An?lise de perfis de estudantes no ENEM considerando h?bitos de estudo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3561 |
Resumo: | O Exame Nacional do Ensino M?dio ? um processo abrangente de avalia??o do desempenho de estudantes da Educa??o B?sica. Durante a pandemia, os estudantes tiveram o seu desempenho impactado por diversos fatores, onde s?o inclu?dos neste aspecto quest?es socioecon?micas e de h?bitos de estudos. Neste contexto, este trabalho prop?e uma abordagem baseada em aprendizado de m?quina n?o supervisionado para identifica??o de perfis de desempenho de estudantes e associa??es de caracter?sticas de h?bitos de estudo durante um per?odo da pandemia da COVID-19. A abordagem se baseia na identifica??o de atributos relevantes ao entendimento do desempenho do estudante a partir de microdados comuns obtidos no ENEM e, com base neles, na agrega??o de dados relacionados aos h?bitos de estudo durante a pandemia. M?todos de agrupamento e de regras de associa??o s?o utilizados para a identifica??o dos perfis e das associa??es entre as caracter?sticas mais relevantes ao entendimento do desempenho do estudante no per?odo referido. Os resultados mostraram que os estudantes que estabelecem melhores gest?o e pr?ticas de atividades em sua rotina de estudos, mesmo diante de dificuldades de infraestrutura e pouco acesso a meios tecnol?gicos, puderam almejar bons resultados no exame. Em rela??o aos fatores que mais influenciam na caracteriza??o dos perfis est?o os h?bitos de estudo dos grupos tem?ticos referente ? gest?o do tempo, planejamento e pr?ticas de estudo e pesquisa. Considerando o cen?rio mais geral com todos os dados obtidos, prevalecem as regras de associa??o que envolvem os fatores considerados essenciais ?s atividades de estudo durante a pandemia como, por exemplo, presen?a de celulares, computadores e acesso ? internet na resid?ncia. Em rela??o aos dados de h?bitos de estudo, em geral, s?o destacados aqueles relacionados ? gest?o de tempo, organiza??o e aproveitamento dos estudos na prepara??o para a prova. J? em rela??o aos dados do ENEM, os resultados endossam que fatores socioecon?micos, principalmente a renda familiar, impactam fortemente no desempenho. O panorama de impactos de h?bitos de estudo apontado neste trabalho apresenta informa??es que podem auxiliar na defini??o de diretrizes e pol?ticas p?blicas de apoio aos estudantes da Educa??o B?sica rumo ao ENEM. |
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Dutra, Janderson Ferreira2024-02-19T14:09:02Z2024-02-19T14:09:02Z2024-02-19http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3561O Exame Nacional do Ensino M?dio ? um processo abrangente de avalia??o do desempenho de estudantes da Educa??o B?sica. Durante a pandemia, os estudantes tiveram o seu desempenho impactado por diversos fatores, onde s?o inclu?dos neste aspecto quest?es socioecon?micas e de h?bitos de estudos. Neste contexto, este trabalho prop?e uma abordagem baseada em aprendizado de m?quina n?o supervisionado para identifica??o de perfis de desempenho de estudantes e associa??es de caracter?sticas de h?bitos de estudo durante um per?odo da pandemia da COVID-19. A abordagem se baseia na identifica??o de atributos relevantes ao entendimento do desempenho do estudante a partir de microdados comuns obtidos no ENEM e, com base neles, na agrega??o de dados relacionados aos h?bitos de estudo durante a pandemia. M?todos de agrupamento e de regras de associa??o s?o utilizados para a identifica??o dos perfis e das associa??es entre as caracter?sticas mais relevantes ao entendimento do desempenho do estudante no per?odo referido. Os resultados mostraram que os estudantes que estabelecem melhores gest?o e pr?ticas de atividades em sua rotina de estudos, mesmo diante de dificuldades de infraestrutura e pouco acesso a meios tecnol?gicos, puderam almejar bons resultados no exame. Em rela??o aos fatores que mais influenciam na caracteriza??o dos perfis est?o os h?bitos de estudo dos grupos tem?ticos referente ? gest?o do tempo, planejamento e pr?ticas de estudo e pesquisa. Considerando o cen?rio mais geral com todos os dados obtidos, prevalecem as regras de associa??o que envolvem os fatores considerados essenciais ?s atividades de estudo durante a pandemia como, por exemplo, presen?a de celulares, computadores e acesso ? internet na resid?ncia. Em rela??o aos dados de h?bitos de estudo, em geral, s?o destacados aqueles relacionados ? gest?o de tempo, organiza??o e aproveitamento dos estudos na prepara??o para a prova. J? em rela??o aos dados do ENEM, os resultados endossam que fatores socioecon?micos, principalmente a renda familiar, impactam fortemente no desempenho. O panorama de impactos de h?bitos de estudo apontado neste trabalho apresenta informa??es que podem auxiliar na defini??o de diretrizes e pol?ticas p?blicas de apoio aos estudantes da Educa??o B?sica rumo ao ENEM.Submitted by Coordena??o Mestrado em Tecnologia da Informa??o (coordenacao.ppgti@ifpb.edu.br) on 2024-02-19T13:44:56Z No. of bitstreams: 1 IFPB-PPGTI-Janderson-Disserta??o-vers?oFinal.pdf: 9177266 bytes, checksum: 87b7d46e66a610b52f0e09a3000fdb97 (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2024-02-19T14:09:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IFPB-PPGTI-Janderson-Disserta??o-vers?oFinal.pdf: 9177266 bytes, checksum: 87b7d46e66a610b52f0e09a3000fdb97 (MD5)Made available in DSpace on 2024-02-19T14:09:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IFPB-PPGTI-Janderson-Disserta??o-vers?oFinal.pdf: 9177266 bytes, checksum: 87b7d46e66a610b52f0e09a3000fdb97 (MD5) Previous issue date: 2024-02-19Perfis de estudantesDesempenho acad?micoENEMPandemia Covid-19H?bitos de EstudoAn?lise de perfis de estudantes no ENEM considerando h?bitos de estudoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??o de MestradoInstituto Federal da Para?baORIGINALIFPB-PPGTI-Janderson-Disserta??o-vers?oFinal.pdfIFPB-PPGTI-Janderson-Disserta??o-vers?oFinal.pdfapplication/pdf9177266http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3561/1/IFPB-PPGTI-Janderson-Disserta%C3%A7%C3%A3o-vers%C3%A3oFinal.pdf87b7d46e66a610b52f0e09a3000fdb97MD51177683/35612024-02-19 11:09:02.934oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3561Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-02-19T14:09:02Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
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