APRENDENDO FORA DA SALA DE AULA: a import?ncia da monitoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2534 |
Resumo: | O presente artigo apresenta o planejamento de uma interven??o pedag?gica. O trabalho visa enfatizar a import?ncia da monitoria acad?mica e mostrar a sua pot?ncia como uma alternativa de desenvolvimento pedag?gico. Far?o parte dessa a??o, professores e alunos da pr?pria institui??o. Os alunos veteranos estar?o na condi??o de monitores e os ingressantes do primeiro per?odo ser?o o p?blico-alvo dessa atividade. O intuito ? contribuir de forma direta para a minimiza??o das dificuldades apresentadas na disciplina de introdu??o a l?gica de programa??o, componente curricular do curso t?cnico em inform?tica. Para dar embasamento te?rico ao trabalho, utilizou-se produ??es da ?rea e autores que fazem refer?ncia ao tema: Ara?jo (2007), Bosse e Gerosa (2015), Jantan e Aljunid (2012), Helminen e Malmi (2010), Lib?neo (2013) e Matoso (2013). Os resultados esperados s?o que as d?vidas sejam sanadas e que os alunos consigam realizar as atividades de maneira aut?noma, tanto individualmente como em grupo. Tamb?m ? desejado que eles apresentem uma melhora nas aulas. ? relatado que muitos alunos apresentam dificuldades nas disciplinas de programa??o, devido a sua complexidade, causando dificuldades em compreender os conte?dos. Desta forma, acredita-se que a monitoria contribui de forma direta para a aprendizagem e auxilia na resolu??o de um problema recorrente nos cursos da ?rea de computa??o: altas taxas de evas?o e reprova??o. |
id |
IFPB_833958d264d27707bccd9ce166fc7568 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2534 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
BEZERRIL, JULIANA RODRIGUES2022-10-26T21:43:05Z2022-10-26T21:43:05Z2022-06-10http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2534O presente artigo apresenta o planejamento de uma interven??o pedag?gica. O trabalho visa enfatizar a import?ncia da monitoria acad?mica e mostrar a sua pot?ncia como uma alternativa de desenvolvimento pedag?gico. Far?o parte dessa a??o, professores e alunos da pr?pria institui??o. Os alunos veteranos estar?o na condi??o de monitores e os ingressantes do primeiro per?odo ser?o o p?blico-alvo dessa atividade. O intuito ? contribuir de forma direta para a minimiza??o das dificuldades apresentadas na disciplina de introdu??o a l?gica de programa??o, componente curricular do curso t?cnico em inform?tica. Para dar embasamento te?rico ao trabalho, utilizou-se produ??es da ?rea e autores que fazem refer?ncia ao tema: Ara?jo (2007), Bosse e Gerosa (2015), Jantan e Aljunid (2012), Helminen e Malmi (2010), Lib?neo (2013) e Matoso (2013). Os resultados esperados s?o que as d?vidas sejam sanadas e que os alunos consigam realizar as atividades de maneira aut?noma, tanto individualmente como em grupo. Tamb?m ? desejado que eles apresentem uma melhora nas aulas. ? relatado que muitos alunos apresentam dificuldades nas disciplinas de programa??o, devido a sua complexidade, causando dificuldades em compreender os conte?dos. Desta forma, acredita-se que a monitoria contribui de forma direta para a aprendizagem e auxilia na resolu??o de um problema recorrente nos cursos da ?rea de computa??o: altas taxas de evas?o e reprova??o.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-03T12:47:09Z No. of bitstreams: 2 JULIANA RODRIGUES BEZERRIL.pdf: 379979 bytes, checksum: 67d212cf4ce350b51dce5037edf1f562 (MD5) JULIANA RODRIGUES BEZERRIL.pdf: 207264 bytes, checksum: 27ad86bfdf073578389182b65f22c2f0 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-26T21:43:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 JULIANA RODRIGUES BEZERRIL.pdf: 379979 bytes, checksum: 67d212cf4ce350b51dce5037edf1f562 (MD5) JULIANA RODRIGUES BEZERRIL.pdf: 207264 bytes, checksum: 27ad86bfdf073578389182b65f22c2f0 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-26T21:43:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 JULIANA RODRIGUES BEZERRIL.pdf: 379979 bytes, checksum: 