O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO, LUCIVANIA ALVES DE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2563
Resumo: Pensando-se na import?ncia da Economia Solid?ria (ES) de incluir trabalhadores de forma cooperativa no mercado de trabalho e na dificuldade dos professores em inserir as tecnologias em sala de aula; este trabalho trata-se de uma proposta de interven??o pedag?gica para o ensino m?dio t?cnico, utilizando o software Prezi, uma ferramenta tecnol?gica de apresenta??o. O trabalho tem o objetivo de apresentar os fundamentos e expor a hist?ria da economia solid?ria, al?m de avaliar a compreens?o dos alunos acerca do tema no ambiente virtual de sala de aula. A atividade consiste em uma aula abordando os princ?pios da ES, relacionando ? Educa??o Ambiental (EA), indicando as semelhan?as. A metodologia ser? qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, ser? utilizada a observa??o participante durante a aula, com anota??es, considerando o reconhecimento da pr?tica e, a partir das reflex?es, a interven??o sugerida. Espera-se como resultados que os alunos compreendam, despertem a curiosidade e a criatividade para trabalhar com a economia solid?ria e, tamb?m, desenvolvam atividades com a ferramenta tecnol?gica como estudante ou como profissional, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem.
id IFPB_7c935dd9f73e10817cb9c38cec9be2fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2563
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling MACEDO, LUCIVANIA ALVES DE2022-10-31T19:47:13Z2022-10-31T19:47:13Z2022-05-18http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2563Pensando-se na import?ncia da Economia Solid?ria (ES) de incluir trabalhadores de forma cooperativa no mercado de trabalho e na dificuldade dos professores em inserir as tecnologias em sala de aula; este trabalho trata-se de uma proposta de interven??o pedag?gica para o ensino m?dio t?cnico, utilizando o software Prezi, uma ferramenta tecnol?gica de apresenta??o. O trabalho tem o objetivo de apresentar os fundamentos e expor a hist?ria da economia solid?ria, al?m de avaliar a compreens?o dos alunos acerca do tema no ambiente virtual de sala de aula. A atividade consiste em uma aula abordando os princ?pios da ES, relacionando ? Educa??o Ambiental (EA), indicando as semelhan?as. A metodologia ser? qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, ser? utilizada a observa??o participante durante a aula, com anota??es, considerando o reconhecimento da pr?tica e, a partir das reflex?es, a interven??o sugerida. Espera-se como resultados que os alunos compreendam, despertem a curiosidade e a criatividade para trabalhar com a economia solid?ria e, tamb?m, desenvolvam atividades com a ferramenta tecnol?gica como estudante ou como profissional, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-19T12:27:57Z No. of bitstreams: 2 Luciv?nia Alves de Macedo.pdf: 206462 bytes, checksum: c86c616a2a85d7a2bc0ee6d3b6456425 (MD5) Luciv?nia Alves de Macedo.pdf: 111718 bytes, checksum: d629ba1555b3682a6fe93017a70be50a (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-31T19:47:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Luciv?nia Alves de Macedo.pdf: 206462 bytes, checksum: c86c616a2a85d7a2bc0ee6d3b6456425 (MD5) Luciv?nia Alves de Macedo.pdf: 111718 bytes, checksum: d629ba1555b3682a6fe93017a70be50a (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-31T19:47:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Luciv?nia Alves de Macedo.pdf: 206462 bytes, checksum: c86c616a2a85d7a2bc0ee6d3b6456425 (MD5) Luciv?nia Alves de Macedo.pdf: 111718 bytes, checksum: d629ba1555b3682a6fe93017a70be50a (MD5) Previous issue date: 2022-05-18N?O H?economia solid?riaeduca??o ambientalinterven??o pedag?gicapreziO USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALLuciv?nia Alves de Macedo.pdfLuciv?nia Alves de Macedo.pdfapplication/pdf206462http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2563/1/Luciv%C3%A2nia+Alves+de+Macedo.pdfc86c616a2a85d7a2bc0ee6d3b6456425MD51Luciv?nia Alves de Macedo.pdfLuciv?nia Alves de Macedo.pdfapplication/pdf111718http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2563/2/Luciv%C3%A2nia+Alves+de+Macedo.pdfd629ba1555b3682a6fe93017a70be50aMD52177683/25632022-10-31 16:47:13.356oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2563Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-31T19:47:13Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO
title O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO
spellingShingle O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO
MACEDO, LUCIVANIA ALVES DE
economia solid?ria
educa??o ambiental
interven??o pedag?gica
prezi
title_short O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO
title_full O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO
title_fullStr O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO
title_full_unstemmed O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO
title_sort O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO
author MACEDO, LUCIVANIA ALVES DE
author_facet MACEDO, LUCIVANIA ALVES DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACEDO, LUCIVANIA ALVES DE
dc.subject.por.fl_str_mv economia solid?ria
educa??o ambiental
interven??o pedag?gica
prezi
topic economia solid?ria
educa??o ambiental
interven??o pedag?gica
prezi
description Pensando-se na import?ncia da Economia Solid?ria (ES) de incluir trabalhadores de forma cooperativa no mercado de trabalho e na dificuldade dos professores em inserir as tecnologias em sala de aula; este trabalho trata-se de uma proposta de interven??o pedag?gica para o ensino m?dio t?cnico, utilizando o software Prezi, uma ferramenta tecnol?gica de apresenta??o. O trabalho tem o objetivo de apresentar os fundamentos e expor a hist?ria da economia solid?ria, al?m de avaliar a compreens?o dos alunos acerca do tema no ambiente virtual de sala de aula. A atividade consiste em uma aula abordando os princ?pios da ES, relacionando ? Educa??o Ambiental (EA), indicando as semelhan?as. A metodologia ser? qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, ser? utilizada a observa??o participante durante a aula, com anota??es, considerando o reconhecimento da pr?tica e, a partir das reflex?es, a interven??o sugerida. Espera-se como resultados que os alunos compreendam, despertem a curiosidade e a criatividade para trabalhar com a economia solid?ria e, tamb?m, desenvolvam atividades com a ferramenta tecnol?gica como estudante ou como profissional, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-31T19:47:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-31T19:47:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2563
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2563/1/Luciv%C3%A2nia+Alves+de+Macedo.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2563/2/Luciv%C3%A2nia+Alves+de+Macedo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c86c616a2a85d7a2bc0ee6d3b6456425
d629ba1555b3682a6fe93017a70be50a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660428668895232