iGO: Um Aplicativo Gamificado para Auxiliar Crian?as com Transtorno do Espectro Autista na realiza??o de Atividades de Vida Di?ria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3708 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista impacta diretamente o desenvolvimento de habilidades comportamentais, intelectuais e atividades de vida di?ria, englobando tarefas rotineiras como alimenta??o, higiene pessoal, vestu?rio e mobilidade. A Psicologia utiliza interven??es, como a An?lise do Comportamento Aplicada, para promover respostas a est?mulos por meio da repeti??o e refor?o. Contudo, essas interven??es s?o dispendiosas e demandam um tempo extenso at? a consolida??o dos resultados, comprometendo sua ades?o e efic?cia. Paralelamente, abordagens tecnol?gicas apresentam perspectivas promissoras: 1) interven??es digitais para o autismo s?o comuns e bem-sucedidas; 2) a gamifica??o tem sido amplamente empregada para aumentar a motiva??o e melhorar a aprendizagem em crian?as neurot?picas, podendo tamb?m ser uma abordagem adequada para crian?as com autismo. No entanto, criar abordagens adequadas para aprimorar as habilidades cognitivas de crian?as com autismo ainda ? um desafio. Este trabalho prop?e o desenvolvimento de um aplicativo m?vel gamificado para auxiliar crian?as com autismo na realiza??o de atividades da vida di?ria, proporcionando suporte aos pais ou respons?veis na organiza??o e acompanhamento da rotina. Especialistas em autismo participaram do Design Centrado no Usu?rio, metodologia aplicada durante o processo de desenvolvimento da aplica??o m?vel. Essa integra??o sistem?tica entre gamifica??o e os refor?adores da An?lise do Comportamento Aplicada resultou em um design gamificado. Diretrizes e recomenda??es de software para pessoas com autismo orientaram o desenvolvimento da aplica??o. Por fim, o aplicativo foi testado com crian?as com autismo, recebendo avalia??es positivas por parte dos pais. Essa abordagem inovadora visa oferecer uma ferramenta eficaz e motivadora para o desenvolvimento di?rio de crian?as com Transtorno do Espectro Autista, combinando aspectos tecnol?gicos, psicol?gicos e l?dicos de maneira integrada. |
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SOUSA JUNIOR, ANTONIO ALVES DE2024-04-10T12:08:21Z2024-04-10T12:08:21Z2024-04-10CDU 004:159.9http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3708O Transtorno do Espectro Autista impacta diretamente o desenvolvimento de habilidades comportamentais, intelectuais e atividades de vida di?ria, englobando tarefas rotineiras como alimenta??o, higiene pessoal, vestu?rio e mobilidade. A Psicologia utiliza interven??es, como a An?lise do Comportamento Aplicada, para promover respostas a est?mulos por meio da repeti??o e refor?o. Contudo, essas interven??es s?o dispendiosas e demandam um tempo extenso at? a consolida??o dos resultados, comprometendo sua ades?o e efic?cia. Paralelamente, abordagens tecnol?gicas apresentam perspectivas promissoras: 1) interven??es digitais para o autismo s?o comuns e bem-sucedidas; 2) a gamifica??o tem sido amplamente empregada para aumentar a motiva??o e melhorar a aprendizagem em crian?as neurot?picas, podendo tamb?m ser uma abordagem adequada para crian?as com autismo. No entanto, criar abordagens adequadas para aprimorar as habilidades cognitivas de crian?as com autismo ainda ? um desafio. Este trabalho prop?e o desenvolvimento de um aplicativo m?vel gamificado para auxiliar crian?as com autismo na realiza??o de atividades da vida di?ria, proporcionando suporte aos pais ou respons?veis na organiza??o e acompanhamento da rotina. Especialistas em autismo participaram do Design Centrado no Usu?rio, metodologia aplicada durante o processo de desenvolvimento da aplica??o m?vel. Essa integra??o sistem?tica entre gamifica??o e os refor?adores da An?lise do Comportamento Aplicada resultou em um design gamificado. Diretrizes e recomenda??es de software para pessoas com autismo orientaram o desenvolvimento da aplica??o. Por fim, o aplicativo foi testado com crian?as com autismo, recebendo avalia??es positivas por parte dos pais. Essa abordagem inovadora visa oferecer uma ferramenta eficaz e motivadora para o desenvolvimento di?rio de crian?as com Transtorno do Espectro Autista, combinando aspectos tecnol?gicos, psicol?gicos e l?dicos de maneira integrada.Submitted by Coordena??o Mestrado em Tecnologia da Informa??o (coordenacao.ppgti@ifpb.edu.br) on 2024-04-10T12:01:48Z No. of bitstreams: 1 DISSERTA??O - ANTONIO ALVES DE SOUSA JUNIOR.pdf: 7736481 bytes, checksum: 8b569857332e3b71bc7de6441604be63 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2024-04-10T12:08:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTA??O - ANTONIO ALVES DE SOUSA JUNIOR.pdf: 7736481 bytes, checksum: 8b569857332e3b71bc7de6441604be63 (MD5)Made available in DSpace on 2024-04-10T12:08:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTA??O - ANTONIO ALVES DE SOUSA JUNIOR.pdf: 7736481 bytes, checksum: 8b569857332e3b71bc7de6441604be63 (MD5) Previous issue date: 2024-04-01Transtorno do Espectro AutistaAn?lise do Comportamento AplicadaGamifica??oAplicativo M?veliGO: Um Aplicativo Gamificado para Auxiliar Crian?as com Transtorno do Espectro Autista na realiza??o de Atividades de Vida Di?riainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??o de MestradoInstituto Federal da Para?ba - PPGTIORIGINALDISSERTA??O - ANTONIO ALVES DE SOUSA JUNIOR.pdfDISSERTA??O - ANTONIO ALVES DE SOUSA JUNIOR.pdfapplication/pdf7736481http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3708/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O+-+ANTONIO+ALVES+DE+SOUSA+JUNIOR.pdf8b569857332e3b71bc7de6441604be63MD51177683/37082024-05-10 13:55:54.747oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3708Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-05-10T16:55:54Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
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