A percep??o de inclus?o de pessoas com defici?ncia em uma Institui??o de Ensino no Munic?pio de Itaporanga: um diagn?stico a partir da vis?o dos discentes, t?cnicos e docentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, ScillaGabel de Sousa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ribeiro J?nior, Giorgione Mendes
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/820
Resumo: Este trabalho procurou verificar como os membros da comunidade acad?mica de uma institui??o de ensino t?cnico e tecnol?gico da cidade de Itaporanga ? PB percebiam as dimens?es da acessibilidade (atitudinal, metodol?gica, program?tica,arquitet?nica, comunicacional e instrumental) e por consequ?ncia a inclus?o de alunos com defici?ncia. O estudo se utilizou de livros e artigos cient?ficos, al?m de t?cnicas de coleta de dados como a pesquisa direta assistem?tica e o question?rio enviados para o p?blico universo da pesquisa. Como resultados os discentes, docentes e t?cnicos administrativos mostraram que desconhecem ou que inexistem a??es em uma s?rie de dimens?es, por?m foi poss?vel perceber que em algumas outras dimens?es h? percep??es bastante positivas acerca da acessibilidade. O estudo demonstrou que apesar de alguns pontos centrais da inclus?o estarem sendo percebidos de forma favor?vel, outros precisam ser mais trabalhados pois sequer s?o de conhecimento de dos membros da Institui??o. Conclui-se que a percep??o de todos ainda ? muito difusa, n?o se podendo falar se ? favor?vel ou desfavor?vel dadas as diferen?as num?ricas entre as dimens?es e dentre as pr?prias classes de sujeitos (professores, t?cnicos e discentes).