67d212cf4ce350b51dce5037edf1f562 (MD5) JULIANA RODRIGUES BEZERRIL.pdf: 207264 bytes, checksum: 27ad86bfdf073578389182b65f22c2f0 (MD5) Previous issue date: 2022-06-10n?o h?monitoria acad?micat?cnico em inform?tical?gica de programa??oAPRENDENDO FORA DA SALA DE AULA: a import?ncia da monitoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALJULIANA RODRIGUES BEZERRIL.pdfJULIANA RODRIGUES BEZERRIL.pdfapplication/pdf379979http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2534/1/JULIANA+RODRIGUES+BEZERRIL.pdf67d212cf4ce350b51dce5037edf1f562MD51JULIANA RODRIGUES BEZERRIL.pdfJULIANA RODRIGUES BEZERRIL.pdfapplication/pdf207264http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2534/2/JULIANA+RODRIGUES+BEZERRIL.pdf27ad86bfdf073578389182b65f22c2f0MD52177683/25342022-10-26 18:43:05.102oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2534Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-26T21:43:05Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
APRENDENDO FORA DA SALA DE AULA: a import?ncia da monitoria |
title |
APRENDENDO FORA DA SALA DE AULA: a import?ncia da monitoria |
spellingShingle |
APRENDENDO FORA DA SALA DE AULA: a import?ncia da monitoria BEZERRIL, JULIANA RODRIGUES monitoria acad?mica t?cnico em inform?tica l?gica de programa??o |
title_short |
APRENDENDO FORA DA SALA DE AULA: a import?ncia da monitoria |
title_full |
APRENDENDO FORA DA SALA DE AULA: a import?ncia da monitoria |
title_fullStr |
APRENDENDO FORA DA SALA DE AULA: a import?ncia da monitoria |
title_full_unstemmed |
APRENDENDO FORA DA SALA DE AULA: a import?ncia da monitoria |
title_sort |
APRENDENDO FORA DA SALA DE AULA: a import?ncia da monitoria |
author |
BEZERRIL, JULIANA RODRIGUES |
author_facet |
BEZERRIL, JULIANA RODRIGUES |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BEZERRIL, JULIANA RODRIGUES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
monitoria acad?mica t?cnico em inform?tica l?gica de programa??o |
topic |
monitoria acad?mica t?cnico em inform?tica l?gica de programa??o |
description |
O presente artigo apresenta o planejamento de uma interven??o pedag?gica. O trabalho visa enfatizar a import?ncia da monitoria acad?mica e mostrar a sua pot?ncia como uma alternativa de desenvolvimento pedag?gico. Far?o parte dessa a??o, professores e alunos da pr?pria institui??o. Os alunos veteranos estar?o na condi??o de monitores e os ingressantes do primeiro per?odo ser?o o p?blico-alvo dessa atividade. O intuito ? contribuir de forma direta para a minimiza??o das dificuldades apresentadas na disciplina de introdu??o a l?gica de programa??o, componente curricular do curso t?cnico em inform?tica. Para dar embasamento te?rico ao trabalho, utilizou-se produ??es da ?rea e autores que fazem refer?ncia ao tema: Ara?jo (2007), Bosse e Gerosa (2015), Jantan e Aljunid (2012), Helminen e Malmi (2010), Lib?neo (2013) e Matoso (2013). Os resultados esperados s?o que as d?vidas sejam sanadas e que os alunos consigam realizar as atividades de maneira aut?noma, tanto individualmente como em grupo. Tamb?m ? desejado que eles apresentem uma melhora nas aulas. ? relatado que muitos alunos apresentam dificuldades nas disciplinas de programa??o, devido a sua complexidade, causando dificuldades em compreender os conte?dos. Desta forma, acredita-se que a monitoria contribui de forma direta para a aprendizagem e auxilia na resolu??o de um problema recorrente nos cursos da ?rea de computa??o: altas taxas de evas?o e reprova??o. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-26T21:43:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-26T21:43:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2534 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2534/1/JULIANA+RODRIGUES+BEZERRIL.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2534/2/JULIANA+RODRIGUES+BEZERRIL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
67d212cf4ce350b51dce5037edf1f562 27ad86bfdf073578389182b65f22c2f0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660445661069312 |