O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2563 |
Resumo: | Pensando-se na import?ncia da Economia Solid?ria (ES) de incluir trabalhadores de forma cooperativa no mercado de trabalho e na dificuldade dos professores em inserir as tecnologias em sala de aula; este trabalho trata-se de uma proposta de interven??o pedag?gica para o ensino m?dio t?cnico, utilizando o software Prezi, uma ferramenta tecnol?gica de apresenta??o. O trabalho tem o objetivo de apresentar os fundamentos e expor a hist?ria da economia solid?ria, al?m de avaliar a compreens?o dos alunos acerca do tema no ambiente virtual de sala de aula. A atividade consiste em uma aula abordando os princ?pios da ES, relacionando ? Educa??o Ambiental (EA), indicando as semelhan?as. A metodologia ser? qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, ser? utilizada a observa??o participante durante a aula, com anota??es, considerando o reconhecimento da pr?tica e, a partir das reflex?es, a interven??o sugerida. Espera-se como resultados que os alunos compreendam, despertem a curiosidade e a criatividade para trabalhar com a economia solid?ria e, tamb?m, desenvolvam atividades com a ferramenta tecnol?gica como estudante ou como profissional, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem. |
id |
IFPB_7c935dd9f73e10817cb9c38cec9be2fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2563 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
MACEDO, LUCIVANIA ALVES DE2022-10-31T19:47:13Z2022-10-31T19:47:13Z2022-05-18http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2563Pensando-se na import?ncia da Economia Solid?ria (ES) de incluir trabalhadores de forma cooperativa no mercado de trabalho e na dificuldade dos professores em inserir as tecnologias em sala de aula; este trabalho trata-se de uma proposta de interven??o pedag?gica para o ensino m?dio t?cnico, utilizando o software Prezi, uma ferramenta tecnol?gica de apresenta??o. O trabalho tem o objetivo de apresentar os fundamentos e expor a hist?ria da economia solid?ria, al?m de avaliar a compreens?o dos alunos acerca do tema no ambiente virtual de sala de aula. A atividade consiste em uma aula abordando os princ?pios da ES, relacionando ? Educa??o Ambiental (EA), indicando as semelhan?as. A metodologia ser? qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, ser? utilizada a observa??o participante durante a aula, com anota??es, considerando o reconhecimento da pr?tica e, a partir das reflex?es, a interven??o sugerida. Espera-se como resultados que os alunos compreendam, despertem a curiosidade e a criatividade para trabalhar com a economia solid?ria e, tamb?m, desenvolvam atividades com a ferramenta tecnol?gica como estudante ou como profissional, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-19T12:27:57Z No. of bitstreams: 2 Luciv?nia Alves de Macedo.pdf: 206462 bytes, checksum: c86c616a2a85d7a2bc0ee6d3b6456425 (MD5) Luciv?nia Alves de Macedo.pdf: 111718 bytes, checksum: d629ba1555b3682a6fe93017a70be50a (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-31T19:47:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Luciv?nia Alves de Macedo.pdf: 206462 bytes, checksum: c86c616a2a85d7a2bc0ee6d3b6456425 (MD5) Luciv?nia Alves de Macedo.pdf: 111718 bytes, checksum: d629ba1555b3682a6fe93017a70be50a (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-31T19:47:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Luciv?nia Alves de Macedo.pdf: 206462 bytes, checksum: c86c616a2a85d7a2bc0ee6d3b6456425 (MD5) Luciv?nia Alves de Macedo.pdf: 111718 bytes, checksum: d629ba1555b3682a6fe93017a70be50a (MD5) Previous issue date: 2022-05-18N?O H?economia solid?riaeduca??o ambientalinterven??o pedag?gicapreziO USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALLuciv?nia Alves de Macedo.pdfLuciv?nia Alves de Macedo.pdfapplication/pdf206462http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2563/1/Luciv%C3%A2nia+Alves+de+Macedo.pdfc86c616a2a85d7a2bc0ee6d3b6456425MD51Luciv?nia Alves de Macedo.pdfLuciv?nia Alves de Macedo.pdfapplication/pdf111718http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2563/2/Luciv%C3%A2nia+Alves+de+Macedo.pdfd629ba1555b3682a6fe93017a70be50aMD52177683/25632022-10-31 16:47:13.356oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2563Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-31T19:47:13Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO |
title |
O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO |
spellingShingle |
O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO MACEDO, LUCIVANIA ALVES DE economia solid?ria educa??o ambiental interven??o pedag?gica prezi |
title_short |
O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO |
title_full |
O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO |
title_fullStr |
O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO |
title_full_unstemmed |
O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO |
title_sort |
O USO DO PREZI COMO FERRAMENTA TECNOL?GICA DE APRESENTA??O NO ENSINO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA SOLID?RIA COMO PROPOSTA DE INTERVEN??O PEDAG?GICA NO ENSINO M?DIO T?CNICO |
author |
MACEDO, LUCIVANIA ALVES DE |
author_facet |
MACEDO, LUCIVANIA ALVES DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACEDO, LUCIVANIA ALVES DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
economia solid?ria educa??o ambiental interven??o pedag?gica prezi |
topic |
economia solid?ria educa??o ambiental interven??o pedag?gica prezi |
description |
Pensando-se na import?ncia da Economia Solid?ria (ES) de incluir trabalhadores de forma cooperativa no mercado de trabalho e na dificuldade dos professores em inserir as tecnologias em sala de aula; este trabalho trata-se de uma proposta de interven??o pedag?gica para o ensino m?dio t?cnico, utilizando o software Prezi, uma ferramenta tecnol?gica de apresenta??o. O trabalho tem o objetivo de apresentar os fundamentos e expor a hist?ria da economia solid?ria, al?m de avaliar a compreens?o dos alunos acerca do tema no ambiente virtual de sala de aula. A atividade consiste em uma aula abordando os princ?pios da ES, relacionando ? Educa??o Ambiental (EA), indicando as semelhan?as. A metodologia ser? qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, ser? utilizada a observa??o participante durante a aula, com anota??es, considerando o reconhecimento da pr?tica e, a partir das reflex?es, a interven??o sugerida. Espera-se como resultados que os alunos compreendam, despertem a curiosidade e a criatividade para trabalhar com a economia solid?ria e, tamb?m, desenvolvam atividades com a ferramenta tecnol?gica como estudante ou como profissional, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-31T19:47:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-31T19:47:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2563 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2563/1/Luciv%C3%A2nia+Alves+de+Macedo.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2563/2/Luciv%C3%A2nia+Alves+de+Macedo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c86c616a2a85d7a2bc0ee6d3b6456425 d629ba1555b3682a6fe93017a70be50a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660428668895232 |