet |
Costa, Alcineide Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Alcineide Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o F?sica- curr?culo Ensino M?dio |
topic |
Educa??o F?sica- curr?culo Ensino M?dio |
description |
Objetivo: Conhecer o curr?culo da disciplina educa??o f?sica no ensino m?dio em escolas Particulares, Estaduais e Federais. M?todos: Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um question?rio com perguntas subjetivas e objetivas a respeito do curr?culo da disciplina Educa??o F?sica, baseado no livro Educa??o f?sica escolar: Quest?es e reflex?es de Darido (2003). A pesquisa teve car?ter descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa. Fez-se a an?lise pela planilha Excel e an?lise de discurso. A popula??o de professores foi de duas institui??es Privadas, duas Estaduais e duas Federais que ministram aula no ensino m?dio. O estudo foi realizado com todos os professores de educa??o f?sica das institui??es pesquisadas, as quais foram definidas por sorteio. Resultados: Os resultados da pesquisa identificaram que h? uma variedade de conte?dos ministrados nas tr?s inst?ncias educacionais, sendo citados de forma geral: dan?a, lutas, sa?de, corpo, temas transversais, gin?stica, jogos populares e esporte. Por?m, viu-se uma discrep?ncia com os conte?dos dan?a e lutas que pouco foi citado e o esporte, como esperado, sendo o conte?do unanime de apresenta??o, por?m, n?o foi percebido significativa diferen?a entre os conte?dos ministrados entre as inst?ncias. Conclus?o: O esporte ainda ? o conte?do mais trabalhado nas aulas, mas n?o o ?nico, o que mostra um avan?o na quest?o curricular da Educa??o f?sica nas tr?s inst?ncias, mas que ? preciso ainda um melhor planejamento das aulas para aproveitar a explora??o de mais conte?dos, dando oportunidade de maior participa??o dos alunos e uma aprendizagem mais ampla de conhecimentos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-14T13:49:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-14T13:49:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2190 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2190/1/TCC+-+ALCINEIDE+PEREIRA+DA+COSTA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b110dabcfb1ea7262ba86ed5768b8117 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660443308064768 |