Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/595 |
Resumo: | Dentro do contexto de que o ensino na ?rea das Ci?ncias Exatas, especificamente na disciplina Qu?mica, na maioria das vezes, segue por uma conjuntura tradicional e met?dica, os alunos naturalmente tendem a ter uma avers?o por esta mat?ria. Devido a fatores como: aulas mec?nicas, memoriza??o de f?rmulas, a falta de entusiasmo e intera??o estudante-professor, falta de laborat?rio nas escolas e de aulas diferenciadas e contextualizadas, falta de infraestrutura para realiza??o de atividades motivadoras, e/ou ainda a falta de instrumentos did?ticos como facilitador do conhecimento. Destas dificuldades, podemos refletir sobre o ensino da Qu?mica para estudantes com defici?ncia visual, onde faz uso de recursos concretos, pois se tem um grau de abstra??o muito elevado para este tipo de alunado. Nesta perspectiva, o presente trabalho traz como problem?tica a quest?o norteadora: Quais instrumentos podem ser adaptados no ensino da Qu?mica com estudantes com defici?ncia visual no Ensino M?dio? Compreender como ocorre a participa??o dos estudantes com defici?ncia visual nas aulas de Qu?mica ? um desafio, tendo em vista a falta de preparo e desinteresse dos docentes para lidar com estes alunos e a car?ncia de recursos adaptados que facilitem seu processo de ensino- aprendizagem. |
id |
IFPB_8479c0f69c200f0f50bfa855ba11d1b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/595 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SANTOS, Lilian Mamedes dos2019-05-03T13:43:21Z2019-05-03T13:43:21Z2017-03-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/595Dentro do contexto de que o ensino na ?rea das Ci?ncias Exatas, especificamente na disciplina Qu?mica, na maioria das vezes, segue por uma conjuntura tradicional e met?dica, os alunos naturalmente tendem a ter uma avers?o por esta mat?ria. Devido a fatores como: aulas mec?nicas, memoriza??o de f?rmulas, a falta de entusiasmo e intera??o estudante-professor, falta de laborat?rio nas escolas e de aulas diferenciadas e contextualizadas, falta de infraestrutura para realiza??o de atividades motivadoras, e/ou ainda a falta de instrumentos did?ticos como facilitador do conhecimento. Destas dificuldades, podemos refletir sobre o ensino da Qu?mica para estudantes com defici?ncia visual, onde faz uso de recursos concretos, pois se tem um grau de abstra??o muito elevado para este tipo de alunado. Nesta perspectiva, o presente trabalho traz como problem?tica a quest?o norteadora: Quais instrumentos podem ser adaptados no ensino da Qu?mica com estudantes com defici?ncia visual no Ensino M?dio? Compreender como ocorre a participa??o dos estudantes com defici?ncia visual nas aulas de Qu?mica ? um desafio, tendo em vista a falta de preparo e desinteresse dos docentes para lidar com estes alunos e a car?ncia de recursos adaptados que facilitem seu processo de ensino- aprendizagem.Submitted by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2019-05-03T13:43:21Z No. of bitstreams: 1 TCC - Lilian Mamedes Dos Santos.pdf: 8205646 bytes, checksum: 87f0eb10f8b87e3abf16d80604390392 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-03T13:43:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Lilian Mamedes Dos Santos.pdf: 8205646 bytes, checksum: 87f0eb10f8b87e3abf16d80604390392 (MD5) Previous issue date: 2017-03-30Ensino de Qu?micaDeficiente VisualInclus?oMaterial alternativoMaterial adaptadoUm olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC - Licenciatura em Qu?micaIFPBORIGINALTCC - Lilian Mamedes Dos Santos.pdfTCC - Lilian Mamedes Dos Santos.pdfapplication/pdf8205646http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/595/1/TCC+-+Lilian+Mamedes+Dos+Santos.pdf87f0eb10f8b87e3abf16d80604390392MD51177683/5952022-08-22 08:09:24.582oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/595Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-08-22T11:09:24Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual |
title |
Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual |
spellingShingle |
Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual SANTOS, Lilian Mamedes dos Ensino de Qu?mica Deficiente Visual Inclus?o Material alternativo Material adaptado |
title_short |
Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual |
title_full |
Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual |
title_fullStr |
Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual |
title_sort |
Um olhar sobre a produ??o do PET-Qu?mica do IFPB: o ensino da qu?mica para estudantes com defici?ncia visual |
author |
SANTOS, Lilian Mamedes dos |
author_facet |
SANTOS, Lilian Mamedes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Lilian Mamedes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Qu?mica Deficiente Visual Inclus?o Material alternativo Material adaptado |
topic |
Ensino de Qu?mica Deficiente Visual Inclus?o Material alternativo Material adaptado |
description |
Dentro do contexto de que o ensino na ?rea das Ci?ncias Exatas, especificamente na disciplina Qu?mica, na maioria das vezes, segue por uma conjuntura tradicional e met?dica, os alunos naturalmente tendem a ter uma avers?o por esta mat?ria. Devido a fatores como: aulas mec?nicas, memoriza??o de f?rmulas, a falta de entusiasmo e intera??o estudante-professor, falta de laborat?rio nas escolas e de aulas diferenciadas e contextualizadas, falta de infraestrutura para realiza??o de atividades motivadoras, e/ou ainda a falta de instrumentos did?ticos como facilitador do conhecimento. Destas dificuldades, podemos refletir sobre o ensino da Qu?mica para estudantes com defici?ncia visual, onde faz uso de recursos concretos, pois se tem um grau de abstra??o muito elevado para este tipo de alunado. Nesta perspectiva, o presente trabalho traz como problem?tica a quest?o norteadora: Quais instrumentos podem ser adaptados no ensino da Qu?mica com estudantes com defici?ncia visual no Ensino M?dio? Compreender como ocorre a participa??o dos estudantes com defici?ncia visual nas aulas de Qu?mica ? um desafio, tendo em vista a falta de preparo e desinteresse dos docentes para lidar com estes alunos e a car?ncia de recursos adaptados que facilitem seu processo de ensino- aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-03-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-03T13:43:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-03T13:43:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/595 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/595/1/TCC+-+Lilian+Mamedes+Dos+Santos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
87f0eb10f8b87e3abf16d80604390392 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660431738077184 |