Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Lilian Mamedes dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/595
Resumo: Dentro do contexto de que o ensino na ?rea das Ci?ncias Exatas, especificamente na disciplina Qu?mica, na maioria das vezes, segue por uma conjuntura tradicional e met?dica, os alunos naturalmente tendem a ter uma avers?o por esta mat?ria. Devido a fatores como: aulas mec?nicas, memoriza??o de f?rmulas, a falta de entusiasmo e intera??o estudante-professor, falta de laborat?rio nas escolas e de aulas diferenciadas e contextualizadas, falta de infraestrutura para realiza??o de atividades motivadoras, e/ou ainda a falta de instrumentos did?ticos como facilitador do conhecimento. Destas dificuldades, podemos refletir sobre o ensino da Qu?mica para estudantes com defici?ncia visual, onde faz uso de recursos concretos, pois se tem um grau de abstra??o muito elevado para este tipo de alunado. Nesta perspectiva, o presente trabalho traz como problem?tica a quest?o norteadora: Quais instrumentos podem ser adaptados no ensino da Qu?mica com estudantes com defici?ncia visual no Ensino M?dio? Compreender como ocorre a participa??o dos estudantes com defici?ncia visual nas aulas de Qu?mica ? um desafio, tendo em vista a falta de preparo e desinteresse dos docentes para lidar com estes alunos e a car?ncia de recursos adaptados que facilitem seu processo de ensino- aprendizagem.
id IFPB_8479c0f69c200f0f50bfa855ba11d1b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/595
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SANTOS, Lilian Mamedes dos2019-05-03T13:43:21Z2019-05-03T13:43:21Z2017-03-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/595Dentro do contexto de que o ensino na ?rea das Ci?ncias Exatas, especificamente na disciplina Qu?mica, na maioria das vezes, segue por uma conjuntura tradicional e met?dica, os alunos naturalmente tendem a ter uma avers?o por esta mat?ria. Devido a fatores como: aulas mec?nicas, memoriza??o de f?rmulas, a falta de entusiasmo e intera??o estudante-professor, falta de laborat?rio nas escolas e de aulas diferenciadas e contextualizadas, falta de infraestrutura para realiza??o de atividades motivadoras, e/ou ainda a falta de instrumentos did?ticos como facilitador do conhecimento. Destas dificuldades, podemos refletir sobre o ensino da Qu?mica para estudantes com defici?ncia visual, onde faz uso de recursos concretos, pois se tem um grau de abstra??o muito elevado para este tipo de alunado. Nesta perspectiva, o presente trabalho traz como problem?tica a quest?o norteadora: Quais instrumentos podem ser adaptados no ensino da Qu?mica com estudantes com defici?ncia visual no Ensino M?dio? Compreender como ocorre a participa??o dos estudantes com defici?ncia visual nas aulas de Qu?mica ? um desafio, tendo em vista a falta de preparo e desinteresse dos docentes para lidar com estes alunos e a car?ncia de recursos adaptados que facilitem seu processo de ensino- aprendizagem.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2019-05-03T13:43:21Z No. of bitstreams: 1 TCC - Lilian Mamedes Dos Santos.pdf: 8205646 bytes, checksum: 87f0eb10f8b87e3abf16d80604390392 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-03T13:43:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Lilian Mamedes Dos Santos.pdf: 8205646 bytes, checksum: 87f0eb10f8b87e3abf16d80604390392 (MD5) Previous issue date: 2017-03-30Ensino de Qu?micaDeficiente VisualInclus?oMaterial alternativoMaterial adaptadoUm olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC - Licenciatura em Qu?micaIFPBORIGINALTCC - Lilian Mamedes Dos Santos.pdfTCC - Lilian Mamedes Dos Santos.pdfapplication/pdf8205646http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/595/1/TCC+-+Lilian+Mamedes+Dos+Santos.pdf87f0eb10f8b87e3abf16d80604390392MD51177683/5952022-08-22 08:09:24.582oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/595Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-08-22T11:09:24Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual
title Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual
spellingShingle Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual
SANTOS, Lilian Mamedes dos
Ensino de Qu?mica
Deficiente Visual
Inclus?o
Material alternativo
Material adaptado
title_short Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual
title_full Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual
title_fullStr Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual
title_full_unstemmed Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual
title_sort Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual
author SANTOS, Lilian Mamedes dos
author_facet SANTOS, Lilian Mamedes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Lilian Mamedes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Qu?mica
Deficiente Visual
Inclus?o
Material alternativo
Material adaptado
topic Ensino de Qu?mica
Deficiente Visual
Inclus?o
Material alternativo
Material adaptado
description Dentro do contexto de que o ensino na ?rea das Ci?ncias Exatas, especificamente na disciplina Qu?mica, na maioria das vezes, segue por uma conjuntura tradicional e met?dica, os alunos naturalmente tendem a ter uma avers?o por esta mat?ria. Devido a fatores como: aulas mec?nicas, memoriza??o de f?rmulas, a falta de entusiasmo e intera??o estudante-professor, falta de laborat?rio nas escolas e de aulas diferenciadas e contextualizadas, falta de infraestrutura para realiza??o de atividades motivadoras, e/ou ainda a falta de instrumentos did?ticos como facilitador do conhecimento. Destas dificuldades, podemos refletir sobre o ensino da Qu?mica para estudantes com defici?ncia visual, onde faz uso de recursos concretos, pois se tem um grau de abstra??o muito elevado para este tipo de alunado. Nesta perspectiva, o presente trabalho traz como problem?tica a quest?o norteadora: Quais instrumentos podem ser adaptados no ensino da Qu?mica com estudantes com defici?ncia visual no Ensino M?dio? Compreender como ocorre a participa??o dos estudantes com defici?ncia visual nas aulas de Qu?mica ? um desafio, tendo em vista a falta de preparo e desinteresse dos docentes para lidar com estes alunos e a car?ncia de recursos adaptados que facilitem seu processo de ensino- aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-03T13:43:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-03T13:43:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/595
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/595/1/TCC+-+Lilian+Mamedes+Dos+Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 87f0eb10f8b87e3abf16d80604390392
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660431738077184